Estudo de Gênesis 2:7 – Comentado e Explicado

O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente.
Gênesis 2:7

Comentário de Albert Barnes

O segundo obstáculo ao progresso favorável do reino vegetal está agora removido. “E o Senhor Deus formou o homem do pó da terra.” Esse relato sobre a origem do homem difere do primeiro, em função dos diferentes fins que o autor tem em vista. Lá, sua criação como um todo integral é registrada com referência especial à sua natureza superior, pela qual ele era adequado para manter comunhão com seu Criador e exercer domínio sobre a criação inferior. Aqui, sua constituição é descrita com grande atenção à sua adaptação ao cultivador do solo. Ele é um composto de matéria e mente. Sua parte material é a poeira do solo, da qual ele é formado à medida que o oleiro molda o vaso do barro. Ele é ??? ‘adam “Adam”, o homem do solo, ???? ‘ adamâh “adamah”. Sua missão a esse respeito é extrair as capacidades do solo para sustentar por sua produção as miríades de sua raça.

Sua parte mental é de outra fonte. “E soprou em suas narinas o sopro da vida.” A palavra n ? neshamâh é invariavelmente aplicada a Deus ou ao homem, nunca a qualquer criatura irracional. O “sopro da vida” é especial para esta passagem. Expressa o elemento espiritual e principal no homem, que não é formado, mas é inspirado pelo Criador na forma física do homem. Essa parte racional é aquela em que ele carrega a imagem de Deus e é adequado para ser seu vice-líder na terra. Como a terra estava preparada para ser a morada, o corpo também deveria ser o órgão desse sopro de vida que é sua essência, ele mesmo.

E o homem se tornou uma alma viva. Este termo “alma viva” também é aplicado aos animais aquáticos e terrestres Gênesis 1: 20-21 , Gênesis 1:24 . Como por seu corpo ele é aliado à terra e por sua alma ao céu, assim, pela união vital destes, ele é associado a todo o reino animal, do qual ele é o soberano constituído. Esta passagem, portanto, descreve-o apropriadamente como ele é adequado para habitar e governar nesta terra. O auge de sua glória ainda está por vir em sua relação com o futuro e com Deus.

A linha da narrativa aqui chega a um ponto de repouso. A segunda falta do solo fervilhante é aqui fornecida. O homem que cultiva o solo é apresentado daquela forma que exibe sua aptidão para essa tarefa apropriada e necessária. Portanto, temos a liberdade de voltar para outra série de eventos, essenciais para o progresso de nossa narrativa.

Versículos 8-14

– XI. O Jardim

8. “ gan “ jardim, parque ”, pa??de?s?? paradeisos “ um pedaço fechado de terra ”. E ?eden “ Eden, deleite. ” Qedem “primeiro lugar, leste; tempo antigo.”

11. ?????? pi^yshôn Pishon; relacionados: “transbordar, espalhar, pular”. Ch???? chavi^ylâh Chavilah. Ch?? chôl “areia”. Chebel “região”.

a gum of eastern countries, Arabia, India, Media (Josephus, etc.). 12. ???? bedolam an???a? anthrax “carbuncle” (Septuaginta) bd?????? bdellion uma goma de países do leste, Arábia, Índia, mídia (Josephus, etc.). A pérola (Kimchi). “onyx, sardonyx,” a precious stone of the color of the nail (Jerome). ???? soham p??s???? prasinosalho- poró ”, talvez o berilo (Septuaginta), on??? onux “ônix, sardonyx ”, uma pedra preciosa da cor da unha (Jerome).

13. ????? gi^ychôn Gichon; relacionados: “romper”. K???? kûsh Kush; r. “Amontoar, reunir?”

14. ???? ???? di^gla ‘ chi^ddeqel Dijlah, “Tigre”. “Seja afiado. rapidus ”, per?? perat Frat, Eufrates. O “fluxo doce ou amplo”. O antigo persa, “frata”, sânscrito, “prathu”, p?at?? platus, descreve o plantio do jardim do Éden e determina sua situação. Ela volta, portanto, como concebemos, ao terceiro dia e corre paralela à passagem anterior.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 2: 7 . Homem formado do pó da terra Tendo nos dado um relato geral da formação do homem e da dignidade de sua espécie, na medida em que ele foi criado à imagem de seu Criador; Moisés passa a nos dar um relato mais circunstancial de sua formação; sua primeira estação, Gênesis 2: 8 emprego, obrigações de Gênesis 2:15 , Gênesis 2:17 e união no estado matrimonial: particularidades de grande importância, as informações das quais não poderia deixar de interessar toda a humanidade. Dizem que seu corpo foi formado pelo Todo-Poderoso Criador, do pó da terra. Como um oleiro domina e forma o barro em quais vasos ele deseja; assim, o Senhor Deus formou (para tal é a importância da palavra original ??? iatzar ) Adão do barro ou do pó. O hebraico é expressivo, Deus formou o homem, da terra. Não há partículas antes da poeira. Ele é, quanto à sua parte corporal, mero pó e argila .

REFLEXÕES.— 1. O homem inocente tinha muito para humilhá-lo, quando podia olhar para a terra sob seus pés e chamá-la de mãe. Ele era apenas pó de pó. Mas quanto mais o homem caído é humilde, quando ele não é apenas do pó, mas deve voltar ao pó novamente. É a ignorância do nosso original e o esquecimento do nosso fim, que nos levam a pensamentos elevados de nosso eu vil e pecador. E, no entanto, deve-se reconhecer que o corpo do homem é curiosamente forjado. Materiem superabat opus. “O acabamento superou os materiais”. Vamos então apresentar nossos corpos a Deus como sacrifícios vivos, e como templos vivos, e, por mais vis que sejam agora, em breve serão formados de novo como o corpo glorioso de Cristo.

E soprou em suas narinas o sopro da vida As palavras originais ???? N? nishmath chiim, significa o sopro de vidas, incluindo a vida vegetativa, sensível e racional do homem.

E o homem se tornou uma alma vivente Considere aqui o alto original, e ainda a admirável capacidade de manutenção da alma da Oração de Manassés 1: 1 . Ele nasce do sopro do céu e é produzido por ele! É uma pena que ela se apegue à terra e lembre-se das coisas terrenas. Veio imediatamente de Deus. Portanto, Deus não é apenas o Antigo, mas o Pai dos Espíritos. Que a alma, que Deus soprou em nós, respire atrás dele; e que seja para ele, pois é dele. 2. Ele fica alojado em uma casa de barro e é a vida e o suporte dela. O corpo seria uma carcaça inútil, inútil e repugnante, se a alma não o animasse. Desde então, a extração da alma é tão nobre, e sua natureza e faculdades tão excelentes, não sejamos daqueles tolos que desprezam suas próprias almas, preferindo seus corpos antes deles.

Comentário de Adam Clarke

Deus formou o homem do pó – Da maneira mais distinta, Deus nos mostra que o homem é um ser composto, tendo um corpo e uma alma distintos e criados separadamente; o corpo fora do pó da terra, a alma imediatamente respirou do próprio Deus. Isso não marca fortemente que a alma e o corpo não são a mesma coisa? O corpo deriva sua origem da terra, ou como ap ? aphar implica, o pó; portanto, por ser terrestre, é decomponível e perecível. Diz-se da alma que Deus soprou em suas narinas o sopro da vida; N ??? ???? nishmath chaiyim , o sopro das Vidas, isto é, animal e intelectual. Enquanto esse sopro de Deus expandia os pulmões e os colocava em jogo, sua inspiração dava espírito e entendimento.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 2: 7 . Homem formado do pó da terra Tendo nos dado um relato geral da formação do homem e da dignidade de sua espécie, na medida em que ele foi criado à imagem de seu Criador; Moisés passa a nos dar um relato mais circunstancial de sua formação; sua primeira estação, Gênesis 2: 8 emprego, obrigações de Gênesis 2:15 , Gênesis 2:17 e união no estado matrimonial: particularidades de grande importância, as informações das quais não poderia deixar de interessar toda a humanidade. Dizem que seu corpo foi formado pelo Todo-Poderoso Criador, do pó da terra. Como um oleiro domina e forma o barro em quais vasos ele deseja; assim, o Senhor Deus formou (para tal é a importância da palavra original ??? iatzar ) Adão do barro ou do pó. O hebraico é expressivo, Deus formou o homem, da terra. Não há partículas antes da poeira. Ele é, quanto à sua parte corporal, mero pó e argila .

REFLEXÕES.— 1. O homem inocente tinha muito para humilhá-lo, quando podia olhar para a terra sob seus pés e chamá-la de mãe. Ele era apenas pó de pó. Mas quanto mais o homem caído é humilde, quando ele não é apenas do pó, mas deve voltar ao pó novamente. É a ignorância do nosso original e o esquecimento do nosso fim, que nos levam a pensamentos elevados de nosso eu vil e pecador. E, no entanto, deve-se reconhecer que o corpo do homem é curiosamente forjado. Materiem superabat opus. “O acabamento superou os materiais”. Vamos então apresentar nossos corpos a Deus como sacrifícios vivos, e como templos vivos, e, por mais vis que sejam agora, em breve serão formados de novo como o corpo glorioso de Cristo.

E soprou em suas narinas o sopro da vida As palavras originais ???? N? nishmath chiim, significa o sopro de vidas, incluindo a vida vegetativa, sensível e racional do homem.

E o homem se tornou uma alma vivente Considere aqui o alto original, e ainda a admirável capacidade de manutenção da alma da Oração de Manassés 1: 1 . Ele nasce do sopro do céu e é produzido por ele! É uma pena que ela se apegue à terra e lembre-se das coisas terrenas. Veio imediatamente de Deus. Portanto, Deus não é apenas o Antigo, mas o Pai dos Espíritos. Que a alma, que Deus soprou em nós, respire atrás dele; e que seja para ele, pois é dele. 2. Ele fica alojado em uma casa de barro e é a vida e o suporte dela. O corpo seria uma carcaça inútil, inútil e repugnante, se a alma não o animasse. Desde então, a extração da alma é tão nobre, e sua natureza e faculdades tão excelentes, não sejamos daqueles tolos que desprezam suas próprias almas, preferindo seus corpos antes deles.

Comentário de John Calvin

7. E o Senhor Deus formou o homem. Ele agora explica o que antes havia omitido na criação do homem, que seu corpo foi tirado da terra. Ele disse que foi formado à imagem de Deus. Esta é incomparavelmente a mais alta nobreza; e, para que os homens não a usem como ocasião de orgulho, sua primeira origem é colocada imediatamente diante deles; de onde eles podem aprender que essa vantagem era adventícia; pois Moisés relata que o homem havia sido, no princípio, pó da terra. Que os tolos agora se vangloriem da excelência de sua natureza! Em relação a outros animais, já havia sido dito: deixe a terra produzir toda criatura viva; (113) mas, por outro lado, o corpo de Adão é formado de argila e destituído de sentido; até o fim de que ninguém exulte além da medida em sua carne. Ele deve ser excessivamente estúpido que não aprende humildade. O que depois é adicionado a partir de outro trimestre, nos coloca sob tanta obrigação para com Deus. No entanto, ele, ao mesmo tempo, pretendia distinguir o homem por alguma marca de excelência dos animais brutos: pois estes surgiram da terra em um momento; mas a dignidade peculiar do homem é mostrada nisso, que ele foi gradualmente formado. Pois por que Deus não ordenou que ele saltasse vivo da terra, a menos que, por um privilégio especial, ele pudesse ofuscar todas as criaturas que a terra produziu?

E soprou em suas narinas (114) Qualquer que seja a maior parte dos antigos que pensem, não hesito em subscrever a opinião daqueles que explicam essa passagem da vida animal do homem; e assim expus o que eles chamam de espíritos vitais pela palavra respiração . Se alguém objetar que, nesse caso, nenhuma distinção seria feita entre o homem e outras criaturas vivas, uma vez que aqui Moisés relaciona apenas o que é comum a todos: eu respondo, embora aqui seja mencionada apenas a faculdade inferior da alma, que transmite respiração ao corpo e lhe dá vigor e movimento: isso não impede que a alma humana tenha sua classificação adequada e, portanto, deve ser distinguida das outras. (115) Moisés fala primeiro da respiração; ele então acrescenta que uma alma foi dada ao homem pela qual ele poderia viver e ser dotado de senso e movimento. Agora sabemos que os poderes da mente humana são muitos e variados. Portanto, não há nada absurdo em supor que Moisés aqui alude apenas a um deles; mas omite a parte intelectual, cuja menção foi feita no primeiro capítulo. Três gradações, de fato, devem ser observadas na criação do homem; que seu corpo morto foi formado do pó da terra; que era dotado de alma, de onde deveria receber movimento vital; e que nesta alma Deus gravou sua própria imagem, à qual a imortalidade está anexada.

O homem tornou-se uma alma vivente. (116) Tomo ??? ( nepesh ) como a própria essência da alma: mas o epíteto vivo se adapta apenas ao local atual e geralmente não abrange os poderes da alma. Pois Moisés pretendia nada mais do que explicar a animação da figura argilosa, pela qual aconteceu que o homem começou a viver. Paulo faz uma antítese entre essa alma vivente e o espírito vivificante que Cristo confere aos fiéis ( 1 Coríntios 15:45 ), com nenhum outro objetivo senão ensinar-nos que o estado do homem não foi aperfeiçoado na pessoa de Adão; mas é um benefício peculiar conferido por Cristo, que possamos ser renovados para uma vida celestial , enquanto antes da queda da vida de Adams a vida do homem era apenas terrena, visto que ela não possuía constância firme e firme.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 2: 7 . O Senhor Deus formou o homem – o homem sendo o chefe das obras de Deus neste mundo inferior, e pretendendo ser o senhor de todas as outras criaturas, temos aqui um relato mais completo de Sua criação. A palavra ???? , jitzer, aqui traduzida como ele formou, não é usada com relação a nenhuma outra criatura e implica um processo gradual na obra, com grande precisão e exatidão. É usado corretamente para oleiros formando vasos na roda; e o rabino D. Kimchi diz que, quando usado em relação à criação do homem, significa a formação de seus membros. Do pó da terra – O hebreu é, ele formou pó de homem da terra. Devemos lembrar que, por mais curiosamente que nossos corpos, com seus vários membros e sentidos, sejam forjados, somos apenas poeira tirada do chão. Ele respirou em suas narinas – E assim em sua cabeça e no homem inteiro; o sopro da vida – hebraico, a alma das vidas, isto é, natural e espiritual, tanto temporal como eterna. Está suficientemente implícito aqui que a alma do homem é de natureza bem diferente e de origem mais alta do que a alma das bestas, que, juntamente com seus corpos, são ditas trazidas pela terra e pelas águas, Gênesis 1:24 .

Referências Cruzadas

Gênesis 3:19 – Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará”.

Gênesis 3:23 – Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado.

Gênesis 7:22 – Tudo o que havia em terra seca e tinha nas narinas o fôlego de vida morreu.

Números 16:22 – Mas Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, e disseram: “Ó Deus, Deus que a todos dá vida, ficarás tu irado contra toda a comunidade quando um só homem pecou? “

Números 27:16 – “Que o Senhor, o Deus que a todos dá vida, designe um homem como líder desta comunidade

Jó 4:19 – quanto mais nos que moram em casas de barro, cujos alicerces estão no pó! São mais facilmente esmagados que uma traça!

Jó 27:3 – enquanto eu tiver vida em mim, o sopro de Deus em minhas narinas,

Jó 33:4 – O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida.

Jó 33:6 – Sou igual a você diante de Deus; eu também fui feito do barro.

Salmos 100:3 – Reconheçam que ele é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio.

Salmos 103:14 – pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.

Salmos 139:14 – Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.

Provérbios 20:27 – O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, e vasculha cada parte do seu ser.

Eclesiastes 3:7 – tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar,

Eclesiastes 3:20 – Todos vão para o mesmo lugar; vieram todos do pó, e ao pó todos retornarão.

Eclesiastes 3:21 – Quem pode dizer se o fôlego do homem sobe às alturas e se o fôlego do animal desce para a terra?

Eclesiastes 12:7 – o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.

Isaías 2:22 – Parem de confiar no homem, cuja vida não passa de um sopro em suas narinas. Que valor ele tem?

Isaías 64:8 – Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos.

Zacarias 12:1 – Esta é a palavra do Senhor para Israel. Palavra do Senhor, que estende os céus, assenta o alicerce da terra e forma o espírito do homem dentro dele:

João 20:22 – E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 17:25 – Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.

Romanos 9:20 – Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? “Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim? ’ “

1 Coríntios 15:45 – Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante.

1 Coríntios 15:47 – O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, do céu.

2 Coríntios 4:7 – Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.

2 Coríntios 5:1 – Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas.

Hebreus 12:9 – Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *