Estudo de João 10:7 – Comentado e Explicado

Jesus tornou a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
João 10:7

Comentário de Albert Barnes

Eu sou a porta – eu sou o caminho pelo qual ministros e pessoas entram na igreja verdadeira. É por seus méritos, sua intercessão, sua ajuda e sua nomeação que eles entram.

Das ovelhas – Da igreja.

Comentário de E.W. Bullinger

Então = Portanto.

Eu digo . . . Eu sou = eu digo. . . que eu sou, etc. hoti, colocando as palavras que seguem como uma citação. Veja App-173.

de = para. Das ovelhas, não da dobra.

Comentário de John Calvin

7. Eu sou a porta. Se essa explicação não tivesse sido adicionada, todo o discurso teria sido alegórico. Ele agora explica mais claramente qual foi a parte principal da parábola quando declara que é a porta. A quantidade do que é afirmado é que o ponto principal de toda doutrina espiritual, na qual as almas são alimentadas, consiste em Cristo. Daí também Paulo, um dos pastores, diz:

Não acho que valha a pena conhecer nada além de Jesus Cristo,
( 1 Coríntios 2: 2. )

E esse modo de expressão transmite o mesmo significado como se Cristo tivesse testemunhado que somente a ele todos devemos estar reunidos. Portanto, ele invoca e exorta todos os que desejam que a salvação venha a ele. Com essas palavras, ele quer dizer que em vão eles vagam sobre quem o deixa ir a Deus, porque há apenas uma porta aberta e toda abordagem de qualquer outra maneira é proibida.

Comentário de Adam Clarke

Eu sou a porta das ovelhas. Somente através de mim é que um homem pode ter uma entrada legal no ministério; e é somente através de mim que a humanidade pode ser salva. Em vez de, eu sou a porta, a versão sahidic diz, eu sou o pastor; mas essa leitura não é encontrada em nenhuma outra versão, nem em nenhum MS. É evidentemente um erro do escriba.

Comentário de Thomas Coke

João 10: 7 . Eu sou a porta das ovelhas. Como a parábola de nosso Senhor não foi entendida, ele graciosamente passa a explicá-la à sua audiência; e, em primeiro lugar, ele os informa que, pela porta, ele quis dizer a si mesmo. Eu sou a porta das ovelhas. Talvez seja uma metonímia, porque eu sou a porta do rebanho de ovelhas; ou o significado de nosso Senhor pode ter sido: “Eu não sou apenas a porta pela qual os pastores devem entrar – aquele cujo único direito é admitir os homens no ofício e dignidade dos pastores; mas também sou a porta das ovelhas. É por mim que os homens entram na inclinação espiritual da igreja. ” Seria muito impertinente fazer uma longa paralela aqui entre Cristo e uma porta: a semelhança claramente se centra nesta única circunstância, que como um homem deve observar e passar pela porta, a fim de fazer uma entrada inesperada em um redil : portanto, ele deve manter uma consideração adequada a Cristo, a fim de ser um verdadeiro professor na igreja; e deve passar por ele, ou por sua autoridade, para esse cargo. É por um símile muito parecido com isso, que Cristo em outros lugares se chama o caminho, cap. João 14: 6 .

Comentário de Scofield

Eu sou a porta das ovelhas

A obra de pastor de nosso Senhor tem três aspectos:

(1) Como o “bom” pastor, Ele dá a vida pelas ovelhas João 10:11 e é, portanto, “a porta” pela qual “se alguém entrar, ele será salvo”. João 10: 9 . Isso responde aos Salmos 22.

(2) Ele é o “Grande” Pastor “, trazido dos mortos” Hebreus 13:20 para cuidar e aperfeiçoar as ovelhas. Isso responde aos Salmos 23.

(3) Ele é o pastor “chefe”, que vem em glória para dar coroas de recompensa aos fiéis pastores 1 Pedro 5: 4 . Isso responde aos Salmos 24.

Comentário de John Wesley

Então Jesus disse-lhes novamente: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.

Eu sou a porta – Cristo é a Porta e o Pastor, e todas as coisas.

Referências Cruzadas

Salmos 79:13 – Então nós, o teu povo, as ovelhas das tuas pastagens, para sempre te louvaremos; de geração em geração cantaremos os teus louvores.

Salmos 95:7 – pois ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pastoreio, o rebanho que ele conduz. Hoje, se vocês ouvirem a sua voz,

Salmos 100:3 – Reconheçam que ele é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio.

Isaías 53:6 – Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

Ezequiel 34:31 – Vocês, minhas ovelhas, ovelhas da minha pastagem, são o meu povo, e eu sou o Deus de vocês, palavra do Soberano Senhor’ “.

Lucas 15:4 – “Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?

João 10:1 – “Eu lhes asseguro que aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante.

João 10:9 – Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Efésios 2:18 – pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.

Hebreus 10:19 – Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *