Estudo de João 8:34 – Comentado e Explicado

Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo.
João 8:34

Comentário de Albert Barnes

Todo aquele que comete pecado … – Nesta passagem, Jesus mostra a eles que não se referia à escravidão política, mas à escravidão da alma às más paixões e desejos.

É o servo – É o escravo do pecado. Ele é obrigado a isso como um escravo é a seu mestre.

Comentário de E.W. Bullinger

Em verdade, em verdade . Invocado por essa manifestação deturpada da verdade. A décima segunda ocorrência. Ver João 1:51 .

Quem quer = Todo aquele que.

comete = pratica ou pratica.

pecado. Não é um ato único, mas uma vida de pecado em si. O mesmo que “pecado” em João 8:21 .

o servo = um servo.

Comentário de John Calvin

34. Todo homem que comete pecado é escravo do pecado. Este é um argumento extraído de coisas contrárias. Eles se gabavam de serem livres. Ele prova que eles são escravos do pecado, porque, sendo escravizados pelos desejos da carne, eles pecam continuamente. É surpreendente que os homens não sejam convencidos por sua própria experiência, para que, deixando de lado o orgulho, possam aprender a ser humildes. E é uma ocorrência muito frequente nos dias de hoje que, quanto maior a carga de vícios pelos quais um homem é oprimido, mais ferozmente ele pronuncia palavras sem sentido para exaltar o livre-arbítrio.

Cristo parece não dizer nada mais aqui do que o que foi dito anteriormente pelos filósofos, que aqueles que são devotados a suas concupiscências estão sujeitos à escravidão mais degradante. Mas há um significado mais profundo e oculto; pois ele não discute o que os homens maus trazem sobre si mesmos, mas qual é a condição da natureza humana. Os filósofos pensavam que qualquer homem é escravo por sua própria escolha, e que pela mesma escolha ele volta à liberdade . Mas aqui Cristo sustenta que todos os que não são libertos por ele estão em estado de escravidão , e que todos os que derivam o contágio do pecado da natureza corrompida são escravos desde o nascimento. Devemos atender à comparação entre graça e natureza, na qual Cristo aqui habita; do qual se pode ver facilmente que os homens são destituídos de liberdade, a menos que a recuperem de algum outro bairro. No entanto, essa escravidão é voluntária, de modo que aqueles que necessariamente pecam não são compelidos a pecar.

Comentário de Adam Clarke

Quem comete pecado é servo do pecado – Ou, d????? est? , etc., é escravo do pecado. Essa foi a escravidão da qual Cristo falou; e libertação dela, foi a liberdade que ele prometeu.

Comentário de Thomas Coke

João 8:34 . Todo aquele que comete pecado, etc. – ???e? aµa?t?a?, pratica, ou pratica o pecado: fazer, no dialeto hebraico, importa não apenas o ato presente, mas o hábito de fazer. Por isso, alguns demonstram isso: Quem pratica o pecado é o servo ??????, o escravo do pecado. – Não há escravos maiores do que aqueles que se entregam a um tipo de vida cruel e à satisfação de seus apetites pecaminosos. Veja Romanos 6:16 . 2 Pedro 2:19 .

Comentário de Scofield

pecado

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Jesus lhes respondeu: Em verdade, em verdade vos digo que quem comete pecado é servo do pecado.

Jesus respondeu – Cada ramo de sua objeção, primeiro a respeito da liberdade, depois a respeito de serem filhos de Abraão, João 8:37 , etc. Quem comete pecado é, de fato, escravo do pecado.

Referências Cruzadas

1 Reis 21:25 – ( Nunca existiu ninguém como Acabe, que se vendeu para fazer o que o Senhor reprova, pressionado por sua mulher Jezabel.

Provérbios 5:22 – As maldades do ímpio o prendem; ele se torna prisioneiro das cordas do seu pecado.

Mateus 5:18 – Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.

João 3:3 – Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

Atos dos Apóstolos 8:23 – pois vejo que você está cheio de amargura e preso pelo pecado”.

Romanos 6:6 – Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado;

Romanos 6:12 – Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.

Romanos 6:16 – Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?

Romanos 6:19 – Falo isso em termos humanos por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade.

Romanos 7:14 – Sabemos que a lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado.

Romanos 7:25 – Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.

Romanos 8:21 – de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.

Efésios 2:2 – nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

2 Pedro 2:19 – Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina.

1 João 3:8 – Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *