Estudo de Salmos 33:6 – Comentado e Explicado

Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e pelo sopro de sua boca todo o seu exército.
Salmos 33:6

Comentário de Albert Barnes

Pela palavra do Senhor – Pelo mandamento de Deus: Gênesis 1: 3 , Gênesis 1: 6 etc. Veja as notas no Salmo 33: 9 .

Foram feitos os céus – Ou seja, os céus estrelados; os mundos acima de nós: Gênesis 1: 1 .

E todo o exército deles – todos os seus “exércitos”. As estrelas são representadas como exércitos ou exércitos comandados, liderados por seu comando e sob sua direção – como exércitos são liderados em guerra. Veja Gênesis 2: 1 ; compare as anotações em Isaías 1: 9 .

Pela respiração de sua boca – por sua palavra ou comando – quando nossas palavras saem de nossas bocas com nossa respiração. A idéia aqui é que Deus é o Criador de todas as coisas; e, como tal, tem direito a elogios; ou que, como Criador, ele tem direito à adoração. Para isso, ele tem direito pelo fato de ter feito todas as coisas e pela “maneira” em que isso foi feito – a sabedoria, poder, bondade, habilidade, com a qual isso foi realizado.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 33: 6 . Pela palavra do Senhor foram feitos os céus – 1 ° Por Cristo, que é freqüentemente chamado de palavra de Deus, mesmo pelo parafrast de Chaldee; como também João 1: 1-3 , onde se diz que é a Palavra pela qual todas as coisas foram feitas, declarando mais claramente (como também é feito em outras partes do Novo Testamento) o que aqui é apenas obscuramente íntimo. Ou, 2d, por sua vontade ou comando, como esta frase parece ser explicada, Salmos 33: 9 . E assim compreendida a expressão tem uma grande ênfase nela; a saber, que Deus criou essa estrutura admirável dos céus, com o sol e a lua, e todas as suas estrelas gloriosas, não com grandes dores e tempo, e com a ajuda de muitos artistas e instrumentos, como os homens fazem por obras ruins; mas com uma única palavra, ou, com tanta facilidade quanto os homens falam uma palavra, apenas ordenando que sejam: uma consideração disso, que ilustra maravilhosamente o poder e a glória do Criador. Pois o que esse poder não pode fazer com uma palavra que fez um mundo? E todo o exército deles – Os anjos ou as estrelas, pelo sopro, ???? beruach, pelo espírito de sua boca – Pelo Espírito Santo, chamado Jó 33: 4 . Assim, todas as pessoas da Trindade são referidas aqui, o Pai, a Palavra e o Espírito, para cada uma das quais essa obra de criação é atribuída em outro lugar: veja nota em Gênesis 1:26 . Ou essa frase, o hálito de sua boca, pode ser apenas uma repetição da cláusula anterior, como a vara de sua boca, Isaías 11: 4 ; ou sua palavra e o hálito de seus lábios significam a mesma coisa: ver também 2 Tessalonicenses 2: 8 .

Comentário de E.W. Bullinger

Pela palavra, & c. Citado em 2 Pedro 3: 5 .

respiração = espírito. Hebraico. ruach. App-9.

Comentário de Adam Clarke

Pela palavra do Senhor foram feitos os céus – Isso é ilustrado no Salmo 33: 9 ; versículo: “Ele falou, e tudo foi feito; ele ordenou, e tudo se manteve firme”. Evidentemente, isso se refere ao relato da criação, como está no primeiro capítulo de Gênesis.

Comentário de John Calvin

6. Pela palavra de Jeová. Para que ele nos estimule a pensar mais de perto nas obras de Deus, ele traz diante de nós a criação do próprio mundo; pois até que Deus seja reconhecido como o Criador e Conspirador do mundo, quem acreditará que ele cuida dos assuntos dos homens e que o estado do mundo é controlado por sua sabedoria e poder? Mas a criação do mundo nos leva por conseqüência direta à providência de Deus. Não que todos os homens raciocinem de maneira tão justa, ou sejam dotados de um julgamento tão sólido, para concluir que hoje o mundo é mantido pelo mesmo poder divino que uma vez foi posto em sua criação: pelo contrário, a grande maioria imagina que ele é um espectador ocioso no céu do que quer que seja feito na terra. Mas nenhum homem realmente acredita que o mundo foi criado por Deus, a menos que ele também esteja firmemente convencido de que é mantido e preservado por ele. Portanto, de maneira sábia e adequada, o profeta nos leva de volta à própria origem do mundo, a fim de fixar em nossas mentes a certeza da providência de Deus na ordem contínua da natureza. Pela figura sinódica, ele usa o termo céus para todo o tecido do mundo, porque, como já observei em outros lugares, a visão dos céus mais do que todas as outras partes da criação nos transporta com admiração. Ele, portanto, imediatamente acrescenta: E todo o exército deles, pelo qual fraseologia, de acordo com o método usual das Escrituras, ele quer dizer estrelas e planetas; pois se os céus estivessem destituídos desse ornamento, de certa forma estariam vazios. Ao dizer que os céus foram criados pela palavra de Deus, ele amplia grandemente seu poder, porque apenas por seu aceno de cabeça (674), sem qualquer outro auxílio ou meio, e sem muito tempo ou trabalho, (675) ele criou tão nobre e um trabalho magnífico. Mas, embora o salmista coloque a palavra de Deus e o hálito de sua boca em oposição a todos os meios externos e a toda idéia de trabalho doloroso da parte de Deus, ainda assim podemos deduzir verdadeira e certamente a partir dessa passagem que o mundo foi moldado pela Palavra Eterna de Deus, seu Filho unigênito. Intérpretes antigos empregaram, com considerável engenho, essa passagem como prova da eterna Deidade do Espírito Santo contra os sabelianos. Mas parece de outros lugares, particularmente de Isaías 11: 4 , que pelo sopro da boca não se entende nada além de fala. Pois é dito a respeito de Cristo: “Ele ferirá a terra com a vara da sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará os ímpios.” Como discurso poderoso e eficaz, existe alegoricamente denominado bastão de sua boca; da mesma maneira, para outro propósito, é denominado na cláusula imediatamente seguinte o hálito de sua boca, para marcar a diferença que existe entre a fala de Deus e os sons vazios que procedem da boca dos homens. Portanto, ao provar a Divindade do Espírito Santo, não pressiono este texto contra Sabellius. Vamos considerar suficiente que Deus formou os céus por Sua Palavra de maneira a provar a eterna Deidade de Cristo. Qualquer objeto que essas pessoas divinas não aparecessem distintas se os termos Palavra e Respiração fossem sinônimos; Respondo que o termo respiração não é empregado aqui simplesmente como em outros lugares, nos quais há evidentemente uma distinção feita entre a Palavra e o Espírito; mas o hálito de sua boca é usado figurativamente para o próprio enunciado da fala; como se tivesse sido dito: Assim que Deus proferiu o fôlego de sua boca, ou proclamou em palavras o que ele queria que fosse feito, os céus foram instantaneamente trazidos à existência, e também foram mobiliados com um número inconcebível e variedade de estrelas. É verdade que essa semelhança é emprestada dos homens; mas as Escrituras freqüentemente ensinam em outros lugares que o mundo foi criado por aquela Palavra Eterna, que, sendo o único Filho de Deus, apareceu depois em carne.

Comentário de John Wesley

Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército deles pelo sopro da sua boca.

A palavra Deus criou essa estrutura admirável dos céus e de todas as suas estrelas gloriosas; não com grandes dores e tempo, mas com uma única palavra.

Anfitrião – Os anjos: ou as estrelas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *