Estudo de Isaías 64:8 – Comentado e Explicado

E, no entanto, Senhor, vós sois nosso pai; nós somos a argila da qual sois o oleiro: todos nós fomos modelados por vossas mãos.
Isaías 64:8

Comentário de Albert Barnes

Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai – (Veja as notas em Isaías 63:16 ).

Nós somos a argila – a idéia parece ser que a condição deles foi produzida por ele como argila é moldada pelo oleiro, e que eles deviam ser devolvidos e restaurados inteiramente por ele – pois não tinham mais poder para fazê-lo do que o barro teve que se moldar. O sentido é que eles estavam totalmente em sua mão e à sua disposição (veja as notas em Isaías 29:16 ; Isaías 45: 9 ).

E tu, nosso oleiro – Tens o poder de nos moldar como o oleiro faz o barro.

E todos nós somos obra de tuas mãos – isto é, como o vaso feito pelo oleiro é obra dele. Fomos formados por ti e dependemos de ti para nos fazer o que queres que sejamos. Todo esse versículo é um reconhecimento da soberania de Deus. Expressa o sentimento que todos têm quando estão sob convicção do pecado; e quando sentem que estão expostos ao desagrado divino por suas transgressões. Então eles sentem que, para serem salvos, deve ser pela mera soberania de Deus; e então imploram sua interposição para moldar e guiá-los à sua vontade.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 64: 8-9 . Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai – Não obstante tudo isso, tu és nosso Pai, tendo nos criado e adotado; portanto, tenha piedade de nossos filhos; nós somos o barro e tu o nosso oleiro – estamos nas tuas mãos como o barro nas mãos do oleiro: podes nos formar e nos dispor como bem queres. E não discutiremos com você, por mais que tenha prazer em lidar conosco. Nós somos todo o trabalho de tuas mãos – Portanto, não nos esqueçamos, não nos desampares, mas poupe, e preserve e salve-nos. Não se indigne conosco muito dolorido – Mas deixe sua raiva ser mitigada pela clemência e compaixão de um pai. Nem se lembre da iniquidade para sempre – Você está com raiva de nós há muito tempo, não seja assim para sempre. Eis, etc. nós somos o teu povo – o teu povo peculiar, Isaías 63:19 . Outro argumento para fazer cumprir a petição anterior.

Comentário de Adam Clarke

Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai “Mas tu, ó Jeová, és nosso Pai” – Por ???? veattah , e agora, cinco MSS., Um deles antigo e as duas edições mais antigas, 1486 e 1488, tem ???? veattah , e tu, e assim os caldeus parecem ter lido. A repetição tem muita força. A outra palavra pode ser bem poupada. “Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai.” Quão carinhosa é a queixa neste e nos seguintes versículos! Mas como a angústia aumenta, quando recordam as desolações do templo e a ruína do culto público, Isaías 64:11 ; : “Nossa casa santa e bela, onde nossos pais te louvaram, é queimada pelo fogo” etc.

Todos nós somos obra de tuas mãos – Três MSS. (dois deles antigos) e a Septuaginta liam ma ? maaseh , a obra, sem a conjunção ? vau prefixada. E, para Yadecha , tua mão, o Bodleiano e outros dois MSS., A Septuaginta, Siríaca e Vulgata, leram ???? yadeycha , tuas mãos, no número plural. – EU.

Comentário de John Calvin

8. E agora, ó Jeová. Depois de reclamarem de suas misérias, pelas quais estavam quase arrasadas, agora pedem mais abertamente perdão a Deus e atenuam suas angústias, e com maior ousadia pedem a Deus que ainda são seus filhos. Somente a adoção poderia encorajá-los a nutrir esperanças favoráveis, de que eles não deixassem de confiar em seu Pai, embora oprimidos pela carga de aflições. E essa ordem deve ser cuidadosamente observada; pois, para que possamos ser verdadeiramente humilhados em nossos corações, precisamos ser derrubados, deitados e quase esmagados. Mas quando o desespero toma conta de nós, devemos nos apegar a este altar de consolação, que, “como Deus se agradou em nos eleger para sermos filhos dele, devemos esperar a salvação dele, mesmo quando as coisas estão no pior”. Assim, com vistas à graciosa aliança, os israelitas afirmam que são filhos de Deus, a fim de experimentar sua bondade paterna e que sua promessa não pode ser anulada.

Nós somos o barro e tu o nosso oleiro . Por meio de uma comparação, eles ampliam a graça de Deus e reconhecem que foram formados de barro desprezível; pois eles não buscam a base da superioridade em si mesmos, mas em sua origem celebram a misericórdia de Deus, que por argila mesquinha e suja decidiu criar filhos para si mesmo.

Todos somos obra de tuas mãos . Da mesma importância que a primeira é esta segunda cláusula, na qual Deus é chamado de Criador, e seu povo é chamado de obra de suas mãos; porque somente a Deus eles atribuem tudo o que são e tudo o que têm. Isso é verdadeira gratidão; pois, enquanto os homens advogam a menor reivindicação a algo como seu, Deus é enganado por seu direito. Agora, Isaías fala não da criação comum dos homens, mas da regeneração, por causa dos quais os crentes são especialmente chamados de “obra de Deus”; como freqüentemente declaramos na exposição de outras passagens: (192) Aqui eles reconhecem um ato notável da bondade de Deus, ao elegê-los para ser seu povo, e adorná-los com benefícios tão numerosos e grandes.

Comentário de John Wesley

Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso pai; nós somos a argila e tu o nosso oleiro; e todos somos obra de tuas mãos.

Nosso pai – Não obstante tudo isso, você é nosso pai, tanto pela criação quanto pela adoção, portanto, tenha piedade de seus filhos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *