Estudo de Isaías 40:5 – Comentado e Explicado

Então a glória do Senhor manifestar-se-á; todas as criaturas juntas apreciarão o esplendor, porque a boca do Senhor o prometeu.
Isaías 40:5

Comentário de Albert Barnes

E a glória do Senhor – A frase aqui significa evidentemente a majestade, poder ou honra do Senhor. Ele demonstraria seu poder e se mostraria um Deus que cumpria convênios, libertando seu povo da escravidão e reconduzindo-o para sua própria terra. Essa glória e fidelidade seriam mostradas ao libertá-los do cativeiro na Babilônia; e isso seria ainda mais ilustrado ao enviar o Messias para realizar a libertação de seu povo nos dias posteriores.

E toda a carne – todos os seres humanos. A palavra “carne” é freqüentemente usada para denotar a natureza humana, ou a humanidade em geral Gênesis 6:12 ; Salmo 65: 3 ; Salmo 145: 21 . A idéia é que a libertação de seu povo seria uma demonstração da interposição divina, para que todas as nações discernissem as evidências de seu poder e glória. Mas há uma plenitude e uma riqueza na linguagem que permite que ela não se limite a esse evento. É mais surpreendentemente aplicável ao advento do Messias – e ao fato de que através dele a glória do Senhor seria manifestada a todas as nações. Rosenmuller supõe que isso deva ser traduzido,

E toda a carne verá junto

Que a boca do Senhor o falou.

O hebraico suportará essa construção, mas não há necessidade de se afastar da tradução na versão comum. A Septuaginta adiciona aqui as palavras ‘salvação de Deus’ para lê-la, ‘e toda a carne verá a salvação de Deus’, e essa leitura foi adotada em Lucas 3: 6 ; ou pode ser mais provável que Lucas Lucas 3: 4-6 tenha citado partes diferentes de Isaías, e que ele pretendia citar essa parte, não da versão da Septuaginta, mas de Isaías 52:10 . Lowth, sob a autoridade da Septuaginta, propõe restaurar essas palavras no texto hebraico. Mas a autoridade é insuficiente. Os manuscritos Vulgata, Caldeu, Siríaco e Hebraico concordam na leitura do presente texto hebraico, e a autoridade da Septuaginta é totalmente insuficiente para justificar uma mudança.

Pela boca do Senhor – A confirmação mais forte possível de que isso seria cumprido (veja a nota em Isaías 34:16 ). A idéia é que Deus certamente prometeu a libertação deles da escravidão; e que sua interposição, de uma maneira que atraísse a atenção de todas as nações, certamente foi proposta por ele. Poucos eventos manifestaram de maneira cada vez mais impressionante a glória de Deus do que a redenção de seu povo da Babilônia; nada ocorreu, ou jamais ocorrerá, que demonstrará mais impressionante sua glória, sabedoria e fidelidade do que a redenção do mundo pelo Messias.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 40: 5 . E a glória do Senhor será revelada – Foi revelada de alguma forma quando Deus tirou seu povo da Babilônia: pois era uma obra gloriosa de Deus, na qual ele mostrava seu poder, amor e fidelidade no cumprimento de suas promessas. . Mas sua glória foi muito mais eminentemente revelada quando Cristo, o Senhor da glória, se manifestou na carne e deu descobertas muito mais claras e completas da gloriosa sabedoria, santidade, bondade e outras perfeições divinas de Deus, do que nunca antes. humanidade ou a sua igreja. E toda a carne verá junto – Todas as nações, judeus e gentios. Pois a boca do Senhor falou – embora possa parecer incrível, mas Deus é capaz de realizá-lo.

Comentário de Adam Clarke

“A salvação de nosso Deus” – Essas palavras são adicionadas aqui pela Septuaginta: t? s?t????? t?? Te?? , ?????? ????? ?? eth yesuath Eloheynu , como está no lugar paralelo, Isaías 52:10 . A frase é abrupta sem ela, o verbo quer seu objeto; e eu acho que é genuíno. Nossa tradução para o inglês forneceu a palavra it, que é equivalente a essa adição, da Septuaginta.

Esta omissão no texto hebraico é antiga, sendo anterior às versões de Caldee, Siríaco e Vulgata: mas as palavras estão em todas as cópias da Septuaginta e são reconhecidas por Lucas, Lucas 3: 6 . Todo esse versículo está faltando em um dos meus MSS mais antigos.

Comentário de John Calvin

5. E a glória do Senhor será revelada. Ele quer dizer que este trabalho de redenção será esplêndido, de modo que o Senhor mostrará que ele é o autor dele e mostrará ilustrativamente sua majestade e poder. Isso, de fato, se manifesta muito abertamente em todos os lugares e em todos os eventos, mas ele promete que fará isso especialmente na proteção e libertação de sua Igreja, e não sem uma boa razão; pois a libertação da Igreja, desde o seu início até a vinda de Cristo, pode ser chamada de renovação do mundo. (112) E porque o poder de Deus, que ele anteriormente estava acostumado a exibir, estava quase extinto, de modo que dificilmente os menores traços eram discerníveis, como é dito no Salmo: “Não vemos nossos sinais” ( Salmos 74: 9 😉 este foi um aviso muito oportuno, de que uma nova e marcante demonstração é prometida, pela qual eles podem perceber que Deus tem em seu poder vários métodos de alívio, mesmo quando ele os oculta por um tempo.

E toda a carne verá. Ele agora aumenta o milagre por uma circunstância adicional, que será conhecido não apenas na Judéia, mas em países estrangeiros e distantes; pois com estas palavras “Toda carne verá”, ele quer dizer que não haverá nações que não vejam claramente que o retorno do povo é uma obra celestial e que Deus não falou em vão pelo Profeta. Assim, ele censura a incredulidade dos homens, que nunca confiam nas promessas de Deus, e que tratam como fábulas o que é dito pelos profetas, até contemplando o fato real de que são obrigados a ceder.

Que a boca do Senhor falou. Aqui somos ensinados qual é o verdadeiro método de corrigir nossa incredulidade; isto é, ser empregado em meditar nas promessas de Deus e ter nossa fé fortalecida por todas as provas delas que ele exibe. Portanto, é apropriado unir doutrina com experiência; pois, visto que a visão das obras de Deus produziria pouca impressão sobre nós, ele primeiro nos ilumina pela tocha de sua palavra, e depois sela a verdade disso pela real realização.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *