Estudo de Lucas 24:32 – Comentado e Explicado

Diziam então um para o outro: Não se nos abrasava o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?
Lucas 24:32

Comentário de Albert Barnes

Nosso coração queima dentro de nós – Esta é uma expressão que denota o profundo interesse e prazer que eles sentiram em seu discurso antes de saberem quem ele era. Agora eles se lembraram de suas instruções; eles se lembraram de como suas palavras atingiram o “coração” quando ele falou com elas; quão convincentemente ele lhes mostrou que o Messias deveria sofrer, e como, enquanto ele conversava com eles sobre o Cristo que eles tanto amavam, seus corações brilhavam com intenso amor. Esse sentimento não estava confinado apenas a eles. Todos os seguidores de Jesus sabem quão preciosas e ternas são as comunicações do Salvador, e como o coração brilha de amor ao pensar ou ouvir de sua vida, sofrimentos e morte.

Ele abriu para nós – Ele nos explicou as Escrituras. Veja Lucas 24:27 .

Essa narrativa nos mostra,

1. Como as pessoas cegas podem ser as doutrinas mais claras das Escrituras até que elas lhes sejam explicadas. Esses discípulos frequentemente leram ou ouviram as Escrituras, mas nunca, até então, eles entenderam completamente que o Messias deveria sofrer.

2. É apropriado que haja aqueles cujo escritório é explicar as Escrituras. Jesus fez isso na terra; ele faz isso agora pelo seu Espírito; e ele nomeou seus ministros, cuja tarefa é explicá-los.

3. Se as pessoas tentam explicar a Bíblia, elas próprias devem entendê-la. Eles devem dedicar seu tempo e talento a uma preparação adequada para entender o volume sagrado. A pregação deve consistir em explicações “reais” e não “imaginadas” das Escrituras; as doutrinas reais que “Deus” ensinou em sua palavra, e não as doutrinas que “homens” ensinaram em seus sistemas.

4. Aqui havia evidências convincentes de que Jesus era o Messias. Esse foi apenas um dos muitos casos em que Jesus convenceu seus discípulos, ao contrário da crença anterior. Nesse caso, a evidência foi abundante. Ele primeiro os satisfez do Antigo Testamento de que as mesmas coisas que haviam acontecido foram preditas; ele então dissipou todas as dúvidas, mostrando-se a elas e convencendo-as de que ele era verdadeiramente o Cristo. Não havia chance aqui de engano e malabarismo. Quem os teria conhecido e falado com eles dessa maneira, a não ser o verdadeiro Salvador? Quem teria pensado em escrever essa narrativa para ajudar um impostor? Que impostor teria registrado a falta de consideração dos discípulos quanto às claras declarações do Antigo Testamento, e “então” pensou nesse dispositivo para sustentar a narrativa? Tudo sobre essa narrativa – sua simplicidade – sua ternura – sua particularidade – sua natureza perfeita – sua liberdade de toda aparência de truque – mostra que ela foi tirada da vida real; e se assim for, então a religião cristã é verdadeira, pois aqui há evidências de que Jesus ressuscitou dos mortos.

Comentário de E.W. Bullinger

Não, & c. = não estava nosso coração ardendo.

dentro = dentro. grego. en.

falou = estava falando.

por = in. grego. en.

aberto = estava interpretando.

Comentário de John Calvin

32. Nosso coração não ardeu dentro de nós? O reconhecimento de Cristo levou os discípulos a uma viva percepção da graça secreta e oculta do Espírito, que ele anteriormente lhes concedia. Pois Deus às vezes trabalha em seu povo de tal maneira que, por um tempo, eles não têm consciência do poder do Espírito (dos quais, no entanto, eles não são destituídos) ou, pelo menos, que não o percebem. distintamente, mas apenas sinta isso por um movimento secreto. Assim, antes, os discípulos realmente sentiram um ardor, do qual agora se lembram, mas que não haviam então observado: agora que Cristo se deu a conhecer a eles, finalmente começaram a considerar a graça que tinham anteriormente, por assim dizer, engoliu sem prová-lo e percebeu que eles eram estúpidos. Pois eles se acusam de indiferença, como se tivessem dito: “Como aconteceu que não o reconhecemos enquanto ele falava? pois quando ele penetrou em nossos corações, deveríamos ter percebido quem ele era. ” Mas eles concluem que ele é Cristo, não apenas pelo simples sinal de que sua palavra era eficaz para inflamar seus corações, mas porque atribuem a ele a honra que lhe pertence, que quando ele fala com a boca, ele também inflama seus corações. interiormente pelo calor do seu Espírito. Paulo, de fato, vangloria-se de que o ministério do Espírito lhe foi concedido ( 2 Coríntios 3: 8 😉 e as Escrituras adornam frequentemente os ministros da palavra com títulos como os seguintes; que eles convertem os corações, iluminam os entendimentos e renovam os homens, a fim de se tornarem sacrifícios puros e santos; mas, então, não é para mostrar o que eles fazem por seu próprio poder, mas o que o Senhor realiza por meio deles. Mas ambos pertencem igualmente somente a Cristo, pronunciar a voz externa e formar os corações eficazmente à obediência da fé.

Não se pode duvidar que ele então gravou uma Marca incomum no coração desses dois homens, para que eles finalmente percebessem que ao falar ele havia soprado neles um calor divino. Pois, embora a palavra do Senhor seja sempre fogo, ainda assim um rigor ardente se manifestou naquele tempo de maneira peculiar e incomum no discurso de Cristo, e pretendia ser uma prova evidente de seu poder divino; pois é ele quem batiza no Espírito Santo e no fogo ( Lucas 3:16 .) Contudo, lembremos que é o fruto apropriado da doutrina celestial, quem quer que seja o ministro dela, para acender o fogo do fogo. Espírito no coração dos homens, para purificar e purificar as afeições da carne, ou melhor, para queimá-las e acender um amor verdadeiramente fervoroso de Deus; e por sua chama, por assim dizer, levar homens inteiramente para o céu.

Comentário de Adam Clarke

Nosso coração não ardeu dentro de nós – Sua palavra estava em nosso coração como um fogo ardente, Jeremias 20: 9 . Nosso coração ficou quente dentro de nós e, enquanto refletíamos sobre o fogo, Salmo 39: 3 . De alguma maneira, as palavras dos discípulos podem ser entendidas: mas há uma leitura muito notável aqui no Codex Bezae; em vez de ?a??µe?? , queimado, tem ?e?a??µµe?? , velado; e um dos itala, fuit excaecatum , ficou cego. Nosso coração não estava velado (cego) quando ele conversou conosco no caminho, e enquanto ele nos revelava as Escrituras, vendo que não o conhecíamos?

Comentário de Thomas Coke

Lucas 24:32 . Nosso coração não ardeu, etc. – Nada pode ser mais bonito que esta observação: o autor do Guardian observa que toda essa narrativa é apresentada em um estilo que os homens de letras chamam de “a grande e nobre simplicidade”: a atenção de os discípulos quando Cristo expôs as escrituras a respeito de si mesmo, sua oferta de se despedir deles, o gosto pela permanência deles e a manifestação do grande Convidado a quem eles entretiveram enquanto ele ainda estava com eles, são todos incidentes. admira maravilhosamente a imaginação de um leitor cristão e dá a ele algo daquele toque mental que os discípulos sentiram quando disseram um ao outro: Nosso coração não ardeu dentro de nós, etc. Veja Guardian, No. 21. Salmos 39: 3 . Jeremias 20: 9 .

Comentário de Spurgeon

Lucas 24: 32-35 . E eles disseram um ao outro: Nosso coração não ardeu dentro de nós, enquanto ele falava conosco pelo caminho e enquanto ele nos abria as escrituras? E levantaram-se na mesma hora, e voltaram a Jerusalém, e encontraram os onze reunidos e os que estavam com eles, dizendo: O Senhor realmente ressuscitou e apareceu a Simão. E eles disseram o que as coisas foram feitas no caminho, e como ele era conhecido deles ao partir o pão.

Estes foram os dois discípulos que reconheceram seu Senhor ao partir o pão, embora não o conhecessem durante sua caminhada com ele até Emaús.

Lucas 24:36 . E, assim que eles falaram, o próprio Jesus parou no meio deles e disse-lhes: Paz seja convosco.

Essa era a saudação judaica comum; mas, a partir de agora, ele seria santificado da maneira mais divina e seria uma saudação cristã dizer: “A paz esteja convosco”.

Lucas 24: 37-44 . Mas eles estavam aterrorizados e assustados e supuseram que tinham visto um espírito. E ele lhes disse: Por que estás perturbado? e por que os pensamentos surgem em seus corações? Eis minhas mãos e meus pés, que sou eu mesmo; manuseie-me e veja; até agora, um espírito não tem carne nem ossos, como me vedes. E quando ele falou assim, mostrou-lhes as mãos e. Os pés dele. E enquanto eles ainda não criam em alegria, e se perguntavam, ele lhes disse: Tens aqui alguma comida? E deram-lhe um pedaço de peixe grelhado e de favo de mel. E ele tomou, e comeu diante deles. E ele lhes disse: Estas são as palavras nas quais eu falei, enquanto ainda estava convosco, para que todas as coisas sejam cumpridas, escritas na lei de Moisés, nos profetas e nos salmos, a meu respeito.

Observe os selos que nosso Senhor continuamente colocava sobre o Antigo Testamento, a maneira pela qual ele sempre tratava as Escrituras, a maneira reverente pela qual ele confessava sua infalibilidade e sua determinação de que, em todo item, todo jota e til, deveria ser cumprido por ele mesmo. Isso costumava se manifestar antes de sua morte; e, ao voltar da sepultura, ele não mudou de idéia. Ele aqui fala das três grandes partes em que o Antigo Testamento foi dividido pelos judeus, e expressamente estabelece o selo de seu assentimento real sobre “a lei de Moisés, os profetas e os salmos”. Que possamos, igualmente, premiar a Palavra toda inspirada!

Esta exposição consistia em leituras de Marcos 16: 1-14 ; Lucas 24: 32-44 .

Comentário de John Wesley

E eles disseram um ao outro: Nosso coração não ardeu dentro de nós, enquanto ele falava conosco pelo caminho e enquanto ele nos abria as escrituras?

Nosso coração não ardeu dentro de nós – Não sentimos um calor incomum de amor! Nosso coração não estava queimando, etc.

Referências Cruzadas

Salmos 39:3 – Meu coração ardia-me no peito e, enquanto eu meditava, o fogo aumentava; então comecei a dizer:

Salmos 104:34 – Seja-lhe agradável a minha meditação, pois no Senhor tenho alegria.

Provérbios 27:9 – Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade.

Provérbios 27:17 – Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.

Isaías 50:4 – O Soberano Senhor deu-me uma língua instruída, para conhecer a palavra que sustém o exausto. Ele me acorda manhã após manhã, desperta meu ouvido para escutar como alguém que é ensinado.

Jeremias 15:16 – Quando as tuas palavras foram encontradas eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos.

Jeremias 20:9 – Mas, se eu digo: “Não o mencionarei nem mais falarei em seu nome”, é como se um fogo ardesse em meu coração, um fogo dentro de mim. Estou exausto tentando contê-lo; já não posso mais!

Jeremias 23:29 – “Não é a minha palavra como o fogo”, pergunta o Senhor, “e como um martelo que despedaça a rocha?

Lucas 24:45 – Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras.

João 6:63 – O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.

Atos dos Apóstolos 17:2 – Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras,

Atos dos Apóstolos 28:23 – Assim combinaram encontrar-se com Paulo em dia determinado, indo em grupo ainda mais numeroso ao lugar onde ele estava. Desde a manhã até à tarde ele lhes deu explicações e lhes testemunhou do Reino de Deus, procurando convencê-los a respeito de Jesus, com base na Lei de Moisés e nos Profetas.

Hebreus 4:12 – Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *