Estudo de João 2:11 – Comentado e Explicado

Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.
João 2:11

Comentário de Albert Barnes

Este começo de milagres – Este é o seu primeiro milagre público. Isso é declarado pelo escritor sagrado como um “milagre” – isto é, um esforço do poder divino, produzindo uma mudança da substância da água em vinho, o que nenhum poder humano poderia fazer.

Manifestado adiante – Mostrado; exibido.

Sua glória – Seu poder e caráter apropriado como o Messias; mostrou que ele tinha poder divino e que Deus certamente o havia comissionado. Isso mostra ser um verdadeiro milagre pelas seguintes considerações:

1.Real água foi colocada nos vasos. Nisto os servos acreditavam, e não havia possibilidade de engano.

2.A água foi colocada onde não era costume guardar vinho. Não se podia fingir que era apenas uma mistura de água e vinho.

3. Foi considerado vinho sem saber de onde veio. Não havia acordo entre Jesus e o governador da festa para impor aos convidados.

4. Foi uma mudança que nada além do poder divino poderia efetuar. Aquele que pode transformar a água em uma substância como o suco da uva deve ser revestido com poder divino.

Acreditou nele – Isso não significa que eles não creram nele antes, mas que sua fé foi confirmada ou fortalecida. Eles viram um milagre, e eles ficaram satisfeitos por ele ser o Messias. “Antes disso” eles “creram” no testemunho de João e na conversa com Jesus João 1: 35-51 ; agora eles viram que ele estava investido de um poder onipotente, e sua fé foi estabelecida.

Nesta narrativa, podemos aprender:

1. Que o casamento é honroso e que Jesus, se buscado, não recusará sua presença e bênção nessa ocasião.

2. Em tal ocasião, a presença e aprovação de Cristo devem ser buscadas. Nenhum compacto formado na terra é mais importante; ninguém entra tão profundamente em nosso conforto neste mundo; talvez ninguém afete tanto o nosso destino no mundo vindouro. Deve ser introduzido, então, no temor de Deus.

3. Em todas essas ocasiões, nossa conduta deve ser tal que a presença de Jesus não ocorra interrupção ou perturbação. Ele é santo. Ele está sempre presente em todo lugar; e em todas as ocasiões festivas, nossa conduta deve ser tal que possamos acolher a presença do Senhor Jesus Cristo. “Essa não é uma história apropriada de sentimento ou emprego que seria interrompida pela presença do Salvador.”

4. Jesus adorou fazer o bem. No começo de seu ministério, ele operou um milagre para mostrar sua benevolência. Esse era o começo apropriado de uma vida na qual ele iria fazer o bem. Ele aproveitou todas as oportunidades para fazê-lo; e em um banquete de casamento, assim como entre doentes e pobres, ele mostrou o caráter que sempre sustentava – o de um benfeitor da humanidade.

5. Um argumento não pode ser extraído dessa instância em favor de bebida intemperada. Não há evidências de que alguém que estivesse presente naquela ocasião bebesse muito livremente.

6. Tampouco pode ser extraído um argumento deste caso a favor de beber vinho como o nosso. O vinho comum da Judéia era o suco puro da uva, sem qualquer mistura de álcool, e era inofensivo. Era a bebida comum do povo, e não tendia a produzir intoxicação. Os “nossos” vinhos são uma “mistura” do suco da uva e do conhaque, e frequentemente de infusões de várias substâncias para dar cor e sabor, e a aparência do vinho. Esses vinhos são um pouco menos prejudiciais que o conhaque, e o hábito de bebê-los deve ser classificado com o consumo de todos os outros fogos líquidos.

A tabela a seguir mostra o perigo de beber os “vinhos” de uso comum:

d Conteúdo do Álcool

d

d O conhaque tem cinquenta e três partes e 39 centésimos em uma centena de álcool, ou 5333%

d

d Rum5368 por cento

d

d Uísque escocês..5432%

d

d Holland Gin.5160%

d

d Vinho do Porto, tipo mais alto583%

d

d Vinho do Porto, tipo mais baixo

d

d Madeira, tipo mais alto2942%

d

d Madeira, tipo mais baixo934%

d

d Lisboa894 por cento

d

d Málaga726%

d

d Champanhe vermelho 130%

d

d Branco280%

d

d Vinho de groselha2025%

d

d

Conclui-se que um homem que bebe dois copos da maioria dos vinhos usados ??ingeriu tanto álcool como se tivesse tomado um copo de conhaque ou uísque, e por que não deveria beber tanto o álcool no conhaque quanto no vinho? Que diferença isso pode fazer na moral? Que diferença em seus efeitos no sistema dele? A experiência do mundo mostrou que a água, água pura, é a bebida mais saudável, segura e revigorante para o homem.

Comentário de E.W. Bullinger

início, etc. Nossa atenção é assim chamada à ordem.

milagres = os sinais. Uma palavra característica neste evangelho. Veja a pág. 1511 e App-176.

manifestado . Veja App-106. Compare João 21: 1 , João 21:14 .

A glória dele. Esta é a chave para a significação dos oito sinais deste Evangelho (App-176). Veja nota em João 1:14 .

discípulos creram , etc. Compare os versículos: João 2:17 , João 2:22 . Quatrocentos e cinquenta anos desde que os judeus haviam visto um milagre. O último foi em Dan 6.

acreditei . Veja App-150. Veja nota em João 1: 7 .

Comentário de John Calvin

11. Este começo de milagres. O significado é que este foi o primeiro dos milagres de Cristo; pois quando os anjos anunciaram aos pastores que ele havia nascido em Belém ( Lucas 2: 8 ), quando a estrela apareceu aos magos ( Mateus 2: 2 ), quando o Espírito Santo desceu sobre ele na forma de uma pomba , ( Mateus 3:16 ; Marcos 1:10 ; João 1:32 ). Embora esses fossem milagres , ainda assim, estritamente falando, eles não foram realizados por ele; mas o evangelista agora fala dos milagres dos quais ele próprio era o autor. Pois é uma interpretação frívola e absurda que alguns dão, que essa é considerada a primeira dentre; os milagres que Cristo realizou em Caná da Galiléia; como se um lugar em que não lêssemos que ele já foi mais do que duas vezes tivesse sido escolhido por ele para demonstrar seu poder. Era antes o objetivo do evangelista marcar a ordem do tempo que Cristo seguiu no exercício de seu poder. Até os trinta anos de idade, ele se mantinha escondido em casa, como alguém que não ocupava cargo público. Tendo sido consagrado, em seu batismo, ao desempenho de seu cargo, ele começou a aparecer em público e a mostrar provas claras de que propósito ele foi enviado pelo Pai. Portanto, não precisamos nos perguntar se ele atrasou até esse momento a primeira prova de sua divindade. É uma grande honra dada ao casamento, que Cristo não apenas se dignou a estar presente em um banquete nupcial, mas o honrou com seu primeiro milagre. Existem alguns cânones antigos que proíbem o clero de participar de um casamento. A razão da proibição era que, sendo os espectadores da maldade que geralmente era praticada em tais ocasiões, eles poderiam, em certa medida, ser considerados como aprovadores dela. Mas seria muito melhor levar a esses lugares tanta gravidade que restringir a licenciosidade em que homens sem princípios e abandonados se entregam, quando são retirados dos olhos dos outros. Pelo contrário, tomemos o exemplo de Cristo para o nosso governo; e não suponhamos que qualquer outra coisa além do que lemos que ele fez possa ser proveitosa para nós.

E manifestou sua glória; isto é, porque ele então deu uma prova impressionante e ilustre, pela qual se verificou que ele era o Filho de Deus; pois todos os milagres que ele exibiu ao mundo foram tantas demonstrações de seu poder divino. Chegou a hora certa de exibir sua glória, quando ele desejou se tornar conhecido de acordo com as ordens de seu pai. Por isso, também aprendemos o fim dos milagres ; pois essa expressão equivale a uma declaração de que Cristo, para manifestar sua glória , realizou esse milagre. O que devemos pensar então daqueles milagres que obscurecem a glória de Cristo?

E seus discípulos creram nele. Se eles eram discípulos, eles já devem ter alguma fé; mas como até agora o haviam seguido com uma fé que não era distinta e firme, começaram a dedicar-se a ele naquele momento, a fim de reconhecer que ele era o Messias, como já lhes fora anunciado. A tolerância de Cristo é grande em considerar como discípulos aqueles cuja fé é tão pequena. E, de fato, essa doutrina se estende geralmente a todos nós; pois a fé que agora está crescida teve a primeira infância, nem é tão perfeita para alguém que não seja necessário que todos os homens progridam na crença . Assim, pode-se dizer que os que agora creram começaram a acreditar , na medida em que diariamente progridem no final de sua fé. Que os que obtiveram os primeiros frutos da fé trabalhem sempre para progredir. Essas palavras também apontam a vantagem dos milagres; a saber, que eles devem ser vistos como destinados à confirmação e progresso da fé. Quem os torce para qualquer outro propósito corrompe e prejudica todo o uso deles; como vemos que os papistas se gabam de seus pretensos milagres com nenhum outro objetivo senão enterrar a fé e desviar a mente dos homens de Cristo para as criaturas.

Comentário de Adam Clarke

Esse começo de milagres – foi provavelmente o primeiro que ele já fez: – de qualquer forma, foi o primeiro que ele fez depois do batismo, e o primeiro que ele fez publicamente.

Sua glória – Sua divindade suprema: João 1:14 .

Seus discípulos creram nele – foram mais abundantemente confirmados em sua fé, que ele era o Messias prometido, ou um profeta mais extraordinário, na mais completa relação com o Deus sempre abençoado.

Comentário de Thomas Coke

João 2:11 . E manifestou sua glória: Isto é, demonstrou seu poder e caráter à convicção dos discípulos, e em certo sentido e grau à de todos os convidados. Sendo este o primeiro milagre que eles já viram Jesus realizar, ele não tendeu um pouco para a confirmação de sua fé, e fez sua fama se espalhar por todo o país vizinho. Moisés confirmou sua missão produzindo água de uma rocha; mas nosso Senhor, transformando água em vinho; e por essa mudança ele se manifestou como o Senhor da criação. Era tão fácil para a Onipotência, que é o autor de todas as coisas, fazer isso no presente método, como é para ele fazer todos os anos com a umidade que desce do céu, que é absorvida pelas raízes da videira, e após filtrações frequentes amadurecer na uva. É verdade que a frequência com que essa mudança ocorre a torna familiar e despercebida; mas quando a água é transformada em vinho nos vasos, a novidade causa uma impressão mais forte na mente; e o efeito, embora não seja um esforço maior do poder Todo-Poderoso do que aquele produzido pelo curso comum da natureza, nos impressiona muito mais do que aquilo que se tornou familiar.

Comentário de John Wesley

Este começo de milagres fez Jesus em Caná da Galiléia, e manifestou sua glória; e seus discípulos creram nele.

E seus discípulos creram – com mais firmeza.

Referências Cruzadas

Exodo 4:9 – E se ainda assim não acreditarem nestes dois sinais nem lhe derem ouvidos, tire um pouco de água do Nilo e derrame-a em terra seca. Quando você derramar essa água em terra seca ela se transformará em sangue”.

Exodo 7:19 – Disse o Senhor a Moisés: “Diga a Arão que tome a sua vara e estenda a mão sobre as águas do Egito, dos rios, dos canais, dos açudes e de todos os reservatórios, e elas se transformarão em sangue. Haverá sangue por toda a terra do Egito, até nas vasilhas de madeira e nas vasilhas de pedra”.

Deuteronômio 5:24 – E vocês disseram: “O Senhor, o nosso Deus, mostrou-nos sua glória e sua majestade, e nós ouvimos a sua voz vinda de dentro do fogo. Hoje vimos que Deus fala com o homem e que este ainda continua vivo!

Salmos 72:19 – Bendito seja o seu glorioso nome para sempre; encha-se toda a terra da sua glória. Amém e amém.

Salmos 96:3 – Anunciem a sua glória entre as nações, seus feitos maravilhosos entre todos os povos!

Eclesiastes 9:7 – Portanto, vá, coma com prazer a sua comida, e beba o seu vinho de coração alegre, pois Deus já se agradou do que você faz.

Isaías 40:5 – A glória do Senhor será revelada, e, juntos, todos a verão. Pois é o Senhor quem fala”.

Malaquias 2:2 – Se vocês não derem ouvidos e não se dispuserem a honrar o meu nome”, diz o Senhor dos Exércitos, “lançarei maldição sobre vocês, e até amaldiçoarei as suas bênçãos. Aliás já as amaldiçoei, porque vocês não me honram de coração.

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

João 1:50 – Jesus disse: “Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa! “

João 3:2 – Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.

João 4:46 – Mais uma vez, ele visitou Caná da Galiléia, onde tinha transformado água em vinho. E havia ali um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum.

João 5:23 – para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

João 11:15 – e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Mas, vamos até ele”.

João 12:41 – Isaías disse isso porque viu a glória de Jesus e falou sobre ele.

João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

João 14:13 – E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.

João 20:30 – Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro.

2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

Gálatas 3:10 – Já os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”.

1 João 5:13 – Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *