Estudo de Tiago 1:9 – Comentado e Explicado

Mas que os irmãos humildes se gloriem de sua elevação;
Tiago 1:9

Comentário de Albert Barnes

Deixe o irmão de baixo grau – Este versículo parece introduzir um novo tópico, que não tem outra conexão com o que precede que o apóstolo está discutindo o assunto geral das provações. Compare Tiago 1: 2 . Partindo da consideração dos julgamentos em geral, ele passa à consideração de um tipo particular de julgamentos, o que resulta de uma mudança de circunstâncias na vida, da pobreza para a riqueza e da riqueza para a pobreza. A idéia que parece ter estado na mente do apóstolo é que existe uma grande e importante prova de fé em qualquer reverso das circunstâncias; uma tentativa de elevar-se da pobreza para a riqueza ou deprimir-se de um estado de afluência a desejar. Onde quer que ocorram mudanças nas circunstâncias externas da vida, a religião de um homem é posta à prova e ele deve sentir que Deus está tentando a realidade de sua fé. A frase “de baixo grau” ( tape???? tapeinos) significa um em circunstâncias humildes; um de baixa patente ou emprego; um em condição de dependência ou pobreza. Fica aqui particularmente contra alguém rico; e o apóstolo sem dúvida estava de olho, no uso dessa palavra, naqueles que eram pobres.

Regozija-se – Margem, “glória”. Não porque, sendo rico, ele tem os meios de gratificação e indulgência sensuais; não porque ele agora será considerado um homem rico e sentirá que está acima da falta; nem mesmo porque ele terá os meios de fazer o bem aos outros. Nenhuma delas era a ideia na mente do apóstolo; mas foi assim que o pobre homem que é enriquecido se alegrou porque sua fé e a realidade de sua religião agora são provadas; porque é feita uma prova que mostra, nas novas circunstâncias em que ele é colocado, se sua piedade é genuína. De fato, quase não há julgamento da religião que seja mais certo e decisivo do que aquele provocado por uma repentina transição da pobreza à afluência da adversidade à prosperidade, da doença à saúde. Há muita religião no mundo que suportará os males da pobreza, doença e perseguição, ou suportará as tentações decorrentes da prosperidade e até da riqueza, que não suportará a transição de um para o outro; como há muitas estruturas humanas que podem se acostumar a suportar o calor constante do equador ou o frio intenso do norte, que não suportam uma transição rápida de uma para a outra. Veja esse pensamento ilustrado nas notas em Philemon 4:12 .

Na medida em que ele é exaltado – Um homem bom pode se alegrar com essa transição, porque isso forneceria a ele os meios de ser mais extensivamente útil; a maioria das pessoas se regozijaria porque tal condição é aquela para a qual os homens geralmente almejam, e porque lhes forneceria os meios de exibição, de gratificação sensual ou de facilidade; mas nenhuma dessas é a idéia do apóstolo. A coisa pela qual devemos nos regozijar nas transições da vida é que um teste é fornecido à nossa piedade; que um teste é aplicado a ele, o que nos permite determinar se é genuíno. A coisa mais importante concebível para nós é saber se somos cristãos verdadeiros, e devemos nos alegrar com tudo o que nos permita resolver esse ponto.

(No entanto, parece pouco provável que um apóstolo exorte um homem pobre a se alegrar em sua exaltação à riqueza. Uma exortação ao medo e ao tremor parece mais adequada. A riqueza traz consigo tantas tentações perigosas, que um homem deve ter maior confiança em sua fé e estabilidade do que ele deveria ter, que pode se alegrar com sua aquisição, simplesmente como uma ocasião para experimentá-lo: o mesmo pode ser dito da pobreza, ou da transição das riquezas para a pobreza.O espírito de Agar é mais adequado à humildade da piedade: “Não me dê pobreza nem riquezas; alimenta-me com comida conveniente para mim, para que eu não fique cheio e te negue, e diga: Quem é o Senhor, ou para que eu não seja pobre, roube e aceite o nome do meu Deus em vão: ” Provérbios 30: 8-9 . Além disso, não há necessidade de recorrer a essa interpretação. As palavras, sem qualquer esforço, terão outro sentido, que é excelente por si só e adequado em O pobre, ou homem em vida humilde, pode dar boas-vindas Regozijo-me “por ser exaltado” pela dignidade de um filho de Deus e herdeiro da glória.

Se ele estiver deprimido com sua humilde posição nesta vida, pense apenas em sua elevação espiritual, em sua relação com Deus e Cristo, e ele terá um antídoto para seu desânimo. Qual é a dignidade do mundo em comparação à dele! O homem rico, ou o homem de posição, por outro lado, tem motivos para se alegrar “por ser humilhado” pela posse de um espírito manso e humilde que sua riqueza ilustra, mas que não destrói nem prejudica. Seria motivo de pesar se ele se importasse; pois todo o seu esplendor adventício é tão evanescente quanto a flor que, por um tempo, forma a coroa do caule verde em que se pendura, perece diante dela. Isso se encaixa admiravelmente no projeto do apóstolo, que deveria fortalecer os cristãos contra o julgamento. Todas as condições da vida tinham suas próprias provações. As duas grandes condições de pobreza e riqueza tinham as deles; mas o cristianismo protege contra o perigo, tanto de um estado como do outro. Ele eleva os pobres sob sua depressão, humilha os ricos em sua elevação e pede que ambos se regozijem em seu poder de protegê-los e abençoá-los. A passagem nesta visão é concebida no mesmo espírito de uma de Paulo, na qual ele equilibra lindamente as respectivas condições de escravos e homens livres, honrando o primeiro com a apelação dos homens livres do Senhor e impondo ao segundo o dos servos de Cristo 1 Coríntios 7:22 .)

Comentário de Joseph Benson

Tiago 1: 9-11 . Que o irmão St. James não dê essa denominação aos ricos; de baixo grau – Pobres e tentados, ou humilhados por seus sofrimentos por Cristo, e humilhados em espírito por meio disso; regozija-se por ser exaltado – Ser filho de Deus e herdeiro da glória eterna; que ele pense em sua dignidade como cristão e aceite inteiramente sua baixa posição na vida, que continuará apenas por um curto período, e que Deus sabiamente designou para seu bem eterno. Ou então, regozije-se por ser considerado digno de ser chamado a sofrer por Cristo, Atos 5:41 ; Filipenses 1:29 . Mas o rico – que o rico se alegra por ser humilhado – é humilhado por um profundo senso de sua verdadeira condição, e levado a ter pensamentos baixos de todas as excelências mundanas, e a estar preparado para os sofrimentos. O grego é e? t? tape???se? a?t?? , em sua humilhação, conforme a palavra é traduzida em Atos 8:33 ; onde é usado para expressar a humilhação de Cristo por seus vários sofrimentos. E, como aqui se opõe a ??e? , exaltação, no versículo anterior, pode significar a humilhação do homem rico, por ser despido de suas riquezas e posses, de sua liberdade e por estar sujeito a perder sua vida em relato do evangelho. Aqui, portanto, o apóstolo aconselha os ricos a se gloriarem quando perdem as riquezas incertas desta vida e são expostos a outros sofrimentos, por causa da verdade e de uma boa consciência, com o favor e a aprovação de Deus. Para o sol, etc. Literalmente, porque o sol nasceu com um calor ardente, secou a grama, a flor caiu e a beleza de sua forma pereceu. Há uma beleza e elegância indescritíveis, tanto na comparação em si quanto na própria maneira de expressá-la; intimando tanto a certeza como a repentina do evento. Assim o rico desaparecerá nos seus caminhos – No meio de seus vários prazeres e prazeres.

Comentário de E.W. Bullinger

o irmão, etc. = o irmão humilde (grego. tapeinos. Veja Romanos 12:16 ).

se alegrar . Veja Romanos 2:17 .

que ele é exaltado = sua exaltação. Grego. hupsos. Veja Lucas 1:78 .

Comentário de John Calvin

9 Deixe o irmão de baixo grau . Quando Paulo, exortando os servos submissamente a darem o seu quinhão, põe diante deles esse consolo, que eles eram os homens livres de Deus, tendo sido libertados por sua graça da escravidão mais miserável de Satanás, e os lembram, embora livres, ainda lembrar que eles eram servos de Deus; então aqui Tiago da mesma maneira pede aos humildes que se gloriem nisso, que eles foram adotados pelo Senhor como seus filhos; e os ricos, porque foram trazidos para a mesma condição, tornando-se evidente a vaidade do mundo. Assim, a primeira coisa que ele teria que fazer é se contentar com seu estado humilde e baixo; e ele proíbe que os ricos se orgulhem. Uma vez que é incomparavelmente a maior dignidade a ser introduzida na companhia de anjos, ou seja, a ser feita associada de Cristo, aquele que estima corretamente esse favor de Deus considerará todas as outras coisas sem valor. Então nem a pobreza, nem o desprezo, nem a nudez, nem a fome nem a sede deixarão sua mente tão ansiosa, mas que ele se sustentará com esse consolo. “Visto que o Senhor me conferiu a coisa principal, cabe-me pacientemente suportar a perda de outras coisas que são inferiores.”

Veja como um irmão humilde deve se gloriar em sua elevação ou exaltação; pois, se ele é aceito por Deus, ele tem consolo suficiente apenas em sua adoção, para não sofrer indevidamente por um estado de vida menos próspero.

Comentário de Adam Clarke

Que o irmão de baixo grau – O cristão pobre e necessitado possa se gloriar na cruz de Cristo, e a bendita esperança depositada por ele no céu; pois, sendo um filho de Deus, ele é um herdeiro de Deus e um herdeiro conjunto de Cristo.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 1: 9-10 . Alegre-se o irmão de baixo grau, etc. – “Em nada há a generalidade dos homens mais propensa a enganar do que estimar o valor das circunstâncias externas; mas permita que os princípios do cristianismo instruam vocês, meus irmãos, a corrigir esse erro; e a esse respeito, que o irmão de baixo grau, de uma condição pobre e obscura, se regozije em sua exaltação; pense em sua dignidade como cristão e aceite inteiramente sua baixa esfera da vida; pois suas circunstâncias realmente dão para ele tais vantagens para a religião, ao colocá-lo sob um abrigo de muitas tentações, que ele tem uma probabilidade muito mais justa do que outras de subir a alguma eminência no mundo celestial.Por outro lado, se um verdadeiro cristão está em prosperidade mundana, ele estará bem ciente de quão transitório é esse estado e, longe de confiar nele, ele contemplará a certeza de sua humilhação na morte que se aproxima e todas as circunstâncias mortificantes que o acompanham. nação à vontade divina, ele se gloria na esperança de que um dia complete seu sacrifício

Comentário de John Wesley

Regozije-se o irmão de baixo grau por ser exaltado:

Deixe o irmão – St James não dá esta denominação para os ricos.

De baixo grau – Pobre e tentado.

Regozijar-se – O remédio mais eficaz contra a dupla indiferença.

Nisso ele é exaltado – Para ser um filho de Deus e um herdeiro da glória.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 15:7 – Se houver algum israelita pobre em qualquer das cidades da terra que o Senhor, o seu Deus, lhe está dando, não endureçam o coração, nem fechem a mão para com o seu irmão pobre.

Deuteronômio 15:9 – Cuidado! Que nenhum de vocês alimente este pensamento ímpio: “O sétimo ano, o ano do cancelamento das dívidas, está se aproximando, e não quero ajudar o meu irmão pobre”. Ele poderá apelar para o Senhor contra você, e você será culpado pelo pecado.

Deuteronômio 15:11 – Sempre haverá pobres na terra. Portanto, eu lhe ordeno que abra o coração para o seu irmão israelita, tanto para o pobre como para o necessitado de sua terra.

1 Samuel 2:8 – Levanta do pó o necessitado e, do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentarem-se com príncipes e lhes dá lugar de honra. “Pois os alicerces da terra são do Senhor; sobre eles estabeleceu o mundo.

Salmos 62:9 – Os homens de origem humilde não passam de um sopro, os de origem importante não passam de mentira; pesados na balança, juntos não chegam ao peso de um sopro.

Salmos 113:7 – Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre,

Provérbios 17:5 – Quem zomba dos pobres mostra desprezo pelo Criador deles; quem se alegra com a desgraça não ficará sem castigo.

Provérbios 19:1 – Melhor é o pobre que vive com integridade do que o tolo que fala perversamente.

Jeremias 9:23 – Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,

Lucas 1:52 – Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes.

Lucas 9:48 – Então lhes disse: “Quem recebe esta criança em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, está recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre vocês for o menor, este será o maior”.

Lucas 10:20 – Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”.

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 8:17 – Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

2 Coríntios 6:10 – entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.

Filipenses 3:3 – Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,

Filipenses 3:14 – prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.

Tiago 2:5 – Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?

Tiago 2:5 – Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

Apocalipse 2:9 – Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 7:9 – Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *