Estudo de Apocalipse 11:11 – Comentado e Explicado

Mas, depois de três dias e meio, um sopro de vida, vindo de Deus, os penetrou. Puseram-se de pé e grande terror caiu sobre aqueles que os viam.
Apocalipse 11:11

Comentário de Albert Barnes


E depois de três dias e meio – Veja as notas em Apocalipse 11: 9 .

O Espírito da vida de Deus – O Espírito vivo ou vivificante que procede de Deus entrou neles. Compare as notas em Jó 33: 4 . É evidente que há alusão aqui a Gênesis 2: 7 , onde Deus é mencionado como o Autor da vida. O significado é que eles pareceriam voltar à vida novamente, ou que os efeitos seguiriam como se os mortos fossem restaurados à vida. Se, quando tivessem sido obrigados a deixar de profetizar, deveriam, após o intervalo aqui indicado por três dias e meio, profetizar novamente ou seu testemunho deveria ser novamente prestado à verdade como antes, isso evidentemente seria tudo o que estaria implícito na linguagem aqui empregada.

Entrou neles – pareceu animá-los novamente.

E eles ficaram de pé – como se tivessem voltado à vida novamente.

E um grande medo caiu sobre os que os viram – Isso seria verdade se aqueles que estavam mortos fossem literalmente restaurados à vida; e esse seria o efeito se aqueles que haviam dado grandes aborrecimentos por suas doutrinas, e que haviam sido silenciados, e que pareciam estar mortos, devessem novamente, como se animados novamente por um poder divino, começar a profetizar ou proclamar suas doutrinas para o mundo. A afirmação no símbolo é que aqueles que os mataram ficaram muito perturbados por essas “testemunhas”; que eles procuraram silenciá-los e, para isso, os mataram; que eles então se regozijavam grandemente, como se não fossem mais incomodados por eles. O fato de que eles pareciam voltar à vida os encheria de consternação, pois antecipariam a renovação de seus problemas e, nesse fato, veriam evidência do favor divino àqueles a quem perseguiam e razões para apreender a vingança divina em si mesmos.

Comentário de E.W. Bullinger

depois de. App-104.

três = os três.

espírito da vida = sopro da vida. Grego. pneuma (compare App-101.) zoos (App-170.) Compare Septuaginta de Gênesis 6:17 ; Gênesis 7:15 . Veja também Gênesis 2: 7 ; Gênesis 7:22 ( pnoe ).

a partir de. Grego. ek. App-104.

para dentro. Grego. en. App-104.

caiu. Grego. pipto . Os textos leem a palavra forte epipipto, indicando um medo paralisante.

Serra. App-133.

Comentário de Adam Clarke

Eles ficaram de pé – foram restaurados ao seu estado primitivo.

Comentário de John Wesley

E depois de três dias e meio, o Espírito da vida de Deus entrou neles, e eles se levantaram; e grande medo caiu sobre os que os viam.

E um grande medo caiu sobre os que os viram – E agora sabiam que Deus estava do lado deles.

Referências Cruzadas

Gênesis 2:7 – Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.

Josué 2:9 – e lhes disse: “Sei que o Senhor lhes deu esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês.

Jeremias 33:9 – Então Jerusalém será para mim uma fonte de alegria, de louvor e de glória, diante de todas as nações da terra que ouvirem acerca de todos os benefícios que faço por ela. Elas temerão e tremerão diante da paz e da prosperidade que eu lhe concedo’.

Ezequiel 37:5 – Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida.

Oséias 3:5 – Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e Davi, seu rei. Virão tremendo atrás do Senhor e das suas bênçãos, nos últimos dias.

Atos dos Apóstolos 5:5 – Ouvindo isso, Ananias caiu e morreu. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido.

Atos dos Apóstolos 5:11 – E grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Romanos 8:11 – E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

Apocalipse 11:9 – Durante três dias e meio, homens de todos povos, tribos, línguas e nações contemplarão os seus cadáveres e não permitirão que sejam sepultados.

Apocalipse 11:13 – Naquela mesma hora houve um forte terremoto, e um décimo da cidade ruiu. Sete mil pessoas foram mortas no terremoto; os sobreviventes ficaram aterrorizados e deram glória ao Deus do céu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *