Estudo de 1 Coríntios 1:26 – Comentado e Explicado

Vede, irmãos, o vosso grupo de eleitos: não há entre vós muitos sábios, humanamente falando, nem muitos poderosos, nem muitos nobres.
1 Coríntios 1:26

Comentário de Albert Barnes


Pois você vê o seu chamado – Você conhece o caráter e a condição geral daqueles que são cristãos entre vocês, de que eles geralmente não foram tirados dos sábios, dos ricos e dos instruídos, mas da vida humilde. O objetivo do apóstolo aqui é mostrar que o evangelho não dependia para o sucesso da sabedoria humana. Seu argumento é que “de fato” aqueles que foram abençoados por ele não eram principalmente da classe alta da vida, mas que Deus havia demonstrado seu poder escolhendo aqueles que eram ignorantes, cruéis e abandonados, reformando e purificando suas vidas. O verbo “ye see” ß??pete blepeteé ambíguo e pode estar no humor indicativo, como nossos tradutores o declararam: “ye see; você é bem informado e sabe disso “, ou pode estar no imperativo” veja; contemplar sua condição; “ mas o sentido é substancialmente o mesmo. “Seu chamado” ( t?? ???s?? ten klesin) significa “aqueles que são chamados” 1 Coríntios 1: 9 ; como “a circuncisão” significa aqueles que são circuncidados. Romanos 3:30 . O sentido é: “assumiu a condição daqueles que são cristãos”.

Não há muitos sábios – Não há muitos que são considerados sábios; ou que são classificados com filósofos. Isso supõe que havia parte dessa descrição, embora a massa de cristãos fosse então, como agora, de classes mais humildes da vida. É bem sabido que havia alguns de alto escalão e riqueza em Corinto que se tornaram cristãos. Crispo e Sóstenes, governantes da sinagoga de lá ( Atos 28: 8 , Atos 28:17 ; Compare 1 Coríntios 1: 1 ); Gaius, um homem rico e hospitaleiro Romanos 16:23 ; e Erasto, o chanceler da cidade de Corinto, Romanos 16:23 , haviam sido convertidos e eram membros da igreja. Alguns supuseram (“Macknight”) que isso deveria ser traduzido como “não muitos poderosos, sábios, etc. isto é, Deus não empregou os sábios e os eruditos para chamá-lo para o seu reino. ” Mas o sentido em nossa tradução é evidentemente a interpretação correta. É o sentido óbvio; e concorda com o desígnio do apóstolo, que era mostrar que Deus não havia consultado a sabedoria, o poder e a riqueza dos homens no estabelecimento de sua igreja. Assim, o siríaco e a vulgata a processam.

De acordo com a carne – De acordo com as máximas e os princípios de uma política sensual e mundana; de acordo com as opiniões das pessoas quando estão sob a influência desses princípios; isto é, que não são renovados. A carne aqui se opõe ao espírito; os pontos de vista das pessoas deste mundo em contraste com a sabedoria que é de cima.

Não há muitos poderosos – Não há muitas pessoas de poder; ou homens que sustentam importantes “escritórios” no estado. Comp. Apocalipse 6:15 . A palavra pode se referir àqueles que exercem qualquer tipo de poder, seja de cargo, de cargo, de riqueza etc.

Não muitos nobres – Não muitos de nascimento ilustre ou descendentes de famílias ilustres – e??e?e?? eugeneis é “bem nascido”. Em relação a cada uma dessas classes, o apóstolo não diz que não havia homens de riqueza, poder e nascimento, mas que a massa ou o corpo de cristãos não era composto por tais. Eles eram compostos daqueles que estavam na vida humilde. Havia alguns, de fato, de categoria e propriedade, como existem agora; mas então, como agora, a grande massa era composta daqueles que eram das condições mais baixas da sociedade. A razão pela qual Deus escolheu seu povo dessa posição está declarada em 1 Coríntios 1:29 . O caráter de muitos dos que compuseram a igreja em Corinto antes da conversão é declarado em 1 Coríntios 6: 10-11 , que vê.

Comentário de E.W. Bullinger

vós . Omitir.

veja . App-133.

chamando . Grego. klesis. Veja Romanos 11:29 . Aqui, significa como você foi chamado, ou seja, o tipo de pessoa a quem Deus enviou para chamá-lo. Portanto, em vez de “são chamados”, como na Versão Autorizada e na Versão Revisada, as reticências devem ser fornecidas assim: “não são muitos os sábios”, etc. Apolo era um homem eloquente, mas, quanto a Paulo, seu discurso era considerado desprezível. Veja 2 Coríntios 10:10 e compare Atos 17:18 .

depois = de acordo com. App-104.

nobre . Grego. eugenes. Veja Atos 17:11 .

Comentário de John Calvin

26. Eis o seu chamado. Como o humor do verbo grego ( ß??pete ) é duvidoso, e o indicativo combina com o contexto tanto quanto com o imperativo, deixo à escolha do leitor qual deles ele pode preferir. O significado é manifestamente o mesmo em ambos os casos, pois, supondo que seja o indicativo ( vejam ), ele os convocaria como testemunhas – como uma coisa que se manifesta e os chama adiante como se fosse uma coisa. isso está presente. Por outro lado, entendendo-o no imperativo, ele os desperta, por assim dizer, da sonolência para a consideração do próprio assunto. O termo chamado pode ser tomado em um sentido coletivo para significar a multidão daqueles que são chamados – nesse sentido: “Vejam que descrição de pessoas estão entre vocês que o Senhor chamou.” Estou, no entanto, bastante inclinado a pensar, que ele aponta a maneira de seu chamado, e é um argumento muito forçado, porque daí decorre que, se eles desprezam o embasamento da cruz, de alguma maneira fazem anulam seu chamado, no qual Deus havia agido de tal maneira, a fim de tirar todo o mérito da sabedoria humana, poder e glória. Por isso, ele os acusa tacitamente de ingratidão, porque, esquecidos da graça de Deus e de si mesmos, eles consideram o evangelho de Cristo com desdém.

Duas coisas, no entanto, devem ser observadas aqui – que ele desejava, pelo exemplo dos coríntios, confirmar a verdade do que havia dito: e, além disso, que ele planejava adverti-los, que eles deveriam ser totalmente desprovidos de orgulho, se eles consideraram devidamente a ordem das coisas que o Senhor havia observado em seu chamado. Envergonhar , diz ele, o sábio e nobre, e trazer em nada as coisas que são Ambas as expressões são apropriadas, pois a fortaleza e a sabedoria desaparecem quando são envergonhadas , mas o que tem uma existência exige que seja levado em nada. a escolha dos pobres, dos tolos e dos ignóbeis, ele quer dizer que Deus os preferiu antes dos grandes, dos sábios e dos nobres. Pois não teria sido suficiente, para derrotar a arrogância da carne, se Deus tivesse colocado todos eles em um nível. Portanto, aqueles que pareciam se sobressair, ele colocou em segundo plano, a fim de que ele os embasasse completamente. Aquele homem, no entanto, era um tolo chegado, que inferiria disso, que Deus dessa maneira abalou a glória da carne, a fim de que os grandes e nobres pudessem ser afastados da esperança da salvação. Existem pessoas tolas que fazem disso um pretexto para não apenas triunfar sobre os grandes, como se Deus os tivesse rejeitado, mas até mesmo os desprezando tão abaixo deles. No entanto, tenhamos em mente que isso é dito aos coríntios, que, embora não tivessem grande distinção no mundo, estavam, no entanto, mesmo sem nenhuma ocasião, inchados. Deus, portanto, ao confundir os poderosos, os sábios e os grandes, não pretende exaltar com orgulho os fracos, os analfabetos e os abjetos, mas derruba todos eles juntos em um nível. Portanto, aqueles que são desprezíveis aos olhos do mundo pensam assim: “Que modéstia é necessária de nossa parte, quando mesmo aqueles que têm grande honra na visão do mundo não os deixaram?” (98) Se a refulgência do sol é obscurecida, o que deve acontecer com as estrelas? Se a luz das estrelas se apaga, o que deve acontecer com objetos opacos? O objetivo dessas observações é que aqueles que foram chamados pelo Senhor, embora sem nenhuma estimativa na visão do mundo, não possam abusar dessas palavras de Paulo ao plumearem suas cristas, mas, pelo contrário, tendo em mente o exortação –

Tu és firme pela fé, não seja altivo, mas tenha medo,
( Romanos 11:20 )

pode andar pensativamente aos olhos de Deus com medo e humildade.

Paulo, no entanto, não diz aqui que nenhum dos nobres e poderosos foi chamado por Deus, mas que há poucos que Ele declara o desígnio disso – para que o Senhor derrube a glória da carne, preferindo o desprezível antes do grande. O próprio Deus, no entanto, pela boca de Davi, exorta os reis a abraçarem a Cristo (99) ( Salmos 2:12 ) e também pela boca de Paulo, ele declara, que ele terá todos os homens para serem salvos , e que seu Cristo é oferecido tanto a pequenos como a grandes, assim como a reis e seus súditos, ( 1 Timóteo 2: 1. ) Ele próprio forneceu um sinal disso. Os pastores, em primeiro lugar, são chamados a Cristo: depois vêm os filósofos: pescadores analfabetos e desprezados detêm o mais alto nível de honra; ainda em sua escola são recebidos em processo dos reis do tempo e seus conselheiros, senadores e oradores.

Comentário de Adam Clarke

Vedes o vosso chamado – ??? ???s?? . O estado de graça e bem-aventurança para o qual vocês estão convidados. Penso que ß?epete t?? ???s?? , etc., deve ser lido no imperativo: Preste atenção ou considere seu chamado, irmãos; que ( ?t? ) não muitos de vocês são sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres: os homens não estão no original, e Paulo parece aludir aos crentes coríntios em particular. Isso parece ter sido dito em oposição às noções elevadas e mundanas dos judeus, que afirmam que o Espírito Divino nunca repousa sobre qualquer homem, a menos que ele seja sábio, poderoso e rico. Agora, esse Espírito Divino repousava sobre os cristãos em Corinto, e, no entanto, estes eram, no sentido do mundo, nem sábios, ricos nem nobres. Nós estragamos, se não corrompemos o significado do apóstolo, acrescentando que são chamados, como se Deus não enviasse seu Evangelho aos sábios, aos poderosos e aos nobres, ou não quisesse sua salvação. A verdade é que o Evangelho tem igual apelo a todas as classes de homens; mas os sábios, os poderosos e os nobres estão ocupados demais ou sensuais demais para prestar atenção a um convite tão espiritual e divino; e, portanto, há poucos deles na Igreja de Cristo em geral.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 1:26 . São chamados Chamo você: que palavras eu daria desde a primeira cláusula do versículo. Nossos tradutores forneceram as palavras que são chamadas, para as quais não há palavras correspondentes no original e que transmitem um sentimento nem verdadeiro nem adequado ao design do apóstolo. Isso não é verdade: pois, mesmo na Judéia, entre os principais governantes, muitos acreditavam nele, João 12:42, particularmente Nicodemos e José de Arimatéia. Outros judeus igualmente da classe e do conhecimento foram chamados; como o nobre cujo filho doente Jesus curou, João 4:53 e Manaen, irmão adotivo de Herodes, Cornelius e Gamaliel, e aquela grande companhia de sacerdotes mencionou Atos 6: 7 . Quem foi obediente à fé. Em Éfeso, muitos que usavam as artes da magia e da adivinhação eram chamados e homens de erudição, como aparece no número e no valor de seus livros que queimaram depois de abraçar o Evangelho, Atos 19:19 . E em numerosas igrejas como as de Antioquia, Tessalônica, Corinto e Roma, dificilmente se pode duvidar de que havia discípulos nas classes mais altas da vida. Havia irmãos até na família do imperador, Filipenses 4:22 . Em suma, os preceitos das Epístolas, os mestres em tratar seus escravos com a humanidade e as mulheres a respeito de não se enfeitarem com ouro, prata e roupas caros, mostram que muitas pessoas ricas haviam abraçado o Evangelho. – Por outro lado, embora eram verdadeiros, que não há muitos homens sábios, etc. foram chamados, não se adequava ao argumento do apóstolo para mencioná-lo aqui. Pois certamente Deus não está chamando muitos dos sábios, etc. juntou-se a ele chamando os tolos do mundo para acreditar, não envergonhou os sábios e fortes, etc. Visto que, se o discurso é entendido pelos pregadores do Evangelho, empregados para converter o mundo, tudo é claro e pertinente. Deus escolheu não os eruditos, os poderosos e os nobres deste mundo para pregar o Evangelho, mas os homens analfabetos e fracos e os homens de baixo nascimento: e ao fazê-los ter sucesso na reforma e conversão da humanidade, ele envergonhou os legisladores. , estadistas e filósofos entre os pagãos, e os escribas e doutores eruditos entre os judeus, que nunca haviam feito nada a esse propósito. Veja Macknight.

Comentário de John Wesley

Pois vedes, vosso chamado, irmãos, como não são chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres:

Eis o seu chamado – Que tipo de homem eles são quem Deus chama.

Que não há muitos homens sábios segundo a carne – No relato do mundo.

Não há muitos homens poderosos de poder e autoridade.

Referências Cruzadas

Sofonias 3:12 – Mas deixarei no meio da cidade os mansos e humildes, que se refugiarão no nome do Senhor.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Lucas 1:3 – Eu mesmo investiguei tudo cuidadosamente, desde o começo, e decidi escrever-te um relato ordenado, ó excelentíssimo Teófilo,

Lucas 10:21 – Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

Lucas 18:24 – Vendo-o entristecido, Jesus disse: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!

João 4:46 – Mais uma vez, ele visitou Caná da Galiléia, onde tinha transformado água em vinho. E havia ali um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum.

João 7:47 – “Será que vocês também foram enganados? “, perguntaram os fariseus.

João 19:38 – Depois disso José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus. José era discípulo de Jesus, mas o era secretamente, porque tinha medo dos judeus. Com a permissão de Pilatos, veio e levou embora o corpo.

Atos dos Apóstolos 13:7 – Ele era assessor do procônsul Sérgio Paulo. O procônsul, sendo homem culto, mandou chamar Barnabé e Saulo, porque queria ouvir a palavra de Deus.

Atos dos Apóstolos 13:12 – O procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, profundamente impressionado com o ensino do Senhor.

Atos dos Apóstolos 17:34 – Alguns homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles.

1 Coríntios 1:20 – Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?

1 Coríntios 2:3 – E foi com fraqueza, temor e com muito tremor que estive entre vocês.

1 Coríntios 2:13 – Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.

1 Coríntios 3:18 – Não se enganem. Se algum de vocês pensa que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se “louco” para que se torne sábio.

Filipenses 4:22 – Todos os santos lhes enviam saudações, especialmente os que estão no palácio de César.

Tiago 1:9 – O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição.

Tiago 2:5 – Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?

Tiago 3:13 – Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.

2 João 1:1 – O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem amo na verdade, — e não apenas eu os amo, mas também todos os que conhecem a verdade —

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *