Estudo de 2 Coríntios 3:8 – Comentado e Explicado

quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito!
2 Coríntios 3:8

Comentário de Albert Barnes

Como não deve o ministério do Espírito – Este é um argumento do menor para o maior. Várias coisas nele são dignas de nota:

(1) O contraste adequado com o “ministério da morte” 2 Coríntios 3: 7 teria sido ‘ministério da vida’. Mas Paulo preferiu chamá-lo de ministração do espírito; como fonte da vida; ou como conferir mais dignidade ao evangelho do que chamá-lo simplesmente de ministério da vida.

(2) por “Espírito” aqui se entende manifestamente o Espírito Santo; e a frase inteira denota o evangelho, ou a pregação do evangelho, pela qual eminentemente o Espírito Santo é transmitido.

(3) é a grande honra do ministério evangélico, que é o meio pelo qual o Espírito Santo é transmitido aos seres humanos. Ele foi projetado para garantir a salvação de pessoas por sua agência; e é através do ministério que o Espírito Santo é transmitido, o coração renovado e a alma salva. A obra do ministério é, portanto, a mais importante e honrosa na qual o homem pode se envolver.

Seja um tanto glorioso –

(1) Por causa de que Moisés tendia à morte; isso para a vida.

(2) porque isso foi gravado em pedra; isso está gravado no coração.

(3) porque essa era a mera entrega de uma lei; isso está relacionado às influências renovadoras do Espírito Santo.

(4) porque isso logo passaria. Toda a magnificência da cena logo desapareceu. Mas isso é para permanecer. Sua influência e efeito são para ele eternos. É estender-se para a eternidade; e sua principal glória é ser testemunhada em almas renovadas e salvas; e entre os esplendores do céu. “A obra do Espírito de Deus no coração de um ser racional é muito mais importante do que qualquer personagem morta que possa ser gravada em pedras insensíveis” – Doddridge.

Comentário de E.W. Bullinger

não. Grego. ouchi. App-105.

Comentário de Adam Clarke

A ministração do Espírito – A dispensação do Evangelho, que dá o verdadeiro sentido espiritual da lei.

Seja um tanto glorioso? – Na medida em que a coisa significada é infinitamente mais conseqüência do que aquela pela qual ela é significada. O pão Coisa preservará um homem vivo; o pão da Palavra não pode dar vida a nada.

Comentário de John Wesley

Como o ministério do espírito não deve ser um tanto glorioso?

A ministração do Espírito – Ou seja, a dispensação cristã.

Referências Cruzadas

Isaías 11:2 – O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.

Isaías 44:3 – Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes.

Isaías 59:21 – “Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles”, diz o Senhor. “O meu Espírito que está em você e as minhas palavras que pus em sua boca não se afastarão dela, nem da boca dos seus filhos e dos descendentes deles, desde agora e para sempre”, diz o Senhor.

Joel 2:28 – “E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.

João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

João 7:39 – Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.

Atos dos Apóstolos 2:17 – ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos.

Atos dos Apóstolos 2:32 – Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato.

Romanos 8:9 – Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

1 Coríntios 3:16 – Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?

1 Coríntios 12:4 – Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.

2 Coríntios 3:6 – Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.

2 Coríntios 3:17 – Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.

2 Coríntios 11:4 – Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o suportam facilmente.

Gálatas 3:2 – Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram?

Gálatas 3:14 – Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé.

Gálatas 5:5 – Pois é mediante o Espírito que nós aguardamos pela fé a justiça que é a nossa esperança.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Efésios 2:18 – pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

Judas 1:19 – Estes são os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua própria alma e não têm o Espírito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *