Estudo de Mateus 5:4 – Comentado e Explicado

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
Mateus 5:4

Comentário de Albert Barnes

Bem-aventurados os que choram – Isso é capaz de dois significados: ou aqueles que são abençoados que sofrem com a perda de amigos ou posses, ou que aqueles que choram pelo pecado são abençoados. Quando Cristo veio pregar o arrependimento, induzir as pessoas a lamentar seus pecados e abandoná-los, é provável que ele visse particularmente este último. Compare 2 Coríntios 7:10 . Ao mesmo tempo, é verdade que o evangelho só pode dar verdadeiro conforto àqueles que estão em aflição, Isaías 61: 1-3 ; Lucas 4:18 . Outras fontes de consolo não alcançam as profundas tristezas da alma. Eles podem diminuir as sensibilidades da mente; eles podem produzir uma submissão sombria e relutante ao que não podemos ajudar: mas não apontam para a verdadeira fonte de conforto. Somente no Deus da misericórdia; no Salvador; na paz que brota da esperança de um mundo melhor, e somente aí existe consolo, 2 Coríntios 3: 17-18 ; 2 Coríntios 5: 1 . Aqueles que choram assim serão consolados. Então aqueles que sofrem pelo pecado; aquela tristeza que o cometeram, e estão aflitos e feridos por terem ofendido a Deus, encontrará consolo no evangelho. Através do misericordioso Salvador, esses pecados podem ser perdoados. Nele, a alma cansada e pesada encontra a paz em Mateus 11: 28-30 ; e a presença do Consolador, o Espírito Santo, os sustentará aqui João 14: 26-27 , e no céu todas as suas lágrimas serão enxugadas, Apocalipse 21: 4 .

Comentário de Joseph Benson

Mateus 5: 4 . Bem-aventurados [ou felizes ] são os que choram – Nomeadamente, por seus próprios pecados e pelos de outros homens, e são constante e habitualmente sérios, vigilantes e circunspectos; pois eles serão consolados – Mesmo neste mundo, com a consolação que surge do senso do perdão dos pecados, paz com Deus, descobertas claras de seu favor e esperanças bem fundamentadas e vivas da herança celestial e com o pleno gozo dessa herança no mundo vindouro.

Comentário de E.W. Bullinger

Abençoado. Observe a figura de linguagem Anaphora (App-6). As oito bem-aventuranças devem ser contrastadas e compreendidas pelas oito “angústias” de Mateus 23: 13-33 . Veja App-126.

Comentário de John Calvin

4. Felizes os que choram. Esta afirmação está intimamente ligada à anterior, e é uma espécie de apêndice ou confirmação. A crença comum é que as calamidades tornam um homem infeliz. Isso decorre da consideração de que eles constantemente trazem consigo luto e tristeza. Agora, nada deve ser mais inconsistente com a felicidade do que o luto. Mas Cristo não apenas afirma que os enlutados não são infelizes. Ele mostra que o próprio luto deles contribui para uma vida feliz , preparando-os para receber a alegria eterna e fornecendo-lhes excitações para buscar o verdadeiro conforto somente em Deus. Assim, Paulo diz:

“Nós nos gloriamos nas tribulações, também sabendo que tribulação produz paciência e experiência de paciência, e experimentamos esperança: e a esperança não se envergonha” ( Romanos 5: 3 ).

Comentário de Adam Clarke

Bem-aventurados os que choram – Ou seja, aqueles que, sentindo sua pobreza espiritual, choram por Deus, lamentando a iniqüidade que os separava da fonte da bem-aventurança. Todo mundo foge da tristeza e busca a alegria, mas a verdadeira alegria deve necessariamente ser o fruto da tristeza. O todo não precisa (não sente a necessidade) do médico, mas os doentes estão; ou seja, eles que são sensíveis à sua doença. Somente as pessoas que estão profundamente convencidas da pecaminosidade do pecado, sentem a praga de seu próprio coração e se revoltam com todas as consolações mundanas, por causa de sua insuficiência em torná-las felizes, têm a promessa de Deus de consolo sólido. Eles serão consolados, diz Cristo, pa?a?????s??ta? , de pa?a , próximo e ?a?e? , eu chamo. Ele os chamará para si e dirá as palavras de perdão, paz e vida eterna aos seus corações. Veja esta noção da palavra expressa plenamente por nosso Senhor, Mateus 11:28 , Vinde a Mim todos os que estão cansados ??e pesados, e eu lhes darei descanso.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 5: 4 . Bem-aventurados os que choram “Por seus próprios pecados, ou por outros homens, e que são constante e habitualmente sérios; serão consolados, mais sólida e profundamente neste mundo, e eternamente no céu. O que agora semeiam em lágrimas. , eles colherão em alegria “. Veja 1 Coríntios 5: 2 e Bengelius. Possivelmente, nosso Salvador pode se referir ainda mais a essa bênção ao luto melhorado por conta das aflições; e sob essa luz nada pode ser mais verdadeiro que o aforismo atual; porque, se alguma coisa sob a graça de Deus leva um homem à santidade, é aflição; a tendência natural disso é dar a ele um sentimento da vaidade do mundo e, consequentemente, convencê-lo de que é necessário que ele busque sua felicidade em coisas mais sólidas e duráveis. A aflição desperta pensamentos sérios na mente, compõe-a em uma estrutura grave e estável, muito diferente da leviandade que a prosperidade inspira; dá a ela um sentimento de tristeza alheia e faz com que, quando acompanhada pela operação do Espírito Divino, seja sensível ao mal de se afastar de Deus, a fonte e o centro de sua alegria. Veja Macknight.

Comentário de John Wesley

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Os que choram – por seus próprios pecados ou por outros homens, e são constante e habitualmente sérios.

Eles serão consolados – Mais solida e profundamente, mesmo neste mundo, e eternamente no céu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *