Estudo de João 20:30 – Comentado e Explicado

Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro.
João 20:30

Comentário de Albert Barnes

Outros sinais – Outros milagres. Muitos foram registrados pelos outros evangelistas, e muitos que ele realizou nunca foram registrados, João 21:25 .

Comentário de E.W. Bullinger

E muitos , etc. Portanto, muitos e outros (App-124.)

sinais. Veja a pág. 1511 e App-176. Estes sempre estavam em relação e à prova de Seu Messias.

na presença de = à vista de. Enopion grego .

que não estão escritas : Aqui estava a oportunidade para os escritores dos Evangelhos Apócrifos, etc., dos quais eles não demoraram a se valer.

Comentário de John Calvin

30. Muitos outros sinais também Jesus fez. Se o evangelista não tivesse avisado seus leitores com essa observação, eles poderiam supor que ele não deixara de fora nenhum dos milagres que Cristo havia realizado, e daria um relato completo e completo de tudo o que aconteceu. João, portanto, testemunha, primeiro, que ele apenas relatou algumas coisas de um grande número; não que os outros não fossem dignos de serem registrados, mas porque eram suficientes para edificar a fé. E, no entanto, não se segue que eles foram realizados em vão, pois eles lucraram nessa era. Segundo, embora atualmente não tenhamos um conhecimento minucioso deles, ainda assim não devemos supor que seja de pouca importância que saibamos que o Evangelho foi selado por um grande número de milagres.

Comentário de Adam Clarke

Muitos outros sinais realmente fizeram Jesus, etc. – Ou seja, além dos dois mencionados aqui. João 20:19 , João 20:26 , viz. Cristo entrou na casa de maneira milagrosa duas vezes, apesar de as portas estarem fechadas rapidamente: ver João 20:19 ; (Nota). Os outros milagres que nosso Senhor fez, e que não são relacionados aqui, foram necessários apenas aos discípulos e, portanto, não foram revelados à humanidade em geral. Não há nada em toda a revelação de Deus, a não ser o que é para algum propósito importante, e não há nada deixado que possa ter sido útil.

Comentário de John Wesley

E muitos outros sinais realmente fizeram Jesus na presença de seus discípulos, que não estão escritos neste livro:

Jesus fez muitos milagres, que não estão escritos neste livro – de São João, nem mesmo dos outros evangelistas.

Referências Cruzadas

Lucas 1:3 – Eu mesmo investiguei tudo cuidadosamente, desde o começo, e decidi escrever-te um relato ordenado, ó excelentíssimo Teófilo,

João 21:25 – Jesus fez também muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, penso que nem mesmo no mundo inteiro haveria espaço suficiente para os livros que seriam escritos.

Romanos 15:4 – Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.

1 Coríntios 10:11 – Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos.

2 Timóteo 3:15 – Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

2 Pedro 3:1 – Amados, esta é agora a segunda carta que lhes escrevo. Em ambas quero despertar com estas lembranças a sua mente sincera para que vocês se lembrem

1 João 1:3 – Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

1 João 5:13 – Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *