Estudo de Salmos 119:131 – Comentado e Explicado

Abro a boca para aspirar, num intenso amor de vossa lei.
Salmos 119:131

Comentário de Albert Barnes

Abri a boca e ofeguei – Tudo isso é a linguagem da emoção profunda. Nós respiramos com dificuldade sob a influência de tal emoção; abrimos a boca e ofegamos, pois a passagem comum do ar pelas narinas não é suficiente para atender às necessidades dos pulmões em sua ação aumentada. A ideia é que seu coração estivesse cheio; que ele tinha um desejo tão intenso que produzia respiração profunda e rápida; que ele era como alguém que estava exausto e que “ofegava” por respirar. Compare as notas no Salmo 42: 1 .

Pois eu ansiava por teus mandamentos – A palavra aqui traduzida como “ansiada” não ocorre em nenhum outro lugar. Significa desejar sinceramente. Veja as notas no Salmo 119: 20 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 119: 131 . Abri a boca e ofeguei, etc. – Tenho sede das verdades e preceitos da tua palavra, e os persigo com entusiasmo e, por assim dizer, de boca aberta, prontos e gananciosos para recebê-los. “Um viajante oriental, fatigado pela labuta e ressecado pelo calor, não deseja com mais veemência suspiro pela brisa refrescante do que o servo de Deus, em tempo de tentação e angústia, respira por esse espírito de refresco e consolo que respira no Escrituras da verdade. ” Horne.

Comentário de E.W. Bullinger

Eu ansiava. Uma palavra aramaica ( ya “ab) . Ocorre apenas aqui. Mais fraca do que nos versículos: Salmos 119: 20 , Salmos 119: 40 , Salmos 119: 174 .

Comentário de Adam Clarke

Abri a boca e ofeguei – Uma metáfora tirada de um animal exausto na perseguição. Ele corre, de boca aberta, para respirar o ar frio; o coração batendo alto e a força muscular quase gasta pela fadiga. O salmista buscava a salvação, pois fugia de um animal feroz por sua vida. Nada pode mostrar sua seriedade em um ponto de vista mais forte.

Comentário de John Calvin

131. Abri a boca e ofeguei. (11) Por essas palavras, o salmista nos faria entender que ele estava inflamado com tanto amor e anseio pela lei divina, que estava incessantemente suspirando por ela. Ao se comparar com os que têm fome, ou com os que queimam com sede ressecada, ele usou uma metáfora muito apropriada. Como essas pessoas indicam a veemência de seus desejos, abrindo a boca e ofegando angustiosamente, como se sugassem todo o ar, assim também o Profeta afirma que ele próprio foi oprimido com inquietação contínua. A abertura da boca, então, e a respiração, são colocadas em oposição a um frio assentimento à palavra de Deus. Aqui o Espírito Santo ensina com que sinceridade da alma o conhecimento da verdade divina deve ser buscado. Daí resulta que os que pouco ou nenhuma proficiência na lei de Deus são punidos por sua própria indolência ou descuido. Quando Davi afirma que ofegava continuamente, ele aponta não apenas seu ardor, mas também sua constância.

Comentário de John Wesley

Abri a boca e ofeguei; pois ansiava por teus mandamentos.

Ofegante – Tenho sede dos teus preceitos, e os sigo ansiosamente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *