Estudo de Tiago 4:7 – Comentado e Explicado

Sede submissos a Deus. Resisti ao demônio, e ele fugirá para longe de vós.
Tiago 4:7

Comentário de Albert Barnes

Submit yourselves therefore to God – That is, in his arrangements for obtaining his favor. Yield to what he has judged necessary for your welfare in the life that is, and your salvation in the life to come. The duty here enjoined is that of entire acquiescence in the arrangements of God, whether in his providence or grace. All these are for our good, and submission to them is required by the spirit of true humility. The object of the command here, and in the succeeding injunctions to particular duties, is to show them how they might obtain the grace which God is willing to bestow, and how they might overcome the evils against which the apostle had been endeavoring to guard them. The true method of doing this is by submitting ourselves in all things to God.

Resist the devil, and he will flee from you – While you yield to God in all things, you are to yield to the devil in none. You are to resist and oppose him in whatever way he may approach you, whether by allurements, by flattering promises, by the fascinations of the world, by temptation, or by threats. See 1 Peter 5:9 . Satan makes his way, and secures his triumphs, rather by art, cunning, deception, and threatenings, than by true courage; and when opposed manfully, he flies. The true way of meeting him is by direct resistance, rather than by argument; by steadfastly refusing to yield in the slightest degree, rather than by a belief that we can either convince him that he is wrong, or can return to virtue when we have gone a certain length in complying with his demands. No one is safe who yields in the least to the suggestions of the tempter; there is no one who is not safe if he does not yield. A man, for example, is always safe from intemperance if he resists all allurements to indulgence in strong drink, and never yields in the slightest degree; no one is certainly safe if he drinks even moderately.

Comentário de John Calvin

7 Submeta-se . A submissão que ele recomenda é a da humildade; pois ele geralmente não nos exorta a obedecer a Deus, mas exige submissão; pois o Espírito de Deus repousa sobre os humildes e mansos. ( Isaías 57:15 .) Nesse sentido, ele usa a partícula ilativa. Pois como ele declarou que o Espírito de Deus é abundante em aumentar seus dons, ele conclui que devemos deixar de lado a inveja e nos submeter a Deus.

Muitas cópias introduziram aqui a seguinte frase: “Portanto, ele diz: Deus resiste aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes”. Mas em outros não é encontrado. Erasmus suspeita que era primeiro uma nota na margem e depois entrou no texto. Pode ter sido assim, embora não seja inadequado para a passagem. Para o que alguns pensam, é estranho que o que é encontrado somente em Pedro, deva ser citado como Escritura, possa ser facilmente descartado. Mas prefiro conjeturar que essa sentença que está de acordo com a doutrina comum das Escrituras, se tornou um tipo de provérbio comum entre os judeus. E, de fato, não é mais do que o que é encontrado nos Salmos 18:27 ,

“O humilde, ó Senhor, salvarás;
e lançarás os olhos dos orgulhosos:

e frases semelhantes são encontradas em muitas outras passagens. (132)

Resista ao diabo . Ele mostra o que é essa afirmação em que devemos nos envolver, como Paulo diz, que nossa disputa não é com carne e sangue, mas ele nos estimula a uma luta espiritual. Então, depois de nos ter ensinado a mansidão para com os homens e a submissão a Deus, ele traz diante de nós Satanás como nosso inimigo, a quem cabe a nós lutar.

No entanto, a promessa que ele acrescenta, respeitando a fuga de Satanás, parece ser refutada pela experiência diária; pois é certo que, quanto mais alguém se esforça, mais ele é pressionado. Pois Satanás, de certa maneira, age de brincadeira, quando não é realmente repelido; mas contra aqueles que realmente resistem a ele, ele emprega toda a força que possui. E além disso, ele nunca está cansado de lutar; mas quando conquistado em uma batalha, ele imediatamente se envolve em outra. A isso, respondo, que fugir deve ser levado aqui para embarcar ou encaminhar. E, sem dúvida, embora ele repita seus ataques continuamente, ele sempre sai vencido.

Comentário de Adam Clarke

Submeta – a Deus – Continue se curvando a todas as suas decisões e a todas as suas dispensações.

Resista ao diabo – Ele não poderá conquistá-lo se você continuar resistindo. Forte como ele é, Deus nunca permite que ele conquiste o homem que continua a resistir a ele; ele não pode forçar a vontade humana. Aquele que, em terrível nome de Jesus, se opõe ao próprio diabo, certamente terá uma conquista rápida e gloriosa. Ele foge desse nome e de seu sangue conquistador.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 4: 7 . Submeta-se “Portanto, sujeite-se a Deus e, sendo alistados em seu exército, mantenha a posição que ele lhe designou.” Assim, muito está implícito na palavra ?p?ta??te .

Comentário de John Wesley

Submeta-se, portanto, a Deus. Resista ao diabo, e ele fugirá de você.

Portanto, submetendo-se humildemente a Deus, resista ao diabo – o pai do orgulho e da inveja.

Referências Cruzadas

1 Samuel 3:18 – Então, Samuel lhe contou tudo, e nada escondeu. Então Eli disse: “Ele é o Senhor; que faça o que lhe parecer melhor”.

2 Samuel 15:26 – Mas, se ele disser que já não sou do seu agrado, aqui estou! Faça ele comigo o que for de sua vontade”.

2 Reis 1:13 – Então o rei enviou um terceiro oficial com outros cinqüenta soldados. O oficial subiu o monte, caiu de joelhos diante de Elias e implorou: “Homem de Deus, tenha consideração por minha vida e pela vida destes cinqüenta soldados, teus servos!

2 Crônicas 30:8 – Portanto não sejam obstinados como seus antepassados; submetam-se ao Senhor. Venham ao santuário que ele consagrou para sempre. Sirvam ao Senhor, ao seu Deus, para que o fogo da sua ira se desvie de vocês.

2 Crônicas 33:12 – Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados.

Jó 1:21 – e disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor “.

Jó 40:3 – Então Jó respondeu ao Senhor:

Jó 42:1 – Então Jó respondeu ao Senhor:

Salmos 32:3 – Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.

Salmos 66:3 – Digam a Deus: “Quão temíveis são os teus feitos! Tão grande é o teu poder que os teus inimigos rastejam diante de ti!

Salmos 68:30 – Repreende a fera entre os juncos, a manada de touros entre os bezerros das nações. Humilhados, tragam barras de prata. Espalha as nações que têm prazer na guerra.

Jeremias 13:18 – Diga-se ao rei e à rainha-mãe: “Desçam do trono, pois as suas coroas gloriosas caíram de suas cabeças”.

Daniel 4:25 – Tu serás expulso do meio dos homens e viverás com os animais selvagens; comerás capim como os bois e te molharás com o orvalho do céu. Passarão sete tempos até que admitas que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer.

Daniel 4:32 – Você será expulso do meio dos homens, viverá com os animais selvagens e comerá capim como os bois. Passarão sete tempos até que admita que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer”.

Daniel 4:34 – Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei o Altíssimo; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração.

Mateus 4:3 – O tentador aproximou-se dele e disse: “Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães”.

Mateus 11:29 – Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Lucas 4:2 – onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome.

Atos dos Apóstolos 9:6 – Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer”.

Atos dos Apóstolos 16:29 – O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas.

Atos dos Apóstolos 26:19 – “Assim, rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial.

Romanos 10:3 – Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.

Romanos 14:11 – Porque está escrito: ” ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ “.

Efésios 4:27 – e não dêem lugar ao diabo.

Efésios 5:21 – Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.

Efésios 6:11 – Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,

Hebreus 12:9 – Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos!

1 Pedro 2:13 – Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema,

1 Pedro 5:8 – Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

Apocalipse 12:9 – O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *