Estudo de Romanos 11:15 – Comentado e Explicado

Porque, se de sua rejeição resultou a reconciliação do mundo, qual será o efeito de sua reintegração, senão uma ressurreição dentre os mortos?
Romanos 11:15

Comentário de Albert Barnes

Pois se a rejeição deles – Se a sua rejeição como povo especial de Deus – a exclusão de seus privilégios nacionais, por causa de sua incredulidade. É o mesmo que “a queda deles”; Romanos 11:12 .

Seja a reconciliação do mundo – A palavra “reconciliação” ?ata??a?? katallagedota geralmente uma pacificação das partes rivais; uma remoção da ocasião da diferença, para novamente se unir; 1 Coríntios 7:11 : “Que ela permaneça solteira ou reconcilie-se com o marido.” É comumente aplicado à reconciliação, ou pacificação, produzida entre o homem e Deus pelo evangelho. Eles são trazidos à união, à amizade, à paz, pela intervenção do Senhor Jesus Cristo; Romanos 5:10 ; 2 Coríntios 5: 18-19 , “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo”. Portanto, o ministério é chamado de “ministério da reconciliação”; 2 Coríntios 5:18 . E, portanto, essa palavra é usada para expressar a expiação; Romanos 5:11 , “Por quem agora recebemos a expiação” (a reconciliação). Nesse lugar, significa que muitos dos gentios – o mundo – se reconciliaram com Deus como resultado da expulsão dos judeus. Pela descrença deles, o caminho havia sido aberto para pregar o evangelho aos gentios; foi a ocasião em que Deus o enviou às nações da terra; compare Atos 13:46 .

O recebimento deles – O mesmo que foi indicado em Romanos 11:12 por sua plenitude. Se a rejeição deles, um evento tão pouco provável, aparentemente, a produzir algum bom efeito, foi anulado, a fim de produzir benefícios importantes na propagação do evangelho, quanto mais podemos esperar que seja realizado por sua conversão e retorno ; um evento adequado para produzir uma influência importante sobre a humanidade. Alguém poderia supor que a rejeição do Messias teria sido um obstáculo importante no caminho do evangelho. Foi anulado, no entanto, para promover seu aumento. O retorno deles terá uma tendência direta a espalhá-lo. Quanto mais, portanto, podemos esperar ser realizados com isso?

Mas a vida dentre os mortos – Este é um exemplo da maneira especial, brilhante e vigorosa do apóstolo Paulo. Sua mente capta a idéia do que pode ser produzido pela recuperação dos judeus, e nenhuma linguagem comum transmitiria sua idéia. Ele já havia esgotado as formas usuais de expressão, dizendo que até a rejeição deles havia reconciliado o mundo e que eram as riquezas dos gentios. Para dizer que a sua recuperação – um evento marcante e importante; um evento muito mais adequado para produzir resultados importantes – seria assistido pela conversão do mundo, seria insípido e manso. Ele usa, portanto, uma figura mais ousada e marcante. A ressurreição dos mortos foi uma imagem do evento mais vasto e maravilhoso que poderia ocorrer. Essa imagem, portanto, na mente do apóstolo, era uma ilustração impressionante da grande mudança e reforma que deveria ocorrer quando os judeus fossem restaurados, e o efeito deveria ser sentido na conversão também do mundo gentio.

Alguns supuseram que o apóstolo aqui se refere a uma ressurreição literal dos mortos, como a conversão dos judeus. Mas não há a menor evidência disso. Ele se refere à recuperação das nações da morte do pecado, que ocorrerá quando os judeus forem convertidos à fé cristã. O profeta Ezequiel Ezequiel 37: 1-14 também usou a mesma imagem da ressurreição dos mortos para denotar uma grande mudança moral entre o povo. É claro aqui que o apóstolo fixou seus olhos em uma futura conversão dos judeus ao evangelho, e esperava que a conversão deles precederia a conversão universal dos gentios à fé cristã. Não poderia haver evento que tornasse tão imediato e imediato. decidiu uma impressão no mundo pagão como a conversão dos judeus. Eles estão espalhados por toda parte; eles têm acesso a todas as pessoas; eles entendem todas as línguas; e sua conversão seria como acender milhares de luzes de uma vez na escuridão do mundo pagão.

Comentário de E.W. Bullinger

jogando fora . Veja Atos 27:22 (perda) e compare Êxodo 32:11 .

reconciliando . Veja Romanos 5:11 .

recebendo . Grego. proslepsia. Só aqui.

mas = se não (grego. ei me) .

vida . App-170.

dos mortos . Grego. ek nekron. App-139.

Comentário de John Calvin

15. Pois se suas rejeições, etc. Esta passagem, que muitos julgam obscura, e alguns terrivelmente pervertida, deve, em minha opinião, ser entendida como outro argumento, derivado de uma comparação do menor com o maior, de acordo com essa importância. “Desde que a rejeição dos judeus valeu tanto a ponto de ocasionar a reconciliação dos gentios, quanto mais eficaz será sua retomada? Não será para ressuscitá-los dentre os mortos? Pois Paulo sempre insiste nisso, que os gentios não têm motivo para inveja, como se a restauração dos judeus a favor tornasse sua condição pior. Desde então, Deus tirou maravilhosamente a vida da morte e a luz das trevas, quanto mais devemos esperar, ele argumenta, que a ressurreição de um povo, por assim dizer, totalmente morta, traga vida aos gentios. (353) Não é nenhuma objeção o que alguns alegam, que a reconciliação não difere da ressurreição, pois de fato entendemos a ressurreição no presente caso, isto é, ser aquilo pelo qual somos traduzidos do reino da morte para o reino da vida , pois, embora a coisa seja a mesma, ainda há mais força na expressão, e essa é uma resposta suficiente.

Alguns pais, como [Crisóstomo] e [Theodoret], consideraram as palavras como se referindo à última ressurreição: mas isso está totalmente em desacordo com o contexto. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Mas a vida dentre os mortos – Se a rejeição dos judeus se tornou a ocasião de recebermos o evangelho, para que possamos até mesmo glorificar em nossas tribulações, embora eles mesmos tenham se tornado instrumentos principais de nossos sofrimentos; no entanto, até agora, devemos nos sentir exultantes por eles, que devemos considerar sua conversão total a Deus tão grande e escolher um favor como faríamos com a restauração de um amigo mais íntimo da vida, que estivera às portas da morte.

A restauração dos judeus a um estado de graça a Deus a que o apóstolo se refere, e que é muito claramente sugerida pelo espírito de profecia para admitir uma dúvida, será um evento muito marcante. O fato de serem preservados como um povo distinto é certamente uma forte prova colateral de que serão novamente trazidos à Igreja de Deus: e sua conversão ao cristianismo será uma prova incontestável da verdade da revelação divina; e, sem dúvida, se tornará o meio de converter multidões de deístas, que verão as profecias de Deus, que haviam sido entregues há muito tempo, tão notavelmente cumpridas neste grande evento. Não precisamos nos perguntar se uma nação inteira deveria nascer como em um dia.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 11:15 . A reconciliação do mundo Veja cap. Romanos 5:11 . Mas a vida dentre os mortos significa “para o mundo; para nós, cristãos gentios; o mundo, reconciliado e enriquecido pela expulsão dos judeus”. Quando nos reconciliamos a princípio convertendo-nos ao poder do cristianismo, fomos ressuscitados dos mortos para uma nova vida, cap. Romanos 6:13 e a gloriosa dispensação que se aproxima, de que o Apóstolo fala aqui, serão novamente para nós como vida dentre os mortos. Pelo que podemos entender, que a futura glória da igreja, quando ocorrer esse grande evento de restauração dos judeus, será muito mais gloriosa do que seu estado atual, a ponto de parecer ao povo de Deus uma vida dos mortos. Inúmeras profecias do Antigo Testamento se referem evidentemente a esse evento; e a maravilhosa preservação dos judeus, como povo distinto, não apenas deixa uma possibilidade, mas incentiva nossa forte esperança. Quando isso for realizado, será tão incomparável, que necessariamente despertará uma atenção geral e fixará na mente dos homens uma demonstração quase irresistível da revelação do Antigo e do Novo Testamento, que provavelmente cativará a mente de muitos milhares de pessoas. deístas, em países professamente cristãos; dos quais, em estabelecimentos corruptos como geralmente prevalecem, é claro que haverá multidões crescentes. Tampouco isso cativará o entendimento deles, mas terá a maior tendência pela graça de despertar um sentimento de verdadeira religião em seus corações; e este será um meio de propagar o Evangelho com uma velocidade espantosa nos países pagãos e maometanos; que, provavelmente, havia sido evangelizado há muito tempo, prevaleceu o cristianismo genuíno naqueles que fizeram uma profissão, e Deus sabe, na maioria das vezes, uma profissão muito escandalosa de suas formas. Ver Doddridge, Hartley’s Observations, vol. 2: p.

373 e os discursos de Lardner sobre “As circunstâncias do povo judeu, um argumento para a verdade da religião cristã”.

Comentário de Scofield

mundo kosmos = humanidade.

(Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

Comentário de John Wesley

Pois, se a rejeição deles é a reconciliação do mundo, qual será o recebimento deles, senão a vida dentre os mortos?

Vida dos mortos – Transbordando vida para o mundo, que estava morto.

Referências Cruzadas

Ezequiel 37:1 – A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Romanos 5:10 – Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!

Romanos 11:1 – Pergunto, pois: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De maneira nenhuma! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim.

Romanos 11:11 – Novamente pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem caídos? De maneira nenhuma! Ao contrário, por causa da transgressão deles, veio salvação para os gentios, para provocar ciúme em Israel.

2 Coríntios 5:18 – Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

Efésios 1:10 – isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.

Colossenses 1:20 – e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.

Apocalipse 11:11 – Mas, depois dos três dias e meio, entrou neles um sopro de vida da parte de Deus, e eles ficaram de pé, e um grande terror tomou conta daqueles que os viram.

Apocalipse 20:4 – Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *