Estudo de 2 Coríntios 3:17 – Comentado e Explicado

Ora, o Senhor é Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
2 Coríntios 3:17

Comentário de Albert Barnes


Agora o Senhor é esse Espírito – A palavra “Senhor” aqui evidentemente se refere ao Senhor Jesus; ver 2 Coríntios 3:16 . Pode-se observar, em geral, em relação a essa palavra, que onde ocorre no Novo Testamento, a menos que a conexão exija que a compreendamos de Deus, ela se refere ao Senhor Jesus. Era o nome comum pelo qual ele era conhecido; ver João 20:13 ; João 21: 7 ; João 21:12 ; Efésios 4: 1 , Efésios 4: 5 . O desígnio de Paulo neste versículo parece ser o responsável pela “liberdade” que ele e os outros apóstolos tinham, ou pela ousadia, abertura e clareza 2 Coríntios 3:12 que evidenciaram em contraste com os judeus. que tão pouco entendiam a natureza de suas instituições. Ele havia dito 2 Coríntios 3: 6 , que ele era um ministro “não da letra, mas do Espírito”; e ele declarou que o Antigo Testamento não era compreendido pelos judeus que aderiam à interpretação literal das Escrituras. Ele aqui diz que o Senhor Jesus era “o Espírito” ao qual ele se referia e pelo qual ele foi habilitado a entender o Antigo Testamento, de modo a falar claramente e sem obscuridade. O sentido é que Cristo era o Espírito; isto é, a soma, a substância do Antigo Testamento. As figuras, tipos, profecias, etc., todos centralizados nele, e ele foi o fim de todas essas instituições. Se contemplado como tendo referência a ele, era fácil entendê-los. Considero isso o sentimento da passagem, embora os expositores tenham sido bastante divididos em relação ao seu significado. Assim explicado, não significa absolutamente e abstratamente que o Senhor Jesus era “um Espírito”, mas que ele era a soma, a essência, o fim e o significado dos ritos mosaicos, cujo espírito Paulo havia falado em 2. Coríntios 3: 6 , em oposição à letra da lei.

E onde está o Espírito do Senhor, há liberdade – Esta é uma verdade geral projetada para ilustrar o sentimento particular que ele acabara de apresentar. A palavra “liberdade” aqui ( ut?e??e??a eleutheria) refere-se, penso eu, à liberdade de falar; o poder de falar aberta e livremente, como em 2 Coríntios 3:12 . Ele afirma a verdade geral, que o efeito do Espírito de Deus foi dar luz e clareza de visão; remover a obscuridade de um assunto e permitir que se veja claramente. Essa seria uma verdade que não poderia ser negada pelos judeus, que sustentavam a doutrina de que o Espírito de Deus revelava a verdade, e deve ser admitida por todos. Sob a influência desse Espírito, portanto, Paulo diz que ele era capaz de falar com abertura e ousadia; que ele tinha uma visão clara da verdade, que a massa dos judeus não tinha; e que o sistema de religião que ele pregava era aberto, claro e claro. A palavra “liberdade” talvez transmitisse melhor a idéia. “Há liberdade das visões sombrias e obscuras dos judeus; liberdade de seus preconceitos e superstições; liberdade da escravidão e escravidão do pecado; a liberdade dos filhos de Deus, que têm pontos de vista claros sobre ele como Pai e Redentor e que estão capacitados a expressar esses pontos de vista de maneira aberta e corajosa ao mundo. ”

Comentário de E.W. Bullinger

Senhor . App-98.

isso = o.

Espírito. App-101. Compare 2 Coríntios 3: 6 .

Comentário de John Calvin

17. O Senhor é o Espírito. Esta passagem, também, foi mal interpretada, como se Paulo quisesse dizer, que Cristo é de uma essência espiritual, pois eles a conectam com essa afirmação em João 4:24 : Deus é um Espírito . A afirmação diante de nós, no entanto, não tem nada a ver com a essência de Cristo, mas simplesmente indica seu cargo, pois está relacionada com o que vem antes, onde achamos que foi declarado, de que a doutrina da lei é literal, e não apenas morta. , mas até uma ocasião de morte. Ele agora, por outro lado, chama Cristo de seu espírito , (411) o que significa que ele será vivo e vivificante, apenas se for inspirado por Cristo. Deixe a alma estar conectada ao corpo, e então haverá um homem vivo, dotado de inteligência e percepção, adequado para todas as funções vitais. (412) Deixe a alma ser removida do corpo, e restará apenas uma carcaça inútil, totalmente desprovida de sentimentos.

A passagem é digna de nota especial (413), como nos ensina de que maneira devemos reconciliar aquelas áreas que Davi pronuncia sobre a lei – ( Salmos 19: 7 ) – “a lei do Senhor converte almas, ilumina os olhos. transmite sabedoria aos bebês ”e passagens de natureza semelhante, com as declarações de Paulo, que à primeira vista divergem deles – que é o ministério do pecado e da morte – a letra que nada faz além de matar. ( 2 Coríntios 3: 6. ) Pois quando é animado por Cristo, (414) aquelas coisas que Davi menciona são justamente aplicáveis ??a ele. Se Cristo é levado embora, é completamente como Paulo descreve. Portanto, Cristo é a vida da lei. (415)

Onde o Espírito do Senhor. Ele agora descreve a maneira pela qual Cristo dá vida à lei – dando-nos o seu Espírito. O termo Espírito aqui tem um significado diferente do que tinha no versículo anterior. Lá, denotava a alma e era atribuída metaforicamente a Cristo. Aqui, por outro lado, significa o Espírito Santo, que o próprio Cristo confere ao seu povo. Cristo, no entanto, regenerando-nos, dá vida à lei e mostra-se a fonte da vida, pois todas as funções vitais procedem da alma do homem. Cristo, então, é para todos (por assim dizer) a alma universal, não no que diz respeito à essência, mas no que diz respeito à graça. Ou, se você preferir, Cristo é o Espírito , porque ele nos vivifica pela influência vivificante do seu Espírito. (416)

Ele também menciona as bênçãos que obtemos dessa fonte. “ ”, diz ele, “ há liberdade . Pelo termo liberdade , não entendo apenas a emancipação da servidão do pecado e da carne, mas também a confiança que adquirimos de Seu testemunho quanto à nossa adoção. Pois está de acordo com essa afirmação –

Não recebemos novamente o espírito de escravidão, de temer etc. ( Romanos 8:15 .)

Nessa passagem, o apóstolo faz menção de duas coisas – escravidão e medo . Os opostos destes são liberdade e confiança. Assim, reconheço que a inferência tirada dessa passagem por Agostinho está correta – que somos por natureza os escravos do pecado e somos libertados pela graça da regeneração. Pois, onde não há nada além da letra da lei, haverá apenas o domínio do pecado, mas o termo Liberdade, como já disse, adota um sentido mais amplo. A graça do Espírito também pode ser restrita mais particularmente aos ministros, para que esta declaração corresponda ao início do capítulo, pois os ministros precisam ter outra graça do Espírito e outra liberdade do que os outros. A primeira significação, no entanto, me agrada melhor, embora, ao mesmo tempo, eu não tenha nenhuma objeção, de que isso deve ser aplicado a todos de acordo com a medida de seu presente. É suficiente, se observarmos, que Paulo aqui aponta a eficácia do Espírito, que experimentamos para nossa salvação – tantos de nós quanto regenerados por sua graça.

Comentário de Adam Clarke

Agora, o Senhor é esse Espírito – Em 2 Coríntios 3: 6 , 2 Coríntios 3: 8 , a palavra t? p?e?µa , espírito, evidentemente significa o Evangelho; assim chamado porque indica a natureza espiritual e o significado da lei; porque produz efeitos espirituais; e porque é especialmente a dispensação do Espírito de Deus. Aqui Jesus Cristo é representado como esse Espírito, porque ele é o fim da lei para justificação para todo aquele que crê; e porque o resíduo do Espírito está com ele, e ele é o dispensador de todos os seus dons, graças e influências.

E onde está o Espírito do Senhor – Onde quer que este Evangelho seja recebido, ali é dado o Espírito do Senhor; e onde quer que o Espírito viva e trabalhe, há liberdade, não apenas da escravidão judaica, mas da escravidão do pecado – de seu poder, culpa e poluição. Ver João 8: 33-36 ; (nota) e as notas lá.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 3:17 . Agora o Senhor é esse Espírito: Agora, onde o Senhor está, o Espírito está. Le Clerc. Agora o Espírito é o Senhor; e onde está esse Espírito, há a liberdade do Senhor. Wells. Essas palavras, segundo o Sr. Locke, se referem a 2 Coríntios 3: 6, onde São Paulo diz que ele é um ministro, não da lei, nem do sentido externo e literal, mas do significado místico e espiritual dela; que aqui ele nos diz é Cristo. E ele acrescenta, há liberdade, porque o Espírito é dado apenas aos filhos, ou aos que são livres. Veja Romanos 8:15 . Este versículo pode ser parafraseado: “Agora, o Senhor Jesus Cristo é o Espírito da lei da qual eu falei antes, a quem a carta dele se destinava a liderar os judeus; e é o ofício do Espírito de Deus, como o grande agente em seu reino, para direcionar as mentes dos homens para ele: e que ele seja universalmente procurado nessa visão; pois onde está o Espírito do Senhor, há liberdade; uma disposição moral, liberal e filial, à qual, sob a influência e operação do Espírito, o Evangelho coloca aqueles que estão sujeitos à escravidão sob a dispensação imperfeita de Moisés. ”

Comentário de John Wesley

Agora o Senhor é esse Espírito: e onde está o Espírito do Senhor, há liberdade.

Agora, o Senhor – Cristo é o Espírito da lei da qual falo, ao qual a carta deveria levar. E onde está o Espírito do Senhor, Cristo, há liberdade – Não o véu, o emblema da escravidão. Há liberdade do medo servil, liberdade da culpa e do poder do pecado, liberdade de contemplar de frente a glória do Senhor.

Referências Cruzadas

Salmos 51:12 – Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.

Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

João 6:63 – O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Romanos 8:15 – Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

1 Coríntios 15:45 – Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante.

2 Coríntios 3:6 – Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.

Gálatas 4:6 – E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”.

2 Timóteo 1:7 – Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *