Estudo de Miquéias 4:1 – Comentado e Explicado

Acontecerá, no fim dos tempos, que a montanha da casa do Senhor será estabelecida no ápice das montanhas, e será mais elevada que todos os outeiros. Os povos afluirão para ela,
Miquéias 4:1

Comentário de Albert Barnes

Mas (e) nos últimos dias acontecerá – as promessas, bondade, verdade de Deus não falham. Ele retira Sua Presença daqueles que não O recebem, apenas para se entregar àqueles que O receberão. Misericórdia é a sequela e o fim do castigo. Miquéias então se une a essa grande profecia de misericórdia futura para a angústia precedente, como seu assunto na ordem da Vontade de Deus. “E será.” Ele fixa a mente em algo grandioso que acontecerá; “Deve ser.” Em seguida, em marcada referência às privações anteriores, uma superabundância de misericórdia. Para “o monte da casa”, que deveria ser como uma floresta e que lhes foi deixado desolado, existe “o monte da casa do Senhor estabelecido”; para o monte de pó e o campo arado, há o fluxo dos gentios; para a noite e as trevas, para que não haja visão, há a plenitude da revelação; por julgamento corrupto, ensino, adivinhação, uma lei do próprio Deus que sai pelo mundo; para a edificação de Jerusalém com sangue, uma paz universal.

Nos últimos dias – Literalmente, o fim dos dias, ou seja, daqueles dias que estão nos pensamentos do orador. Politicamente, há muitos começos e muitos finais; tantos finais quanto existem inícios, uma vez que toda a política humana começa, apenas para terminar, e ser deslocada por sua vez por algum novo começo, que também segue seu curso, apenas para terminar. Religiosamente, existem apenas duas consumações. Todo o tempo, desde que o homem caiu, é dividido em duas partes, a expectativa de Cristo vir em humildade; o ansioso por Sua vinda em glória. Estes são os dois eventos em que a história do homem se volta. Para aquele povo antigo, todo o período do reino de Cristo era um futuro, a plenitude de todas as suas próprias sombras, tipos, sacrifícios, serviços, profecias, anseios e existência. O “fim de seus dias” foi o começo do novo Dia de Cristo: a vinda de Seu dia era necessariamente o fim dos dias anteriores, o período da dispensação que o preparava.

Os profetas, com as palavras “o fim dos dias”, sempre significam os tempos do Evangelho. “O fim dos dias” é o fim de tudo o que foi antes, a última dispensação, após a qual não haverá outra. No entanto, isso também tem seus próprios “últimos dias”, que fecharão o reino da graça de Deus e serão emitidos na Segunda Vinda de Cristo; como o fim daqueles dias anteriores, que encerraram os tempos da “lei”, emitida em Sua Primeira Vinda. Vivemos então nos últimos tempos e aguardamos a última vez que ainda está por vir. De um modo, Pedro fala Efésios 1:20 dos últimos tempos, ou do fim dos tempos, nos quais Cristo se manifestou por nós, em contraste com os fundamentos do mundo, antes dos quais Ele foi predestinado.

E Paulo contrasta os Hebreus 1: 1 de Deus falando aos pais nos profetas, e no fim dos dias falando conosco no Filho; e de nosso Senhor chegando Hebreus 9:26 no final, consumação dos tempos, para afastar pecados pelo sacrifício de Si mesmo; e diz que as coisas que aconteceram com os judeus 1 Coríntios 10:11 foram escritas para nossa advertência, a quem chegaram os fins dos tempos (isto é, daqueles do antigo povo de quem ele falava); e João fala disso como 1 João 2:18 da última vez. Por outro lado, eles contrastam os últimos dias, não com os tempos anteriores, mas com os seus próprios; então, claramente, eles são a última e distante parte disso da última vez.

O Espírito fala expressamente que nos últimos tempos alguns se afastarão da fé; Nos últimos dias virão tempos perigosos: Chegará o fim dos dias zombadores: Eles lhe disseram que deveria haver zombadores no último tempo. Os judeus distribuíram todo o tempo entre “este mundo” e “o mundo vindouro”, incluindo sob “o mundo vindouro” o tempo de graça sob o reinado do Messias e a glória futura. Para nós, os nomes mudaram, desde o presente mundo, Mateus 13:40 ; Efésios 1:21 ; Tito 2:12 é para nós o reino de Cristo, e não resta mais nada nesta terra para olhar, além do que Deus já nos deu. Nosso futuro, então, colocado como estamos entre as duas vindas de nosso Senhor, está, necessariamente, além deste mundo.

O monte da casa do Senhor será – permanentemente

Estabelecido – Ele não diz meramente: “será estabelecido”. Os reinos podem ser estabelecidos ao mesmo tempo e chegar ao fim. Ele diz: “será algo estabelecido”. Seu ditado é expandido por Daniel; “Nos dias desses reis, o Deus do céu estabelecerá um reino que não será destruído para sempre e permanecerá para sempre” Daniel 2:44 . A casa do Senhor era o centro de Sua adoração, o sinal de Sua Presença, o penhor de Suas revelações e Sua aceitação, proteção e favor permanentes. Todos estes deveriam ser aumentados e contínuos. A imagem é familiar para nós nas Escrituras Hebraicas. Dizia-se que as pessoas subiam a ela, como um lugar de dignidade.

No Salmo ao transportar a Arca para lá, a colina de Deus é comparada com as montanhas de Basan, no alto de muitos cumes, Salmo 68: 16-17 (os picos de Hermon que ligavam Basan) e, assim, declarava ser maior do que eles. , como sendo o objeto da escolha de Deus. A montanha onde Deus era adorado erguia-se acima das montanhas da idolatria. Ezequiel, variando a imagem, fala do Evangelho como um cedro ofuscante Ezequiel 17: 22-23 , plantado por Deus em uma montanha alta e eminente, na montanha da altura de Israel, sob a qual habitam todas as aves de todas as asas ; e, em sua visão do templo, ele vê isso, a imagem da igreja cristã Ezequiel 40: 2 , sobre uma montanha muito alta. Nosso Senhor fala neles de Seus apóstolos e da Igreja, como Mateus 5:14, uma cidade situada sobre uma colina que não pode ser escondida. A sede da adoração de Deus devia ser vista em toda parte; nada era para ocultá-lo. Agora, mais baixo do que as colinas circundantes, era então como no cume delas. Elevação humana, quanto mais exaltada, mais instável é. Somente a grandeza divina é ao mesmo tempo sólida e exaltada. O novo reino de Deus deveria ser “exaltado acima das colinas” e “estabelecido no topo das montanhas”; “Exaltado”, ao mesmo tempo, acima de tudo humano, e ainda “estabelecido”, forte como as montanhas nas quais repousava, e inatacável, inconquistável, sentado seguro no alto, entre o céu, de onde veio e para o qual tende, e a terra, em que apenas testa a sublime serenidade de sua majestade.

A imagem apresenta a supereminência da Casa do Senhor acima de todas as coisas terrenas. Não define em que consiste essa grandeza. O fluxo das nações é fruto disso Miquéias 4: 1-2 . O objetivo imediato de sua vinda é explicado como: aprender a conhecer e fazer a vontade de Deus Miquéias 4: 2 . Mas a nova revelação não forma toda a sua grandeza. Essa grandeza é da Presença de Deus, revelando e sempre ensinando Sua Vontade, governando, julgando, repreendendo e pacificando Miquéias 4: 3-4 . Dionísio: “A ‘montanha da Casa do Senhor’ foi então ‘exaltada acima das colinas’ pela Presença corporal de Cristo, quando Ele, no Templo construído naquela montanha, falou, pregou, operou tantos milagres; como, no mesmo terreno, Ageu diz: ‘a glória desta última casa será maior que a glória da antiga Ageu 2: 9. ” Lap .: “Esta‹ montanha ‘, a igreja de Cristo, transcende todas as leis, escolas, doutrinas, religiões, sinagogas de judeus e filósofos, que pareciam elevar-se entre os homens, como topos de montanhas, sim, o que quer que esteja sob o sol. sublime e sublime, ultrapassará, pisará, subjugará a si próprio. ”

Até os judeus viram o significado dessa figura. O livro místico mais antigo explica isso. Zohar, f. 93: “‹ E será nos últimos dias, ‘quando o Senhor visitar a filha de Jacó, então’ o monte da casa do Senhor será firmemente estabelecido, isto é, a Jerusalém que está em cima, a qual permanecerá firme em seu lugar, para que brilhe pela luz que está acima. (Pois nenhuma luz pode reter sua existência, exceto através da luz do alto.) Pois nesse tempo a luz do alto brilhará sete vezes mais do que antes; de acordo com isso: Além disso, a luz da lua será como a luz do sol; e a luz do sol será sete vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor atarra a brecha do seu povo e cura o golpe da sua ferida ” Isaías 30:26 . Outro, da escola literal seca, diz (Aben Ezra): “É sabido que a casa do templo não é alta. O significado, então, é que sua fama se estenderá para longe, e voltará para ele de todos os quadrantes pessoas com ofertas, de modo que seja, como se estivesse no topo de todas as colinas, de modo que todos os habitantes da a terra deveria vê-lo. ”

Alguns interpretam “a montanha” como Cristo, que é chamado de Rocha 1 Coríntios 10: 4-6 , na confissão de quem, Deus-Homem, “a casa do Senhor”, isto é, a Igreja é construída, a pedra preciosa Isaías 28:16 ; 1 Pedro 2: 6 ; Efésios 2:20 , que está posto, ao lado do qual nenhum fundamento pode ser estabelecido 1 Coríntios 3:11 ; “A grande montanha”, da qual Daniel Daniel 2:35 profetizou. Está “firmemente estabelecido”, para que as portas do inferno não prevaleçam contra a Igreja, sendo edificadas sobre ela; “Exaltado acima de colinas e montanhas”, isto é, acima de tudo, maior ou menor, que tenha alguma eminência; pois Ele, na verdade, é Filêmon 2: 9 altamente exaltado e tem um Nome acima de todo nome, sendo Efésios 1: 20-23 à destra de Deus nos lugares celestiais, muito acima de todo principado, poder, poder e poder e todos os nome que é nomeado, não apenas neste mundo, mas também no que está por vir; e todas as coisas estão sob os pés dele. E isso para nós, em que Ele, o Mesmo, é a Cabeça sobre todas as coisas para a Igreja, que é Seu Corpo, a plenitude Dele que preenche tudo em todos. Rup .: “Ele é Deus e Homem, rei e sacerdote, rei dos reis e sacerdote que permanece para sempre. Desde então, Sua Majestade chega à destra de Deus, nem montanhas nem colinas, nem anjos nem homens santos o alcançam; pois “a qual dos anjos disse Deus a qualquer momento, sente-se à minha mão direita?” Hebreus 1:13 .

Cirilo: “Então, no alto, a Igreja de Deus é elevada, tanto que sua Cabeça está no céu e no Senhor de todos, e que, na terra, não é como o templo, em um povo pequeno, mas“ situada em uma colina para que não possa ser ocultado ” Mateus 5:14 , ou permanecer invisível até para aqueles que o alcançam. Sua doutrina e vida também estão muito acima da sabedoria deste mundo, mostrando nelas nada da terra, mas estão acima; sua sabedoria é o conhecimento e o amor de Deus e de seu filho Jesus Cristo, e sua vida é lida com Cristo em Deus, naqueles que são justificados nele e santificados por seu espírito. ” Nele, é elevado acima de todas as coisas e, com os olhos da mente, contempla (tanto quanto possível) a glória de Deus, elevando-se no alto em direção àquele que é o autor de todos os seres e, cheio de luz divina, possui a Ele o Criador de todos.

E pessoas (povos, nações) fluirão para (literalmente) sobre ela – Uma maré poderosa deve incidir no Evangelho. A palavra é usada apenas figurativamente) é apropriada para o fluxo de multidões, como as antigas derramadas em Babilônia, a imperatriz mercante do mundo Jeremias 51:44 . É usado nas nações distantes que deveriam se aglomerar em um fluxo contínuo no Evangelho, ou em Israel fluindo juntos dos quatro cantos do mundo. Então, Isaías prediz: “Tuas portas estarão abertas continuamente; não serão fechados dia nem noite; para que te tragam as forças dos gentios e que seus reis sejam trazidos ”( Isaías 60:11 , adicione Apocalipse 21: 25-26 ). Eles deveriam fluir sobre ela, talvez de maneira a cobri-la, expressando a multidão e a densidade da multidão de nações, quão cheia a Igreja deveria estar, à medida que o rio inchado se espalha por todo o país do campo e as inundações crescentes. a maré sobe na face da rocha que a caça. O dilúvio já cobriu as montanhas mais altas para destruir a vida; esse dilúvio deve derramar para salvar vidas. Lap .: “É um milagre, se as águas sobem de um vale e fluem para uma montanha. Portanto, é um milagre que as nações terrenas subam à igreja, cuja doutrina e vida são elevadas, árduas e sublimes. Esta a graça de Cristo efetua, poderosa e elevada, como sendo enviada do céu. Como então as águas, conduzidas das fontes por canos até um vale, naquele vale erguido e se elevando quase à sua altura original, então essas águas da graça celestial, despejadas em vales, ou seja, os corações dos homens, fazem com que ligados a eles no céu e entrar e abraçar uma vida celestial. ”

Comentário de Thomas Coke

Miquéias 4: 1 . Mas nos últimos dias, etc. – Veja o que foi dito sobre esse assunto em Isaías 2: 2 ; Isaías 2:22 .

Comentário de Joseph Benson

Miquéias 4: 1-5 . Nos últimos dias, acontecerá, etc. – Os três primeiros desses versículos são os mesmos de Isaías 2: 2-4 , onde estão as notas. Eles evidentemente “contêm uma profecia que deveria ser cumprida com a vinda do Messias; quando os gentios [crentes] deveriam ser admitidos em aliança com Deus, e os apóstolos deveriam pregar o evangelho, começando em Jerusalém; quando Cristo deveria ser o juiz espiritual e rei de muitas pessoas, convenceria muitas nações de seus erros e vícios, e fundaria uma religião que tivesse a tendência mais forte de promover a paz. ” – Newcome. Sentarão todo homem debaixo de sua videira, etc. – Este será o efeito dessa paz predita no versículo anterior: todo homem desfrutará seguramente de suas próprias posses e dos frutos de seus trabalhos. As expressões são figurativas, significando um estado de tranquilidade ininterrupta. Todas as pessoas andarão cada uma em nome de seu deus – é prática de todas as pessoas servir seus deuses e se apegar à religião de seus antepassados, embora sejam falsas e absurdas. E certamente torna-se muito mais nos apegar firmemente ao serviço do Deus verdadeiro, e não desobedecer às suas leis ou abandonar as suas ordenanças, como muitas vezes fizemos. Essa profecia será notavelmente cumprida no momento da conversão geral dos judeus, como foi observado nas notas no lugar paralelo em Isaías.

Comentário de Scofield

montanha

Previsões gerais sobre o reino. Nas Escrituras, uma montanha é o símbolo de um grande poder terrestre Daniel 2:35 , colinas, de menor poder. A previsão afirma

(1) o estabelecimento definitivo do reino, com Jerusalém para a capital ( Miquéias 4: 1 );

(2) a universalidade do futuro reino ( Miquéias 4: 2 );

(3) seu caráter – paz ( Miquéias 4: 3 );

(4) seu efeito – prosperidade ( Miquéias 4: 4 ) 4). Cf .; Isaías 2: 1-5 ; Isaías 11: 1-12

será exaltado Veja “remanescente” (Veja Scofield “ Jeremias 15:21 “)

Comentário de John Wesley

Mas nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do Senhor se estabelecerá no cume dos montes, e será exaltado acima dos montes; e as pessoas fluirão para ele.

Nos últimos dias – Ou, nos últimos dias, no final dos setenta anos em cativeiro, quase duzentos anos após o tempo de Miquéias, um tipo dos dias do reino do Messias.

A montanha – A montanha em que o templo estava, o tipo da igreja de Cristo.

Estabelecido – Literalmente cumprido quando o segundo templo foi construído pelos judeus. Espiritualmente, quando Cristo estabeleceu sua igreja pela pregação do evangelho.

Comentário de Adam Clarke

Mas nos últimos dias acontecerá – Esses quatro versículos contêm, diz Bp. Newcome, uma profecia que deveria ser cumprida com a vinda do Messias, quando os gentios deveriam ser admitidos em aliança com Deus, e os apóstolos deveriam pregar o Evangelho, começando em Jerusalém, Lucas 24:47 ; Atos 2:14 , etc., quando Cristo deveria ser o juiz e rei espiritual de muitas pessoas, era para convencer muitas nações de seus erros e vícios, e fundava uma religião que tinha a tendência mais forte de promover a paz. Bp. Lowth pensa que “Miquéias tomou esta passagem de Isaías”; ou o Espírito pode ter inspirado os dois profetas com esta previsão; ou ambos podem ter copiado algum original comum, as palavras de um profeta bem conhecidas na época. As variações (poucas e de pouca importância) podem ser vistas nas notas das passagens paralelas, Isaías 2: 2 , etc .; a que o leitor é solicitado a se referir.

Comentário de E.W. Bullinger

nos últimos dias = no final dos dias. Aqui somos transportados para um dia ainda futuro. Referência ao Pentateuco ( Gênesis 49: 1 , a mesma frase. Números 24:14 ). App-92. Compare Isaías 2: 2 , etc. Ezequiel 38: 8 , Ezequiel 38:16 . Oséias 3: 5

a montanha, etc. Compare Miquéias 3:12 ; e ver Isaías 2: 2-4 . Ambas as profecias são independentes e complementares (ver Salmos 24: 3. Ezequiel 28:16 ).

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

estabelecido: permanentemente: não apenas por um tempo.

pessoas = povos.

Comentário de John Wesley

Mas nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do Senhor se estabelecerá no cume dos montes, e será exaltado acima dos montes; e as pessoas fluirão para ele.

Nos últimos dias – Ou, nos últimos dias, no final dos setenta anos em cativeiro, quase duzentos anos após o tempo de Miquéias, um tipo dos dias do reino do Messias.

A montanha – A montanha em que o templo estava, o tipo da igreja de Cristo.

Estabelecido – Literalmente cumprido quando o segundo templo foi construído pelos judeus. Espiritualmente, quando Cristo estabeleceu sua igreja pela pregação do evangelho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *