Estudo de Romanos 8:21 – Comentado e Explicado

todavia com a esperança de ser também ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus.
Romanos 8:21

Comentário de Albert Barnes


Porque – Este é o fundamento de sua esperança, e isso o sustenta agora. É o propósito de Deus que a libertação seja concedida, e isso apóia o cristão em meio às provações às quais ele é submetido aqui. A esperança é que esse mesmo homem renovado seja libertado de todas as labutas, cuidados e pecados deste estado.

A própria criatura – A própria alma que é renovada; o homem resgatado sem mudança essencial. Será o mesmo ser, embora purificado; o mesmo homem, possuidor do mesmo corpo e alma, embora livre de todas as corrupções da humanidade e elevado acima de todas as degradações da condição atual. A idéia é apresentada em toda parte, de que uma pessoa idêntica será admitida no céu sem mudança essencial, 1 Coríntios 15: 35-38 , 1 Coríntios 15: 42-44 . Que esta é a esperança de todos os cristãos, ver 2 Pedro 3:13 .

Da escravidão da corrupção – isso não difere materialmente da “vaidade”, Romanos 8:20 . Isso implica que esse estado não é um estado disposto ou não é uma condição de escolha, mas é de servidão ou servidão (ver Romanos 7: 15-24 ); e que é uma condição corrupta, imperfeita e perecível. É aquele que leva ao pecado, à tentação, ao conflito e à ansiedade. É uma condição frequentemente que destrói a paz, estraga a felicidade, diminui a esperança, enfraquece a fé e enfraquece o amor dos cristãos, e isso é chamado de escravidão da corrupção. É também aquele em que a morte temporal tem domínio, e na escravidão da qual, tanto os crentes quanto os incrédulos serão mantidos. Contudo, de toda essa escravidão, os filhos de Deus serão libertados.

A liberdade gloriosa – grego, a liberdade da glória dos filhos de Deus. Isto é,

(1) “Liberdade”. É a liberdade da escravidão sob a qual o cristão geme. Será liberdade do pecado; da corrupção; dos maus desejos; de calamidade; da morte. A mais alta “liberdade” do universo é aquela que é desfrutada no céu, onde os remidos estão sob a soberania e o governo de seu rei, mas onde eles fazem isso, e somente isso, o que desejam. Tudo é escravidão, mas o serviço de Deus; tudo é escravidão, exceto a lei que concorda com o supremo desejo da alma, e onde os mandamentos estão de acordo com os desejos perfeitos do coração.

(2) isso é liberdade gloriosa. É cercado de majestade; compareceu com honra; coroado com esplendor. O mundo celestial é frequentemente descrito como um estado de glória; Note, Romanos 2:10 .

Dos filhos de Deus – Para que os filhos de Deus desfrutem.

Comentário de E.W. Bullinger

entregue = libertado, como em Romanos 8: 2 .

corrupção . Grego. phthora. Aqui, 1 Coríntios 15:42 , 1 Coríntios 15:50 . Gálatas 1: 6 , Gálatas 1: 8 . Colossenses 2:22 . 2 Pedro 1: 4 ; 2 Pedro 2:12 , 2 Pedro 2:19 .

liberdade gloriosa = liberdade da glória.

Comentário de John Calvin

21. Porque a própria criação , etc. Ele mostra como a criação, na esperança, foi sujeita à vaidade; isto é, desde que algum tempo seja libertado, de acordo com o que Isaías testifica, e o que Pedro confirma ainda mais claramente. É então realmente necessário que consideremos uma maldição terrível que merecemos, uma vez que todas as coisas criadas em si mesmas sem culpa, tanto na terra como no céu visível, sofrem punição por nossos pecados; pois isso não aconteceu por culpa deles, que eles estão sujeitos à corrupção. Assim, a condenação da humanidade está impressa nos céus, na terra e em todas as criaturas. Portanto, também parece a que glória extraordinária os filhos de Deus serão exaltados; pois todas as criaturas serão renovadas para amplificá-la e ilustrá-la.

Mas ele não quer dizer que todas as criaturas sejam participantes da mesma glória dos filhos de Deus; mas que, de acordo com sua natureza, serão participantes de uma melhor condição; pois Deus restaurará a um estado perfeito o mundo, agora caído, junto com a humanidade. Mas qual será a perfeição, tanto para os animais quanto para as plantas e os metais, não é de nosso interesse nem investigar com mais curiosidade; pois o principal efeito da corrupção é a deterioração. Alguns homens sutis, mas com uma mente sóbria, perguntam se todos os tipos de animais serão imortais; mas se rédeas forem dadas a especulações aonde elas nos levarão? Vamos então nos contentar com esta doutrina simples – que tal será a constituição e a ordem completa das coisas, que nada será deformado ou esmaecido.

Comentário de Adam Clarke

Porque a criatura – Este e o versículo anterior devem estar assim conectados: na esperança de que ( ?t? ) a própria criatura também seja entregue. A palavra denotes???a denota, com muita frequência, corrupção pecaminosa. Então, 2 Pedro 1: 4 ; : Corrupção através da luxúria, t?? e? ep???µ?a f???a? . 2 Coríntios 11: 3 ; : Para que suas mentes não sejam corrompidas. 1 Coríntios 15:33 ; : Comunicações más corrompem boas maneiras. O sentido, portanto, do apóstolo neste lugar parece ser: o mundo gentio será, com o tempo, libertado da escravidão de sua corrupção pecaminosa, isto é, a escravidão de suas concupiscências e vil afetos; e ser trazido a uma liberdade tão nobre quanto os filhos de Deus desfrutam.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 8:21 . Porque a própria criatura, etc. – A criatura, ou a própria criação, é toda a humanidade, sejam cristãos ou não. Mas isso deve ser entendido tanto pela humanidade quanto pelos cristãos, apenas na medida em que, respondendo aos fins de sua criação pelas influências secretas do Espírito de Deus, eles estão preparados para a imortalidade. A criatura significa humanidade, considerada como o que deveria ser, de acordo com as leis de sua criação ou melhor, de acordo com a aliança da graça. Veja Gálatas 6: 8 .

Comentário de John Wesley

Porque a própria criatura também será libertada da escravidão da corrupção na gloriosa liberdade dos filhos de Deus.

A própria criação deve ser entregue – Destruição não é libertação: portanto, tudo o que é destruído, ou deixa de ser, não é entregue. Será que alguma parte da criação será destruída? Na gloriosa liberdade – O excelente estado em que foram criados.

Referências Cruzadas

Romanos 8:19 – A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados.

2 Pedro 3:13 – Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça.

Apocalipse 22:3 – Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *