Estudo de Efésios 1:10 – Comentado e Explicado

para realizá-lo na plenitude dos tempos – desígnio de reunir em Cristo todas as coisas, as que estão nos céus e as que estão na terra.
Efésios 1:10

Comentário de E.W. Bullinger

Isso em . Grego. eis . App-104.

dispensação . Grego. oikonomia. Ver 1 Coríntios 9:17 .

plenitude . Grego. pleroma . Primeira ocorrência: Mateus 9:16 .

Ele pode se reunir em um = para resumir (literalmente: “cabeça erguida” ). Grego. anakephalaioomai. Ver Romanos 13: 9 . O verbo neste local está em Mid. a voz é reflexiva, implicando “para si mesmo” (compare os versículos: Efésios 1: 5 , Efésios 1: 9 ).

ambos . Omitir.

dentro Os textos têm epi , como abaixo.

céu = céu (plural) Veja Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

em diante . Grego. epi . App-104.

terra . App-129.

mesmo . Omitir.

Comentário de John Calvin

10. Isso na dispensação da plenitude dos tempos. Para que ninguém indague, por que uma vez em vez de outra foi escolhida, o apóstolo antecipa tanta curiosidade, chamando o período designado de plenitude de tempos, época adequada e oportuna, como também fez em uma epístola anterior. ( Gálatas 4: 4 ) Que a presunção humana se contenha e, ao julgar a sucessão de eventos, se curve à providência de Deus. A mesma lição é ensinada pela palavra dispensação, pois pelo julgamento de Deus a administração legal de todos os eventos é regulamentada.

Para que ele possa se reunir em um. Na tradução antiga, ela é renderizada ( instaurare ) restore; ao qual Erasmus adicionou ( summatim ) de forma abrangente. Decidi respeitar de perto o significado da palavra grega ??a?efa?a??sas?a?, (114) porque é mais agradável ao contexto. Parece-me que o significado é que de Cristo todas as coisas foram desordenadas e que através dele foram restauradas à ordem. E verdadeiramente, fora de Cristo, o que podemos perceber no mundo senão meras ruínas? Somos alienados de Deus pelo pecado, e como podemos apresentar um aspecto quebrado e despedaçado? A condição adequada das criaturas é manter-se perto de Deus. Tal reunião ( ??a?efa?a??s?? ) que pode nos trazer de volta à ordem regular, diz o apóstolo, foi realizada em Cristo. Formados em um corpo, estamos unidos a Deus e intimamente conectados um ao outro. Sem Cristo, por outro lado, o mundo inteiro é um caos disforme e uma confusão assustadora. Somos levados à unidade real somente por Cristo.

Mas por que os seres celestes estão incluídos no número? Os anjos nunca foram separados de Deus, e não se pode dizer que foram dispersos. Alguns explicam dessa maneira. Diz-se que os anjos estão reunidos, porque os homens se tornaram membros da mesma sociedade, são admitidos igualmente com eles em comunhão com Deus e desfrutam de felicidade em comum com eles por meio dessa unidade abençoada. Supõe-se que o modo de expressão se assemelhe ao usado com freqüência, quando falamos de um prédio inteiro como reparado, muitas partes em ruínas ou deterioradas, embora algumas partes permaneçam inteiras.

Isso é sem dúvida verdade; mas o que nos impede de dizer que os anjos também foram reunidos? Não que eles já tenham sido dispersos, mas seu apego ao serviço de Deus agora é perfeito e seu estado é eterno. Que comparação existe entre uma criatura e o Criador, sem a interposição de um Mediador? Na medida em que são criaturas, se não fosse pelo benefício que derivaram de Cristo, teriam sido suscetíveis de mudar e pecar e, consequentemente, sua felicidade não teria sido eterna. Quem então negará que tanto os anjos quanto os homens foram trazidos de volta a uma ordem fixa pela graça de Cristo? Os homens haviam se perdido e os anjos não estavam além do alcance do perigo. Ao reunir ambos em seu próprio corpo, Cristo os uniu a Deus Pai e estabeleceu uma harmonia real entre o céu e a terra.

Comentário de Adam Clarke

Na dispensação da plenitude dos tempos – ??? ??????µ?a? t?? p????µat?? t?? ?a???? . A palavra ??????µ?a , que é a mesma que nossa palavra economia, significa, como o Dr. Macknight observou bem, “o plano que o mestre de uma família, ou seu mordomo, estabeleceu para o gerenciamento da família”; também significa um plano para administrar qualquer tipo de negócio: e aqui significa a dispensação do Evangelho, o plano pelo qual Deus providenciou a salvação para um mundo perdido; e de acordo com o qual ele pretende reunir todos os crentes, judeus e gentios, em uma Igreja sob Jesus Cristo, seu chefe e governador. Veja a nota em Mateus 24:45 , onde a palavra e o cargo são particularmente explicados.

A plenitude dos tempos – Por esta frase, devemos entender a dispensação do Evangelho, que é a consumação de todas as dispensações anteriores, e a última que será concedida ao homem; ou aquele estado avançado do mundo que Deus considerou o mais adequado para a plena manifestação dos propósitos benevolentes que ele havia formado em si mesmo em relação à salvação do mundo por Jesus Cristo.

Que ele pode se reunir em um – ??a?efa?a??sas?a? , de a?a , novamente, e ?efa?a??? , para reduzir a uma soma; Para somar; reunir diferentes somas e frações de somas, para reduzi-las sob uma denominação; recapitular os principais assuntos contidos em um discurso. Aqui significa reunir tanto judeus como gentios, que creram em Cristo, em uma única igreja e rebanho. Veja a nota anterior.

Todas as coisas – que estão no céu e que estão na terra – Esta cláusula é entendida de várias formas: alguns pensam que por coisas no céu o estado judaico é entendido e por coisas na terra o cristão. Os judeus eram há muito considerados um povo divino ou celestial; sua doutrina, seu governo, sua constituição, civil e eclesiástica, eram todos divinos ou celestiais: como os poderes dos céus, Mateus 24:29 , Lucas 21:26 , significam os governantes judeus na Igreja e no estado, é muito possível que as coisas que estão no céu significam esse mesmo estado; e como os gentios eram considerados como tendo nada divino ou celestial entre eles, eles podem ser aqui pretendidos pela terra, da corrupção da qual eles devem ser reunidos pela pregação do Evangelho. Mas há outros que imaginam que as coisas no céu significam as hostes angélicas; e as coisas na terra que crêem em todas as nações, que serão todas reunidas finalmente em uma assembléia para adorar a Deus por toda a eternidade. E alguns pensam que as coisas no céu significam os santos que morreram antes do advento de Cristo, e que não serão aperfeiçoados até a ressurreição, quando todo o poder e eficácia de Cristo serão vistos ao elevar os corpos dos crentes e uni-los com suas almas santas, para reinar em sua presença para sempre. E alguns pensam que, como a frase hebraica ????? ???? shamayim vehaarets , os céus e a terra, significa todas as criaturas, as palavras no texto devem ser entendidas como significando toda a humanidade, sem discriminação de povos, parentes ou línguas; Judeus, gregos ou bárbaros. Todos os que são salvos de todas as nações (sendo salvos da mesma maneira, a saber, pela fé em Cristo Jesus, sem qualquer distinção de nação ou condição anterior), e todos reunidos em uma Igreja ou assembléia.

Creio que a formação de uma Igreja, tanto dos judeus quanto dos gentios, é aquela a que o apóstolo se refere. Isso concorda com o que é dito, Efésios 2: 14-17 .

Comentário de Thomas Coke

Efésios 1:10 . Ele pode se reunir O original, ‘ ??a?efa?a??sas?a?, prestados reunidos, significa apropriadamente recapitular, recordar ou reunir as cabeças de um discurso, e unir-se novamente sob uma cabeça. Tanto os anjos quanto os homens estavam em primeiro lugar em sujeição harmoniosa ao Filho de Deus, seu criador comum; mas o homem que se separou dessa sociedade, o Filho de Deus e o Filho do homem, por sua humilhação e sofrimento na humanidade, recupera e une todos os que fielmente aderem a ele e, em sua natureza humana, preside o reino. ao qual, no mundo da glória, eles e seus anjos pertencem. Nenhuma visão pode ser mais nobre do que aquela que esta interpretação apresenta. Veja cap. Efésios 3:10 . Colossenses 1: 16-20 . Filipenses 2.

Comentário de Scofield

dispensação da plenitude dos tempos

A dispensação da plenitude dos tempos. Esta, a sétima e última das eras ordenadas que condicionam a vida humana na Terra, é idêntica ao reino convocado para Davi. 2 Samuel 7: 8-17 ; Zacarias 12: 8

Resumo;

Lucas 1: 31-33 ; 1 Coríntios 15:24 , e se reúne sob Cristo todos os “tempos” passados:

(1) O tempo de opressão e desregulação termina quando Cristo toma o Seu reino. Isaías 11: 3 ; Isaías 11: 4 .

(2) O tempo do testemunho e da tolerância divina termina em julgamento. Mateus 25: 31-46 ; Atos 17:30 ; Atos 17:31 ; Apocalipse 20: 7-15 .

(3) O tempo do trabalho termina em descanso e recompensa. 2 Tessalonicenses 1: 6 ; 2 Tessalonicenses 1: 7 .

(4) O tempo do sofrimento termina em glória. Romanos 8:17 ; Romanos 8:18 .

(5) O tempo da cegueira e castigo de Israel termina em restauração e conversão. Romanos 11: 25-27 ; Ezequiel 39: 25-29 .

(6) Os tempos dos gentios terminam em ferir a imagem e estabelecer o reino dos céus. Daniel 2:34 ; Daniel 2:35 ; Apocalipse 19: 15-21 .

(7) O tempo da prosperidade da criação termina em libertação na manifestação dos filhos de Deus. Gênesis 3:17 ; Isaías 11: 6-8 ; Romanos 8: 19-21 .

Comentário de John Wesley

Para que, na dispensação da plenitude dos tempos, ele possa reunir em uma só coisa todas as coisas em Cristo, ambas no céu e na terra; mesmo nele:

Isso na dispensação da plenitude dos tempos – Nesta última administração da graça mais completa de Deus, que ocorreu quando o tempo designado chegou completamente.

Ele pode se reunir em um em Cristo – Pode recapitular, re-unir e colocar em ordem novamente sob Cristo, seu Cabeça comum.

Todas as coisas que estão no céu e na terra – Todos os anjos e homens, vivos ou mortos, no Senhor.

Referências Cruzadas

Gênesis 49:10 – O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.

Isaías 2:2 – Nos últimos dias o monte do templo do Senhor será estabelecido como o principal; será elevado acima das colinas, e todas as nações correrão para ele.

Daniel 2:44 – “Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos esses reinos e os exterminará, mas esse reino durará para sempre.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Amós 9:11 – “Naquele dia levantarei a tenda caída de Davi. Consertarei o que estiver quebrado, e restaurarei as suas ruínas. Eu a reerguerei, para que seja como era no passado,

Miquéias 4:1 – Nos últimos dias acontecerá que o monte do templo do Senhor será estabelecido como o principal entre os montes; e se elevará acima das colinas, e os povos a ele acorrerão.

Malaquias 3:1 – “Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá”, diz o Senhor dos Exércitos.

Mateus 25:32 – Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes.

1 Coríntios 3:22 – seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro; tudo é de vocês,

1 Coríntios 10:11 – Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos.

1 Coríntios 11:3 – Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus.

Gálatas 4:4 – Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei,

Efésios 1:22 – Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja,

Efésios 2:15 – anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz,

Efésios 3:15 – do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra.

Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

Colossenses 1:20 – e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.

Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

Hebreus 9:10 – Eram apenas prescrições que tratavam de comida e bebida e de várias cerimônias de purificação com água; essas ordenanças exteriores foram impostas até o tempo da nova ordem.

Hebreus 11:40 – Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.

Hebreus 12:22 – Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião,

1 Pedro 1:20 – conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 7:4 – Então ouvi o número dos que foram selados: cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos de Israel.

Apocalipse 19:4 – Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, e exclamaram: “Amém, Aleluia! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *