Estudo de Jeremias 33:16 – Comentado e Explicado

Naqueles dias e naqueles tempos viverá Jerusalém em segurança e será chamada Javé-nossa-justiça.
Jeremias 33:16

Comentário de Adam Clarke

E este é o nome com o qual ela será chamada: O Senhor, nossa Justiça – Veja o que foi dito em Jeremias 23: 6 ; (nota), que geralmente deve ser uma passagem estritamente paralela: mas são muito diferentes, e duvido que signifiquem exatamente a mesma coisa. Quanto à nossa tradução aqui, é ignorante e quase ímpia; diz que Jerusalém, pois esse é o antecedente, será chamada O Senhor, nossa Justiça. O pronome ?? lah , que é traduzido para ela, é o afixo masculino, na forma caldaica, que freqüentemente ocorre; e o Dr. Blayney traduz: “E este é a quem Jeová deve chamar nossa justiça”, ou Justificação. Talvez exista uma sensação de que essas palavras sejam muito mais compatíveis com o escopo do local. Eu darei o original, como antes: ????? ???? ?? ???? ??? ??? vezeh asher yikra lah , Jeová tsidkenu : “E aquele que deve chamá-la é o Senhor, nossa justificação;” isto é, a salvação dos judeus ocorrerá quando Jesus Cristo lhes for proclamado como justificador, e eles o receberem como tal.

Em vez de lah , ela ou ele, Calldaice, Vulgata, Caldee e siríaco, leram, lo, menos ambiguamente; e essa leitura é suportada por um ou dois MSS. Essa emenda torna a passagem aqui mais adaptável à de Jeremias 23: 6 ; mas se a tradução acima for admitida, todo o embaraço se foi.

Um dos meus próprios MSS. tem, com os pontos masculinos, e nenhum mapa no; e para tsidkenu tem ?????? tsidkeynu , a forma plural contraída, nossa justiça: mas isso pode ser um erro. As passagens deste e do vigésimo terceiro capítulo não estavam, estou satisfeito, com a intenção de expressar a mesma coisa. Suponho que acima se refira à pregação ou proclamação de Cristo crucificado aos judeus, quando chegará o tempo em que serão incorporados à Igreja Gentia. Dahler traduz isso como fez no cap. 23, que é uma supervisão perfeita: mas as representações parafrasticas são muitas vezes introduzidas por esse estrangeiro instruído.

Comentário de John Calvin

Aqui, o Profeta estende os benefícios do reino a todos os judeus, e mostra quanto era de se esperar daquele reino que ele havia prometido; pois nela seria encontrada perfeita felicidade e segurança. Se isso não tivesse sido acrescentado, o que ouvimos do rei justo pareceria frio e desinteressante; pois às vezes acontece que, por mais que o rei possa exercer justiça e julgamento, ainda assim o povo continua infeliz. Mas o Profeta testemunha aqui que o povo seria de todo modo abençoado e feliz, quando governado pelo rei prometido por vir. Por isso, ele diz: Naqueles dias Judá será salvo. Ele promete salvação aos judeus, embora sob esse nome também estejam incluídos, como costuma ser o caso, as dez tribos. Ele acrescenta Jerusalém, mas , em um sentido semelhante, Jerusalém habitará em segurança, isto é, estará em um estado pacífico. Este modo de falar é retirado de Moisés; pois os Profetas, sempre que falavam das bênçãos de Deus, costumam emprestar sua doutrina daquela fonte. Ele então diz que o povo seria salvo e que estaria em paz e sossego.

Agora pode ser apropriado repetir o que já toquei, – que a salvação mencionada aqui pertence ao reino de Cristo. Se ele estivesse falando de algum governo terreno ou temporal, a salvação também deveria ter sido temporal. Mas como o reino espiritual e celestial de Cristo é o objeto da promessa, a salvação mencionada deve chegar aos céus. Portanto, seus limites são muito mais amplos que o mundo inteiro. Em resumo, a salvação que Jeremias agora profetiza não deve ser confinada aos limites de uma vida que se esvai, nem deve ser buscada neste mundo, onde não tem posição; mas se queremos saber o que é, precisamos aprender a elevar nossos pensamentos para cima e acima do mundo e de tudo que existe aqui. É uma salvação eterna. Enquanto isso, Cristo nos dá um antegozo desta salvação nesta vida, de acordo com o que é dito:

“A piedade tem as promessas do presente também
como da vida futura. “ ( 1 Timóteo 4: 8 )

Mas, como essa promessa deve ser aplicada ao reino de Cristo, não há dúvida, mas é perpétua e deve elevar nossos pensamentos ao próprio céu.

À salvação é adicionada segurança; pois, se os fiéis sempre tivessem medo e tremessem, onde estaria sua salvação? E sabemos que a felicidade trazida a nós por Cristo não pode ser recebida de outra maneira, exceto pela paz, de acordo com o que as Escrituras tantas vezes nos ensinam:

“Tendo sido justificado”, diz Paulo, “temos paz com Deus”.
( Romanos 5: 1. )

E então, quando ele fala no décimo quarto capítulo da mesma Epístola do reino de Deus, ele diz que consiste em alegria e paz; e em outro lugar ele diz,

“Que a paz de Deus, que ultrapassa toda concepção, obtenha a vitória em seus corações.” ( Filipenses 4: 7 )

Portanto, essas coisas estão conectadas, salvação e paz, não que desfrutemos desse estado alegre e pacífico no mundo; pois enganam-se grandemente a si mesmos que sonham com um estado tão quieto aqui, pois temos que travar uma guerra perpétua, até que Deus finalmente nos ajude a fruir um descanso abençoado. Devemos, portanto, lutar e lutar neste mundo. Assim, os fiéis serão sempre expostos a muitos problemas; e, portanto, Cristo lembra seus discípulos: “Em mim tendes paz; mas no mundo “- o que? Dores e problemas. ( João 16:33 )

Agora, então, vemos por que o Profeta uniu segurança ou segurança à salvação, mesmo porque não podemos saber de outra forma que seremos salvos, exceto que estamos plenamente convencidos de que Deus se importa com a nossa salvação, a fim de nos proteger por seu poder, e que sua ajuda estará sempre pronta sempre que necessário.

Ele, em último lugar, acrescenta: E este é o nome pelo qual eles a chamarão: Jeová, nossa justiça. No capítulo 23 ( Jeremias 23: 0 ) esse nome é dado a Cristo, e somente a ele pertence adequadamente; mas aqui é transferido para a Igreja, pois tudo o que pertence à cabeça é tornado comum a todos os membros. Pois, de fato, sabemos que Cristo não tem nada como seu, pois como ele é feito justiça, isso nos pertence, conforme o que Paulo diz:

“Ele é feito para nós justiça, redenção, santificação e sabedoria.”
( 1 Coríntios 1:30 )

Como, então, o Pai conferiu justiça a seu próprio Filho por nossa causa, não é de admirar que o que está em seu poder seja transferido para nós. O que descobrimos no capítulo XXI foi corretamente declarado, pois pertence particularmente a Cristo, que ele é Deus, nossa justiça. Mas, ao participarmos dessa justiça, quando Ele nos admite na participação de todas as bênçãos pelas quais ele é adornado e enriquecido pelo Pai, segue-se, portanto, que isso também pertence a toda a Igreja, mesmo que Deus seja sua justiça. (91) Por isso, é sabiamente dito pelo Profeta que este seria o nome de toda a Igreja, que não poderia ser, exceto se tivesse colocado em Cristo, para que Deus pudesse reinar ali em justiça, pois a justiça de Cristo se estende. a todos os fiéis; e Cristo também habita neles, de modo que eles não são apenas os templos de Cristo, mas, por assim dizer, uma parte dele; e até a própria Igreja é chamada por Paulo de Cristo,

“Como existem”, diz ele, “muitos membros do corpo humano,
assim é Cristo. ” ( 1 Coríntios 12:12 )

Isso não pode ser aplicado a Cristo pessoalmente, mas ele chama a Igreja por uma metonímia, por conta da participação que mencionei.

Comentário de E.W. Bullinger

este é o nome, & c .: ou “isto é o que será proclamado a ela [como seu nome]”.

O Senhor é a nossa justiça. O termo é aqui aplicado à cidade, que foi aplicada ao rei em Jeremias 23: 6 .

Comentário de John Wesley

Naqueles dias Judá será salvo, e Jerusalém habitará em segurança; e este é o nome com o qual ela será chamada: O SENHOR, nossa justiça.

Salvo – é opinião de alguns que uma salvação e segurança espirituais são prometidas sob essas expressões, mas pelos melhores e melhores intérpretes, uma salvação temporal. Isso era típico daquela salvação espiritual e eterna que é prometida ao verdadeiro Israel de Deus; como o descanso em Canaã tipificava o descanso que resta para o povo de Deus.

O Senhor, nossa justiça – Não existe esse nome em lugar algum, dado à igreja judaica ou cristã, como o Senhor, nossa justiça, mas a importância total desse nome é falada em Cristo, Isaías 45:23 , ao qual o texto é aplicado Cristo, Romanos 14:11 ; Filipenses 2:10 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *