Estudo de Colossenses 1:6 – Comentado e Explicado

que chegou até vós, assim como toma incremento no mundo inteiro e produz frutos sempre mais abundantes. É o que acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes anunciar a graça de Deus e verdadeiramente a conhecestes,
Colossenses 1:6

Comentário de Albert Barnes

O que chegou até você – não foi confinado aos judeus ou limitado ao país estreito onde foi pregado pela primeira vez, mas foi enviado ao exterior para o mundo gentio. O objetivo do apóstolo aqui parece ser o de excitar neles um sentimento de gratidão que o evangelho lhes foi enviado. Foi inteiramente devido à bondade de Deus em enviar-lhes o evangelho, que eles tinham essa esperança da vida eterna.

Como é em todo o mundo – não se limita a lugares ou pessoas, mas é projetado para ser uma religião universal. Oferece a mesma bênção no céu a todos; compare as notas em Colossenses 1:23 .

E produzindo frutos – Os frutos da justiça ou do bom viver; veja as notas em 2 Coríntios 9:10 . O significado é que o evangelho não ficou sem efeito onde quer que fosse pregado. Os mesmos resultados foram observados em qualquer outro lugar como em Colossos, que produziu a maioria das influências salutares no coração e na vida daqueles que o receberam. Sobre a natureza dos “frutos” da religião, veja as notas em Gálatas 5: 22-23 .

Desde o dia em que você ouviu falar – Ele produz constantemente esses frutos desde que você o ouviu pela primeira vez.

E conhecia a graça de Deus em verdade – Desde o tempo em que conhecia a verdadeira graça de Deus; desde que você se familiarizou com a verdadeira benevolência que Deus manifestou no evangelho. O significado é que, desde que ouviram o evangelho, produzia abundantemente entre eles o fruto apropriado, e que a mesma coisa também o caracterizava onde quer que fosse dispensado.

Comentário de E.W. Bullinger

chegou . Grego. pareimi, de onde parousia.

até . App-104.

mundo. App-129.

produz fruto . Ver Romanos 7: 4 . Os textos acrescentam “e aumentando” .

também em você = em você também.

desde = de. App-104.

sabia . App-132.

Comentário de John Calvin

6 Como também em todo o mundo produz frutos. Isso tem a tendência de confirmar e confortar os piedosos – de ver o efeito do evangelho em toda parte ao reunir muitos para Cristo. É verdade que sua fé não depende de seu sucesso, como se devêssemos acreditar no fundamento de que muitos acreditam. Embora o mundo inteiro deva falhar, embora o próprio céu caia, a consciência de um homem piedoso não deve vacilar, porque Deus, em quem se baseia, permanece, no entanto, verdadeiro. Isso, no entanto, não impede que nossa fé seja confirmada, sempre que percebe a excelência de Deus, que sem dúvida se mostra com mais poder na proporção do número de pessoas que são conquistadas para Cristo.

Além disso, na multidão de crentes da época, havia uma realização de muitas predições que estendem o reinado de Cristo do Oriente ao Ocidente. É uma ajuda trivial ou comum à fé, ver realizado diante de nossos olhos o que os Profetas há muito previram quanto à extensão do reino de Cristo por todos os países do mundo? Do que falo, não há crente que não experimente em si mesmo. Paulo, portanto, pretendia encorajar os colossenses ainda mais com essa afirmação, que, vendo em vários lugares o fruto e o progresso do evangelho, eles poderiam abraçá-lo com mais zelo. ???a??µe??? , que renderizei propagatur ( é propagado ), não ocorre em algumas cópias; mas, por se adequar melhor ao contexto, não optei por omiti-lo. Também aparece diante dos comentários dos antigos que essa leitura sempre foi a mais geralmente recebida. (284)

Desde o dia em que ouvistes, e conhecestes a graça. Aqui ele os elogia por sua docilidade, na medida em que eles imediatamente adotaram a sã doutrina; e ele os elogia por sua constância, na medida em que perseveraram nela. É também com propriedade que a fé do evangelho é chamada conhecimento da graça de Deus ; pois ninguém jamais provou o evangelho, a não ser o homem que se sabia reconciliado com Deus, e se apossou da salvação que é realizada em Cristo.

Na verdade, significa verdadeiramente e sem pretensão ; pois, como ele havia declarado anteriormente que o evangelho é uma verdade indubitável, ele acrescenta agora que foi puramente administrado por eles e por Epafras . Pois enquanto todos se gabam de pregar o evangelho, e ao mesmo tempo existem muitos obreiros maus ( Filipenses 3: 2 ), por cuja ignorância, ambição ou avareza, sua pureza é adulterada, é de grande importância que ministros fiéis devem ser distinguidos dos menos retos. Pois não basta manter o termo evangelho, a menos que saibamos que esse é o verdadeiro evangelho – o que foi pregado por Paulo e Epafras. Portanto, Paulo confirma a doutrina de Epafras dando-lhe sua aprovação, de que ele pode induzir os colossenses a aderirem a ela, e pode, pelo mesmo meio, chamá-los de volta daqueles desprezíveis que se esforçaram por introduzir doutrinas estranhas. Ele, ao mesmo tempo, dignifica Epafras com uma distinção especial, para que ele tenha mais autoridade entre eles; e, finalmente, ele o apresenta aos colossenses em um aspecto agradável, dizendo que lhe havia dado testemunho de seu amor. Paulo em todos os lugares faz de seu objetivo particular, que ele possa, por sua recomendação, tornar aqueles que ele conhece servir fielmente a Cristo, muito queridos pelas igrejas; como, por outro lado, os ministros de Satanás pretendem alienar, por representações desfavoráveis, (285) as mentes dos simples dos pastores fiéis.

Comentário de Adam Clarke

O que chegou até você – A doutrina do Evangelho é representada como um viajante, cujo objetivo é visitar toda a terra habitável; e, tendo iniciado sua jornada na Judéia, prosseguira pela Síria e por diferentes partes da Ásia Menor e, ultimamente, chegara à cidade deles, onde proclamavam boas novas de grande alegria a todas as pessoas.

Como é em todo o mundo – Este viajante é tão rápido em seu curso, que ele já havia percorrido quase todos os países sob o domínio romano; e seguirá em frente até que ele tenha proclamado sua mensagem a todo povo, tribo, nação e língua.

No início da era apostólica, a palavra do Senhor certamente tinha curso livre, correu e foi glorificada. Desde então, a população da Terra aumentou muito; e, para seguir a metáfora, o viajante ainda continua em sua grande jornada. É a glória dos dias atuais que, por meio da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, as Bíblias são multiplicadas em todas as línguas da Europa; e por meio dos missionários cristãos Carey, Marshman e Ward, cujo zelo, constância e habilidade raramente são iguais e talvez nunca superados, os escritos sagrados foram, na bússola de alguns anos, traduzidos para a maioria das línguas escritas da Índia, nas quais não existiam anteriormente. Nesse trabalho, eles foram habilmente destacados pelo Rev. Henry Martyn, um dos capelães da Companhia das Índias Orientais, que foi levado para sua grande recompensa justamente quando completou uma versão pura e precisa do Novo Testamento em persa. O Rev. R. Morrison, em Canton, teve a honra de apresentar todo o Novo Testamento, em chinês, à imensa população desse maior império da terra. Que as pessoas negras a recebam e andem na luz do Senhor! E, por meio dos missionários wesleyanos, os escritos sagrados foram impressos e amplamente divulgados nos cingaleses e indo-portugueses, por toda a ilha do Ceilão, e a pura palavra do Evangelho foi pregada ali, e também em todo o continente da Índia, para a conversão de multidões. Que todo leitor ore para que todas essas nobres tentativas sejam coroadas de sucesso ilimitado, até que a Terra se encha de conhecimento e glória do Senhor. Talia secla currite! Amém.

E produz fruto – Onde quer que o puro Evangelho de Cristo é pregado, é a semente do reino, e deve ser frutífero em todos aqueles que o recebem pela fé, na simplicidade do coração.

Depois de ?a?p?f????µe??? , produz frutos, ABCD * EFG, muitos outros, tanto o siríaco, o árabe de Erpen, o copta, o sahídico, o etiópico, o armênio, o eslavo, a vulgata e a itala, juntamente com muitos pais, acrescentam ?a? a??a??µe??? . Não só produziu frutos, mas estava multiplicando sua própria espécie; toda fruta que contém semente e toda semente que produz trinta, sessenta ou cem vezes. Essa leitura é muito importante e, sem dúvida, é genuína.

A graça de Deus na verdade – Vocês foram frutíferos e aumentaram na salvação de Deus, desde o momento em que ouviram e reconheceram que essa doutrina era de Deus, brotavam da graça ou benevolência de Deus; e recebeu-o na verdade, sincera e honestamente, como seu maior presente para o homem.

Comentário de Thomas Coke

Colossenses 1: 6 . Em todo o mundo “Em todas as províncias do império romano”, como a frase costuma significar. Veja Romanos 10:18 . As palavras na verdade, no final do versículo, podem ser referidas ao seu conhecimento; e então deve ser traduzido, pois você realmente conhece a graça de Deus. Mas São Paulo parece aqui significar a verdadeira graça de Deus, como é chamado o evangelho, 1 Pedro 5:12 . Pela verdadeira graça, ou evangelho sem mistura de Deus, ele provavelmente pretende o que estava fortemente em sua mente: – O grande favor de Deus para os gentios, ao recebê-los como seu povo, sem que eles se submetam à circuncisão e à lei judaica.

Comentário de Scofield

graça

Graça (na salvação). vs. 2 Tessalonicenses 2:16 ; Romanos 3:24 . (Veja Scofield “ João 1:17 “) .

Comentário de John Wesley

Que é chegado até você, como em todo o mundo; e produz fruto, como também em vós, desde o dia em que o ouviste, e conheci a graça de Deus em verdade.

Ele produz frutos em todo o mundo – Ou seja, em todo lugar onde é pregado.

Vocês conheciam a graça de Deus em verdade – verdadeiramente experimentaram o poder gracioso de Deus.

Referências Cruzadas

Salmos 98:3 – Ele se lembrou do seu amor leal e da sua fidelidade para com a casa de Israel; todos os confins da terra viram a vitória do nosso Deus.

Salmos 110:3 – Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho.

Mateus 24:14 – E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Marcos 4:8 – Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, sessenta e até cem por um”.

Marcos 4:26 – Ele prosseguiu dizendo: “O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra.

Marcos 16:15 – E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

João 4:23 – No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

João 15:16 – Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

Atos dos Apóstolos 11:18 – Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: “Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios! “

Atos dos Apóstolos 12:24 – Entretanto, a palavra de Deus continuava a crescer e a espalhar-se.

Atos dos Apóstolos 16:14 – Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.

Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

Romanos 1:13 – Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido de fazê-lo até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios.

Romanos 10:17 – Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

Romanos 10:18 – Mas eu pergunto: Eles não a ouviram? Claro que sim: “A sua voz ressoou por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo”.

Romanos 15:19 – pelo poder de sinais e maravilhas e por meio do poder do Espírito de Deus. Assim, desde Jerusalém e arredores, até o Ilírico, proclamei plenamente o evangelho de Cristo.

Romanos 15:28 – Assim, depois de completar essa tarefa e de ter a certeza de que eles receberam esse fruto, irei à Espanha e visitarei vocês de passagem.

Romanos 16:26 – mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe,

1 Coríntios 15:10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

2 Coríntios 10:14 – Não estamos indo longe demais em nosso orgulho, como seria o caso se não tivéssemos chegado até vocês, pois chegamos a vocês com o evangelho de Cristo.

Efésios 3:2 – Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus,

Efésios 4:23 – a serem renovados no modo de pensar e

Efésios 5:9 – pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade;

Filipenses 1:11 – cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Filipenses 4:17 – Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês.

Colossenses 1:10 – E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

1 Tessalonicenses 1:5 – porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.

1 Tessalonicenses 2:13 – Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

1 Pedro 5:12 – Com a ajuda de Silvano, a quem considero irmão fiel, eu lhes escrevi resumidamente, encorajando-os e testemunhando que esta é a verdadeira graça de Deus. Mantenham-se firmes na graça de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *