Estudo de João 12:16 – Comentado e Explicado

Os seus discípulos a princípio não compreendiam essas coisas, mas, quando Jesus foi glorificado, então se lembraram de que isto estava escrito a seu respeito e de que assim lho fizeram.
João 12:16

Comentário de E.W. Bullinger

entendido = percebido. Grego. ginosko. App-132.

glorificado . Grego. doxazo. Uma das palavras características de João (ver p. 1511).

foram escritos = foram escritos. Compare João 2:17 ; João 5:39 .

of = about. Grego. epi. App-104.

tinha feito = fez.

Comentário de John Calvin

16. Essas coisas seus discípulos não entenderam a princípio. Como a semente não brota assim que é lançada na terra, o resultado das obras de Deus não é visto imediatamente. Os apóstolos são servos de Deus para cumprir a profecia, mas eles não entendem o que estão fazendo. Eles ouvem o grito da multidão, que não era um ruído confuso, mas uma saudação distinta de Cristo como rei; mas eles não percebem qual é o objeto ou o que isso significa. Para eles, portanto, é uma exibição sem sentido, até que o Senhor, após sua gloriosa ressurreição, abra os olhos deles.

Quando se diz que eles finalmente se lembraram de que essas coisas haviam sido escritas a respeito dele, o evangelista aponta a causa de uma ignorância tão grosseira, pela qual seu conhecimento foi precedido. Foi porque eles não tinham as Escrituras naquele tempo como guia e instrutor, para direcionar suas mentes para visões justas e precisas; pois somos cegos, a menos que a palavra de Deus vá adiante, nossos passos, e não é suficiente que a palavra de Deus brilhe sobre nós, se o Espírito também não ilumina nossos olhos, que de outra forma seriam cegos no meio mais claro luz. Essa graça que Cristo concedeu a seus discípulos após sua ressurreição, porque o tempo inteiro, quando o Espírito deveria conceder suas riquezas em grande abundância, não havia chegado até que ele foi recebido na glória celestial, como vimos em João 7:39 ( 17)

Ensinados por este exemplo, aprendamos a formar nosso julgamento de tudo que se relaciona com Cristo, não por nossos próprios sentimentos carnais, mas pelas Escrituras. Além disso, lembremos que é um favor especial do Espírito Santo nos instruir de maneira gradual, para que não sejamos estúpidos ao considerar as obras de Deus.

Que estas coisas haviam sido escritas a respeito dele, e que haviam feito essas coisas com ele. Interpreto essa cláusula da seguinte maneira: “ Então , pela primeira vez, ocorreu aos discípulos que Cristo não fez essas coisas precipitadamente e que esses homens não foram empregados em diversão ociosa; mas que toda essa transação foi regulamentada pela providência de Deus, porque as coisas que foram escritas devem necessariamente ser cumpridas; ” para que as palavras sejam assim arranjadas: “Eles fizeram essas coisas a ele, como haviam sido escritas a seu respeito”.

Comentário de Adam Clarke

Depois se lembraram deles, etc. – Após a ascensão de Cristo, os discípulos viram o significado de muitas profecias que se referiam a Cristo e as aplicaram a ele, as quais não haviam compreendido completamente antes. De fato, é somente à luz da nova aliança que a antiga deve ser totalmente compreendida.

Comentário de Thomas Coke

João 12:16 . Essas coisas não entendiam seus discípulos Embora os discípulos acreditassem que ele era o Messias, ainda havia muitas ocorrências de sua vida, as quais eles não entendiam no momento em que aconteciam, como preditas pelo Messias; mas com as quais, depois de sua ascensão, eles encontraram exatamente o que se encaixam e as realizações dessas previsões.

Comentário de John Wesley

Essas coisas não entenderam inicialmente seus discípulos: mas quando Jesus foi glorificado, lembrou-se deles de que estas coisas lhe haviam sido escritas e de que haviam feito essas coisas a ele.

Essas coisas que seus discípulos não entenderam a princípio – O desígnio das dispensações providenciais de Deus raramente é entendido a princípio. Devemos, portanto, crer, embora não entendamos, e nos entregar à disposição divina. A grande obra da fé é abraçar as coisas que não sabíamos agora, mas que conheceremos a seguir.

Quando ele foi glorificado – Em sua ascensão.

Referências Cruzadas

Marcos 16:19 – Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e assentou-se à direita de Deus.

Lucas 9:45 – Mas eles não entendiam o que isso significava; era-lhes encoberto, para que não o entendessem. E tinham receio de perguntar-lhe a respeito dessa palavra.

Lucas 18:34 – Os discípulos não entenderam nada dessas coisas. O significado dessas palavras lhes estava oculto, e eles não sabiam do que ele estava falando.

Lucas 24:6 – Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele lhes disse, quando ainda estava com vocês na Galiléia:

Lucas 24:25 – Ele lhes disse: “Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!

Lucas 24:45 – Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras.

João 2:22 – Depois que ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se do que ele tinha dito. Então creram na Escritura e na palavra que Jesus dissera.

João 7:39 – Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.

João 12:23 – Jesus respondeu: “Chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem.

João 13:31 – Depois que Judas saiu, Jesus disse: “Agora o Filho do homem é glorificado, e Deus é glorificado nele.

João 14:26 – Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

João 16:4 – Estou lhes dizendo isto para que, quando chegar a hora, lembrem-se de que eu os avisei. Não lhes disse isso no princípio, porque eu estava com vocês”.

João 17:5 – E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

Atos dos Apóstolos 2:33 – Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem.

Atos dos Apóstolos 2:36 – “Portanto, que todo Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”.

Atos dos Apóstolos 3:13 – O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus dos nossos antepassados, glorificou seu servo Jesus, a quem vocês entregaram para ser morto e negaram perante Pilatos, embora ele tivesse decidido soltá-lo.

Hebreus 8:1 – O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *