Estudo de Salmos 130:7 – Comentado e Explicado

Mais do que os vigias que aguardam a manhã, espere Israel pelo Senhor, porque junto ao Senhor se acha a misericórdia; encontra-se nele copiosa redenção.
Salmos 130:7

Comentário de Albert Barnes

Que Israel tenha esperança no Senhor – Em tais circunstâncias de aflição e angústia, não se desespere o povo de Deus. Na noite mais escura, em calamidades profundas e prolongadas, não se desesperem os que amam a Deus. A manhã irá amanhecer; a luz quebrará no leste; libertação e alegria virão. O hebraico aqui é: “Confia, ó Israel, no Senhor.” O desígnio do salmista parece ser, por experiência própria, persuadir os outros – o povo aflito de Deus – a confiar nEle naquilo em que ele próprio esperava. Desde as profundezas da aflição, culpa e quase desespero, ele olhou para o Senhor: encorajado e persuadido por seu exemplo, ele agora implorava ao povo de Deus em todos os lugares e sempre, da mesma maneira, para confiar nele.

Pois com o Senhor há misericórdia – Ele é misericordioso, e em sua misericórdia podemos confiar.

E com ele há uma redenção abundante – é ampla; está cheio; isso é abundante. Não é limitado; não está esgotado; não pode ser esgotado. Assim, sempre sentimos, quando chegamos a Deus, que sua misericórdia é ampla para todas as necessidades de todos os pecadores e sofredores; que as provisões de sua graça são inesgotáveis ??e inesgotáveis. Aplicando isso, como podemos, à obra do Salvador, podemos sentir que a redenção que nele está é adequada às necessidades de um mundo, e que, embora inúmeros milhões tenham sido salvos por ela, ainda assim é tão rico, cheio e livre como era no começo; como o oceano, embora desde o começo do mundo tenha fornecido os materiais para chuva e orvalho para regar as colinas, os vales, os continentes e as ilhas, ainda está cheio; como a luz do sol, embora por milhares de eras tenha derramado sua luz sobre os planetas e todo o vasto espaço entre ela e esses orbes, e enviado sua luz para as vastas regiões além, ainda brilha com esplendor inabalável e derrama suas inundações do dia e da glória em todos esses mundos.

Comentário de E.W. Bullinger

misericórdia = benignidade ou graça.

redenção abundante. Não apenas do rei da Assíria (Is 37), mas também do “rei dos terrores” . redenção. Hebraico. padah. Veja notas em Êxodo 13:13 .

Comentário de Adam Clarke

Que Israel tenha esperança no Senhor – isto, esperar pela salvação, é seu dever e seu interesse. Mas que razão existe para essa esperança? Um duplo motivo: –

1. Com o Senhor há misericórdia – ???? hacheded , Essa misericórdia, o fundo, a essência da misericórdia.

2. E com ele há uma redenção abundante – ???? ??? ????? veharabbah immo peduth ; e aquela redenção abundante, aquela à qual não há ninguém como, a Fonte da redenção, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O artigo ? , tanto em ???? harabbah quanto em ???? hacheded , é muito enfático.

Comentário de John Calvin

7. Mas Israel espere em Jeová. Depois de ter falado de si mesmo e exibido em sua própria pessoa um exemplo para todos seguirem, ele agora aplica a doutrina a todo o corpo da Igreja. Deve-se notar que o fundamento sobre o qual ele teria a esperança de que todos os piedosos repousem é a misericórdia de Deus, a fonte da qual a redenção brota. Na primeira cláusula, ele os lembra que, embora eles não tragam valor ou mérito próprio, basta que Deus seja misericordioso. Essa relação mútua entre a fé da Igreja e a livre bondade de Deus deve ser atentamente marcada, até o fim podemos saber que todos aqueles que, dependendo de seus próprios méritos, se convencem de que Deus será seu recompensador, não têm seus esperança regulada de acordo com o governo das Escrituras. Desta misericórdia, como de uma fonte, o Profeta obtém redenção; pois não há outra causa que leve Deus a se manifestar como o redentor de seu povo, a não ser sua misericórdia. Ele descreve essa redenção como abundante, para que os fiéis, mesmo quando reduzidos até a extremidade extrema, possam se sustentar da consideração de que existem na mão de Deus muitos e incríveis meios para salvá-los. Esse Salmo pode ter sido composto em um momento em que a Igreja estava em uma condição tão aflita que poderia desencorajar a todos, se a grandeza infinita do poder de Deus não servisse de escudeira para defendê-los. O verdadeiro uso da presente doutrina é, primeiro, que os fiéis, mesmo quando mergulhados nos abismos mais profundos, não duvidem que sua libertação esteja nas mãos de Deus, que, sempre que a necessidade exigir, será capaz de encontrar meios, que agora estão ocultos e desconhecidos para nós; e, em segundo lugar, que eles devem ter certeza de que, com a freqüência da Igreja, ele se manifestará como seu libertador. A essa verdade, a frase imediatamente a seguir se refere.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *