Estudo de Lucas 24:45 – Comentado e Explicado

Abriu-lhes então o espírito, para que compreendessem as Escrituras, dizendo:
Lucas 24:45

Comentário de Albert Barnes

Ele abriu o entendimento deles – Permitiu que eles compreendessem completamente o significado das profecias que predisseram sua morte e ressurreição. Eles o viram morrer, agora o viram ressuscitar. Seus preconceitos eram agora, por suas instruções, e pelos fatos que eles não podiam mais questionar, removidos, e não mais duvidavam que ele fosse o Messias, e que todos os “fatos” no caso que antes os haviam confundido. poderia ser facilmente explicado. Por isso, podemos aprender:

1. Que “fatos”, ou a maior divulgação da verdade, removerão ainda os “mistérios” que vemos agora na religião.

2. Que nossos preconceitos e nossas opiniões preconcebidas são uma causa de ver tantos mistérios na Bíblia. Se um homem está disposto a aceitar as claras declarações da Bíblia, em geral ficará pouco perplexo com os mistérios.

3. Que Deus só pode abrir a mente para compreender completamente as Escrituras. Ele somente pode vencer nossos preconceitos, abrir nossos corações e nos dispor a receber a palavra enxertada com mansidão e com a simplicidade de uma criança. Ver Atos 16:14 ; Tiago 1:21 ; Marcos 10:15 .

4. O desígnio da abertura de Deus ao entendimento é que possamos estar familiarizados com as Escrituras. Não é que sejamos sábios acima do que está escrito, mas que possamos nos submeter totalmente à Palavra de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

aberto, & c. Para esta importante verdade, veja Mateus 11:27 ; Mateus 13:11 ; Mateus 16:17 . João 16:13 . Atos 16:14 . 1 Coríntios 2:14 . Compare Salmos 119: 18 .

Comentário de John Calvin

45. Então ele abriu o entendimento deles. Como o Senhor havia anteriormente dispensado o ofício de Mestre, com pouco ou nenhum aperfeiçoamento por parte dos discípulos, ele agora começa a ensiná-los interiormente por seu Espírito; pois as palavras são friamente desperdiçadas no ar, até que as mentes sejam iluminadas pelo dom da compreensão. É verdade que

a palavra de Deus é como uma lâmpada,
( Salmos 119: 105 😉

mas brilha nas trevas e entre os cegos, até que a luz interior seja dada pelo Senhor, a quem pertence peculiarmente iluminar os cegos ( Salmos 146: 8 ). E, portanto, é evidente quão grande é a corrupção de nossa natureza. , uma vez que a luz da vida exibida para nós nos oráculos celestes não tem proveito para nós. Agora, se não percebemos pelo entendimento o que é certo, como a vontade seria suficiente para render obediência? Devemos, portanto, reconhecer que somos insuficientes em todos os aspectos, para que a doutrina celestial se mostre útil e eficaz para nós, apenas na medida em que o Espírito forme nossa mente para entendê-la e nosso coração se submeta à sua. jugo; e, portanto, que, para sermos devidamente qualificados para nos tornarmos seus discípulos, devemos deixar de lado toda confiança em nossas próprias habilidades e buscar luz do céu; e, abandonando a opinião tola do livre-arbítrio, devemos desistir de ser governados por Deus. Nem é sem razão que Paulo oferece aos homens

se tornam tolos, para que sejam sábios para Deus,
( 1 Coríntios 3:18 😉

pois nenhuma escuridão é mais perigosa para extinguir a luz do Espírito do que confiar em nossa própria sagacidade.

Para que eles possam entender as Escrituras. Observemos em seguida o leitor que os discípulos não tinham os olhos de sua mente abertos, de modo a compreender os mistérios de Deus sem nenhuma ajuda, mas na medida em que estão contidos nas Escrituras; e assim foi cumprido o que é dito,

( Salmos 119: 18 ,) Ilumine meus olhos,
para que eu veja as maravilhas da tua lei.

Pois Deus não concede o Espírito ao seu povo, a fim de deixar de lado o uso de sua palavra, mas para torná-la frutífera. Portanto, é altamente impróprio para os fanáticos, sob o pretexto de revelações, assumir a liberdade de desprezar as Escrituras; pois o que agora lemos em referência aos apóstolos é realizado diariamente por Cristo em todo o seu povo, a saber, que pelo seu Espírito ele nos guia a entender as Escrituras, e não nos apressa para os êxtase frios de entusiasmo.

Mas pode-se perguntar: Por que Cristo escolheu perder seu trabalho, durante todo o período de três anos, ensinando-os, em vez de abrir seus entendimentos desde o início? Respondo, primeiro, embora o fruto de seu trabalho não tenha aparecido imediatamente, mas não foi inútil; pois quando a nova luz lhes foi dada, eles também perceberam a vantagem do período anterior. Pois eu considero essas palavras como significando, não apenas que ele abriu seus entendimentos, que, no futuro, eles poderiam estar prontos para receber instruções, se alguma coisa lhes fosse declarada, mas que eles poderiam chamar para recordar sua doutrina, que eles tinham anteriormente ouvido sem qualquer vantagem. Em seguida, vamos aprender que essa ignorância, que durou três anos, foi de grande utilidade para informar-lhes que de nenhuma outra fonte além da luz celestial obtiveram seu novo discernimento. Além disso, por esse fato, Cristo deu uma prova indubitável de sua divindade; pois ele não era apenas o ministro da voz externa, que soava em seus ouvidos, mas por seu poder oculto ele penetrava em suas mentes e, assim, mostrava que aquilo que, segundo Paulo nos diz, não pertence aos professores da Igreja. prerrogativa dEle somente, ( 1 Coríntios 3: 7. ) Contudo, deve-se observar que os apóstolos não eram tão destituídos da luz do entendimento que não sustentavam certos princípios elementares; mas como era apenas um gostinho, é considerado um começo do verdadeiro entendimento quando o véu é removido, e eles contemplam Cristo na Lei e nos Profetas.

Comentário de Adam Clarke

Então ele abriu o entendimento deles – ???????e? , Ele abriu totalmente. Eles tinham uma medida de luz antes, de modo que discerniam as Escrituras como a verdadeira palavra de Deus e para falar do Messias; mas eles não tinham luz suficiente para lhes permitir aplicar essas Escrituras ao seu Senhor e Mestre; mas agora, pela influência de Cristo, eles veem, não apenas as profecias que apontavam o Messias, mas também o Messias que foi indicado por essas profecias. O livro de Deus pode ser recebido em geral como uma revelação divina, mas o significado, a referência e a aplicação apropriados das Escrituras só podem ser discernidos pela luz de Cristo. Até a palavra muito clara de Deus é uma letra morta para aqueles que não são iluminados pela graça de Cristo; e porque? porque esta palavra fala de coisas espirituais e celestiais; e a mente carnal do homem não pode discerni-los. Aqueles que não recebem esse ensinamento interior continuam sombrios e mortos enquanto vivem.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 24:45 . Então ele abriu o entendimento deles, ou seja, ele fortaleceu e ampliou o entendimento deles, para fazê-los compreender o significado dos escritos inspirados; várias passagens das quais ele agora lhes explicou, como podemos ver no próximo versículo.

Comentário de John Wesley

Então ele abriu o entendimento deles, para que eles pudessem entender as escrituras,

Então ele abriu seu entendimento, para entender as Escrituras – Ele as havia explicado antes para as duas quando elas foram para Emaús. Mas eles ainda não os entenderam, até que ele tirou o véu de seus corações, pela iluminação do seu Espírito.

Referências Cruzadas

Exodo 4:11 – Disse-lhe o Senhor: “Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor?

Jó 33:16 – ele pode falar aos ouvidos deles e aterrorizá-los com advertências

Salmos 119:18 – Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei.

Isaías 29:10 – O Senhor trouxe sobre vocês um sono profundo: fechou os olhos de vocês, profetas; cobriu as cabeças de vocês, videntes.

Isaías 29:18 – Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e, não mais em trevas e escuridão, os olhos dos cegos tornarão a ver.

Atos dos Apóstolos 16:14 – Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.

Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

2 Coríntios 3:14 – Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido.

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

Efésios 5:14 – Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”.

Apocalipse 3:7 – Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *