Estudo de João 7:39 – Comentado e Explicado

Dizia isso, referindo-se ao Espírito que haviam de receber os que cressem nele, pois ainda não fora dado o Espírito, visto que Jesus ainda não tinha sido glorificado.
João 7:39

Comentário de Albert Barnes

Do Espírito – Do Espírito Santo, isso deve ser enviado para assistir a sua pregação e converter pecadores.

Pois o Espírito Santo ainda não foi dado – Não foi dado em medidas amplas e amplas como deveria ser depois que Jesus subiu ao céu. Certas medidas das influências do Espírito sempre foram dadas na conversão e santificação dos antigos santos e profetas; mas aquela efusão abundante e completa que os apóstolos puderam contemplar depois ainda não fora dada. Ver Atos 10: 44-45 .

Jesus ainda não havia sido glorificado – Jesus ainda não havia subido ao céu – para a glória e honra que o aguardavam lá. Fazia parte do arranjo na obra da redenção que as influências do Espírito Santo descessem principalmente após a morte de Jesus, uma vez que a morte era a causa de aquisição dessa grande bênção. Por isso, ele disse João 16: 7: “É conveniente para você que eu vá embora; pois se eu não for embora, o Consolador não chegará até você; mas se eu for, eu o enviarei. Veja também João 7: 8-12 ; João 14: 15-16 , João 14:26 . Compare Efésios 4: 8-11 .

Comentário de E.W. Bullinger

Mas isso , etc. Veja a nota em “E nós” ( João 1:14 ). Aqui a verdadeira interpretação é dada.

isto falou Ele do Espírito . Não do crente.

o espírito . Referindo-se à dádiva de pneuma hagion (na próxima cláusula), da qual Ele era o Doador, e os crentes receptores. Veja App-101.

receber. E o que seria “nele” (o receptor) “brotando” nele, não fluindo como um rio para o suprimento de outros. Veja as referências em João 7:38 .

o Espírito Santo . Grego. pneuma hagion. App-101. Não há artigos. Denota o presente dado pelo Doador e recebido pelo crente, conforme prometido em Atos 1: 5 e cumprido em Atos 2: 4 .

glorificado : isto é, ascendeu. Compare João 16: 7 , Salmos 68:18 e Atos 2:33 . Uma das palavras características deste evangelho. Veja a pág. 1511

Comentário de John Calvin

39. Mas isso ele falou do Espírito. A palavra água às vezes é aplicada ao Espírito por causa de sua pureza, porque é seu ofício limpar nossas poluições; mas, em passagens semelhantes, esse termo é empregado em uma aceitação diferente, ou seja, que somos destituídos de toda a seiva e umidade da vida, a menos que quando o Espírito de Deus nos acelera e quando ele nos rega, por assim dizer, por vigor secreto. Sob uma parte, ele inclui o todo; (196) porque, sob a única palavra água, ele inclui todas as partes da vida. Por isso, inferimos também que todos os que não foram regenerados pelo Espírito de Cristo devem ser considerados mortos, qualquer que seja a vida pretendida da qual se orgulham.

Pois o Espírito Santo ainda não foi dado. Sabemos que o Espírito é eterno; mas o evangelista declara que, enquanto Cristo habitava no mundo na forma de servo, essa graça do Espírito, que foi derramada sobre os homens após a ressurreição de Cristo, não havia sido manifestada abertamente. E, de fato, ele fala comparativamente, da mesma maneira que quando o Novo Testamento é comparado ao Antigo. Deus promete seu Espírito a seus eleitos e crentes (197), como se ele nunca o tivesse dado aos Pais. Naquele exato momento, os discípulos haviam, sem dúvida, recebido as primícias do Espírito; pois de onde vem a fé senão do Espírito? O evangelista, portanto, não afirma absolutamente que a graça do Espírito não foi oferecida e dada (198) aos crentes antes da morte de Cristo, mas que ainda não era tão brilhante e ilustre como seria posteriormente. Pois é o mais alto ornamento do reino de Cristo que ele governa sua Igreja pelo seu Espírito; mas ele entrou no legítimo e – como pode ser chamado – a posse solene de seu reino, quando foi exaltado à destra do Pai; para que não precisemos nos perguntar se ele atrasou até aquele momento a plena manifestação do Espírito.

Mas uma questão ainda precisa ser respondida. Ele quer dizer aqui as graças visíveis do Espírito, ou a regeneração que é fruto da adoção? Eu respondo: O Espírito, que havia sido prometido na vinda de Cristo, apareceu naqueles dons visíveis, como em espelhos; mas aqui a questão se refere estritamente ao poder do Espírito, pelo qual nascemos de novo em Cristo, e nos tornamos novas criaturas. O fato de estarmos na terra, pobres, famintos e quase destituídos de bênçãos espirituais, enquanto Cristo agora está sentado em glória à direita do Pai, e vestido com a mais alta majestade do governo, deve ser imputado à nossa preguiça e a pequena medida de nossa fé.

Comentário de Adam Clarke

Ainda não foi dado – ?ed?µe??? , dado é acrescentado pelo Codex Vaticanus, (B.) o siríaco, todo o persa, depois o siríaco com um asterisco, três cópias do eslavo, da vulgata e da itália, exceto três; e vários dos pais primitivos. A palavra parece necessária para a conclusão do sentido.

Certas medidas do Espírito Santo foram concedidas desde o princípio do mundo a crentes e incrédulos: mas aquela efusão abundante de suas graças mencionada por Joel, Joel 2:28 , que caracterizou peculiarmente os tempos do Evangelho, não foi concedida até depois do ascensão de Cristo:

  1. Porque esse Espírito em sua plenitude deveria vir em conseqüência de sua expiação; e, portanto, não pôde vir até depois de sua crucificação.

2. Era para suprir o lugar de Cristo a seus discípulos e a todos os verdadeiros crentes; e, portanto, não foi necessário até depois da remoção de sua presença corporal entre eles. Veja as próprias palavras de nosso Senhor, João 14: 16-18 , João 14:26 ; João 15:26 ; João 16: 7-15 .

Comentário de Scofield

Espírito

Espírito Santo. João 14:17 ; João 14:26 ; Mateus 1:18 Ver nota resumida (Ver Scofield “ Atos 2: 4 “) .

Comentário de John Wesley

(Mas isto falou do Espírito, que os que nele crêem deveriam receber: porque o Espírito Santo ainda não havia sido dado; porque Jesus ainda não havia sido glorificado.)

O Espírito Santo ainda não foi dado – Ou seja, esses frutos do Espírito ainda não foram dados até mesmo aos verdadeiros crentes, nessa medida completa.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 18:15 – O Senhor, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no.

Salmos 68:18 – Quando subiste em triunfo às alturas, levaste cativo muitos prisioneiros; recebeste homens como dádivas, até mesmo rebeldes, para estabeleceres morada, ó Senhor Deus.

Provérbios 1:23 – Se acatarem a minha repreensão, eu lhes darei um espírito de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos.

Isaías 12:3 – Com alegria vocês tirarão água das fontes da salvação.

Isaías 32:15 – até que sobre nós o Espírito seja derramado do alto, e o deserto se transforme em campo fértil, e o campo fértil pareça uma floresta.

Isaías 44:3 – Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes.

Joel 2:28 – “E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.

Mateus 16:14 – Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”.

Mateus 21:11 – A multidão respondia: “Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia”.

Lucas 3:16 – João respondeu a todos: “Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Lucas 7:16 – Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. “Um grande profeta se levantou entre nós”, diziam eles. “Deus interveio em favor do seu povo”.

Lucas 24:49 – Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto”.

João 1:21 – Perguntaram-lhe: “E então, quem é você? É Elias? ” Ele disse: “Não sou”. “É o Profeta? ” Ele respondeu: “Não”.

João 1:25 – interrogaram-no: “Então, por que você batiza, se não é o Cristo, nem Elias, nem o Profeta? “

João 6:14 – Depois de ver o sinal miraculoso que Jesus tinha realizado, o povo começou a dizer: “Sem dúvida este é o Profeta que devia vir ao mundo”.

João 7:12 – Entre a multidão havia muitos boatos a respeito dele. Alguns diziam: “É um bom homem”. Outros respondiam: “Não, ele está enganando o povo”.

João 12:16 – A princípio seus discípulos não entenderam isso. Só depois que Jesus foi glorificado, perceberam que lhe fizeram essas coisas, e que elas estavam escritas a respeito dele.

João 13:31 – Depois que Judas saiu, Jesus disse: “Agora o Filho do homem é glorificado, e Deus é glorificado nele.

João 14:13 – E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.

João 14:16 – E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,

João 14:26 – Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

João 16:7 – Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.

João 17:5 – E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

Atos dos Apóstolos 1:4 – Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei.

Atos dos Apóstolos 2:4 – Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.

Atos dos Apóstolos 2:17 – ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos.

Atos dos Apóstolos 2:33 – Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem.

Atos dos Apóstolos 2:38 – Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 3:13 – O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus dos nossos antepassados, glorificou seu servo Jesus, a quem vocês entregaram para ser morto e negaram perante Pilatos, embora ele tivesse decidido soltá-lo.

Atos dos Apóstolos 3:22 – Pois disse Moisés: ‘O Senhor Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu; ouçam-no em tudo o que ele lhes disser.

Atos dos Apóstolos 4:31 – Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.

Romanos 8:9 – Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

2 Coríntios 3:8 – Não será o ministério do Espírito ainda muito mais glorioso?

Efésios 1:13 – Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,

Efésios 4:30 – Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *