Estudo de 1 João 5:14 – Comentado e Explicado

A confiança que depositamos nele é esta: em tudo quanto lhe pedirmos, se for conforme à sua vontade, ele nos atenderá.
1 João 5:14

Comentário de Albert Barnes

E esta é a confiança que temos nele – Margem, “preocupante”. Grego, “em direção a ele” ou em relação a ele – p??? a?t?? pros autonA confiança mencionada aqui é a que se refere à resposta à oração. O apóstolo não diz que essa é a única coisa com relação à qual deve haver confiança nele, mas que é digna de consideração especial. O sentido é que um dos efeitos de crer no Senhor Jesus 1 João 5:13 é que temos a certeza de que nossas orações serão respondidas. Sobre a palavra “confiança”, veja as notas em 1 João 3:21 ; 1 João 4:17 .

Que, se pedirmos algo de acordo com sua vontade, ele nos ouvirá – esta é a limitação adequada e necessária em toda oração. Deus não prometeu conceder nada que seja contrário à sua vontade, e não seria correto que ele o fizesse. Não devemos desejar receber nada que seja contrário ao que ele julga ser o melhor. Ninguém poderia esperar pelo bem quem deveria considerar seus próprios desejos um guia melhor do que a vontade de Deus; e é um dos arranjos mais desejáveis ??que a promessa de qualquer bênção a ser obtida pela oração seja limitada e limitada pela vontade de Deus. A limitação aqui, “de acordo com a vontade dele”, provavelmente implica as seguintes coisas:

(1) De acordo com o que ele “declarou” que está disposto a conceder. Aqui o leque é grande, pois há muitas coisas que sabemos que estão de acordo com a vontade dele, se forem buscadas de maneira apropriada – como perdão dos pecados, santificação da alma, 1 Tessalonicenses 4: 3 , conforto em provação, o suprimento necessário de nossas vontades, a graça de que possamos cumprir nosso dever, a sabedoria para nos guiar e guiar, Tiago 1: 5 , a libertação dos males que nos cercam, as influências de seu Espírito para promover a causa da religião. o mundo e nossa salvação final. Aqui está uma série de assuntos de petição que podem satisfazer os maiores desejos de oração.

(2) a expressão “de acordo com sua vontade” deve limitar a resposta à oração ao que “ele” considera melhor para nós. Disso nem sempre somos bons juízes. Nunca o percebemos tão claramente quanto o nosso Criador, e em muitas coisas podemos estar totalmente enganados. Certamente, não devemos desejar pedir algo que “Deus” julgaria não ser para o nosso bem.

(3) a expressão deve limitar a petição ao que será “consistente” para Deus nos conceder. Não podemos esperar que ele faça um milagre em resposta às nossas orações; não podemos pedir que ele conceda bênçãos em violação de qualquer uma das leis que ele ordenou ou de qualquer outra maneira que não a que ele designou. É melhor que a bênção em particular nos seja recusada do que as leis que ele designou devem ser desconsideradas. É melhor que um homem ocioso não tenha uma colheita, embora ore por ela, que Deus viole as leis pelas quais ele determinou conceder favores como recompensa da indústria, e realizar um milagre especial em resposta a orações de um homem preguiçoso.

(4) a expressão “de acordo com a vontade dele” deve limitar a promessa ao que será para o bem do todo. Deus preside o universo: e embora nele haja uma plenitude infinita, e ele considere as necessidades de todo indivíduo em todo o seu imenso império, ainda assim os interesses do todo, assim como do indivíduo, devem ser consultados e considerados. Em uma família, é concebível que uma criança possa pedir algum favor cuja doação interfira materialmente com os direitos dos outros, ou seja inconsistente com o bem do todo, e, nesse caso, um pai justo certamente o negaria. Com essas limitações necessárias, o alcance da promessa na oração é amplo; e, com essas limitações, é verdade além de uma pergunta que ele ouve e responde à oração.

Comentário de Joseph Benson

1 João 5: 14-15 . E essa é a maior confiança – pa???s?a , ousadia; que temos nele , ou com ele, que se perguntarmos alguma coisa – Veja em Mateus 7: 7 ; de acordo com sua vontade – Sua vontade revelada (pois sua palavra nos mostra o que podemos pedir legalmente) – ele nos ouve – Não apenas observa e toma conhecimento de nossas petições, mas as considera favoravelmente, e certamente as concederá se vir e, tanto quanto ele vê, que será para o nosso bem presente e eterno que eles sejam concedidos: ver 1 João 5:15 . O arcebispo Tillotson supõe que isso se refira particularmente aos apóstolos. “Mas tão poucos apóstolos poderiam se preocupar com esse conselho de São João, e há tantas promessas da resposta da oração espalhadas no Velho e Novo Testamentos, que eu”, diz o Dr. Doddridge, “ de modo algum limitaria a interpretação. ” A verdade é que, com relação a todas as bênçãos espirituais, como iluminação da mente, remissão de pecados, favor divino, adoção na família de Deus, regeneração e santificação por meio de seu Espírito Santo, graça para nos ajudar em tempos de necessidade e vida eterna , podemos ter certeza de que Deus os concederá, se lhes pedirmos sincera, importunamente, perseverantemente e com fé, cumprindo, nesse meio tempo, por sua graça, as condições ou termos do cumprimento que Deus suspendeu o cumprimento de suas promessas dessas bênçãos, a saber, arrependimento para com ele e fé em nosso Senhor Jesus Cristo, e nas verdades e promessas de seu evangelho. Mas com respeito às bênçãos temporais, como não sabemos até que ponto seria bom recebê-las, devemos pedir-lhes com total submissão à vontade divina, convencidos de que, se buscarmos primeiro o reino de Deus e sua justiça, outras coisas, que ele sabe ser necessárias e úteis, serão acrescentadas a nós; e aquele que dá graça e glória não negará nada de bom aos que andam retos. E se sabemos que ele nos ouve, sabemos – Mesmo antes do evento (porque a fé antecipa as bênçãos) , temos as petições que desejamos dele – E quando são recebidas, sabemos que são dadas em resposta a nossas orações. O significado disso é que a audição de Deus não é em vão; mas que, como ele ouve em geral, concederá no devido tempo, e a seu modo, as misericórdias particulares que lhe pedimos.

Comentário de E.W. Bullinger

confiança . Ver 1 João 2:28 .

in = em direção. App-104.

se App-118.

pergunte . App-134.

de acordo com . App-104.

vontade . App-102.

Comentário de John Calvin

14 E esta é a confiança que Ele recomenda na fé que mencionou por seus frutos, ou mostra aquilo em que nossa confiança é especialmente, isto é, que os piedosos ousam confiar em Deus; como também Paulo fala em Efésios 3:12 , que temos pela fé acesso a Deus com confiança ; e também em Romanos 8:15 , que o Espírito nos dá uma boca para clamar Abba, Pai . E, sem dúvida, se nos afastássemos do acesso a Deus, nada poderia nos tornar mais miseráveis; mas, por outro lado, desde que este asilo seja aberto para nós, devemos ser felizes, mesmo em situações extremas; mais, isso torna nossos problemas abençoados, porque certamente sabemos que Deus será nosso libertador e, confiando em seu amor paterno por nós, fugimos para ele.

Lembremo-nos, então, da declaração do apóstolo de que invocar Deus é a principal provação de nossa fé, e que Deus não é justamente nem com fé invocado, a menos que sejamos plenamente convencidos de que nossas orações não serão em vão. . Pois o apóstolo nega que aqueles que duvidam sejam dotados de fé.

Portanto, parece que a doutrina da fé está enterrada e quase extinta sob o papado, pois toda a certeza é tirada. Eles de fato murmuram muitas orações e tagarelam muito sobre orar a Deus; mas eles oram com corações duvidosos e flutuantes e nos pedem para orar; e mesmo assim eles condenam essa confiança que o apóstolo exige conforme necessário.

De acordo com sua vontade Por essa expressão, ele quis dizer o modo de nos lembrar qual é o caminho certo ou a regra de orar, mesmo quando os homens submetem seus próprios desejos a Deus. Pois, embora Deus tenha prometido fazer o que seu povo pedir, ainda assim ele não lhes permite uma liberdade desenfreada de perguntar o que vier à mente deles; mas, ao mesmo tempo, ele lhes prescreveu uma lei segundo a qual eles devem orar. E, sem dúvida, nada é melhor para nós do que essa restrição; pois se fosse permitido a cada um de nós perguntar o que ele desejava, e se Deus nos entregasse nossos desejos, seria prover muito mal a nós. Pois o que pode ser conveniente, não sabemos; não, transbordamos de desejos corruptos e ofensivos. Mas Deus fornece um remédio duplo, para que não oremos de outra maneira que não de acordo com o que a própria vontade prescreveu; pois ele nos ensina com sua palavra o que gostaria que perguntássemos, e também estabeleceu sobre nós seu Espírito como nosso guia e governante, para restringir nossos sentimentos, de modo a não permitir que eles percam os limites devidos. Para o que ou como orar, não sabemos, diz Paulo, mas o Espírito ajuda nossa enfermidade e excita em nós gemidos indescritíveis. ( Romanos 8:26 .) Também devemos pedir à boca do Senhor que direcione e guie nossas orações; pois Deus em suas promessas fixou para nós, como já foi dito, o caminho certo para orar.

Comentário de Adam Clarke

Esta é a confiança – ?a???s?a , A liberdade de acesso e fala, de que se pedirmos alguma coisa de acordo com sua vontade, isto é, o que ele prometeu em sua palavra. Sua palavra é uma revelação de sua vontade, nas coisas que dizem respeito à salvação do homem. Tudo o que Deus prometeu que somos justificados em esperar; e o que ele prometeu, e esperamos, devemos orar. A oração é a linguagem dos filhos de Deus. Quem é gerado por Deus fala esta língua. Ele chama Deus Abba, Pai, no verdadeiro espírito de súplica. A oração é a linguagem da dependência de Deus; onde a alma é burra, não há vida, amor nem fé. Fé e oração não são ousadas para avançar reivindicações sobre Deus; devemos prestar atenção que o que pedimos e cremos é agradável à vontade revelada de Deus. O que achamos prometido, para que possamos implorar.

Comentário de Thomas Coke

1 João 5: 14-15 . E esta é a confiança, etc. – “E nós que realmente acreditamos nele, temos essa satisfação e santa ousadia, de que, seja o que for que apresentemos nossas petições a Deus por, com fé no nome de Cristo, de uma maneira que seja agradável para ele. santa vontade, de acordo com os avisos que ele deu nas declarações, preceitos e promessas de sua palavra, ele misericordiosamente atende e considera favoravelmente a voz de nossas súplicas.João 16: 23-24 . Tiago 1: 5 6. E se estivermos bem satisfeitos de que ele graciosamente condena, por amor de Cristo, a ouvir nossas orações humildes e fervorosas, certamente podemos concluir que, o que quer que lhe imploremos, ele concederá o máximo para sua glória. e nosso bem: pois é sempre sua vontade que seu povo fiel seja verdadeiramente feliz e provido de todo bem necessário “.

Comentário de John Wesley

E é essa a confiança que temos nele, que, se pedirmos algo de acordo com a vontade dele, ele nos ouvirá:

E nós – quem acredita. Tenha mais confiança nele, que ele ouça – isto é, considera favoravelmente qualquer oração que oferecemos em fé, de acordo com sua vontade revelada.

Referências Cruzadas

Jó 34:28 – Fizeram chegar a ele o grito do pobre, e ele ouviu o clamor do necessitado.

Salmos 31:22 – Alarmado, eu disse: “Fui excluído da tua presença! ” Contudo, ouviste as minhas súplicas quando clamei a ti por socorro.

Salmos 34:17 – Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações.

Salmos 69:33 – O Senhor ouve o pobre e não despreza o seu povo aprisionado.

Provérbios 15:29 – O Senhor está longe dos ímpios, mas ouve a oração dos justos.

Jeremias 29:12 – Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.

Jeremias 33:3 – ‘Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece’.

Mateus 7:7 – “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

Mateus 21:22 – E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão”.

João 9:31 – Sabemos que Deus não ouve a pecadores, mas ouve ao homem que o teme e pratica a sua vontade.

João 11:42 – Eu sabia que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste”.

João 14:13 – E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.

João 15:7 – Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.

João 16:24 – Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.

Efésios 3:12 – por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele.

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

Hebreus 10:35 – Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.

Tiago 1:5 – Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

Tiago 4:3 – Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

Tiago 5:16 – Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

1 João 3:21 – Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus

1 João 3:22 – e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *