Estudo de Isaías 42:5 – Comentado e Explicado

Eis o que diz o Senhor Deus que criou os céus e os desdobrou, que firmou a terra e toda a sua vegetação, que dá respiração a seus habitantes, e o sopro vital àqueles que pisam o solo:
Isaías 42:5

Comentário de Albert Barnes

Assim diz Deus, o Senhor – Este versículo inicia uma nova forma de discurso. Ainda é o Senhor quem fala; mas nos versículos anteriores ele falou do Messias na terceira pessoa; aqui ele é apresentado como falando diretamente com ele. Ele introduz o discurso, mostrando que ele é o Criador e o Senhor de todas as coisas. O objetivo de sua reflexão sobre isso parece ter sido, mostrar que ele tinha poder para sustentar o Messias na obra para a qual o chamara; e assegurar-lhe respeito como tendo sido encomendado por ele que havia formado os céus e a terra e que reinava sobre todos. Ele mostra que tinha poder para realizar tudo o que havia prometido: e assim busca elevar e confirmar as esperanças do povo com a garantia de sua libertação e salvação.

E estendeu-os – Os céus são frequentemente representados como estendidos como um véu ( Gênesis 1: 6 , hebraico) ou como uma extensão que pode ser enrolada (veja a nota em Isaías 34: 4 ), ou como uma tenda para o morada apropriada de Deus (veja a nota em Isaías 40:22 ). Seu grande poder e glória são indicados pelo fato de que ele estendeu o que para nós parece uma vasta extensão sobre nossas cabeças. Sobre a construção gramatical da palavra que ocorre aqui no hebraico, veja Rosenmuller in loc .

Aquele que espalhou a terra – Ele a estendeu como uma planície – mantendo a idéia que era tão comum entre os antigos que a terra era uma vasta planície, atingindo de um extremo ao outro do céu. As palavras, no entanto, usadas aqui não são inconsistentes com a idéia de que a Terra é uma esfera, pois ainda pode ser representada como estendida ou expandida em grande parte. A idéia principal da passagem não é ensinar a forma em que a terra é feita, mas mostrar que ela foi feita por Deus.

E aquilo que sai dela – As produções da terra – as árvores, arbustos, grãos, etc. Como o verbo esticar não pode ser aplicado a eles, algum verbo deve ser entendido; como ele produziu, ou fez crescer.

Aquele que lhes dá fôlego e espírito – Isto se refere, sem dúvida, tanto a bestas quanto a pessoas; e a idéia é que Deus é a fonte da vida de todas as criaturas que vivem e se movem na terra. O argumento na passagem é que, como Deus é o criador e sustentador de todos; como ele deu vida a todos, e tem o universo inteiramente sob seu controle, ele tem o direito de designar quem ele quer ser o meio de seus favores para as pessoas, e exigir que um respeito adequado seja mostrado ao Messias a quem ele designou para este trabalho.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 42: 5-9 . Assim diz Deus O profeta aqui continua o endereço de Deus ao Messias, e isso de uma maneira muito elevada e magnífica. Primeiro, o Messias é animado a continuar seu curso com entusiasmo e espírito, em meio às muitas dificuldades que seus inimigos lançariam em seu caminho, uma vez que Deus, por seu decreto soberano, o havia ordenado para o Salvador de judeus e gentios e apoie-o com sua ajuda mais poderosa e com o cuidado singular de sua providência, Isaías 42: 5-8 . O discurso sendo então voltado para os homens, devido a essa nova previsão sobre a vinda de seu Filho ao mundo, o Senhor novamente pede a verdade de sua divindade, Isaías 42: 9, embora possivelmente este último versículo possa ser atribuído mais apropriadamente à próprio profeta. Ser concedido para um convênio do povo significa: “Realizar para o povo as promessas feitas pelo convênio com Abraão”. Isso se refere aos judeus, como a próxima cláusula faz aos gentios. As coisas anteriores no nono verso podem referir-se às libertações egípcia e babilônica; e as coisas novas, para aquela verdadeira libertação de que eram tipos; a iluminação de judeus e gentios através da redenção de Jesus Cristo. Em Isaías 42: 7, podemos ler: Aqueles que estão nas trevas de fora da masmorra.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 42: 5-7 . Assim diz Deus, o Senhor, etc. – Esta grande descrição do poder infinito de Deus é aqui acrescentada sazonalmente, para garantir a realização certa dessas grandes e maravilhosas promessas, que de outra forma pareceriam incríveis. Eu, o Senhor, te chamei em justiçaPara declarar a minha justiça, como diz Romanos 3:26 : ou, minha fidelidade, manifestada no cumprimento de minhas promessas, há muito feitas e muitas vezes renovadas; e segurará a tua mão – te dará conselhos e força para a tua grande e poderosa obra. E te guardará – Para que não falhes, nem por teus inimigos seja impedido de realizar a tua obra; e te dê uma aliança do povo – Para ser o anjo da aliança, Malaquias 3: 1 ; ou, o Mediador, em quem e por quem minha aliança de graça é feita e confirmada com a humanidade, mesmo com todas as pessoas que a aceitarem. Para uma luz dos gentios – Iluminá-los com conhecimento verdadeiro e salvador, e direcioná-los da maneira certa à verdadeira felicidade, da qual eles vagaram miseravelmente. Para abrir os olhos cegos – Os olhos da mente dos homens, cegos com longa ignorância, profundo preconceito e erro inveterado, e pelo deus deste mundo, 2 Coríntios 4: 4 . E para trazer os prisioneiros, etc. – Nomeadamente, pecadores que são capturados pelo diabo à sua vontade ( 2 Timóteo 2:26 ) e escravizados por suas próprias concupiscências, e que só podem ser libertados por Cristo, João 8:32 ; João 8:36 : compare Isaías 61: 1 e Lucas 4: 17-21 .

Comentário de John Calvin

5. Assim diz Jeová. Ele confirma o que disse no início do capítulo sobre o reino de Cristo, que ele renovará e restaurará todas as coisas; e, como isso pode ser considerado incrível, ele acrescentou aqui uma descrição magnífica do poder de Deus, pelo qual nossa fé deve ser confirmada, especialmente quando o aspecto externo das coisas é diretamente contrário. Por esse motivo, ele apresenta provas claras do poder de Deus, de que tudo pode ser despertado pela menção deles, e pode estar convencido de que aquele que criou todas as coisas do nada, que espalhou os céus, que produziu vegetação, que deu vida aos animais, e quem apóia e defende todas as coisas por seu poder, cumprirá facilmente o que promete sobre o reinado de Cristo. Essas formas de expressão nos lembram que devemos sempre considerar o poder de Deus, para que possamos estar totalmente convencidos da autoridade e da certeza indubitável de sua palavra; pois não é sem razão que Isaías faz esse prefácio, mas para remover todas as dúvidas, porque nada é muito difícil para Deus, que mantém o mundo inteiro sujeito à sua autoridade; e nos capítulos seguintes, ele empregará modos de expressão semelhantes.

??? ( hael ) é traduzido por alguns “poderosos” e por outros “Deus”; mas é de pouca importância, pois o significado é o mesmo; porque ele exibe seu poder e majestade, e o adorna com essa variedade de títulos, para que possamos saber que ele restaurará facilmente tudo o que foi derrubado e destruído.

Comentário de John Wesley

Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os estendeu; aquele que espalhou a terra e aquilo que dela sai; aquele que dá fôlego ao povo sobre ele, e espírito para os que nele andam;

Ele – Esta descrição do poder infinito de Deus é acrescentada sazonalmente, para garantir a certeza do cumprimento de suas promessas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *