Estudo de João 2:22 – Comentado e Explicado

Depois que ressurgiu dos mortos, os seus discípulos lembraram-se destas palavras e creram na Escritura e na palavra de Jesus.
João 2:22

Comentário de Albert Barnes

Quando ele ressuscitou dentre os mortos … – Essa frase do nosso Salvador naquela época parecia obscura e difícil. Os discípulos não entenderam, mas valorizaram em sua memória, e o evento mostrou qual era seu verdadeiro significado. Muitas profecias são obscuras quando faladas, que são perfeitamente claras quando o evento ocorre. Aprendemos com isso, também, a importância de estimar as verdades da Bíblia agora, embora possamos não entendê-las perfeitamente. Daqui em diante eles podem ser claros para nós. Portanto, é importante que “filhos” aprendam as verdades das Escrituras sagradas. Estimados em sua memória, eles podem não ser entendidos “agora”, mas a partir de agora podem ser claros para eles. Todos os que se dedicam ao ensino de uma escola dominical, portanto, podem estar dando instruções que podem ser entendidas e podem dar consolo, muito tempo depois que o professor tiver passado a eternidade.

Eles acreditavam – isto é, “depois” que ele ressuscitou dos mortos.

A escritura – O Antigo Testamento, que previa sua ressurreição. Referência aqui deve ser feita ao Salmo 16:10 ; compare Atos 2: 27-32 ; Atos 13: 35-37 ; Salmo 2: 7 ; compare Atos 13:33 . Eles entenderam essas Escrituras em um sentido diferente do que eles fizeram antes.

A palavra que Jesus havia dito – A previsão que ele havia feito respeitando sua ressurreição neste lugar e em outras ocasiões. Veja Mateus 20:19 ; Lucas 18: 32-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

from = fora de. Grego. ek. App-104.

o morto. Nenhum artigo = pessoas mortas. Veja nota em Mateus 17: 9 e App-139.

lembrou. Compare João 2:17 . Eles se lembraram disso após a ressurreição e creram. Contraste seus inimigos. Veja a nota em João 2:19 .

disse = falou. Grego. lego, como em João 2:21 .

acreditava. App-150. Veja nota em João 1: 7 .

a escritura: isto é, que a escritura era verdadeira. Aqui, provavelmente, Salmos 16:10 . A palavra graphe ocorre doze vezes em João: aqui; João 5:39 ; João 7:38 , João 7:42 ; João 10:35 ; João 13:18 ; João 17:12 ; João 19:24 , João 19:28 , João 19:36 , João 19:37 ; João 20: 9 .

palavra . Grego. logotipos. Veja em Marcos 9:32 .

disse. Grego. epo.

Comentário de Adam Clarke

Lembrou-se de que ele havia dito isso a eles – ??t??? , para eles, está faltando no AEHLMS, Matt. BV, mais de cem outros; ambos os siríacos; Persa, Árabe, Cóptico, Etiópico, Armênio, Eslavo, Vulgata e Itala. Griesbach deixou de fora do texto.

Eles creram na escritura – A escritura a que o evangelista se refere imediatamente pode ter sido o Salmo 16:10 . Compare isso com Atos 2:31 , Atos 2:32 e com Atos 13: 35-37 . Veja também o Salmo 2: 7 e compare-o com Hebreus 1: 5 e Hebreus 5: 5 e com Atos 13:33 . Eles entenderam essas escrituras em um sentido em que nunca as entenderam antes.

É propriedade de muitas profecias que nunca serão entendidas, exceto por suas realizações; mas essas são tão marcadas que, quando ocorre, não podem ser mal interpretadas ou aplicadas a qualquer outro evento.

Comentário de Thomas Coke

João 2:22 . E eles creram nas escrituras: Eles creram ainda mais firmemente nas escrituras em todas as suas profecias a respeito do reino do Messias; e sua fé nele foi confirmada pela palavra que Jesus havia dito; pois um evento tão maravilhoso como a ressurreição de Cristo, considerada em conexão com esta predição solene, apareceu justamente como a mais completa prova concebível de todo o plano de redenção.

Comentário de John Wesley

Quando, portanto, ele ressuscitou dentre os mortos, seus discípulos lembraram que ele lhes havia dito isso; e eles creram na escritura e na palavra que Jesus havia dito.

Eles creram na escritura e na palavra que Jesus havia dito – a respeito de sua ressurreição.

Referências Cruzadas

Lucas 24:7 – ‘É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia’ “.

Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

João 2:11 – Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

João 2:17 – Seus discípulos lembraram-se que está escrito: “O zelo pela tua casa me consumirá”.

João 12:16 – A princípio seus discípulos não entenderam isso. Só depois que Jesus foi glorificado, perceberam que lhe fizeram essas coisas, e que elas estavam escritas a respeito dele.

João 14:26 – Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

João 16:4 – Estou lhes dizendo isto para que, quando chegar a hora, lembrem-se de que eu os avisei. Não lhes disse isso no princípio, porque eu estava com vocês”.

João 20:8 – Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu.

Atos dos Apóstolos 11:16 – Então me lembrei do que o Senhor tinha dito: ‘João batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo’.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *