Estudo de João 20:22 – Comentado e Explicado

Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo.
João 20:22

Comentário de Albert Barnes

Ele soprou neles – era costume os profetas usarem algum ato significativo para representar a natureza de sua mensagem. Ver Gênesis 2: 7. A palavra traduzida como “espírito” nas Escrituras denota vento, ar, respiração e espírito. Portanto, as operações do Espírito Santo são comparadas ao vento, João 3: 8; Atos 2: 2.

Receba o Espírito Santo – Sua respiração neles era um certo sinal ou promessa de que seriam dotados das influências do Espírito Santo. Compare Atos 1: 4; João 2 .

Comentário de E.W. Bullinger

respirou . Grego. emphusao. Somente aqui no NT, mas usado na Septuaginta em Gênesis 2: 7 para a palavra hebraica nafá, respirar ou soprar com força. O mesmo Senhor que, como Jeová Elohim, soprou nas narinas de Adão o sopro da vida, para que ele se tornasse uma alma vivente, aqui sopra nos apóstolos para que eles possam receber o poder Divino. Satanás tenta parodiar as palavras e obras do Senhor. . No “Grande” Papiro Mágico, por volta do século III dC, ocorre o seguinte em um feitiço para expulsar um demônio: “Quando você se ajeitar, sopre (phusa), enviando a respiração de cima [para os pés] e dos pés para o rosto “. Deissmann, Fresh Light, p. 260

o Espírito Santo. Grego. pneuma hagion (sem art.): ou seja, energia do alto. Veja App-101. As primícias da ressurreição aqui conferem as primícias do Espírito, não apenas aos apóstolos, mas “aos que estavam com eles” ( Lucas 24:33 , e compare Atos 1:14 ; Atos 2: 1 ).

Comentário de John Calvin

22. Ele respirou neles. Nenhum dos filhos dos homens está qualificado para desempenhar um cargo tão difícil, e, portanto, Cristo prepara os apóstolos para isso pela graça de seu Espírito. E, de fato, governar a Igreja de Deus, levar a embaixada da salvação eterna, erigir o reino de Deus na terra e elevar os homens ao céu, é uma tarefa muito além da capacidade humana. Portanto, não precisamos nos surpreender que nenhum homem seja qualificado, a menos que seja inspirado pelo Espírito Santo; pois ninguém pode falar uma palavra a respeito de Cristo, a menos que o Espírito guie sua língua ( 1 Coríntios 12: 3 😉 até agora, é verdade que existe alguém que é competente para cumprir fiel e honestamente todos os deveres de tão excelente um escritório. Novamente, é a glória de Cristo somente formar aqueles a quem ele designa para serem professores de sua Igreja; pela razão pela qual a plenitude do Espírito foi derramada sobre ele, é para que ela possa conceder a cada pessoa de acordo com uma certa medida.

Receba o Espírito Santo. Embora ele continue sendo o único pastor de sua Igreja, ele deve necessariamente exibir o poder de seu Espírito nos ministros cuja agência ele emprega; e isso também ele testemunhou pelo símbolo externo, quando respirou nos apóstolos; pois isso não seria aplicável se o Espírito não procedesse dele. Tanto mais detestável é o sacrilégio dos papistas, que se apossam e reivindicam para si a honra que pertence ao Filho de Deus, pois seus bispos mitigados, quando fazem sacerdotes, têm a honra de se gabar de soprar o Espírito Santo sobre eles. . Mas o fato mostra claramente a diferença entre o hálito fedorento e o hálito divino de Cristo; pois o que mais eles fazem além de transformar cavalos em jumentos? Além disso, Cristo não apenas comunica aos seus discípulos o Espírito que ele recebeu, mas ele o concede como seu, como o Espírito que ele tem em comum com o Pai. Consequentemente, todos aqueles que se gabam de dar o Espírito respirando reivindicam a glória da Divindade.

Deve-se observar que aqueles a quem Cristo chama ao ofício pastoral também adorna os presentes necessários, para que sejam qualificados para o desempenho do ofício, ou, pelo menos, não cheguem a ele vazios e sem provisão. E se isso é verdade, não há dificuldade em refutar a vanglória tola dos papistas, que, embora empregem termos de elogios elogiosos em exaltar sua hierarquia, não podem mostrar uma única centelha do Espírito Santo em seus bispos. Eles desejam que acreditemos que eles são os pastores legais da Igreja e, da mesma maneira, que eles são os apóstolos e vigários de Cristo, embora seja evidente que eles são totalmente destituídos da graça do Espírito Santo. Um critério seguro é aqui estabelecido para julgar o chamado daqueles que governam a Igreja de Deus; e esse critério é, se vemos que eles receberam o Espírito Santo

Porém, o que Cristo pretendia principalmente era defender a dignidade do posto dos apóstolos; pois era razoável que aqueles que haviam sido escolhidos como os primeiros e mais ilustres pregadores do Evangelho tivessem autoridade incomum. Mas se Cristo, naquele tempo, concedeu o Espírito aos Apóstolos respirando, pode-se pensar que era supérfluo enviar o Espírito Santo depois. Eu respondo, o Espírito foi dado aos Apóstolos nesta ocasião de tal maneira que eles foram apenas aspergidos por Sua graça, mas não foram cheios de todo o poder; pois quando o Espírito apareceu sobre eles em línguas de fogo ( Atos 2: 3 ), eles foram totalmente renovados. E, de fato, ele não os designou como arautos do seu Evangelho, de modo a enviá-los imediatamente para a obra, mas ordenou que descansassem, como lemos em outro lugar,

Permanecei na cidade de Jerusalém, até que sejais dotados de poder do alto,
( Lucas 24:49 .)

E se levarmos todas as coisas adequadamente em consideração, concluiremos, não que ele lhes dê os presentes necessários para o uso atual, mas que ele os designe como os órgãos do seu Espírito para o futuro; e, portanto, essa respiração deve ser entendida como se referindo principalmente àquele ato magnífico de enviar o Espírito que ele tantas vezes prometera.

Embora Cristo possa ter concedido graça a seus apóstolos por uma inspiração secreta, ele escolheu adicionar uma respiração visível para confirmá-las mais completamente. Cristo tomou esse emblema externo da maneira comum de falar nas Escrituras, que frequentemente comparam o Espírito ao vento; uma comparação que explicamos brevemente na exposição do Terceiro Capítulo deste Evangelho (206). Mas observe o leitor que, com o sinal visível e o exterior, a palavra também se junta; pois essa é a fonte da qual os sacramentos derivam sua eficácia; não que a eficácia do Espírito Santo esteja contida na palavra que soa em nossos ouvidos, mas porque o efeito de todas as coisas que os crentes recebem dos sacramentos depende do testemunho da palavra. Cristo respira nos apóstolos: eles recebem não apenas a respiração, mas também o Espírito. E por que, mas porque Cristo promete a eles?

De maneira semelhante, no batismo que colocamos em Cristo ( Gálatas 3:27 ), somos lavados pelo sangue dele ( Apocalipse 1: 5 ), nosso velho homem é crucificado ( Romanos 6: 6 ) para que a justiça de Deus pode reinar em nós. Na Santa Ceia, somos espiritualmente alimentados com a carne e o sangue de Cristo. De onde eles tiram tanta eficácia, mas da promessa de Cristo, quem realiza e realiza por seu Espírito Santo o que ele declara por sua palavra? Portanto, aprendamos que todos os sacramentos que os homens inventaram nada mais são do que zombarias absolutas ou divertimentos frívolos, porque os sinais não podem ter verdade a menos que sejam acompanhados pela palavra do Senhor. Agora, como nunca brincamos dessa maneira com coisas sagradas, sem derramar maldosamente desprezo a Deus e arruinar almas, devemos estar muito atentos à guarda contra os estratagemas de Satanás.

Se for contestado, que não devemos culpar os bispos popistas, ao respirar eles consagram seus sacerdotes, porque nesses casos a palavra de Cristo acompanha o sinal, a resposta é óbvia. Em primeiro lugar, Cristo não falou aos apóstolos para nomear um sacramento perpétuo na Igreja, mas pretendeu declarar uma vez o que dissemos há pouco, que o Espírito procede de ninguém menos que somente dele. Em segundo lugar, ele nunca nomeia homens para um cargo sem, ao mesmo tempo, comunicar força a seus ministros e dotá-los de habilidade. Não mencionei que, em Papery, os sacerdotes são ordenados para um propósito totalmente diferente, ou melhor, contrário; ou seja, matar Cristo diariamente, enquanto os discípulos eram feitos apóstolos para matar homens pela espada do evangelho. No entanto, também devemos acreditar que é somente Cristo quem dá todas as bênçãos que ele representa e promete por sinais externos; pois ele não pede que os apóstolos recebam o Espírito Santo da respiração externa , mas de si mesmo.

Comentário de Adam Clarke

Ele soprou neles – Intimando, com isso, que eles deveriam ser feitos homens novos, a fim de serem adequadamente qualificados para o trabalho para o qual ele os chamara; pois nessa respiração ele evidentemente aludiu à primeira criação do homem, quando Deus soprou nele o sopro das vidas, e ele se tornou uma alma vivente: o sopro ou o Espírito de Deus ( ????? ??? ruach Elohim ) sendo o grande princípio e causa de sua vida espiritual e divina.

Receba o Espírito Santo – A partir deste ato de nosso Senhor, as influências do Espírito Santo nas almas dos homens foram denominadas sua inspiração; de dentro , dentro e spiro , eu respiro. Toda palavra de Cristo que é recebida no coração pela fé vem acompanhada por essa respiração divina; e, sem isso, não há luz nem vida. Assim como Adão estava diante de Deus soprou nele o espírito vivificador, assim é toda alma humana até receber essa inspiração. Nada é visto, conhecido, discernido ou sentido de Deus, mas através disso. Para todo cristão particular, isso é essencialmente necessário; e nenhum homem jamais pregou ou jamais pode pregar o Evangelho de Deus, de modo a convencer e converter pecadores, sem ele. “Há muitos (diz o piedoso Quesnel) que exaltam a dignidade da missão apostólica e comparam a dos bispos e pastores com a de Cristo; mas com que vergonha e medo devem ser preenchidos, se o fizerem, senão comparar a vida e a vida”. conduta de Cristo com a vida e a conversa daqueles que se gloriam em serem participantes de sua missão.Eles podem depender de que, se enviados, serão enviados apenas nas mesmas condições e com o mesmo fim, a saber: pregar a verdade e estabelecer o reino de Deus, opondo-se à corrupção do mundo, e agindo e sofrendo até o fim, para o avanço da glória de Deus.Esta pessoa não é outro monstro na Igreja que , por seu sagrado ofício, deve ser um dispensador do Espírito, e quem, pela corrupção de seu próprio coração, e por uma vida desordenada, mundana, voluptuosa e escandalosa, é, ao mesmo tempo, um membro e instrumento de o diabo.”

Comentário de Thomas Coke

João 20: 22-23 . Quando ele disse isso, ele soprou sobre eles: São Lucas, Lucas 24:35 nos informa que os discípulos de Emaús disseram a seus irmãos nesta ocasião, que coisas foram feitas no caminho. Entre os demais , sem dúvida, eles repetiram as interpretações que Jesus deu das profecias sobre seus próprios sofrimentos e morte; mas esse senso de que as escrituras eram diametralmente opostas às noções que os judeus em geral entendiam, era necessária uma iluminação peculiar do Espírito para permitir que os apóstolos o discernissem. Esta ilustração que eles agora receberam de Jesus, que, simbolizando que ele a concedeu, soprou sobre eles e ordenou que os recebessem. Veja em Mateus 18: 2 . O efeito dessa iluminação foi que, ao perceber a concordância do que havia acontecido com as antigas profecias sobre o Messias, suas mentes se acalmaram e foram preparadas para julgar a aparência atual e as outras aparências que Jesus era. fazer antes de sua ascensão. Além disso, a expressão recebe o Espírito Santo; pode ter uma relação, não apenas com a iluminação do Espírito que eles agora receberam, mas com o que eles deveriam receber depois em maior medida. Por conseguinte, é adicionado João 20:23 . De quem quer que você peca, etc. isto é, “Você receberá em breve o Santo Santo na plenitude de suas comunicações, através do qual entenderá a vontade de Deus para a salvação dos homens da maneira mais abrangente e, portanto, estará qualificado para declarar os únicos termos nos quais os pecados dos homens são cometidos. para ser perdoado “. Alguns de fato sustentam o assunto, supondo que esse seja o poder do que eles chamam de “absolvição autorizada”; todavia, o único fundamento sobre o qual os apóstolos poderiam reivindicar tal poder deve ter sido o dom de espíritos discernentes, de que desfrutaram após a efusão do Espírito Santo, 1 Coríntios 12:10, e pelos quais conheciam os pensamentos secretos dos homens. corações, conseqüentemente, a realidade de seu arrependimento; ou deve ter sido alguma comunicação infalível da vontade do estado futuro dos homens em relação a Deus, que lhes foi feita: pois, propriamente falando, eles não perdoam nem retêm pecados; eles apenas declararam uma questão de fato infalivelmente tornada conhecida por Deus. Nesse meio tempo, para tornar viável essa interpretação, as expressões gerais, cujos pecados remetem, etc. deve ser muito limitado, já que era apenas um indivíduo aqui e ali, cuja condição na vida futura pode ter sido revelada aos apóstolos por revelação. Mas não pode haver dúvida de que eles foram ao mesmo tempo abençoados com uma medida maior de amor divino do que jamais haviam experimentado.

Comentário de John Wesley

E quando ele disse isso, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebi o Espírito Santo.

Ele soprou neles – Nova vida e vigor, e diz, quando você recebe esse fôlego da minha boca, assim recebe o Espírito da minha plenitude: o Espírito Santo influenciando você de uma maneira peculiar, para adequá-lo à sua grande embaixada . Este foi um sério penhor de Pentecostes.

Referências Cruzadas

Gênesis 2:7 – Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.

Jó 33:4 – O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida.

Salmos 33:6 – Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca.

Ezequiel 37:9 – A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’ “.

João 14:16 – E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,

João 15:26 – “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

João 16:7 – Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.

Atos dos Apóstolos 2:4 – Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.

Atos dos Apóstolos 2:38 – Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 4:8 – Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Autoridades e líderes do povo!

Atos dos Apóstolos 8:15 – Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo,

Atos dos Apóstolos 10:47 – “Pode alguém negar a água, impedindo que estes sejam batizados? Eles receberam o Espírito Santo como nós! “

Atos dos Apóstolos 19:2 – e lhes perguntou: “Vocês receberam o Espírito Santo quando creram? ” Eles responderam: “Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo”.

Gálatas 3:2 – Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *