Estudo de Romanos 9:20 – Comentado e Explicado

Mas quem és tu, ó homem, para contestar a Deus? Porventura o vaso de barro diz ao oleiro: Por que me fizeste assim?
Romanos 9:20

Comentário de Albert Barnes

Não, mas, ó homem … – A essa objeção o apóstolo responde de duas maneiras; primeiro, afirmando a soberania de Deus e afirmando que ele tinha o direito de fazê-lo Romanos 9: 20-21 ; e segundo, mostrando que ele fez isso de acordo com os princípios de justiça e misericórdia, ou que estava envolvido na necessidade de distribuir justiça e misericórdia à humanidade; Romanos 9: 22-24 .

Quem és tu … – Paulo aqui reprova fortemente a impiedade e a maldade de denunciar Deus. Essa impiedade aparece,

(1) Porque o homem é uma criatura que denuncia Deus. Essa impiedade aparece: porque o homem é uma criatura de Deus, e é impróprio que ele denuncie seu Criador.

(2) ele não é qualificado para entender o assunto. “Quem és tu?” Que qualificações tem uma criatura de um dia, um ser apenas na infância de sua existência; de faculdades tão limitadas; tão perverso, cego e interessado como o homem, para julgar as ações da Mente Infinita? Quem lhe deu autoridade ou o investiu com as prerrogativas de um juiz sobre as ações de seu Criador?

(3) mesmo que o homem fosse qualificado para investigar esses assuntos, que direito ele tem de responder contra Deus, denunciá-lo ou seguir uma linha de argumentação tendendo a envolver seu Criador em vergonha e desgraça? Em nenhum lugar é possível encontrar uma resposta mais cortante ou humilhante ao orgulho do homem do que isso. E em nenhum assunto era mais necessário. A experiência de todas as épocas mostrou que esse tem sido um tópico de objeção de destaque contra o governo de Deus; e que não houve nenhum ponto na teologia cristã em que o coração humano estivesse tão pronto para fazer objeções quanto à doutrina da soberania de Deus.

Resposta a Deus – Margem: “Responda de novo; ou disputas com Deus. ” A passagem transmite a idéia de responder novamente; ou de discutir com a desonra de Deus. Isso implica que quando Deus declara sua vontade, o homem deve ficar quieto. Deus tem seus próprios planos de infinita sabedoria, e não é nosso responder contra ele ou denunciá-lo de injustiça, quando não podemos ver a razão de suas ações.

A coisa deve se formar … – Esse sentimento é encontrado em Isaías 29:16 ; ver também Isaías 45: 9 . Era especialmente apropriado aduzir isso a um judeu. A objeção é uma que deveria ser feita por um judeu, e era apropriado responder a ele por uma citação de suas próprias Escrituras. Qualquer ser tem o direito de modelar seu trabalho de acordo com suas próprias opiniões sobre o que é melhor; e como esse direito não é negado às pessoas, não devemos culpar o Deus infinitamente sábio por agir de maneira semelhante. Aqueles que receberam dele todas as bênçãos que gozam não devem culpá-lo por não torná-los diferentes.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 20-26 . E eles o observaram – Para uma elucidação deste parágrafo, veja em Mateus 22: 16-22 e Marcos 12: 13-17 ; e enviou espiões, que deveriam fingir-se apenas homens – homens escrupulosamente conscientes em todos os pontos: para que pudessem se apossar de suas palavras – se ele respondesse como esperavam. Mestre, sabemos então que dizemos, & c. – Falar em particular e ensinar em público; o caminho de Deus verdadeiramente – O verdadeiro caminho do dever. Eles não podiam segurar suas palavras diante do povo – Como fizeram depois diante do sinédrio, na ausência do povo, cap. Lucas 22:67 , & c.

Comentário de E.W. Bullinger

repliest contra . Grego. antapokrinomai. Somente aqui e Lucas 14: 6 . Compare App-104e App-122: 3.

Deve . Pergunta precedida por mim , como Romanos 9:14 .

coisa formada. Grego. plasma. Só aqui.

formado . Grego. plasso. Somente aqui e 1 Timóteo 2:13 . Citado em Isaías 45: 9 .

Comentário de John Calvin

20. Mas, ó homem! Quem és tu? etc. (303) Como é um particípio em grego, podemos ler o que se segue no presente, quem contesta ou contesta ou se esforça em oposição a Deus; pois é expresso em grego de acordo com este significado: “Quem és tu que entra em uma disputa com Deus?” Mas não há muita diferença no sentido. (304) Nesta primeira resposta, ele nada mais faz do que derrotar a blasfêmia ímpia por um argumento retirado da condição do homem: ele atualmente se unirá a outro, pelo qual limpará a justiça de Deus de toda a culpa.

É de fato evidente que nenhuma causa é mais elevada do que a vontade de Deus. Como havia uma resposta pronta, que a diferença depende apenas de razões, por que Paulo não adotou uma resposta tão breve? Mas ele colocou a vontade de Deus na posição mais alta por esse motivo – que somente ela pode ser suficiente para todas as outras causas. Sem dúvida, se a objeção tivesse sido falsa, que Deus, segundo a sua própria vontade, rejeita aqueles a quem ele não honra com seu favor e escolhe aqueles a quem ama gratuitamente, uma refutação não teria sido negligenciada por Paulo. O ímpio objeta e diz que os homens são isentos de culpa, se a vontade de Deus ocupa o primeiro lugar em sua salvação ou em sua perdição. Paulo nega isso? Não, por sua resposta, ele confirma, isto é, que Deus determina a respeito dos homens, como lhe parece bom, e que homens em vão e loucamente se levantam para lutar com Deus; pois ele atribui, por mérito próprio, o que quer que agrada ao que forma.

Mas os que dizem que Paulo, querendo a razão, recorreram à repreensão, lançaram uma triste calúnia sobre o Espírito Santo: pelas coisas calculadas para justificar a justiça de Deus, e prontamente à mão, ele inicialmente não estava disposto a aduzir, pois não podiam foram compreendidos; sim, ele modifica tanto sua segunda razão, que não assume uma defesa completa, mas de maneira a dar uma demonstração suficiente da justiça de Deus, se for considerada por nós com devota humildade e reverência.

Ele lembra ao homem o que é especialmente satisfatório para ele se lembrar, isto é, de sua própria condição; como se ele tivesse dito: “Visto que você é homem, você é o pó e a cinza; por que, então, contendes com o Senhor aquilo que não és capaz de entender? ” Em uma palavra, o apóstolo não apresentou o que poderia ter sido dito, mas o que é adequado à nossa ignorância. Clamor de homens orgulhosos, porque Paulo, admitindo que os homens são rejeitados ou escolhidos pelo conselho secreto de Deus, não alega causa; como se o Espírito de Deus estivesse calado por falta de razão, e não melhor, que por seu silêncio ele nos lembra, que um mistério que nossas mentes não podem compreender deve ser reverentemente adorado, e que, assim, ele verifica a devassidão da curiosidade humana. Vamos então saber que Deus, por nenhuma outra razão, se abstém de falar, mas que ele vê que não podemos conter sua imensa sabedoria em pequena escala; e, portanto, com relação à nossa fraqueza, ele nos leva à moderação e sobriedade.

O que é formado? etc. Vemos que Paulo habita continuamente nisso – que a vontade de Deus, embora sua razão esteja oculta de nós, deve ser contada apenas; pois ele mostra que está privado de seu direito, se não tiver a liberdade de determinar o que vê em relação a suas criaturas. Isso parece desagradável aos ouvidos de muitos. Há também aqueles que fingem que Deus está exposto a grande reprovação, como um poder atribuído a ele, como se eles fossem mais divinos do que Paulo, que estabeleceu isso como regra de humildade para os fiéis, que eles são admirar a soberania de Deus, e não estimar por seu próprio julgamento.

Mas ele reprime essa arrogância de contender com Deus por uma semelhança mais adequada, na qual ele parece ter feito alusão a Isaías 45: 9 , e não a Jeremias 18: 6 ; porque Jeremias nos ensina nada mais do que Israel estava nas mãos do Senhor, para que por seus pecados ele pudesse inteiramente quebrá-lo em pedaços, como um oleiro o vaso de barro. Mas Isaías sobe mais alto: “Ai dele”, diz ele, “que fala contra seu criador”; isto é, a panela que contende com a anterior da argila; “Dirá o barro ao seu antigo, o que fazes?” etc. E certamente não há razão para um homem mortal se considerar melhor que um vaso de barro, quando se compara a Deus. No entanto, não devemos ser excessivamente particulares ao aplicar esse testemunho ao nosso assunto atual, uma vez que Paulo pretendia apenas aludir às palavras do Profeta, para que a semelhança pudesse ter mais peso. (305)

Então as palavras em Romanos 9:21 não são tomadas verbalmente em nenhum dos dois lugares mencionados acima; mas o símile é adotado. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Não, mas, ó homem, quem és … Como se ele tivesse dito: Homem fraco e ignorante, ousa retrucar no Deus infinitamente bom e justo? Reflita sobre si mesmo; e diga-me, depois de abusar da graça de Deus e transgredir suas leis, você vai se arrepender de suas dispensações? Deus criou, criou, formou a nação judaica; e a coisa formada, quando se corromper, fingirá corrigir o Autor sábio e gracioso de seu ser, e dirá: Por que você me fez assim? Por que você me constituiu dessa maneira? Você me fez mal ao me dar sob tais e tais condições.

A nota do velho John Goodwin sobre esta passagem é pelo menos curiosa: “Eu escasso (diz que ele) conhece qualquer passagem da Escritura mais freqüentemente abusada do que esta. Quando os homens, nas grandes questões de predestinação e reprovação, trazem à tona qualquer texto da Escritura que eles concebem criam sua noção, embora o sentido que eles colocam sobre ela seja tão rude e dissonante com o verdadeiro significado do Espírito Santo, mas, se alguém contradiz, freqüentemente caem sobre ele com – Não, mas, ó homem; Quem és tu? Como se São Paulo tivesse deixado para eles seus herdeiros e sucessores na infalibilidade de seu espírito! Mas quando os homens chamarem uma resposta sólida para suas concepções infundadas sobre o significado das Escrituras, uma resposta contra Deus, isso favorece mais do espírito que foi visto caindo como um raio do céu, do que do Seu, que o viu nesta queda “.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 9:20 . Não, mas, ó homem, etc. – São Paulo mostra aqui que as nações do mundo, que têm um direito melhor nas mãos e na disposição de Deus, do que o barro no poder do oleiro, podem, sem chamar sua justiça em questão, “seja grandiosa e gloriosa, ou depreciada ou desprezada, como bem entender”. O fato de ele aqui falar dos homens nacionalmente, e não pessoalmente, em referência ao estado eterno deles, é evidente não apenas desde o início deste capítulo, onde ele expressa sua preocupação pela rejeição dos judeus e pelas instâncias que ele traz de Isaque, Jacó, Esaú e Faraó: mas também aparece muito claramente nos versículos imediatamente a seguir; onde, pelos vasos de ira aptos à destruição (mantendo a metáfora do oleiro ) , ele manifestamente se refere à nação dos judeus; que agora estavam maduros para a destruição que Deus traria sobre eles; e por vasos de misericórdia, a igreja cristã, constituída por um pequeno número de judeus convertidos, e o restante formado por gentios; que, juntos, passaram a ser o povo de Deus nesse sentido geral, em vez da nação judaica, Romanos 9:24 . O sentido, portanto, deste e dos seguintes versículos é o seguinte: “Como você ousa, ó homem, chamar Deus a prestar contas e questionar sua justiça, expulsando os judeus de seu povo antigo? E se Deus, disposto a punir aquele povo pecador , and to do it so as to make his power known and taken notice of, (and why might not he raise them up for that purpose, as well as Pharaoh and the Egyptians?)—What, I say, if God bore with them a long time, even after they had deserved his wrath, as he did with Pharaoh, that his hand might be the more eminently visible in their destruction; and that also, at the same time, he might with the more glory make known his goodness and mercy to the Gentiles; whom, according to his purpose, he was ready to receive into the glorious state of being his people under the Gospel?” Veja Locke.

Comentário de John Wesley

Não, mas homem, quem és o que replica contra Deus? Dirá a coisa formada àquele que a formou: Por que me fizeste assim?

Não, mas quem és tu, ó homemHomem pequeno, impotente, ignorante.

Aquele replico contra Deus – Aquele Deus acusador de injustiça, por ele mesmo fixar os termos pelos quais ele mostrará misericórdia? A coisa formada dirá ao que a formou: Por que você me fez assim – Por que você me tornou capaz de honra e imortalidade, apenas crendo?

Referências Cruzadas

Jó 16:3 – Esses discursos inúteis nunca acabarão? O que o leva a continuar discutindo?

Jó 33:13 – Por que você se queixa a ele de que não responde às palavras dos homens?

Jó 36:23 – Quem lhe prescreveu os seus caminhos, ou lhe disse: ‘Agiste mal’?

Jó 38:2 – “Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras sem conhecimento?

Jó 40:2 – “Aquele que contende com o Todo-poderoso poderá repreendê-lo? Que responda a Deus aquele que o acusa! “

Jó 40:5 – Falei uma vez, mas não tenho resposta; sim, duas vezes, mas não direi mais nada”.

Jó 40:8 – “Você vai pôr em dúvida a minha justiça? Vai condenar-me para justificar-se?

Jó 42:2 – “Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.

Isaías 29:16 – Vocês viram as coisas de cabeça para baixo! Como se fosse possível imaginar que o oleiro é igual ao barro! Acaso o objeto formado Pode dizer àquele que o formou: “Ele não me fez”? E o vaso poderá dizer do oleiro: “Ele nada sabe”?

Isaías 45:9 – “Ai daquele que contende com seu Criador, daquele que não passa de um caco entre os cacos no chão. Acaso o barro pode dizer ao oleiro: ‘O que você está fazendo? ’ Será que a obra que você faz pode dizer: ‘Ele não tem mãos? ’

Miquéias 6:8 – Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.

Mateus 20:15 – Não tenho o direito de fazer o que quero com o meu dinheiro? Ou você está com inveja porque sou generoso? ’

Romanos 2:1 – Portanto, você, que julga, os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas.

1 Coríntios 1:20 – Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?

1 Coríntios 7:16 – Você, mulher, como sabe se salvará seu marido? Ou você, marido, como sabe se salvará sua mulher?

1 Timóteo 6:5 – e atritos constantes entre pessoas que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro.

Tito 2:9 – Ensine os escravos a se submeterem em tudo a seus senhores, a procurarem agradá-los, a não serem respondões e

Tiago 2:20 – Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *