Estudo de João 2:17 – Comentado e Explicado

Lembraram-se então os seus discípulos do que está escrito: O zelo da tua casa me consome {Sl 68,10}.
João 2:17

Comentário de Albert Barnes

Foi escrito … – Isso está registrado no Salmo 69: 9 . Seu significado é que ele foi afetado com grande zelo ou preocupação pela pura adoração a Deus.

O zelo da tua casa – “Zelo” é intenso ardor em referência a qualquer objeto. O “zelo da tua casa” significa uma preocupação extraordinária pelo templo de Deus; intensa solicitude de que a adoração ali fosse pura e que Deus aprovaria.

Ele me comeu – Ele me absorveu, ou dedicou toda a minha atenção e carinho; superou todos os outros sentimentos, de modo que se pode dizer que é o único grande absorvente afeto e desejo da mente. Aqui está um exemplo para ministros e para todos os cristãos. Em Jesus, esse foi o grande sentimento dominante de sua vida. Em nós deveria ser também. Nesta manifestação de zelo, ele começou e terminou seu ministério. Nisto devemos começar e terminar nossas vidas. Aprendemos também que os ministros da religião devem ter o objetivo de purificar a igreja de Deus. Homens iníquos, feridos de consciência, tremem quando vêem zelo apropriado nos ministros de Jesus Cristo; e não há combinação de homens maus e nenhuma forma de depravação que possa resistir à pregação fiel, zelosa e pura do evangelho. A pregação de todo ministro deve ser tal que os homens iníquos sintam que devem se tornar cristãos ou deixar a casa de Deus, ou passar a vida lá na consciência da culpa e do medo do inferno.

Comentário de E.W. Bullinger

foi escrito = é (ou permanece) escrito. Compare João 6:31 , João 6:45 ; João 8:17 ; João 10:34 ; João 12:14 . O zelo, etc. Citado nos Salmos 69: 9 . Veja o restante do versículo em Romanos 15: 3 e outras partes do Psa. em João 15:25 ( João 2: 4 ); João 19:28 ( João 2:21 ). Romanos 11: 9 , Romanos 11:10 ( João 2:22 ). Atos 1:20 ( João 2:25 ). Veja App-107. do. Genitivo de “Relação. App-17. Compare João 3: 3 .

Comentário de John Calvin

17. E seus discípulos se lembraram. Não é sem razão que algumas pessoas se provocam com a indagação de como os discípulos se lembram de uma passagem da Escritura, com o significado de que até então não estavam familiarizados. Pois não devemos entender que essa passagem das Escrituras veio à lembrança deles naquele tempo; mas depois, quando, tendo sido ensinados por Deus, eles consideraram consigo mesmos qual era o significado dessa ação de Cristo, pela direção do Espírito Santo que essa passagem da Escritura lhes ocorreu. E, de fato, nem sempre acontece que a razão das obras de Deus seja imediatamente percebida por nós, mas depois, no decorrer do tempo, Ele nos faz conhecer seu propósito. E este é um freio extremamente bem adaptado para restringir nossa presunção, para que não murmuremos contra Deus, se a qualquer momento nosso julgamento não aprovar inteiramente o que ele faz. Ao mesmo tempo, somos lembrados de que, quando Deus nos mantém como em suspense, é nosso dever esperar pelo tempo de conhecimento mais abundante e reprimir a pressa excessiva que é natural para nós; pela razão pela qual Deus atrasa a plena manifestação de suas obras, é para que ele nos mantenha humildes.

O zelo da tua casa me devorou. O significado é que os discípulos chegaram a saber que o zelo pela casa de Deus, com a qual Cristo queimava, o excitou a expulsar daquelas profanações. Por uma figura de linguagem, na qual uma parte é tomada para o todo, Davi emprega o nome do templo para denotar toda a adoração a Deus; pois todo o versículo é assim:

o zelo da tua casa me consumiu, e as acusações dos que te criticaram caíram sobre mim ( Salmos 69: 9 ).

A segunda cláusula corresponde à primeira, ou melhor, nada mais é do que uma repetição explicando o que foi dito. A quantidade de ambas as cláusulas é que a ansiedade de Davi em manter a adoração a Deus era tão intensa que ele alegremente abaixou a cabeça para receber todas as censuras que os homens maus lançavam contra Deus; e que ele ardia com tanto zelo, que esse único sentimento engoliu um ao outro. Ele nos diz que ele próprio tinha tais sentimentos; mas não há dúvida de que ele descreveu em sua própria pessoa o que pertencia estritamente ao Messias.

Consequentemente, o evangelista diz que essa foi uma das marcas pelas quais os discípulos sabiam que era Jesus quem protegeu e restaurou o reino de Deus. Agora observe que eles seguiram a orientação das Escrituras, a fim de formar uma opinião a respeito de Cristo como eles deveriam entreter; e, de fato, ninguém jamais aprenderá o que é Cristo, ou o objeto do que ele fez e sofreu, a menos que tenha sido ensinado e guiado pelas Escrituras. Até agora, então, como cada um de nós desejar progredir no conhecimento de Cristo, será necessário que as Escrituras sejam o assunto de nossa meditação diligente e constante. Igor é sem uma boa razão que Davi menciona a casa de Deus, quando se trata da glória divina; pois, embora Deus seja suficiente para si mesmo e não precise dos serviços de ninguém, ele deseja que sua glória seja exibida na Igreja. Dessa maneira, ele dá uma prova notável de seu amor por conosco, porque une sua glória – por assim dizer, por um elo indissolúvel – com nossa salvação.

Agora, como Paulo nos informa que, no exemplo da cabeça, uma doutrina geral é apresentada a todo o corpo ( Romanos 15: 3 ), que cada um de nós se aplique ao convite de Cristo, que – tanto quanto está em nosso poder – podemos não permitir que o templo de Deus seja poluído. Mas, ao mesmo tempo, devemos tomar cuidado para que ninguém transgrida os limites de seu chamado. Todos nós devemos ter zelo em comum com o Filho de Deus; mas nem todos têm a liberdade de tomar um chicote , para que possamos corrigir vícios com nossas mãos; pois não recebemos o mesmo poder, nem fomos confiados à mesma comissão.

Comentário de Adam Clarke

O zelo da tua casa – Veja Salmo 59:10 . Zelo em promover a tua glória e em manter a tua adoração pura.

Comentário de Thomas Coke

João 2:17 . E seus discípulos lembraram-se, etc. – Na apreensão dos discípulos, o Senhor deles se expôs a um grande perigo, transformando um corpo de homens facciosos e interessados, aos quais os sacerdotes e governantes apoiavam. Nesta ocasião, portanto, eles lembraram que o texto nos Salmos, onde é dito: O zelo da tua casa me devorou; imputando as ações de seu Mestre a uma preocupação pela pureza da adoração de Deus, como aquela pela qual Davi, seu grande tipo, foi animado. Veja nos Salmos 69: 9 .

Comentário de John Wesley

E seus discípulos lembraram que estava escrito: O zelo da tua casa me devorou.

Salmo 69: 9 .

Referências Cruzadas

Salmos 69:9 – pois o zelo pela tua casa me consome, e os insultos daqueles que te insultam caem sobre mim.

Salmos 119:139 – O meu zelo me consome, pois os meus adversários se esquecem das tuas palavras.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *