Estudo de João 15:15 – Comentado e Explicado

Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.
João 15:15

Comentário de Albert Barnes

Não os chamo servos – esse tinha sido o título comum pelo qual ele se dirigiu a eles Mateus 10: 24-25 ; João 12:26 ; João 13:13 ; mas ele também antes disso, em uma ocasião, os chamou de amigos Lucas 12: 4 , e em uma ocasião depois disso, os chamou de servos, João 15:20 . Ele aqui quer dizer que o título comum pelo qual ele dali em diante os abordaria seria o de amigos.

O servo não sabe … – Ele recebe o comando de seu mestre sem saber o motivo pelo qual isso ou aquilo é ordenado. É uma das condições da escravidão não ser deixada nos conselhos e planos do mestre. É o privilégio da amizade familiarizar-se com os desejos e desejos dos planos. Esse exemplo de amizade que Jesus lhes dera, familiarizando-os com os motivos pelos quais ele estava prestes a deixá-los e com seus desejos secretos em relação a eles. Como ele havia dado a eles essa prova de amizade, era apropriado que ele não lhes negasse o título de amigos.

Seu senhor – seu mestre.

Eu te chamei de amigos – eu te dei o nome de amigos. Ele não quer dizer que a denominação habitual que ele lhes dera fosse do que de amigos, mas que esse era o título que ele lhes dera agora.

Por todas as coisas … – A razão pela qual ele os chamou de amigos era que agora os havia tratado como amigos. Ele lhes abriu a mente; fez conhecer seus planos; familiarizou-os com o desígnio de sua vinda, morte, ressurreição e ascensão; e, assim, dando-lhes a prova mais clara de amizade, era apropriado que ele lhes desse o nome.

Que eu ouvi … – Jesus freqüentemente se representa como comissionado ou enviado por Deus para realizar uma obra importante, e como sendo instruído por ele em relação à natureza dessa obra. Veja as notas em João 5:30 . Pelo que ouvira falar do Pai, ele sem dúvida se refere ao desígnio de Deus em sua vinda e sua morte. Isso ele lhes fez saber.

Comentário de E.W. Bullinger

Daqui em diante . . . not = Já não. Grego. ouketi, composto de ou.

servos = servos.

sabe . App-132.

não. Grego. ou. App-105.

senhor. Kurios gregos . App-98.

de = com. Par. Grego App-104.

deram a conhecer = deram a conhecer (Aor.)

Comentário de John Calvin

15. Doravante, não vou chamá-los de servos. Por outro argumento, ele mostra seu amor pelos discípulos, ou seja, que ele abriu sua mente completamente para eles, enquanto a comunicação familiar é mantida entre amigos. “Eu condescendi”, ele diz, “muito mais para você do que um homem mortal costuma condescender com seus servos. Que isto seja considerado por você, portanto, como penhor de meu amor por você, que eu tenho, em espécie. e de maneira amigável, expliquei a você os segredos da sabedoria celestial que eu ouvira do Pai. ” É de fato uma nobre recomendação do Evangelho, que tenhamos o coração de Cristo aberto (por assim dizer) nele, para que não possamos mais duvidar ou percebê-lo um pouco. Não temos motivos para desejar elevar-nos acima das nuvens ou penetrar nas profundezas ( Romanos 10: 6 ) para obter a certeza de nossa salvação. Sejamos satisfeitos com este testemunho de seu amor por conosco, que está contido no Evangelho, pois nunca nos enganará. Moisés disse ao povo antigo:

Que nação sob o céu é tão favorecida a ponto de ter Deus perto deles, como Deus falou com você neste dia?
( Deuteronômio 4: 7. )

Mas muito maior é a distinção que Deus nos concedeu, uma vez que Deus se transmitiu inteiramente a nós em seu Filho. Tanto maior é a ingratidão e a maldade daqueles que, não satisfeitos com a admirável sabedoria do Evangelho, voam com orgulho para novas especulações.

Tudo o que ouvi de meu pai. É certo que os discípulos não sabiam tudo o que Cristo sabia e, de fato, era impossível que eles alcançassem uma altura tão grande; e, como a sabedoria de Deus é incompreensível, ele distribuiu a cada um deles uma certa medida de conhecimento, conforme julgasse necessário. Por que então ele diz que revelou todas as coisas ? Eu respondo, isso é limitado à pessoa e cargo do Mediador. Ele se coloca entre Deus e nós, tendo recebido do santuário secreto de Deus aquelas coisas que ele deveria nos entregar – como é a frase – de mão em mão. Portanto, nenhuma dessas coisas relacionadas à nossa salvação, e que era importante sabermos, foi omitida por Cristo nas instruções dadas a seus discípulos. Assim, na medida em que foi designado para ser o Mestre e Mestre da Igreja, ele não ouviu nada do Pai que ele não ensinou fielmente a seus discípulos. Tenhamos apenas um desejo humilde e prontidão para aprender, e sentiremos que Paulo justamente chamou a sabedoria do Evangelho para aperfeiçoar os homens ( Colossenses 1:28 ).

Comentário de Adam Clarke

Doravante, não os chamo servos – o que ele pelo menos indiretamente havia feito, João 13:16 ; Mateus 10:24 , Mateus 10:25 ; 17:10 .

Eu te chamei de amigos – eu o admiti em um estado de comunhão mais íntima comigo mesmo; e vos dei a conhecer tudo o que ouvi do Pai, no qual, em suas circunstâncias atuais, era necessário que você fosse instruído.

Comentário de Thomas Coke

João 15:15 . Doravante, não os chamo servos; “Embora a distância que existe entre você e eu, e suas obrigações em me obedecer, possam ter me justificado para tratá-lo como servos, e particularmente para ocultar de você meus conselhos e projetos, eu não agi dessa maneira em relação a você; mas eu te tratei como amigos costumavam ser tratados, admiti-o em todas as familiaridades da amizade, pois comuniquei a você, na medida do possível, e tanto quanto em suas circunstâncias atuais você pudesse suportar, o máximo possível. importante desses conselhos graciosos, que meu Pai me transmitiu seu Filho eterno e conselheiro mais íntimo.Não, eu lhe pedi que os revelasse ao mundo e fiz de você não apenas meus amigos, mas meus assistentes na grande obra de salvar o mundo. Dessa consideração, portanto, e também por gratidão a mim, você deve dar sua vida pela causa “. Veja a próxima nota.

Comentário de Scofield

Daqui em diante

Intimidade progressiva em João: Servos, João 13:13 , Amigos João 15:15 , Irmãos, João 20:17 .

Comentário de John Wesley

Doravante, não os chamo servos; porque o servo não sabe o que seu senhor faz; mas eu te chamei de amigos; por todas as coisas que ouvi de meu pai, vos fiz saber.

Todas as coisas – o que pode ser útil para você.

Referências Cruzadas

Gênesis 18:17 – Então o Senhor disse: “Esconderei de Abraão o que estou para fazer?

2 Reis 6:8 – Ora, o rei da Síria estava em guerra contra Israel. Depois de deliberar com os seus conselheiros, dizia: “Montarei o meu acampamento em tal lugar”.

Salmos 25:14 – O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança.

Amós 3:7 – Certamente o SENHOR Soberano não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas.

Mateus 13:11 – Ele respondeu: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.

Lucas 10:23 – Então ele se voltou para os seus discípulos e lhes disse em particular: “Felizes são os olhos que vêem o que vocês vêem.

João 4:19 – Disse a mulher: “Senhor, vejo que é profeta.

João 12:26 – Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.

João 13:16 – Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou.

João 15:20 – Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês.

João 17:6 – “Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm guardado a tua palavra.

João 17:26 – Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”.

João 20:17 – Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.

Atos dos Apóstolos 20:27 – Pois não deixei de proclamar-lhes toda a vontade de Deus.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

1 Coríntios 2:9 – Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”;

Gálatas 4:6 – E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”.

Efésios 1:9 – E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,

Efésios 3:5 – Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus,

Colossenses 1:26 – o mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos.

Filemom 1:16 – não mais como escravo, mas, acima de escravo, como irmão amado. Para mim ele é um irmão muito amado, e ainda mais para você, tanto como pessoa quanto como cristão.

Tiago 1:1 – Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações.

Tiago 2:23 – Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus.

1 Pedro 1:11 – procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

Judas 1:1 – Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo:

Apocalipse 1:1 – Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *