Estudo de Romanos 6:19 – Comentado e Explicado

Vou-me servir de linguagem corrente entre os homens, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois, como pusestes os vossos membros a serviço da impureza e do mal para cometer a iniqüidade, assim ponde agora os vossos membros a serviço da justiça para chegar à santidade.
Romanos 6:19

Comentário de Albert Barnes

Falo da maneira dos homens – falo como as pessoas costumam falar; ou desenho uma ilustração da vida comum, para me entender melhor.

Por causa da enfermidade de sua carne – A palavra “enfermidade” significa fraqueza, fraqueza; e se opõe ao vigor e força. A palavra “carne” é usada frequentemente para denotar as paixões corruptas das pessoas; mas pode se referir aqui ao intelecto ou entendimento deles; Por causa de sua imperfeição do conhecimento espiritual; ou incapacidade de discernir argumentos e ilustrações que seriam mais estritamente espirituais em seu caráter “. Essa obscuridade ou debilidade havia sido causada por uma longa indulgência em paixões pecaminosas e pela influência ofuscante que essas paixões exercem sobre a mente. O sentido aqui é: “Uso uma ilustração tirada de assuntos comuns, das relações bem conhecidas de mestre e escravo, porque você verá melhor a força dessa ilustração com a qual você está familiarizado, do que você imaginaria. seja mais abstrato e mais estritamente espiritual. ” É uma espécie de desculpa por desenhar uma ilustração da relação entre mestre e escravo.

Pois como vós cederis – Note Romanos 6:13. Servos da impureza. Estiveram presos à impureza. A palavra “impureza” aqui se refere à impureza da vida, sob qualquer forma; às paixões degradadas que eram comuns entre os pagãos; veja Romanos 1 .

E à iniqüidade – Transgressão da lei.

Até a iniquidade – Com o objetivo de cometer iniqüidade. Isso implica que eles fizeram isso em um grau excessivo. É bom que os cristãos sejam lembrados de suas vidas anteriores, despertem arrependimento, excitem gratidão, produzam humildade e um propósito mais firme de viver para a honra de Deus. Este é o uso que o apóstolo aqui faz disso.

À santidade – Para praticar a santidade. Que a rendição de seus membros à santidade seja tão sincera e desqualificada quanto a rendição ao pecado. Isso é tudo o que é exigido dos cristãos. Antes da conversão, eles foram inteiramente entregues ao pecado; após a conversão, eles devem ser totalmente dados a Deus. Se todos os cristãos empregassem as mesmas energias no avanço do reino de Deus que eles têm na promoção do reino, de Satanás, a igreja aumentaria com dignidade e grandeza, e todos os continentes e ilhas logo sentiriam o movimento. Nenhum requisito é mais razoável do que isso; e deve ser uma fonte de lamentação e luto com os cristãos que não seja assim; que eles empregaram energias tão poderosas na causa de Satanás, e fazem tão pouco no serviço de Deus. Este argumento por energia na vida divina, o apóstolo continua a ilustrar, comparando as recompensas obtidas nos dois tipos de servidão, a do mundo e de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

depois da maneira, etc. Grego. anthropinos. Aqui, 1 Coríntios 2: 4 , 1 Coríntios 2:13 ; 1 Coríntios 4: 3 ; 1 Coríntios 10:13 . Tiago 3: 7 . 1 Pedro 2:13 . Compare Romanos 3: 5 .

enfermidade . Grego. astenia. Ver João 11: 4 .

carne . Ver Romanos 1: 3 .

servos . Grego. Doulon. Só aqui. Veja App-190.

impureza . Grego. akatharsia. Veja Romanos 1:24 .

iniqüidade . App-128.

até . Grego. eis . App-104. trabalhar.

santidade . Grego. hagiasmos. Somente aqui, Romanos 6:22 . 1 Coríntios 1:30 . 1 Tessalonicenses 4: 3 , 1 Tessalonicenses 4: 4 , 1 Tessalonicenses 4: 7 ; 2 Tessalonicenses 2:13 . 1 Timóteo 2:15 . Hebreus 12:14 . 1 Pedro 1: 2 .

Comentário de John Calvin

19. Eu falo o que é humano , etc. Ele diz que fala da maneira dos homens, não quanto à substância, mas à maneira. Assim, Cristo diz, em João 3:12 , que ele anunciou coisas terrenas, enquanto falava de mistérios celestes, embora não tão magnificamente quanto a dignidade das coisas necessárias, porque se acomodava às capacidades de um povo ignorante e simples. E assim o Apóstolo diz, a título de prefácio, que ele poderia mostrar mais plenamente quão grosseira e perversa é a calúnia, quando imaginada, que a liberdade obtida por Cristo dá liberdade ao pecado. Ele lembra aos fiéis, ao mesmo tempo, que nada é mais irracional do que a graça espiritual de Cristo deve ter menos influência sobre eles do que a liberdade terrena; como se ele tivesse dito: “Comparando o pecado e a justiça, eu poderia mostrar com mais ardência que você deve ser levado a prestar obediência ao segundo do que a servir ao primeiro; mas, no que diz respeito à sua enfermidade, omito essa comparação: apesar de tratá-lo com grande indulgência, ainda assim posso certamente exigir isso – que você não deve pelo menos obedecer à justiça com mais frieza ou negligência do que serviu ao pecado. ” É uma espécie de reticência ou silêncio, uma retenção de algo quando queremos mais ser entendidos do que aquilo que expressamos. Ele ainda os exorta a prestar obediência à justiça com muito mais diligência, pois o que eles serviram é mais digno que o pecado, embora ele pareça não exigir isso em tantas palavras. (198)

Como você apresentou, etc .; isto é, “Como você estava anteriormente preparado com todas as suas faculdades para servir ao pecado, é, portanto, suficientemente evidente o quão miseravelmente escravizada e amarrada sua depravação o segurava: agora você deve estar igualmente pronto e pronto para executar os comandos de Deus; não deixe que sua atividade de fazer o bem seja menor do que era antes no mal. ” Na verdade, ele não observa a mesma ordem na antítese, adaptando partes diferentes umas das outras, como em 1 Tessalonicenses 4: 7 , onde põe a impureza em oposição à santidade; mas o significado ainda é evidente.

Ele menciona os dois primeiros tipos – impureza e iniqüidade; o primeiro se opõe à castidade e santidade; o outro se refere a ferimentos prejudiciais ao próximo. Mas ele repete a iniquidade duas vezes, e em um sentido diferente: no primeiro, ele quer dizer saques, fraudes, perjúrios e todo tipo de erro; no segundo, a corrupção universal da vida, como se ele tivesse dito: “Vós prostituístes seus membros, a fim de perpetuar todas as obras perversas, e assim o reino da iniqüidade se fortaleceu em você” (199) Por justiça , entendo a lei. ou a regra de uma vida santa, cujo objetivo é a santificação, como é o caso quando os fiéis se dedicam a servir a Deus em pureza.

Então vem a palavra “justiça”, que estou disposto a pensar que é o que sempre foi falado, a justiça da fé; isto não é inato, nem interior, mas que vem de fora e é apreendido pela fé, pela qual os pecados são perdoados e o favor de Deus é obtido; e os que se tornarem servos disso devem cultivar a santidade tanto interna quanto externamente; eles devem apresentar todos os seus membros, isto é, todas as suas faculdades, ao serviço deste mestre, para que se tornem santos em todo tipo de conversa.

Mas se essa idéia de justiça for desaprovada, ainda poderemos explicar a aparente irregularidade na construção da passagem. É um exemplo de ordem invertida, muitos exemplos dos quais são encontrados até mesmo nesta Epístola. Ele começa com “impureza”, ele termina com “santidade” e, em seguida, as palavras intermediárias que contrastam correspondem “iniqüidade” e “retidão”. Aqui também há uma inversão no significado; “Impureza” é o princípio e “santidade” é a ação; enquanto “iniqüidade” é a ação, e “justiça” é o princípio. Se essa visão estiver correta, temos aqui uma instância singular do paralelismo invertido, tanto em termos de palavras quanto de significado. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Falo da maneira dos homens – Essa frase é frequentemente usada pelos escritores gregos para significar o que era fácil de ser compreendido; o que foi ad captum vulgi , no nível de entendimentos comuns, apresentado em um estilo popular; o que era diferente dos altos vôos dos poetas e da sublime obscuridade estudada dos filósofos.

Por causa da enfermidade de sua carne – Como se ele tivesse dito: faço uso de metáforas e figuras relacionadas com coisas naturais conhecidas; com seus negócios e situação na vida; por causa de sua inexperiência nas coisas celestiais, das quais você está apenas começando a conhecer a natureza e os nomes.

Servos da impureza, etc. – Essas diferentes expressões mostram quão profundamente imersos e escravizados pelo pecado esses gentios estavam antes de sua conversão ao cristianismo. Vários dos detalhes são dados no primeiro capítulo desta epístola.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 6:19 . Falo da maneira dos homens havia uma necessidade de algum tipo de pedido de desculpas por uma figura de linguagem, sobre a qual ele se debruça até o final deste capítulo. Esta primeira cláusula deve ser lida entre parênteses.

Comentário de Scofield

santidade

santificação. (Veja Scofield “ Apocalipse 22:11 “)

Comentário de John Wesley

Falo segundo a maneira dos homens, por causa da enfermidade de vossa carne; pois, como entregastes a vossos membros servos à impureza, e iniqüidade à iniqüidade; agora, porém, rendem seus servos à justiça para a santidade.

Falo da maneira dos homens – Portanto, é necessário que as escrituras se dediquem à linguagem dos homens.

Por causa da fraqueza da sua carne – a lentidão da compreensão flui da fraqueza da carne, isto é, da natureza humana.

Como você apresentou seus membros servos à impureza e iniqüidade à iniquidade, agora apresente seus membros servos da justiça à santidade – A iniqüidade (da qual a impureza é uma parte eminente) é aqui oposta à justiça; e até a iniqüidade é o oposto de até a santidade. Justiça aqui é uma conformidade com a vontade divina; santidade, para toda a natureza divina. Observem, aqueles que são servos da justiça seguem para a santidade; mas os que são servos da iniqüidade não se afastam. Justiça é serviço, porque vivemos de acordo com a vontade de outro; mas liberdade, por causa de nossa inclinação a ela, e deleitamos nela.

Referências Cruzadas

Romanos 3:5 – Mas, se a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus, que diremos? Que Deus é injusto por aplicar a sua ira? ( Estou usando um argumento humano. )

Romanos 6:13 – Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça.

Romanos 6:16 – Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?

Romanos 6:17 – Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.

Romanos 6:22 – Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.

Romanos 8:26 – Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Romanos 15:1 – Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.

1 Coríntios 5:6 – O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?

1 Coríntios 6:11 – Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

1 Coríntios 9:8 – Não digo isso do ponto de vista meramente humano; a Lei não diz a mesma coisa?

1 Coríntios 15:32 – Se foi por meras razões humanas que lutei com feras em Éfeso, que ganhei com isso? Se os mortos não ressuscitam, “comamos e bebamos, porque amanhã morreremos”.

1 Coríntios 15:33 – Não se deixem enganar: “as más companhias corrompem os bons costumes”.

Gálatas 3:15 – Irmãos, humanamente falando, ninguém pode anular um testamento depois de ratificado, nem acrescentar-lhe algo.

Efésios 2:2 – nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

Colossenses 3:5 – Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

2 Timóteo 2:16 – Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade.

Hebreus 4:15 – pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

Hebreus 12:15 – Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.

1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *