Estudo de João 14:13 – Comentado e Explicado

E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
João 14:13

Comentário de Albert Barnes

Tudo o que pedirdes – Essa promessa se refere particularmente aos apóstolos em sua obra de espalhar o evangelho; é verdade, no entanto, para todos os cristãos, se o que eles pedem é com fé e de acordo com a vontade de Deus, Tiago 1: 6 ; 1 João 5:14 .

Em meu nome – isso é equivalente a dizer na minha conta ou por minha causa. Se um homem que tem dinheiro em um banco nos autoriza a sacá-lo, dizemos que o fazemos em seu nome. Se um filho nos autoriza a pedir ajuda a seu pai porque somos amigos dele, fazemos isso em nome do filho, e o favor será concedido a nós pela consideração que os pais têm por seu filho e por ele para todos os seus amigos. Portanto, temos permissão para aplicar a Deus em nome de seu Filho Jesus Cristo, porque Deus está nele muito satisfeito em Mateus 3:17 , e porque somos amigos de seu Filho, ele responde aos nossos pedidos. Embora sejamos indignos, ele nos ama por causa de seu Filho e porque vê em nós sua imagem. Nenhum privilégio é maior do que o de se aproximar de Deus em nome de seu Filho; nenhuma bênção da salvação pode ser conferida a quem não vem em seu nome.

Isso eu farei – Sendo exaltado, ele será possuidor de todo poder no céu e na terra Mateus 28:18 , e, portanto, ele poderá realizar todos os seus desejos.

Para que o Pai seja glorificado no Filho – Veja as notas em João 13:31 .

Comentário de E.W. Bullinger

pergunte . App-134. Compare Mateus 7: 7 .

nome . A palavra ocorre primeiro em Mateus 1:21 , associado a Jesus (App-98. X). Compare Marcos 16:17 com Atos 3: 6 , Atos 3:16 ; Atos 4:10 , etc.

glorificado. Ver João 12:16 .

Comentário de John Calvin

13. E o que você pedir em meu nome, eu farei. Por essas palavras, ele declara claramente que será o autor de tudo o que será feito pelas mãos dos apóstolos. Mas pode-se perguntar: ele não era mesmo então o Mediador em cujo nome os homens deveriam orar ao Pai? Eu respondo, ele claramente dispensou o cargo de Mediador, desde que entrou no santuário celestial; como depois repetiremos no lugar apropriado.

Para que o Pai seja glorificado no Filho. Esta passagem concorda com o que Paulo diz:

Para que toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai ( Filipenses 2:11 ).

O fim de todas as coisas é a santificação do nome de Deus; mas aqui o verdadeiro método de santificá-lo é declarado; isto é, no Filho , e pelo Filho . Pois, embora a majestade de Deus esteja escondida de nós, ela brilha em Cristo ; embora sua mão esteja oculta, nós a temos visível em Cristo . Conseqüentemente, nos benefícios que o Pai nos concede, não temos o direito de separar o Pai do Filho , de acordo com o ditado:

Quem não honra o Filho, não honra o Pai,
( João 6:23 .)

Comentário de Adam Clarke

Tudo o que pedirdes em meu nome – Para capacitá-lo a realizar esses milagres e converter almas, pode ser concedido a você. Além disso, indo ao Pai, receberei o Espírito Santo e enviarei suas abundantes influências no coração daqueles que crêem.

Comentário de Thomas Coke

João 14:13 . E tudo o que pedirdes, etc. – “E tudo o que pedirdes com base na minha garantia e promessa, com humilde dependência da minha sabedoria e poder, fidelidade e graça, e do meu mérito e advocacia, para que me honras; Certamente irei realizá-lo em resposta às suas orações, para que o próprio Pai possa manifestar suas aflições gloriosas, operações generosas e onipotentes, e através da minha obediência à morte da cruz, que é seu próprio Filho. ”

Referências Cruzadas

Mateus 7:7 – “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

Mateus 21:22 – E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão”.

Marcos 11:24 – Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.

Lucas 11:9 – “Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

João 4:10 – Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.

João 4:14 – mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

João 5:19 – Jesus lhes deu esta resposta: “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz.

João 7:37 – No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 12:44 – Então Jesus disse em alta voz: “Quem crê em mim, não crê apenas em mim, mas naquele que me enviou.

João 13:31 – Depois que Judas saiu, Jesus disse: “Agora o Filho do homem é glorificado, e Deus é glorificado nele.

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 14:14 – O que vocês pedirem em meu nome, eu farei”.

João 15:7 – Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.

João 15:16 – Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

João 16:7 – Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.

João 16:23 – Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada. Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome.

João 16:26 – Nesse dia, vocês pedirão em meu nome. Não digo que pedirei ao Pai em favor de vocês,

João 17:4 – Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

2 Coríntios 12:8 – Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.

Efésios 2:18 – pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.

Efésios 3:12 – por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele.

Efésios 3:14 – Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai,

Efésios 3:20 – Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,

Efésios 3:21 – a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!

Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

Colossenses 3:17 – Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

Hebreus 4:15 – pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

Hebreus 13:15 – Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.

Tiago 1:5 – Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

Tiago 5:16 – Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

1 Pedro 2:5 – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

1 João 3:22 – e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada.

1 João 5:14 – Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *