Estudo de Efésios 3:15 – Comentado e Explicado

ao qual deve a sua existência toda família no céu e na terra,
Efésios 3:15

Comentário de Albert Barnes


De quem toda a família – Essa expressão “de quem” pode se referir ao “Pai” ou ao Senhor Jesus. Os comentaristas foram divididos em opinião a respeito. Bloomfield, Chandler, Erasmus, Koppe e alguns outros o remetem ao Pai. Locke, Doddridge, Calvin e alguns outros referem-se ao Senhor Jesus. Essa é a interpretação mais natural. Toda a “família de Deus” significa todos os seus filhos; e a idéia é que todos tenham o mesmo nome, derivado do Redentor; todos são cristãos. Não importa onde eles estejam, no céu ou na terra; não importa de que nação eles se convertam, sejam judeus ou gentios, todos eles têm um nome e um Redentor, e todos pertencem a uma família; ver Efésios 4: 4-6 .

No céu – Espíritos de apenas pessoas perfeitas. Não se refere adequadamente aos anjos, pois ele não está falando deles, mas da família dos remidos. Se a frase “no céu”, poderia “sempre” ser usada para denotar os judeus como contraditórios dos gentios, eu deveria pensar que esse era um dos lugares. Muitos expositores supuseram que ele é freqüentemente usado nesta epístola, mas não vejo evidência clara disso, e nenhum exemplo em que isso pareça muito provável, a menos que isso deva ser um. E não é necessário aqui, pois pode significar “todos” os remidos, seja no céu ou na terra, embora a conexão pareça ter sugerido uma referência aos judeus e gentios. Uma expressão semelhante a essa ocorre em Colossenses 1:20 . “Reconciliar todas as coisas para si mesmo, sejam coisas na terra ou no céu.” A passagem diante de nós é comumente explicada por uma referência às opiniões judaicas. Os judeus estavam acostumados a chamar os anjos no céu de “família superior” de Deus e o seu povo na terra de “família inferior”. Veja as passagens citadas pelos escritores rabínicos em Wetstein.

É nomeado – significa substancialmente o mesmo que é. Eles são todos de uma família. Todos eles têm um pai e são todos da mesma comunidade. A expressão é tirada do costume em uma família, onde todos ostentam o nome de “chefe” da família; e o significado é que todos no céu e na terra estão unidos sob uma cabeça e constituem uma comunidade. Isso não significa que todos são “chamados” pelo mesmo nome, ou que o nome “cristão” seja dado aos anjos, mas todos pertencem à mesma comunidade e constituem a mesma grande e gloriosa fraternidade. Parte está no céu, perto do seu trono; parte em mundos distantes; parte são anjos da luz; parte espíritos redimidos e felizes; parte está na igreja na terra; mas todos estão unidos como uma família e têm uma cabeça e pai. Essa família gloriosa ainda será reunida no céu e abrangerá o trono de seu Pai comum, regozijando-se.

Comentário de E.W. Bullinger

toda a família = toda família (grega. pasa) . Nenhum artigo.

família . Grego. patria. Só aqui; Lucas 2: 4 . Atos 3:25 .

céu, o céu. Ver Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

terra = sobre (grego. epi) terra (grego. ge . App-129.) Veja Efésios 1:10 .

nomeado . Ver Efésios 1:21 .

NOTA MAIS EFICAZ 3:15 .
A família inteira no céu e na terra .”

patria . 1. A palavra “família” é uma tradução infeliz da pátria grega . Nossa palavra em inglês deriva da mais baixa família, famulus , servo ou escravo. Às vezes, a família latina era usada pelos empregados domésticos e, por vezes, por todos os membros de uma família sob o poder de um pater familias . Mas a idéia de patria é o hebraico, um grupo ou classe de famílias todas reivindicando descendência de um pai (pai), por exemplo, as doze tribos de Israel. “José era da casa e linhagem (família, grego. Patria) de Davi” ( Lucas 2: 4 ). A palavra ocorre apenas em Lucas 2: 4 . Atos 3:25 . Atos 3:15 , e denota um clã todo descendente de um estoque comum.

2. Para aplicar isso: Deus tem muitas famílias no céu e na terra, tanto nesta era como naquilo que está por vir. Mas, com desconsideração egoísta desse fato, vemos apenas a família, e é claro que essa deve ser a “igreja” , pois essa é a família à qual pertencemos. Assim, reivindicamos tudo para nós mesmos, especialmente se houver bênção, misericórdia ou glória, e ignoramos completamente o fato de que muitas dessas famílias de Deus são nomeadas nas Escrituras. em Efésios 1:21 , temos “principado”, “poder”, “poder”, “domínio”; os dois primeiros são novamente mencionados em Efésios 3:10 , os principados e poderes nos céus, para os quais Deus está agora manifestando Sua multiplicidade de sabedoria por meio da igreja (Seu corpo) como uma lição objetiva. Outros são mencionados em Colossenses 1:16 . 1 Pedro 3:22 . O que essas famílias celestiais podem ser, não sabemos. As palavras gregas não nos revelam mais do que os ingleses, porque pertencem ao mundo invisível do qual nada temos.

Limitar esse versículo à “igreja”, como muitos o fazem, e interpretá-lo em termos totalmente não bíblicos do “militante da igreja” e da “igreja triunfante”, e na dicção de hinos para cantar.

Uma família em que habitamos Nele,
Uma igreja, acima, abaixo;
Embora agora dividido pelo fluxo,
O estreito fluxo da morte

não é apenas perder a revelação de uma grande verdade de Deus, mas colocar o erro em seu lugar. Devidamente divididas, as famílias de Deus nomeadas no NT são: no céu, principados, poderes, poder, domínios, tronos, anjos e arcanjos. Entre as famílias da terra estão Israel, o Israel de Deus ( Gálatas 1: 6 , Gálatas 1:16 ) e a igreja de Deus ( 1 Coríntios 10:32 ).

Comentário de John Calvin

15. De quem toda a família. (135) O parente , de quem, pode aplicar-se igualmente ao Pai e ao Filho. Erasmus restringe inteiramente ao Pai. Eu não aprovo isso; para os leitores deveria ter sido permitida a liberdade de escolha; antes, a outra interpretação parece ser muito mais provável. O apóstolo alude ao relacionamento que os judeus tinham entre si, através de seu pai Abraão, a quem eles traçam sua linhagem. Ele propõe, pelo contrário, remover a distinção entre judeus e gentios; e diz a eles, não apenas que todos os homens foram trazidos para uma família e uma raça através de Cristo, mas que eles são capazes de reivindicar parentes, mesmo com os anjos.

Aplicá-lo a Deus, o Pai, não seria igualmente defensável, estando sujeito a essa exceção óbvia: que Deus anteriormente havia passado pelos gentios e adotado os judeus como seu povo peculiar. Mas quando a aplicamos a Cristo, toda a afirmação de Paulo concorda com os fatos; pois todos vêm e se misturam, como uma família e, relacionados a um Deus Pai, são irmãos mutuamente. Portanto, entendamos que, através da mediação de Cristo, um relacionamento foi constituído entre judeus e gentios, porque, ao nos reconciliar com o Pai, ele nos tornou todos um. Os judeus não têm mais motivo para se gabar de serem a posteridade de Abraão, ou de pertencer a esta ou aquela tribo – desprezar os outros como profanos e reivindicar a honra exclusiva de serem um povo santo. Há apenas um relacionamento que deve ser considerado, tanto no céu quanto na terra, tanto entre os anjos quanto entre os homens – uma união ao corpo de Cristo. Fora dele tudo será encontrado espalhado. Somente ele é o vínculo pelo qual estamos unidos.

Comentário de Adam Clarke

Dos quais toda a família – Crentes no Senhor Jesus Cristo na Terra, os espíritos dos justos aperfeiçoados em um estado separado, e todos os santos anjos no céu, formam apenas uma família, da qual Deus é o Pai e a Cabeça. São Paulo não diz, de quem as famílias, como se cada ordem formasse uma família distinta; mas ele diz família, porque são todos um e um. E toda essa família é nomeada – deriva sua origem e ser, de Deus, como filhos derivam seu nome daquele que é o pai da família: pessoas santas no céu e na terra derivam seu ser e sua santidade de Deus, e, portanto, seu nome é chamado a eles. Cristo dá o nome de cristãos a todos os membros reais de sua igreja na terra; e a todos os espíritos de justos homens (salvos desde seu advento e através de seu sangue) no céu. Eles são todos os filhos e filhas de Deus Todo-Poderoso.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 3:15 . De quem a família inteira Como Cristo é a última pessoa mencionada antes das palavras, de quem, parece razoável interpretar esta cláusula como se referindo a ele; embora outros prefiram entendê-lo do Pai, que é o principal assunto da sentença anterior. A palavra céu pode ser aqui tomada em uma grande latitude, para todas as regiões de felicidade do mundo invisível. Os escritores judeus chamam céu, superior e terra, a família inferior de Deus.

Comentário de John Wesley

De quem toda a família no céu e na terra é nomeada,

De quem – o pai. Toda a família de anjos no céu, santos no paraíso e crentes na terra é nomeada. Ser “filhos de Deus” (um título mais honroso que “filhos de Abraão”) e depender dele como o pai da família.

Referências Cruzadas

Isaías 65:15 – Vocês deixarão seu nome como uma maldição para os meus escolhidos; o Soberano Senhor dará cabo de vocês, mas aos seus servos dará outro nome.

Jeremias 33:16 – Naqueles dias Judá será salva e Jerusalém viverá em segurança, e este é o nome pelo qual ela será chamada: O Senhor é a Nossa Justiça’.

Atos dos Apóstolos 11:26 – e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.

Efésios 1:10 – isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.

Efésios 1:21 – muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.

Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

Colossenses 1:20 – e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.

Apocalipse 2:17 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.

Apocalipse 3:12 – Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome.

Apocalipse 5:8 – Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos;

Apocalipse 7:4 – Então ouvi o número dos que foram selados: cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos de Israel.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *