Estudo de Hebreus 12:9 – Comentado e Explicado

Aliás, temos na terra nossos pais que nos corrigem e, no entanto, os olhamos com respeito. Com quanto mais razão nos havemos de submeter ao Pai de nossas almas, o qual nos dará a vida?
Hebreus 12:9

Comentário de Albert Barnes


Além disso – Como uma consideração adicional para nos induzir a receber castigo com submissão. O argumento neste versículo é derivado da diferença de espírito e design com a qual somos corrigidos por Deus e por um pai terreno. Em Deus, tudo é sem mistura de paixão ou sentimento impróprio. Em um pai terreno, muitas vezes há muito o resultado de uma emoção precipitada, de um temperamento irascível, talvez do mero amor ao poder. Muita coisa é infligida sem a devida reflexão e produz apenas dor no seio dos pais na lembrança. No entanto, com toda essa imperfeição do governo dos pais, éramos pacientes e indiferentes. Quanto mais devemos nos submeter a alguém cuja disciplina paterna é causada por nenhum sentimento excitado; por nenhum amor ao poder; por nenhuma falta de reflexão, e que nunca fornece ocasião para arrependimento!

Pais de nossa carne – pais terrenos; aqueles de quem nós derivamos nosso ser aqui. Eles são contrastados aqui com Deus, que é chamado de “o pai dos espíritos”, não porque o pai não sustenta a relação paterna com a alma e com o corpo, mas para designar a natureza do domínio sobre nós. O domínio de Deus é o que pertence a um reino espiritual, tendo uma referência mais direta à disciplina da alma e sendo projetado para nos preparar para o mundo espiritual; a do pai terreno refere-se principalmente à nossa condição aqui, e a disciplina é projetada para subjugar nossas paixões indisciplinadas, para ensinar-nos a reprimir nosso apetite, inculcar máximas de saúde e prosperidade e impedir as coisas que impediriam nossa felicidade. o mundo atual. Veja, no entanto, muitos exemplos curiosos da maneira como essas frases foram usadas pelos escritores judeus, coletadas por Wetstein.

Nós lhes demos reverência – nos submetemos a eles; honrou-os; amei eles. Por mais doloroso que tenha sido a correção, ainda assim, quando entendemos completamente o design dela, os amamos mais. O efeito de tal disciplina, administrada adequadamente, é produzir veneração real para os pais – pois quem, de maneira oportuna e apropriada, restringe seu filho é o único que garantirá a máxima reverência e respeito.

Não devemos preferir estar sujeitos – Uma vez que o governo de Deus é muito mais perfeito; já que ele tem muito mais direito de nos controlar; e uma vez que sua administração está livre de todos os defeitos que atendem à disciplina dos pais na terra, há uma razão muito maior para se curvar com submissão e reverência a ele.

O Pai dos espíritos – Assim, em Números 16:22 , Deus é chamado “o Deus dos espíritos de toda a carne”; assim também Números 27:16 ; compare Jó 33: 4 . A idéia parece ser que, como a alma é a parte mais importante do homem, esse nome é dado a Deus por meio de eminência, ou ele é eminentemente e supremamente nosso Pai. Era dele criar a parte imortal e, para aquele espírito que nunca morre, ele sustenta a relação do Pai. O pai terreno é pai do homem como mortal; Deus é o Pai do homem como imortal. Deus é ele próprio um espírito. Anjos e almas humanas, portanto, podem ser representados como especialmente seus descendentes. It is the highest designation which could be given to God to say that he is at the head of the universe of mind; not implying that he is not also at the head of the material universe, but designing to bring into view this high characteristic of the Almighty, that all created minds throughout the universe sustain to him the relation of children. To this Great Being we should, therefore, more cheerfully subject ourselves than to an earthly parent.

And live – Meaning that his fatherly chastisements are adapted to secure our spiritual life. He corrects us that he may promote our final happiness, and his inflictions are the means of saving us from eternal death.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 12: 9-11 . Além disso, tivemos pais de nossa carne – pais naturais, de quem derivamos nossos corpos e vidas mortais; que nos corrigiu – pelas nossas falhas; e lhes demos reverência – Submetidos pacientemente e silenciosamente à sua disciplina, sem desprezar nem desmaiar sob sua correção; e não devemos muito mais – Dos princípios mais estritos do dever filial; esteja sujeito – submeta-se com reverência e mansidão; ao Pai dos espíritos – Que regenerou nossas almas; e viva – E assim, finalmente, obtenha a vida eterna, como recompensa de nossa paciência e obediência. “Aqui o apóstolo parece ter Deuteronômio 21:18 nos olhos, onde o filho que era desobediente a seu pai foi condenado à morte. Este é um dos muitos casos em que o apóstolo transmite a razão mais forçada em uma única palavra. ” Ao distinguir entre os pais de nossa carne e o Pai de nossos espíritos, o apóstolo parece nos ensinar que derivamos apenas nossa carne de nossos pais, mas nossos espíritos de Deus. Ver Eclesiastes 12: 7 ; Isaías 57:16 ; Zacarias 12: 1 . Pois eles realmente por alguns dias – Durante nossa ausência, (assim nossas correções durarão apenas durante nossa morada neste mundo, e quão poucas são todos os nossos dias aqui!) Nos castigaram após seu próprio prazer – Como eles pensavam bem, embora freqüentemente erram nela, seja por muita indulgência ou severidade; mas ele – Deus, sempre, inquestionavelmente; para nosso proveito – para que nossas inclinações corruptas sejam cada vez mais eliminadas, e uma natureza divina e celestial cada vez mais implantada em nós; para que possamos ser participantes de sua santidade – isto é, de si mesmo, sua imagem gloriosa e natureza divina celestial. Agora sem correção – seja de Deus ou do homem; por enquanto – isto é, no momento em que é infligido; parece ser alegre, mas doloroso – Não é causa de alegria, mas de tristeza para a pessoa castigada; no entanto depois – Não de fato de sua própria natureza, mas sendo abençoado e santificado por Deus; produz o fruto pacífico da justiça – Aquela santidade e reforma que dá paz de consciência; para aqueles que são exercidos por isso – que recebem o exercício de Deus e o aperfeiçoam de acordo com sua vontade. Veja em Isaías 32:17 .

Comentário de E.W. Bullinger

Além disso = Além disso.

tem . Omitir.

qual, & c . = como corretores. Grego. paideutes. Somente aqui e Romanos 2:20 .

deu . . . reverência . Grego. entrepomai. Veja 1 Coríntios 4:14 .

eles . Omitir.

estar em sujeição . Grego. hupotasso. Ver Hebreus 2: 5 .

Pai . App-98.

espíritos . App-101. Compare Números 16:22 . Jó 33: 4 . Eclesiastes 1:12 , Eclesiastes 1: 7 . Isaías 42: 5 . Zacarias 12: 1 . Aqui não “anjos”, como alguns interpretam, mas os espíritos recém-criados de Seus “filhos”.

ao vivo . App-170.

Comentário de John Calvin

9. Além disso, tivemos pais de nossa carne, etc. Essa comparação tem várias partes: a primeira é que, se mostramos tanta reverência aos pais de quem descemos de acordo com a carne, a ponto de nos submetermos à sua disciplina , muito mais honra é devida a Deus, que é nosso Pai espiritual; outra é que a disciplina que os pais usam em relação aos filhos só é útil para a vida atual, mas que Deus parece mais longe, tendo em vista preparar-nos para uma vida eterna; e a terceira é que os homens castigam seus filhos como lhes parece bom, mas que Deus regula sua disciplina da melhor maneira e com perfeita sabedoria, para que não haja nada além do que está devidamente ordenado. Ele então, em primeiro lugar, faz essa diferença entre Deus e os homens, que eles são os pais da carne, mas ele do espírito; e nessa diferença ele aumenta comparando a carne com o espírito.

Mas pode-se perguntar: Deus não é também o Pai da nossa carne? Pois não é sem razão que Jó menciona a criação dos homens como um dos principais milagres de Deus: portanto, por esse motivo, ele também tem direito ao nome de Pai. Se disséssemos que ele é chamado o Pai dos Espíritos, porque somente ele cria e regenera nossas almas sem a ajuda do homem, pode-se dizer novamente que Paulo se gloria em ser o pai espiritual daqueles a quem ele havia gerado em Cristo pelo Espírito. Evangelho. A essas coisas eu respondo: que Deus é o Pai do corpo, assim como da alma, e, falando corretamente, ele é realmente o único Pai verdadeiro; e que esse nome é apenas como se fosse por concessão aplicada aos homens, tanto em relação ao corpo quanto à alma. Como, no entanto, ao criar almas, ele usa a instrumentalidade dos homens e, como as renova de maneira maravilhosa pelo poder do Espírito, ele é chamado de maneira peculiar, por meio de eminência, o Pai dos espíritos. (250)

Quando ele diz, e nós lhes damos reverência, ele se refere a um sentimento implantado em nós pela natureza, para honrarmos os pais, mesmo quando eles nos tratam com severidade. Ao dizer, em sujeição ao Pai dos espíritos, ele sugere que é apenas conceder a Deus a autoridade que ele tem sobre nós pelo direito de um pai. Ao dizer e viver, ele aponta a causa ou o fim, pois a conjunção “e” deve ser traduzida como : “para que possamos viver”. Agora, somos lembrados por essa palavra viver, que não há nada mais ruinoso para nós do que recusar nos rendermos em obediência a Deus.

Comentário de Adam Clarke

Tivemos pais de nossa carne – Os pais de nossa carne, ou seja, nossos pais naturais, eram corretores; e nós os reverenciamos, apesar de suas correções freqüentemente surgirem por capricho ou capricho; mas não devemos estar mais sujeitos ao Pai dos espíritos; para aquele de quem recebemos corpo e alma; quem é nosso Criador, Preservador e Apoiador; a quem nós e nossos pais devemos nossa vida e nossas bênçãos; e quem nos corrige apenas para o nosso lucro; para que possamos viver e ser participantes de sua santidade? O apóstolo, perguntando: Não deveríamos estar muito mais sujeitos ao Pai dos espíritos e viver? alude ao castigo do filho teimoso e rebelde, Deuteronômio 21: 18-21 ; : “Se um homem tem um filho obstinado e rebelde, que não obedece à voz de seu pai, ou à voz de sua mãe, e que, quando o castigam, não lhes dará ouvidos, então seu pai e sua mãe segure-o e traga-o aos anciãos da cidade, e eles dirão: Este nosso filho é teimoso e rebelde; ele não obedecerá à nossa voz; e todos os homens da cidade o apedrejarão com pedras que ele morre. ” Se ele estivesse sujeito a seus pais terrenos, ele teria vivido; porque não sujeito, ele morre. Se estivermos sujeitos ao nosso Pai celestial, viveremos e seremos participantes de sua santidade; se não, morreremos e seremos tratados como bastardos e não como filhos. Esta é a soma do significado do apóstolo; e o fato e a lei a que ele faz alusão.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 12: 9 . Além disso, tivemos pais, etc. – A terrível, ainda que tenra insinuação no final do verso, das terríveis conseqüências da rebelião contra o Pai dos Espíritos (na qual há uma alusão às penas capitais a serem infligidas a uma criança desobediente ( Deuteronômio 21:18 .) é muito notável; e um exemplo da maneira forçada do apóstolo de sugerir o pensamento mais pesado, às vezes de maneira oblíqua e com poucas palavras.Leriam alguns versos interrogativamente: então tínhamos pais em carne, etc. e os reverenciamos?

Comentário de John Wesley

Além disso, tivemos pais de nossa carne que nos corrigiram, e lhes damos reverência: não devemos nos sujeitar muito ao Pai dos espíritos e viver?

E nós os reverenciamos – Nós não desprezamos nem desmaiamos sob sua correção.

Não devemos muito – submeter-nos com reverência e mansidão ao Pai dos espíritos – para que possamos viver com ele para sempre. Talvez essas expressões, pais de nossa carne e Pai de espíritos, tenham a íntima intimidade de que nossos pais terrenos são apenas os pais de nossos corpos, nossas almas não sendo originalmente derivadas deles, mas todas criadas pelo poder imediato de Deus; talvez, no começo do mundo.

Referências Cruzadas

Exodo 20:12 – “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Levítico 19:3 – “Respeite cada um de vocês a sua mãe e o seu pai, e guarde os meus sábados. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.

Números 16:22 – Mas Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, e disseram: “Ó Deus, Deus que a todos dá vida, ficarás tu irado contra toda a comunidade quando um só homem pecou? “

Números 27:16 – “Que o Senhor, o Deus que a todos dá vida, designe um homem como líder desta comunidade

Deuteronômio 21:18 – Se um homem tiver um filho obstinado e rebelde que não obedece a seu pai nem à sua mãe e não os escuta quando o disciplinam,

Deuteronômio 27:16 – “Maldito quem desonrar o seu pai ou a sua mãe”. Todo o povo dirá: “Amém! “

Jó 12:10 – Em sua mão está a vida de cada criatura e o fôlego de toda a humanidade.

Provérbios 30:17 – “Os olhos de quem zomba do pai, e, zombando, nega obediência à mãe, serão arrancados pelos corvos do vale, e serão devorados pelos filhotes do abutre.

Eclesiastes 12:7 – o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.

Isaías 42:5 – É o que diz Deus, o Senhor, aquele que criou o céu e o estendeu, que espalhou a terra e tudo o que dela procede, que dá fôlego aos seus moradores e vida aos que andam nela:

Isaías 57:16 – Não farei litígio para sempre, nem permanecerei irado, porque, se não, o espírito do homem esmoreceria diante de mim, bem como o sopro do homem que eu criei!

Ezequiel 22:7 – Em seu meio eles têm tratado pai e mãe com desprezo, e têm oprimido o estrangeiro e maltratado o órfão e a viúva.

Zacarias 12:1 – Esta é a palavra do Senhor para Israel. Palavra do Senhor, que estende os céus, assenta o alicerce da terra e forma o espírito do homem dentro dele:

Malaquias 1:6 – “O filho honra seu pai, e o servo o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a honra que me é devida? Se eu sou senhor, onde está o temor que me devem? “, pergunta o Senhor dos Exércitos a vocês, sacerdotes. “São vocês que desprezam o meu nome! ” “Mas vocês perguntam: ‘De que maneira temos desprezado o teu nome? ’

João 3:6 – O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.

Atos dos Apóstolos 2:30 – Mas ele era profeta e sabia que Deus lhe prometera sob juramento que colocaria um dos seus descendentes em seu trono.

Romanos 1:3 – acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi,

Romanos 9:3 – Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça,

Romanos 9:5 – Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém.

Efésios 6:1 – Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.

Hebreus 12:7 – Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?

Tiago 4:7 – Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.

Tiago 4:10 – Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.

1 Pedro 5:6 – Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *