Estudo de Hebreus 4:2 – Comentado e Explicado

A boa nova nos foi trazida a nós, como o foi a eles. Mas a eles de nada aproveitou, porque caíram na descrença.
Hebreus 4:2

Comentário de Albert Barnes

Pois para nós o evangelho foi pregado, assim como para eles – Esta tradução de modo algum transmite o sentido do original. De acordo com isso, parece que o “evangelho”, como o entendemos, ou todo o plano de salvação, foi comunicado a “eles”, bem como a “nós”. Mas essa não é de forma alguma a idéia. A discussão refere-se apenas à “promessa de descanso”, e a afirmação do apóstolo é que essas “boas novas” de uma promessa de descanso são feitas para nós da mesma forma que foram feitas para “eles”. O “descanso” lhes foi prometido na terra de Canaã – um emblema do descanso eterno do povo de Deus. Isso foi inquestionável, e Paulo tomou como certo. Seu objetivo agora é mostrar que uma promessa de “descanso” é realmente feita a nós como era a eles, e que existe o mesmo perigo de não conseguir segurá-la do que havia na época. Era importante para ele mostrar que havia uma promessa feita ao povo de Deus em seu tempo e, enquanto discursava sobre os hebreus, ele naturalmente fez seu apelo ao Antigo Testamento. A tradução literal seria: “Pois nós somos evangelizados – ?sµe? e????e??sµ???? esmen euengelismenoi-, assim como eles”. A palavra “evangelizar” significa comunicar boas notícias ou boas novas; e a idéia aqui é que as boas novas ou boas novas de “descanso” são anunciadas para nós da maneira mais real que foram para elas. Isso o apóstolo prova nos seguintes versículos.

Mas a palavra pregou – Margem, “de ouvir”. A palavra “pregar” também usamos agora em um sentido técnico como denotando uma proclamação formal do evangelho pelos ministros da religião. Mas essa não é a idéia aqui. Significa simplesmente a palavra que “eles ouviram”; e refere-se particularmente à promessa de “descanso” que lhes foi feita. Essa mensagem foi comunicada a eles por Moisés.

Não os lucrou – eles não tiraram vantagem disso. Eles a rejeitaram e a desprezaram e, portanto, foram excluídos da terra prometida. Não exerceu influência sobre seus corações e vidas, e eles viveram e morreram como se nenhuma promessa tivesse sido feita. Assim, muitas pessoas vivem e morrem agora. A oferta de salvação é feita a eles. Eles são convidados a vir e ser salvos. Eles têm certeza de que Deus está disposto a salvá-los, e que o Redentor está de braços abertos para recebê-los no céu. Eles são treinados sob o evangelho; são levados cedo para o santuário; têm o hábito de assistir à pregação do evangelho todos os dias, mas ainda assim o que ouvem não exerce influência salvadora em seus corações. No final da vida, tudo o que se pode dizer verdadeiramente sobre eles é que eles não foram “lucrados”; não foi uma vantagem real para eles em relação ao destino final que eles desfrutaram de tantos privilégios.

Não se confundindo com a fé naqueles que a ouviram – Margem: “Ou porque não estavam unidos pela fé”. Existem várias leituras neste texto, e uma delas deu oportunidade à versão na margem. Muitos sra. em vez da leitura comum – s???e?e?asµ???? sugkekerasmenos – pela qual a palavra “misto” seria unida a ? ????? ho logos – “a palavra”, tenha outra leitura – sugkekrame & nouj sungkekramenous- segundo a qual a palavra “misto” se referiria a “eles , ”E significaria que aqueles que ouviram a Palavra e a rejeitaram não foram“ misturados ”ou unidos com aqueles que creram nela. A leitura anterior faz o melhor sentido e é a melhor sustentada; e a idéia é que a mensagem que foi pregada não foi recebida no coração pela fé. Eles eram destituídos de fé, e a mensagem não os beneficiou. Muitos dos melhores críticos supõem que a palavra “misto” se refere ao processo pelo qual a “comida” é nutritiva, por ser adequadamente “misturada” com a saliva e o suco gástrico e, portanto, convertida em quima e chyle, e depois transformado em sangue.

Se adequadamente “misturado” dessa maneira, contribui para a vida e a saúde da estrutura física; caso contrário, é o meio de doença e morte. Portanto, supõe-se que o apóstolo pretenda dizer a mensagem que Deus envia ao homem. Se recebido corretamente; se misturado ou unido à fé, torna-se o meio de apoio espiritual e vida. Caso contrário, não fornece alimento para a alma e não terá vantagens. Como o alimento, quando digerido adequadamente, se incorpora ao corpo e o apóia, esses críticos supõem que seja da Palavra de Deus, que se incorpora ao homem interno e espiritual, e lhe dá apoio e vida. Pode-se duvidar, no entanto, se o apóstolo teve alguma alusão como essa e se não é mais um refinamento dos críticos do que de Paulo. A palavra usada aqui corretamente denota uma mistura ou mistura, como água e vinho, 1 Coríntios 12:24 ; e pode se referir aqui apenas a uma “união” apropriada de fé com a palavra, para que possa ser rentável. A idéia é que apenas “ouvir” a mensagem da vida com o ouvido externo não terá vantagem. Deve ser “acreditado” ou não terá nenhum benefício. A mensagem é enviada à humanidade em geral. Deus declara sua prontidão para salvar a todos. Mas esta mensagem não é vantajosa para multidões – por razões como estas.

(1) Muitos não prestam atenção a isso. Eles nem “ouvem” respeitosamente. Multidões não chegam nem perto do lugar onde o evangelho é proclamado; e muitos, quando estão presentes e quando “parecem” comparecer, têm a mente e o coração em outras coisas.

(2) muitos não “acreditam” nele. Eles têm dúvidas sobre todo o assunto da religião ou sobre as doutrinas particulares do evangelho – e, embora não acreditem, como podem ser beneficiados por ele? Como um homem pode ser beneficiado pelos registros da “história” se não acredita neles? Como alguém pode ser beneficiado pelas verdades da “ciência” se ele não acredita nelas? E se um homem tivesse certeza de que, indo a um determinado lugar, poderia fechar uma barganha que seria uma grande vantagem para ele, de que utilidade essa informação seria para ele se não acreditasse em uma palavra? Então, do conhecimento da salvação; os fatos da história registrados na Bíblia; a oferta da vida eterna.

(3) os homens não permitem que a mensagem da vida influencie sua conduta e, é claro, isso não traz vantagens para eles. De que serve se eles resistem firmemente a toda a influência que ela teria e deveria ter em suas vidas? Eles vivem como se fosse verificado que não há verdade na Bíblia; nenhuma razão para ser influenciado pela esperança oferecida da vida eterna, ou alarmado pelo perigo ameaçado da morte eterna. Resolvidos a seguir um curso da vida que está em desacordo com os mandamentos de Deus, eles não podem ser beneficiados pela mensagem da salvação. Não tendo fé que influencia e controla o coração, eles não são nem um pouco beneficiados pela oferta do céu. Quando eles morrem, sua condição não é de forma alguma melhorada pelo fato de terem sido treinados em uma família piedosa; que eles foram instruídos na Escola Dominical; que eles tinham a Bíblia em suas habitações e que eles se sentavam regularmente sob um evangelho pregado. Para que qualquer “vantagem” seja derivada de tudo isso no mundo futuro, eles poderiam muito bem nunca ter ouvido a mensagem da vida. Não, teria sido melhor para eles. O único efeito desses privilégios é endurecê-los pela culpa e afundá-los ainda mais no inferno; veja as notas, 2 Coríntios 2:16 .

Comentário de E.W. Bullinger

para nós, etc. = nós também fomos evangelizados. Grego. euangelizo. App-121.

como, etc. = como eles também (eram).

palavra . Grego. logotipos. App-121.

pregado = de ouvir. Grego. akoe . App-121.

misturado . Grego. sunkerannumi. Somente aqui e 1 Coríntios 12:24 . Os textos preferem o caso acusativo plural desta palavra, concordando com “eles” , ao invés do nom, concordando singularmente com “palavra”. Há o acréscimo de uma letra no grego “Leia-os, pois não estavam unidos pela fé aos que ouviram”.

. Grego. pistis . App-150. Ocorre trinta e duas vezes em Hebreus. Veja App-10.

Comentário de John Calvin

2. Para nós, etc. Ele nos lembra que a doutrina pela qual Deus nos convida a si mesmo neste dia é a mesma que aquela que ele entregou anteriormente aos pais; e por que ele disse isso? Para que possamos saber que o chamado de Deus não será, em grau algum, mais lucrativo para nós do que para eles, a menos que tenhamos certeza pela fé. Isto, então, ele admite, que o Evangelho é realmente pregado para nós; (68) mas, para que não nos gloriamos em vão, ele imediatamente acrescenta que os incrédulos a quem Deus anteriormente havia favorecido com a participação de tão grandes bênçãos, ainda não receberam deles nenhum fruto, e que, portanto, também seremos destituídos de sua bênção, a menos que recebamos pela fé. Ele repete a palavra ouvir para esse fim, para que possamos saber que ouvir é inútil, exceto se a palavra que nos é dirigida for pela fé recebida.

Mas devemos observar aqui a conexão entre a palavra e a fé. É tal que a fé não deve ser separada da palavra e que a palavra separada da fé não pode conferir nenhum bem; não é verdade que a eficácia ou o poder da palavra dependa de nós; pois, se o mundo inteiro fosse falso, aquele que não pode mentir nunca deixaria de ser verdadeiro, mas a palavra nunca exerce seu poder sobre nós, exceto quando a fé lhe dá uma entrada. É realmente o poder de Deus para a salvação, mas apenas para aqueles que crêem. ( Romanos 1:16 .) Nela é revelada a justiça de Deus, mas é de fé em fé. Assim, é que a palavra de Deus é sempre eficaz e salvadora para os homens, quando vista em si ou em sua própria natureza; mas nenhum fruto será encontrado senão pelos que crerem.

Quanto a uma declaração anterior, quando eu disse que não há fé onde a palavra está faltando, e que aqueles que fazem esse divórcio extinguem totalmente a fé e a reduzem a nada, o assunto é digno de atenção especial. Pois, portanto, parece evidente que a fé não pode existir senão nos filhos de Deus, a quem somente a promessa de adoção é oferecida. Pois que tipo de fé tem demônios, a quem nenhuma salvação é prometida? E que tipo de fé tem todos os ímpios que ignoram a palavra? A audiência deve sempre preceder a fé, e para que possamos saber que Deus fala e não os homens.

Comentário de Adam Clarke

Pois para nós foi pregado o Evangelho – ?a? ?a? esµe? e????e??sµe??? · Pois também recebemos boas novas, assim como elas. Eles tinham uma promessa graciosa de entrar em um descanso terrestre; temos uma promessa graciosa de entrar em um descanso celestial. Deus lhes deu todas as vantagens necessárias; Ele fez o mesmo conosco. Moisés e os presbíteros falaram a palavra de Deus de maneira clara e forçada: Cristo e seus apóstolos fizeram o mesmo conosco. Eles podem ter perseverado; nós também: eles não creram, desobedeceram e caíram; e nós também.

Mas a palavra pregada não os beneficiou – But?? ??? ?fe??se? ????? t?? a???? e?e????? · Mas a palavra da audição não os beneficiou. A palavra e promessa a que o apóstolo provavelmente se refere é que em Deuteronômio 1:20 , Deuteronômio 1:21 ; : Vós chegastes ao monte dos amorreus, que o Senhor nosso Deus nos dá. Eis que o Senhor teu Deus pôs a terra diante de ti; sobe e a possua, como o Senhor Deus de seus pais te disse: não temas. Muitas exortações tiveram com o seguinte efeito: Levanta-se, para que possamos ir contra eles; porque vimos a terra e eis que é muito boa; e ainda estás? Não seja preguiçoso para ir e entrar para possuir a terra; porque Deus o entregou em suas mãos; um lugar onde não há falta de nada que esteja na terra; Juízes 18: 9 , Juízes 18:10 . Mas, em vez de atender à palavra do Senhor por Moisés, toda a congregação murmurou contra ele e Arão e disse um ao outro: Façamos um capitão e voltemos ao Egito; Números 14: 2 , Números 14: 4 . Mas eles foram covardes por todas as suas gerações. Eles falavam mal da terra agradável, e não davam crédito à sua palavra. Suas mentes foram degradadas por sua escravidão egípcia, e eles quase nunca chegaram a um estado de nobreza mental.

Não sendo misturado com fé naqueles que ouviram – Existem várias leituras diferentes neste versículo, e algumas são importantes. Os principais estão na palavra s???e??aµe??? , mista; que no texto comum se refere a ? ????? , a palavra mista; mas, no ABCD e em vários outros, é s???e??aµe???? , referindo-se e concordando com e?e????? , e pode ser assim traduzido: A palavra da audição não os beneficiou, eles não foram misturados com aqueles que a ouviram pela fé. Ou seja, eles não tinham o mesmo espírito de Josué e Caleb. Existem outras variações, mas de menor importância; mas o texto comum parece melhor.

A palavra s???e??aµe??? , mista, é peculiarmente expressiva; é uma metáfora retirada da nutrição do corpo humano, misturando o alimento ingerido no estômago com a saliva e o suco gástrico, em consequência do qual é inventado, digerido, reduzido a chyle, que é absorvido pelos vasos lactâneos; jogado no sangue, torna-se o meio de aumentar e apoiar o corpo, gerando todos os sólidos e fluidos; de modo que, nesse processo, realizado adequadamente, dependa (sob Deus) da força, saúde e da própria vida. Se o alimento mais nutritivo for recebido no estômago, se não for misturado com os sucos acima, seria mais o meio da morte do que da vida; ou, nas palavras do apóstolo, não teria proveito, porque não era assim misturado. A fé na palavra pregada, em referência àquele Deus que a enviou, é o grande meio de se tornar o poder de Deus para a salvação da alma. Não é provável que aquele que não credita uma ameaça, quando a ouve, seja impedido por repetir o pecado contra o qual ela é atacada; nem pode obter consolo de uma promessa que não acredita nisso como penhor da veracidade e bondade de Deus. A fé, portanto, deve ser misturada com tudo o que ouvimos, a fim de tornar a palavra de Deus eficaz para a nossa salvação.

Este próprio uso da palavra e sua explicação, podemos encontrar em Maximus Tyrius, em sua descrição da saúde, Dissert. x., página 101. “Saúde”, diz ele, é uma certa disposição. o seco, o frio e o quente, seja por um processo artificial ou pela habilidosa economia da natureza “.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 4: 2 . A nós foi pregado o evangelho, etc. – Porque somos feitos participantes das boas-novas, como também eram: Mas a palavra que ouviram não lhes valeu, etc. Os filhos de Israel fizeram uma promessa de descanso; e nós também, assim como eles. A palavra evangelho significa corretamente, como já observamos com frequência, boas novas ou boas novas; qual é o significado da palavra e????e??sµe??? aqui: mas como esse termo é agora apropriado por costume às boas novas de Cristo, torna essa passagem muito obscura, chamar as boas-novas de um descanso, o evangelho. O significado é: “Nós, cristãos, tivemos as boas novas do descanso de Deus, ou um estado de felicidade, em uma cessação de todos os nossos trabalhos, pregados para nós, assim como os filhos de Israel tiveram para eles”. A última cláusula pode ser traduzida de maneira mais apropriada: não sendo por meio da fé misturada com (isto é, digerida e transformada em) alimento, por assim dizer, por quem a ouviu. A fé é aqui considerada como o meio pelo qual a palavra de Deus é assim incorporada nos ouvintes. Veja cap. Hebreus 3:16 .

Comentário de John Wesley

Pois para nós o evangelho era pregado, assim como para eles; mas a palavra pregada não os beneficiava, não se misturando à fé naqueles que a ouviram.

Mas a palavra que eles ouviram não os beneficiou – Tão longe disso, que aumentou sua condenação. Somente então, quando é misturado à fé, é que ele exerce seu poder salvador.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 3:26 – Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês, para abençoá-los, convertendo cada um de vocês das suas maldades”.

Atos dos Apóstolos 13:46 – Então Paulo e Barnabé lhes responderam corajosamente: “Era necessário anunciar primeiro a vocês a palavra de Deus; uma vez que a rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna, agora nos voltamos para os gentios.

Romanos 2:25 – A circuncisão tem valor se você obedece à lei; mas, se você desobedece à lei, a sua circuncisão já se tornou incircuncisão.

Romanos 10:16 – No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa mensagem? “

1 Coríntios 13:3 – Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.

Gálatas 3:8 – Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas”.

Gálatas 4:13 – como sabem, foi por causa de uma doença que lhes preguei o evangelho pela primeira vez.

1 Tessalonicenses 1:5 – porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.

1 Tessalonicenses 2:13 – Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.

2 Tessalonicenses 2:12 – e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.

1 Timóteo 4:8 – O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.

Hebreus 3:12 – Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.

Hebreus 3:18 – E a quem jurou que nunca haveriam de entrar no seu descanso? Não foi àqueles que foram desobedientes?

Hebreus 4:6 – Entretanto, resta entrarem alguns naquele descanso, e aqueles a quem anteriormente as boas novas foram pregadas não entraram, por causa da desobediência.

Hebreus 11:6 – Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Tiago 1:21 – Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.

1 Pedro 1:12 – A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu; coisas que até os anjos anseiam observar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *