Estudo de Salmos 100:3 – Comentado e Explicado

Sabei que o Senhor é Deus: ele nos fez, e a ele pertencemos. Somos o seu povo e as ovelhas de seu rebanho.
Salmos 100:3

Comentário de Albert Barnes

Saibam que o Senhor, ele é Deus – isto é, que todas as nações saibam que o Senhor é o Deus verdadeiro. Os ídolos são vaidade. Eles não têm direito a adoração; mas Deus é o Criador de todos, e tem direito à adoração universal.

Foi ele quem nos criou – o hebraico é: “Ele nos criou”, e isso expressa a idéia exata. O fato de ele ser o Criador prova que ele é Deus, pois ninguém além de Deus pode realizar o trabalho da criação. A idéia mais alta de que podemos formar poder é aquela que é evidenciada em um ato de criação; isto é, fazendo com que algo exista onde não havia nada antes. Toda coisa criada, portanto, é uma prova da existência de Deus; a imensidão do universo é uma ilustração da grandeza de seu poder.

E não nós mesmos – Margem: “E nós somos nós”. A diferença entre o texto e a margem é devida a uma leitura diferente no hebraico, variando apenas em uma única letra. A leitura no texto é: “E não ( ?? lo ‘ ) nós;” na margem, “E para ele ( ?? ) nós”. Essas palavras seriam pronunciadas da mesma maneira e qualquer uma delas transmitiria bom senso. O peso da autoridade é a favor da leitura comum: “E não nós;” isto é, não somos auto-criados; nós derivamos nosso ser dele. Tudo o que temos e somos, devemos a ele.

Nós somos o seu povo – em virtude da criação. A “propriedade” mais alta que pode existir é aquela derivada de um ato de criação. Aquele que trouxe alguma coisa à existência tem direito e pode dispor dela como bem entender. É nessa idéia essencialmente que toda idéia de “propriedade” é fundada.

E as ovelhas do seu pasto – Como o pastor é o dono do rebanho, Deus é o nosso dono; como o pastor guarda seu rebanho e o sustenta, assim Deus nos guarda e provê para nós. Veja as notas no Salmo 95: 7 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 100: 3 . Conheceis , etc. – Reconheça isso, etc. “Reconheça a Jeová por seu Deus.” A próxima cláusula é apresentada por Houbigant e Mudge, de acordo com o contexto, Ele nos criou, e nós somos dele: seu povo, etc.

Comentário de E.W. Bullinger

Deus. Hebraico. Elohim. App-4. O sotaque hebraico coloca a principal pausa em “Deus” ; o menor faz uma pausa em “conhecer” e “fabricar”: ou seja, o conhecimento de Jeová como nosso Deus revela ao Seu povo que Ele os fez assim, e que eles são Suas “ovelhas” e Seus cuidados.

e não nós mesmos. Alguns códigos, com seis edições impressas anteriores, leem l “o ( ” not “ ); mas outros códigos, com uma edição impressa inicial, aramaico, leem lo (para ele ou para ele),” e nós somos “, como em Autorizado Margem da versão A diferença decorre da ortografia em hebraico. Lo com um Aleph (= ” o) ou com um Vau (= o). . Isaiah 9:2 ; Isaiah 49:5 ; Isaiah 63:9 . Job 6:21 ; Job 13:15 . Psalms 100:3 . Proverbs 19:7 ; Proverbs 26:2 A Massorah observa várias dessas passagens em que ocorre a mesma variação ( Êxodo 21: 8. Levítico 11:21 ; Levítico 25:30 . 1 Samuel 2: 3. 2 Samuel 16:18 ; 2 Samuel 19: 7. Isaías 9: 2 ; Isaías 49: 5 ; Isaías 63: 9. Jó 6:21 ; Jó 13:15 . Salmos 100: 3. Provérbios 19: 7 ; Provérbios 26: 2

Pessoas. . . ovelha Observe a correspondência entre os Salmos 100 e 95.

Comentário de Adam Clarke

Saibam que o Senhor ele é Deus – reconheça de todas as maneiras possíveis, tanto em público quanto em particular, que Jeová, o Ser auto-existente e eterno não criado, é Elohim, o Deus que está em aliança com o homem, para instruir, redimir , ame e faça-o finalmente feliz.

Foi ele quem nos criou – Ele é nosso Criador e, consequentemente, tem o único direito sobre nós.

E não nós mesmos – ????? ??? velo anachnu . Nunca consigo pensar que essa seja a verdadeira leitura, embora encontrada no presente texto hebraico, na Vulgata, Septuaginta, Etiópica e Siríaca. Havia algum povo na terra, por mais grosseiramente pagão que acreditasse, ou pudesse acreditar, que eles mesmos haviam se criado? Em 26 dos MSS de Kennicott e De Rossi. nós temos ????? ??? velo anachnu “, e somos nós”; ?? lo , o pronome, sendo colocado em ?? lo , a partícula negativa. Esta é a leitura do Targum, ou paráfrase de Chaldee ????? ?????? vedileyh anachna , “e dele somos nós”, e é a leitura do texto no Poliglota Complutense, de ambos os Salmos que foram impressos em 1477, e é o keri, ou leitura marginal na maioria das Bíblias Massoréticas. Toda pessoa deve ver, pela natureza do assunto, que é a leitura genuína. A posição baseia-se na máxima de que o que um homem inventa, constrói a partir de seus próprios materiais, sem assistência em gênio, materiais ou execução de qualquer outra pessoa, é Seu e, para ele, seu uso e produção, ele tem o único certo. Deus nos criou, portanto somos Seus: somos seu povo e devemos reconhecê-lo por nosso Deus; nós somos as ovelhas do seu pasto, e devemos dedicar-lhe constantemente as vidas que ele apóia continuamente.

Comentário de John Calvin

O profeta em seguida menciona os grandes benefícios recebidos de Deus e, de maneira especial, deseja que os fiéis meditem sobre eles. Dizer que Deus nos criou é uma verdade geralmente reconhecida; mas não para anunciar a ingratidão tão usual entre os homens, que apenas uma dentre cem reconhece seriamente que ele mantém sua existência de Deus, embora, quando dificilmente posto em prática, eles não neguem que foram criados a partir do nada; todavia, todo homem faz de si um deus e praticamente se adora, quando atribui a seu próprio poder o que Deus declara pertencer somente a ele. Além disso, deve-se lembrar que o profeta não está aqui falando sobre a criação em geral (como eu disse anteriormente), mas sobre a regeneração espiritual pela qual ele cria novamente sua imagem em seus eleitos. Os crentes são as pessoas que o profeta aqui declara ser obra de Deus, não que tenham sido feitos homens no ventre de sua mãe, mas naquele sentido em que Paulo, em Efésios 2:10 , os chama: ?? p???µa , obra de Deus, porque foram criados para boas obras que Deus ordenou antes que andassem nelas; e, na realidade, isso concorda melhor com o contexto subsequente. Pois quando ele diz: Nós somos o seu povo e ovelhas do seu pasto, ele evidentemente se refere àquela graça distintiva que levou Deus a separar seus filhos por sua herança, a fim de que ele pudesse, por assim dizer, nutri-los sob sua influência. asas, que é um privilégio muito maior do que simplesmente nascer homens. Deveria alguém se gabar de se tornar um novo homem, quem está lá que não detestaria uma tentativa tão básica de roubar a Deus o que lhe pertence? Também não devemos atribuir esse nascimento espiritual a nossos pais terrenos, como se por seu próprio poder eles nos gerassem; pois o que uma semente corrupta poderia produzir? Ainda assim, a maioria dos homens não hesita em reivindicar para si todos os elogios da vida espiritual. Senão, o que significam os pregadores do livre-arbítrio, a menos que nos diga que, por nossos próprios esforços, de sermos filhos de Adão, nos tornamos filhos de Deus? Em oposição a isso, o profeta, ao nos chamar de povo de Deus, nos informa que é por sua própria boa vontade que somos regenerados espiritualmente. E, ao nos denominar as ovelhas do seu pasto, ele nos dá a conhecer que, pela mesma graça que nos foi dada, continuamos seguros e intactos até o fim. Poderia ser interpretado de outra forma, ele nos tornou seu povo etc. (124) Mas, como o significado não é alterado, reti o que foi a leitura mais geralmente recebida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *