Estudo de Romanos 9:30 – Comentado e Explicado

Então que diremos? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justificação, a que vem da fé,
Romanos 9:30

Comentário de Albert Barnes

O que diremos então? Que conclusão devemos tirar do trem de comentários anterior? A que resultados chegamos pelas passagens aduzidas no Antigo Testamento? Esta pergunta é preparatória para ele resumir o argumento; e ele havia afirmado o argumento de que a conclusão que ele estava prestes a tirar era inevitável.

Os gentios – que muitos dos gentios; ou que o caminho estava aberto para eles, e muitos deles “realmente” abraçaram a justiça da fé. Essa epístola foi escrita ainda no ano de 57 (ver Introdução) e, na época, multidões de pagãos haviam abraçado a religião cristã.

O que não se seguiu à retidão – O apóstolo não significa que nenhum dos pagãos tenha alguma solicitude sobre o certo e o errado, ou que não haja inquéritos ansiosos entre eles; mas ele pretende particularmente colocá-los em contraste com o judeu. Eles não tinham como objetivo principal justificar a si mesmos; não estavam cheios de preconceito e orgulho como os judeus, que supunham que haviam cumprido a lei e que não sentiam necessidade de nenhuma outra justificativa; eles eram pecadores, e sentiam isso, e não tinham um obstáculo tão poderoso em um sistema de justiça própria a ser vencido como o judeu. Mesmo assim, era verdade que eles eram excessivamente iníquos e que a característica predominante entre eles era que eles não seguiam a justiça; veja Romanos 1:17 .

Comentário de E.W. Bullinger

atingiram = obtido. Grego. katalambano. Ver João 12:35 .

. App-150. Isto é, no princípio da fé, como em Romanos 1:17 .

Comentário de John Calvin

30. O que então, etc. Para que ele pudesse se separar dos judeus toda vez que murmurava contra Deus, ele agora começa a mostrar aquelas causas, que podem ser compreendidas pela mente humana, por que a nação judaica foi rejeitada. Mas eles fazem o que é absurdo e invertem toda a ordem, que se esforça para designar e estabelecer causas acima da predestinação secreta de Deus, que ele anteriormente nos ensinou que deve ser contada como a primeira causa. Mas, como isso é superior a todas as outras causas, a corrupção e a iniquidade dos ímpios oferecem uma razão e uma ocasião para os julgamentos de Deus: e, quando ele estava envolvido em um ponto difícil, ele introduziu uma pergunta e, como se ele estavam em dúvida, perguntaram o que poderia ser dito sobre o assunto.

Que os gentios que não perseguiram, etc. Nada parecia mais irracional ou menos conveniente do que os gentios que, não se preocupando com a justiça, se enrolavam na lascívia de sua carne, deveriam ser chamados a participar da salvação, e obter justiça; e que, por outro lado, os judeus, que trabalhavam assiduamente nas obras da lei, deveriam ser excluídos da recompensa da justiça. Paulo apresenta isso, que era um paradoxo tão singular, de tal maneira que, acrescentando uma razão, ele suaviza qualquer aspereza que possa haver nela; pois ele diz que a justiça que os gentios alcançaram foi pela fé; e que, portanto, depende da misericórdia do Senhor, e não da dignidade do homem; e que o zelo pela lei, pela qual os judeus eram praticados, era absurdo; pois eles procuravam ser justificados pelas obras, e assim trabalhavam pelo que nenhum homem poderia alcançar; e ainda mais, eles tropeçaram em Cristo, por meio do qual somente um caminho está aberto para a consecução da justiça.

Mas, na primeira cláusula, o objetivo do apóstolo era exaltar somente a graça de Deus, para que nenhuma outra razão pudesse ser procurada no chamado dos gentios, a não ser isto – que ele se dignasse a abraçá-los quando não merecesse seu favor.

Ele fala expressamente de justiça, sem a qual não pode haver salvação; mas, ao dizer que a justiça dos gentios procede da fé, ele sugere, foi baseada em uma reconciliação gratuita; pois se alguém imagina que eles foram justificados, porque pela fé obtiveram o Espírito de regeneração, ele se afasta do significado de Paulo; de fato, não teria sido verdade que eles alcançaram o que não procuravam, exceto que Deus os havia abraçado livremente enquanto eles estavam perdidos e vagando, e lhes havia oferecido justiça, pela qual, sendo desconhecidos, eles não poderiam ter nenhum desejo. Também deve ser observado que os gentios não poderiam ter obtido justiça pela fé, exceto que Deus havia antecipado a fé deles pela Sua graça; pois eles o seguiram quando primeiro pela fé aspiravam à justiça; e assim a própria fé é uma parte de seu favor.

Comentário de Adam Clarke

O que diremos então? Qual é a conclusão final a ser tirada de todas essas profecias, fatos e raciocínios? Isto: Que os gentios que não seguiram a retidão, etc. Isso, com os versos seguintes, juntamente com o que pertence ao mesmo assunto no começo do capítulo seguinte, expliquei amplamente nas notas de Romanos 1:17 , ao qual devo referir o leitor; e me contentarei neste lugar com a paráfrase geral do Dr. Taylor. Podemos supor que o apóstolo se expresse no seguinte efeito. Assim, reivindiquei a rejeição dos judeus e o chamado dos gentios, no que diz respeito à veracidade e justiça divinas. Agora, voltemos nossos pensamentos para a verdadeira razão e estado do caso considerado em si. E, em primeiro lugar, que noção justa devemos ter do chamado dos gentios e da rejeição dos judeus? Eu respondo: A verdadeira noção do chamado ou do convite dos gentios é esta: embora eles não tivessem apreensão de serem restabelecidos nos privilégios do reino peculiar de Deus, e consequentemente não usassem esforços para obter essa bênção, no entanto, apesar disso, eles alcançaram à justificação, à remissão de pecados e aos privilégios do povo de Deus: não por causa de sua dignidade e obediência anteriores, mas puramente pela graça e misericórdia de Deus, recebidas pela fé de sua parte. E assim, abraçando o esquema da vida publicado pelo Evangelho, eles são adotados na família e na Igreja de Deus. Assim, os gentios são chamados ou convidados.

Comentário de Thomas Coke

Romans 9:30-31 . The Gentiles, which followed not, &c.— Righteousness or justification, is to be understood here, as ch. Romanos 4: 3 ; Romanos 4: 5 . Gênesis 15: 6 . It is the justification by faith, to which the Apostle from the beginning of the Epistle has been arguing and proving that the believing Gentiles have a right, and which they have attained; but which the unbelieving Jews have not attained, because they sought it not by faith, but by the works of the law, Romans 9:32 . Therefore what is meant by attaining to this justification, will be clearly understood, if we consider that the Apostle is here giving the reason why the Jews were cast off from being God’s people, and the Gentiles admitted to that privilege. Veja Locke e Whitby.

Comentário de Scofield

justiça

(Veja Scofield “ Romanos 10:10 “) .

Comentário de John Wesley

O que diremos então? Que os gentios, que não seguiram a justiça, alcançaram a justiça, a justiça que é da fé.

O que diremos então – O que deve ser concluído com tudo o que foi dito, exceto isto, Que os gentios, que não seguiram a retidão – Que há um tempo atrás não tinham conhecimento, nem se importavam ou pensavam nisso.

Atingiram a justiça – ou justificação. Até a justiça que é pela fé. Esta é a primeira conclusão que podemos tirar das observações anteriores. A segunda é que Israel – os judeus, embora seguissem a lei da justiça – a lei que, devidamente usada, os teria levado à fé e, portanto, à justiça.

Não atingiram a lei da justiça – Aquela justiça ou justificação que é um grande fim da lei

Referências Cruzadas

Provérbios 15:9 – O Senhor detesta o caminho dos ímpios, mas ama quem busca a justiça.

Provérbios 21:21 – Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra.

Isaías 51:1 – “Escutem-me, vocês que buscam a retidão e procuram pelo Senhor: Olhem para a rocha da qual foram cortados e para a pedreira de onde foram cavados;

Isaías 65:1 – “Fiz-me acessível aos que não perguntavam por mim; fui achado pelos que não me procuravam. A uma nação que não clamava pelo meu nome eu disse: Eis-me aqui, eis-me aqui.

Romanos 1:17 – Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

Romanos 1:18 – Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,

Romanos 3:5 – Mas, se a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus, que diremos? Que Deus é injusto por aplicar a sua ira? ( Estou usando um argumento humano. )

Romanos 3:22 – justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

Romanos 4:9 – Destina-se esta felicidade apenas aos circuncisos ou também aos incircuncisos? Já dissemos que, no caso de Abraão, a fé lhe foi creditada como justiça.

Romanos 4:11 – Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. Portanto, ele é o pai de todos os que crêem, sem terem sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles;

Romanos 4:13 – Não foi mediante a lei que Abraão e a sua descendência receberam a promessa de que ele seria o herdeiro do mundo, mas mediante a justiça que vem da fé.

Romanos 4:22 – Em conseqüência, “isso lhe foi também creditado como justiça”.

Romanos 5:1 – Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,

Romanos 9:14 – E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!

Romanos 9:31 – mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou.

Romanos 10:10 – Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.

Romanos 10:20 – E Isaías diz ousadamente: “Fui achado por aqueles que não me procuravam; revelei-me àqueles que não perguntavam por mim”.

1 Coríntios 6:9 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

Gálatas 3:8 – Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas”.

Gálatas 5:5 – Pois é mediante o Espírito que nós aguardamos pela fé a justiça que é a nossa esperança.

Efésios 2:12 – naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.

Efésios 4:17 – Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

1 Timóteo 6:11 – Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.

Hebreus 11:7 – Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

1 Pedro 4:3 – No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *