Estudo de João 16:23 – Comentado e Explicado

Naquele dia não me perguntareis mais coisa alguma. Em verdade, em verdade vos digo: o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará.
João 16:23

Comentário de Albert Barnes

Naquele dia – Depois da minha ressurreição e ascensão.

Você não me perguntará nada – A palavra traduzida como “pergunte” aqui pode ter dois significados, um para perguntar por meio de inquérito e o outro para pedir assistência. Talvez haja aqui referência a ambos os sentidos. Enquanto ele estava com eles, eles estavam acostumados a depender dele para suprir suas necessidades e, em grande medida, propor-lhe suas provações, esperando sua ajuda. Veja Mateus 8:25 ; João 11: 3 . Eles também dependiam de suas instruções pessoais para explicar-lhes os mistérios de sua religião e remover suas perplexidades sobre o assunto de suas doutrinas. Eles não haviam buscado a Deus através dele como mediador, mas haviam se aplicado diretamente ao próprio Salvador. Ele agora lhes diz que, a partir de então, seus pedidos deveriam ser feitos a Deus em seu nome, e que ele, pelas influências de seu Espírito, lhes daria a conhecer o que Jesus faria se o corpo estivesse presente. A ênfase neste versículo deve ser colocada na palavra “eu”. Os pedidos deles não deveriam ser feitos a ele, mas ao Pai.

Tudo o que pedirdes … – Veja João 14:13 .

Comentário de E.W. Bullinger

naquele dia . Ver João 14:20 . O uso desse importante hebraísmo ( Isaías 2:11 , Isaías 2:12 e nota) em conexão com a mulher de João 16:21 mostra que ele se refere a Israel e não tem nada a ver com a Igreja. A promessa de “pedir em meu nome” foi cumprida enquanto a oferta de restauração sob condição de arrependimento nacional continuasse; quando a oferta foi retirada ( Atos 28:28 ), as promessas (e “presentes”) foram “retiradas também. Elas serão renovadas” naquele dia “.

in. grego. en. App-104.

nada Um duplo negativo. Grego. ouk ouden.

pergunte . Grego. aiteo. App-134.

em meu nome . Veja em João 14:13 . Os textos conectam “em Meu nome” com “dar” em vez de “” perguntar “.

Comentário de John Calvin

23. And in that day you will ask me nothing. After having promised to the disciples that they would derive joy from their unshaken firmness and courage, he now speaks of another grace of the Spirit which would be given to them, that they would receive so great light of understanding as would raise them on high to heavenly mysteries. They were at that time so slow that the slightest difficulty of any kind made them hesitate; for as children who are learning the alphabet cannot read a single verse without pausing frequently, so almost every word of Christ gave them some sort of offense, and this hindered their progress. But soon afterwards, having been enlightened by the Holy Spirit, they no longer had any thing to prevent them from becoming familiarly acquainted with the wisdom of God, so as to move amidst the mysteries of God without stumbling.

True, the apostles did not cease to ask at the mouth of Christ, even when they had been elevated to the highest degree of wisdom, but this is only a comparison between the two conditions; as if Christ had said that their ignorance would be corrected, so that, instead of being stopped — as they now were — by the smallest obstructions, they would penetrate into the deepest mysteries without any difficulty. Such is the import of that passage in Jeremiah,

No longer shall every man teach his neighbor, saying, Know the Lord for all shall know me, from the least to the greatest, saith the Lord,
( Jeremias 31:34 .)

The prophet assuredly does not take away or set aside instruction, which must be in its most vigorous state in the kingdom of Christ; but he affirms that, when all shall be taught by God, no room will be any longer left for this gross ignorance, which holds the minds of men, till Christ, the Sun of Righteousness , ( Malachi 4:2 ,) shall enlighten them by the rays of his Spirit. Besides, though the apostles were exceedingly like children, or rather, were more like stocks of wood than men, we know well what they suddenly became, after having enjoyed the teaching of the Holy Spirit.

Whatever you shall ask the Father in my name. He shows whence they will obtain this new faculty. It is because they will have it in their power to draw freely from God, the fountain of wisdom, as much as they need; as if he had said, “You must not fear that you will be deprived of the gift of understanding; for my Father will be ready, with all the abundance of blessings, to enrich you bountifully.” Besides, by these words he informs them that the Spirit is not promised in such a manner that they to whom He is promised may wait for him in sloth and inactivity, but, on the contrary, that they may be earnestly employed in seeking the grace which is offered. In short, he declares that he will at that time discharge the office of Mediator, so that whatever they shall ask he will obtain for them from the Father abundantly, and beyond their prayers.

But here arises a difficult question: Was this the first time that men began to call on God in the name of Christ? for never could God be reconciled to men in any other way than for the sake of the Mediator. Christ describes the future time, when the Heavenly Father will give to the disciples whatever they shall ask in his name If this be a new and unwonted favor, it would seem that we may infer from it that, so long as Christ dwelt on earth, he did not yet exercise the office of Advocate, that through him the prayers of believers might be acceptable to God. This is still more clearly expressed by what immediately follows.

Comentário de Adam Clarke

Você não me pedirá nada – então você será guiado, pelo Espírito que guia em toda a verdade, a me considerar no caráter de Mediador no reino de Deus, e a dirigir suas orações ao Pai em meu nome – em nome de Jesus, o Salvador, porque eu morri para redimir você – em nome de Cristo, o Anointer, porque subi para enviar o dom do Espírito Santo.

Comentário de Thomas Coke

João 16:23 . Naquele dia nada me perguntareis. “Você não deve me perguntar nada, u949? ? e??t?sete : – Uma grande fonte de sua alegria, no período de que estou falando, será que seu entendimento será ampliado e iluminado; para que você não precise da minha presença pessoal com você, nem qualquer ocasião para fazer perguntas sobre pontos intrincados, como se vê obrigado a fazer agora: e sempre que precisar de instruções, assistência ou qualquer outra bênção, seja pela propagação do evangelho, seja por sua própria salvação, o Pai imediatamente o fornecerá, mediante sua solicitação em meu nome “.

Comentário de John Wesley

E naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele o dará.

Você não deve me questionar sobre nada – o que você não entende agora. Você não precisará me perguntar; pois você saberá todas as coisas claramente.

Tudo o que pedirdes – Conhecimento, amor, ou qualquer outra coisa, ele o dará – Nosso Senhor aqui nos dá uma carta branca. Crente, anote o que quiser. Ele disse, João 14:13 , eu o farei, onde o discurso era de glorificar o Pai através do Filho. Aqui, falando do amor do Pai aos crentes, ele diz: Ele o dará.

Referências Cruzadas

Isaías 65:24 – Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei.

Mateus 7:7 – “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

Mateus 21:22 – E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão”.

João 13:36 – Simão Pedro lhe perguntou: “Senhor, para onde vais? ” Jesus respondeu: “Para onde vou, vocês não podem me seguir agora, mas me seguirão mais tarde”.

João 14:5 – Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho? “

João 14:13 – E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.

João 14:22 – Disse então Judas ( não o Iscariotes ): “Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo? “

João 15:7 – Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.

João 15:15 – Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.

João 15:16 – Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

João 16:19 – Jesus percebeu que desejavam interrogá-lo a respeito disso, pelo que lhes disse: “Vocês estão perguntando uns aos outros o que eu quis dizer quando falei: Mais um pouco e não me verão; um pouco mais e me verão de novo?

João 21:20 – Pedro voltou-se e viu que o discípulo a quem Jesus amava os seguia. ( Este era o que se inclinara para Jesus durante a ceia e perguntara: “Senhor, quem te irá trair? ” )

Efésios 2:18 – pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.

Efésios 3:14 – Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai,

1 Timóteo 2:5 – Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus,

Hebreus 4:14 – Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

Hebreus 10:19 – Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,

1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

1 João 5:14 – Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *