Estudo de Salmos 113:7 – Comentado e Explicado

Ele levanta do pó o indigente e tira o pobre do monturo,
Salmos 113:7

Comentário de Albert Barnes

Ele levanta os pobres do pó – Da condição mais humilde da vida. Ele os exalta a condições de riqueza, posição, honra. Ele tem poder para fazer isso; ele realmente faz isso. Isso não pretende ser afirmado como uma verdade universal, nem afirmar que isso sempre é feito, mas que está entre as coisas que mostram sua majestade, seu poder e sua bondade, e que fundamentam o louvor.

E tira o necessitado do monte de pedras – Da condição de pobreza mais baixa. As instâncias são suficientemente abundantes nas quais isso é feito, para justificar tal afirmação e mostrar que é um fundamento adequado de louvor a Deus.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 113: 7-8 . Ele levanta os pobres – Ainda que grande e glorioso como ele é, ele se inclina tão baixo que considera e avança aqueles a quem todos os homens, até seus próprios irmãos, desprezam e desprezam; fora do pó, etc. – De uma condição mais desprezível e miserável; para que ele possa colocá-lo com príncipes – Em igual honra e poder com eles, como ele fez com Joseph, David e outros; mesmo com os príncipes de seu povo, que, no relato de Deus e na verdade, são muito mais honrosos e felizes do que os príncipes das nações pagãs, e seus súditos mais nobres; pois eles têm a presença especial de Deus entre eles, e sua providência especial os vigiando. Um dos rabinos judeus aplica essa passagem à ressurreição dos mortos, e alguns comentaristas cristãos a aplicaram à obra de redenção de Jesus Cristo, e não de maneira imprópria, pois através dele, homens pobres e caídos são levantados do pó. do dunghill do pecado, e posta entre patriarcas e profetas, sim, entre anjos e arcanjos, aqueles príncipes do povo de Deus, aqueles líderes dos exércitos de Jeová. E, como observa o Dr. Horne, “Qual é a exaltação do mendigo mais cruel de um dunghill para um diadema terrestre, quando comparado com o da natureza humana, do túmulo ao trono de Deus! Aqui está a honra digna de nossa ambição; honra após a qual todos são igualmente convidados a aspirar; que todos possam obter, que se esforcem digna e legalmente; e dos quais, quando obtidos, nada pode privar os possuidores. ”

Comentário de E.W. Bullinger

os pobres = um empobrecido.

o necessitado = um necessitado. Compare 1 Samuel 2: 8 .

Comentário de Adam Clarke

Ele levanta os pobres – O homem mais pobre, nas circunstâncias mais más e mais abjetas, é um objeto de sua consideração misericordiosa. Ele pode aludir aqui ao estado miserável dos cativos na Babilônia, a quem Deus levantou daquele pó e dunghill. Outros o aplicam à ressurreição dos mortos.

Comentário de John Calvin

7 Quem levanta os pobres do pó Nesta passagem, ele fala em termos de elogios ao cuidado providencial de Deus em relação às mudanças diversificadas que os homens estão dispostos a considerar acidentais. Ele declara que é unicamente pela nomeação de Deus que as coisas passam por mudanças que ultrapassam em muito nossas expectativas. Se o curso dos eventos fosse sempre uniforme, os homens o atribuiriam apenas a causas naturais, enquanto que as vicissitudes que acontecem nos ensinam que todas as coisas são reguladas de acordo com o conselho secreto de Deus. Por outro lado, impressionados com os eventos que aconteceram contrários à nossa expectativa, atribuímo-los instantaneamente ao acaso. E como estamos tão aptos a ver as coisas a partir de um ponto exatamente o contrário do reconhecimento do cuidado superintendente de Deus, o profeta nos ordena a admirar sua providência em assuntos de ocorrência maravilhosa ou incomum; pois, como os vaqueiros e os homens das mais baixas e mais abjetas condições foram elevados ao cume do poder, é mais razoável que nossa atenção seja atraída por uma mudança tão inesperada. Agora percebemos o desígnio do profeta. Nesta passagem, assim como em outras, ele pode ter posto diante de nós a estrutura dos céus e da terra; mas, como nossas mentes não são afetadas pelo curso normal das coisas, ele declara que a mão de Deus é mais aparente em suas maravilhosas obras. E ao dizer que homens de condição medíocre e abjeta não são meramente elevados a alguma soberania mesquinha, mas que são investidos de poder e autoridade sobre o povo santo de Deus, ele aumenta a grandeza do milagre – sendo muito mais conseqüência do que governar em outras partes da terra; pois o estado ou reino da Igreja constitui o teatro principal e augusto, onde Deus apresenta e exibe os sinais de seu maravilhoso poder, sabedoria e retidão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *