Estudo de João 7:12 – Comentado e Explicado

E na multidão só se discutia a respeito dele. Uns diziam: É homem de bem. Outros, porém, diziam: Não é; ele seduz o povo.
João 7:12

Comentário de Albert Barnes

Murmurando – Contenção, disputa.

Ele engana o povo – Ou seja, ele está iludindo-o ou afastando-o fingindo ser o Messias.

Comentário de E.W. Bullinger

murmurando . Veja a nota em João 6:41

entre. Grego. en. App-104.

pessoas = multidões.

concernente . Peri grego . App-104.

disse = estava dizendo.

Não . Grego. ou. App-105.

engana = desencaminha. Compare Marcos 13: 5-6 ; 1 Timóteo 4: 1 . Judas 1:13 .

pessoas = multidão.

Comentário de John Calvin

12. E houve muita murmuração. Ele quer dizer que, onde quer que os homens fossem reunidos na multidão, como geralmente acontece em grandes assembléias, eles mantinham conversas secretas sobre Cristo. A diversidade de opiniões, aqui relatada, prova que não é um mal novo, que os homens devem diferir em suas opiniões sobre Cristo, mesmo no seio da Igreja. E, como não hesitamos em receber a Cristo, que antes era condenado pela maior parte de sua própria nação, também devemos estar armados com o mesmo tipo de escudo, para que as dissensões que vemos diariamente não possam nos perturbar. Mais uma vez, podemos perceber o quão grande é a imprudência dos homens nas coisas de Deus. Em uma questão sem importância, eles não teriam tido tanta liberdade, mas quando a pergunta se relaciona ao Filho de Deus e à sua mais santa doutrina, eles imediatamente se apressam em julgar a respeito. Tanto a moderação maior que devemos manter, para que não possamos condenar, sem pensar, nossa vida com a eterna verdade de Deus. E se o mundo nos defende como impostores, lembremo-nos de que estas são as marcas e marcas de Cristo, desde que mostremos, ao mesmo tempo, que somos fiéis. Esta passagem mostra igualmente que em uma grande multidão, mesmo quando todo o corpo está em um estado de confusão, sempre há quem pense corretamente; mas aquelas poucas pessoas, cujas mentes são bem reguladas, são engolidas pela multidão daqueles cujos entendimentos são confusos.

Comentário de Adam Clarke

Alguns disseram: Ele é um homem bom – A multidão estava dividida em suas opiniões a respeito dele: aqueles que o conheciam melhor disseram: Ele é um homem bom. Aqueles que falaram de acordo com o caráter dado a ele pelos padres, etc., disseram: Não; mas ele engana o povo. Aqueles que falaram mal dele falaram, porque tinham os governantes a seu lado; mas aqueles que falavam bem dele eram obrigados a fazê-lo em particular, porque temiam esses governantes. Calumny e calúnia estão entre as ordens privilegiadas; eles andam pelo exterior com suas mil bocas de bronze e exaltam a reputação dos seguidores de Deus. Benevolência e franqueza só sofrem sofrimento; e um sussurro em segredo é o máximo que eles têm permissão para dar em nome de Cristo e seus seguidores, cujas leis e máximas condenam um mundo vicioso, e incitam à vingança.

Comentário de John Wesley

E havia muita gente murmurando entre ele: para alguns diziam: Ele é um homem bom; outros diziam: Não; mas ele engana o povo.

Havia muitos murmúrios entre a multidãomuitos sussurros; muitos debates privados entre si, entre aqueles que vieram de partes distantes.

Referências Cruzadas

Mateus 10:25 – Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!

Mateus 16:13 – Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem os homens dizem que o Filho do homem é? “

Mateus 21:46 – E procuravam um meio de prendê-lo; mas tinham medo das multidões, pois elas o consideravam profeta.

Mateus 27:63 – e disseram: “Senhor, lembramos que, enquanto ainda estava vivo, aquele impostor disse: ‘Depois de três dias ressuscitarei’.

Lucas 6:45 – O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração”.

Lucas 7:16 – Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. “Um grande profeta se levantou entre nós”, diziam eles. “Deus interveio em favor do seu povo”.

Lucas 18:19 – “Por que você me chama bom? “, respondeu Jesus. “Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus.

Lucas 23:47 – O centurião, vendo o que havia acontecido, louvou a Deus, dizendo: “Certamente este homem era justo”.

Lucas 23:50 – Havia um homem chamado José, membro do Conselho, homem bom e justo,

João 6:14 – Depois de ver o sinal miraculoso que Jesus tinha realizado, o povo começou a dizer: “Sem dúvida este é o Profeta que devia vir ao mundo”.

João 7:25 – Então alguns habitantes de Jerusalém começaram a perguntar: “Não é este o homem que estão procurando matar?

João 7:32 – Os fariseus ouviram a multidão falando essas coisas a respeito dele. Então os chefes dos sacerdotes e os fariseus enviaram guardas do templo para o prenderem.

João 7:40 – Ouvindo as suas palavras, alguns dentre o povo disseram: “Certamente este homem é o Profeta”.

João 7:47 – “Será que vocês também foram enganados? “, perguntaram os fariseus.

João 7:52 – Eles responderam: “Você também é da Galiléia? Verifique, e descobrirá que da Galiléia não surge profeta”.

João 9:16 – Alguns dos fariseus disseram: “Esse homem não é de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros perguntavam: “Como pode um pecador fazer tais sinais miraculosos? ” E houve divisão entre eles.

João 10:19 – Diante dessas palavras, os judeus ficaram outra vez divididos.

Atos dos Apóstolos 11:24 – Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor.

Romanos 5:7 – Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer.

Filipenses 2:14 – Façam tudo sem queixas nem discussões,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *