Estudo de Romanos 10:17 – Comentado e Explicado

Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo.
Romanos 10:17

Comentário de Albert Barnes

Então a fé vem … – Entendo que essa seja claramente a linguagem do oponente. Como se ele tivesse dito, pela própria citação que você fez de Isaías, parece que um relatório era necessário. Ele não condenou as pessoas por não acreditarem no que não haviam ouvido; mas ele reclama daqueles que não acreditavam que uma mensagem realmente lhes foi entregue. Mesmo nesta passagem, portanto, parece que uma mensagem era necessária, que a fé vem ouvindo e ouvindo pela mensagem divina. Não seria correto, portanto, condenar aqueles que não haviam obedecido ao evangelho porque não o ouviram; e, portanto, não é certo tornar a salvação dependente de uma condição que foi, pelo arranjo de Deus, colocada além de seu poder. A própria citação de Isaías vai, portanto, confirmar a objeção em Romanos 10: 14; 15 .

Ao ouvir – Nossa tradução variou a expressão aqui, que é a mesma em dois lugares no grego: “Isaías disse: Quem acreditou em nosso relatório ? Então, você deve admitir que a fé advém desse relatório. Ex? admit???? ex akoesand portanto, este relatório ou mensagem é necessário. ” Quando se diz que a fé vem pela audição, não significa que todos os que ouvem realmente acreditam, pois isso não é verdade; mas essa fé não existe a menos que haja uma mensagem ou relatório a ser ouvido ou crido. Não pode vir de outra maneira senão por tal mensagem; em outras palavras, a menos que haja algo que se saiba que se acredita. E isso nos mostra de uma só vez a importância da mensagem e o fato de que as pessoas são convertidas pela instrumentalidade da verdade, e somente da verdade.

E ouvir – E o relatório, ou a mensagem ( ? ????? he akoe), é da Palavra de Deus; isto é, a mensagem é enviada pelo mandamento de Deus. É sua palavra, enviada por sua direção e, portanto, se retida por ele, aqueles que não creram não poderiam ser responsabilizados. O argumento do opositor é que Deus não poderia condenar justamente as pessoas por não crerem no evangelho.

Comentário de E.W. Bullinger

por . App-104.

por . App-104. Romanos 10: 1 .

Deus Os textos leem “Cristo” .

Comentário de John Calvin

17. A fé é então ouvindo, etc. Vemos por essa conclusão o que Paulo tinha em vista pela gradação que ele formou; era para mostrar que onde quer que esteja a fé, Deus já deu uma evidência de sua eleição; e então, que ele, ao derramar sua bênção no ministério do evangelho, para iluminar as mentes dos homens pela fé e, assim, levá-los a invocar seu nome, havia assim testificado, que os gentios foram admitidos por ele em um participação da herança eterna.

E esta é uma passagem notável com relação à eficácia da pregação; pois ele testemunha que por ela se produz fé. De fato, ele já havia declarado que isso por si só não tem proveito; mas que quando agrada ao Senhor trabalhar, torna-se o instrumento de seu poder. E, de fato, a voz do homem não pode penetrar de maneira alguma na alma; e o homem mortal seria exaltado demais, se fosse dito que ele tinha o poder de nos regenerar; a luz também da fé é algo mais sublime do que o que pode ser transmitido pelo homem: mas todas essas coisas não são obstáculos, para que Deus não trabalhe efetivamente através da voz do homem, de modo a criar fé em nós através de seu ministério.

Deve-se notar ainda que a fé não se baseia em nada além da verdade de Deus; pois Paulo não nos ensina que a fé brota de qualquer outro tipo de doutrina, mas a restringe expressamente à palavra de Deus; e essa restrição teria sido imprópria se a fé pudesse repousar nos decretos dos homens. Afastado então com todos os artifícios dos homens quando falamos da certeza da fé. Daí também a presunção papal que respeita a fé implícita cai no chão, porque arranca a fé da palavra; e mais detestável ainda é a blasfêmia, que a verdade da palavra permanece suspensa até que a autoridade da Igreja a estabeleça.

Comentário de Adam Clarke

Então, a fé vem ouvindo – Pregar o Evangelho é o meio comum de salvação; fé em Cristo é o resultado de ouvir a palavra, a doutrina de Deus pregada. Pregando, Deus envia; se ouvido com atenção, a fé será produzida; e se eles crerem no relatório, o braço do Senhor será revelado em sua salvação.

Comentário de John Wesley

Então, a fé vem ouvindo e ouvindo a palavra de Deus.

De fato, a fé geralmente vem pela audição; mesmo ouvindo a palavra de Deus.

Referências Cruzadas

Jeremias 23:28 – O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. Pois o que tem a palha com o trigo? “, pergunta o Senhor.

Marcos 4:24 – “Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo”, continuou ele. “Com a medida com que medirem, vocês serão medidos; e ainda mais lhes acrescentarão.

Lucas 8:11 – “Este é o significado da parábola: A semente é a palavra de Deus.

Lucas 8:21 – Ele lhe respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam”.

Lucas 11:28 – Ele respondeu: “Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem”.

Lucas 16:29 – “Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam’.

Romanos 1:16 – Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.

Romanos 10:14 – Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?

1 Coríntios 1:18 – Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.

2 Coríntios 2:17 – Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus.

Colossenses 1:4 – pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos,

1 Tessalonicenses 2:13 – Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

Hebreus 4:12 – Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

Tiago 1:18 – Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

1 Pedro 1:23 – Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.

1 Pedro 2:1 – Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.

Apocalipse 1:9 – Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *