Estudo de Romanos 10:18 – Comentado e Explicado

Pergunto, agora: Acaso não ouviram? Claro que sim! Por toda a terra correu a sua voz, e até os confins do mundo foram as suas palavras {Sl 18,5}.
Romanos 10:18

Comentário de Albert Barnes

Mas eu digo – Mas a essa objeção, eu, o apóstolo, respondo. A objeção foi realizada nos versículos anteriores. O apóstolo vem agora para responder a isso. Ao fazer isso, ele não nega o princípio contido nele, de que o evangelho deve ser pregado para que as pessoas sejam justamente condenadas por não acreditarem; não que os mensageiros sejam enviados por Deus, não que a fé venha ouvindo. Tudo isso ele admite plenamente. Mas ele passa a mostrar, por uma ampla citação do Antigo Testamento, que isso havia sido realmente fornecido aos judeus e aos gentios, e que eles estavam realmente de posse da mensagem, e não podiam alegar que nunca a ouviram. . Essa é a substância de sua resposta.

Eles não ouviram? Uma pergunta é frequentemente, como é aqui, uma maneira enfática de afirmar uma coisa. O apóstolo pretende afirmar fortemente que eles ouviram. A palavra “eles”, neste lugar, tomo para me referir aos gentios. Qual foi o fato em relação a Israel, ou aos judeus, ele mostra nos próximos versículos. Um dos principais desperdícios de projeto mostra que o mesmo esquema de salvação se estendia a judeus e gentios. A objeção era que ela também não fora divulgada e, portanto, não se podia sustentar apenas para condenar aqueles que a rejeitaram. A isso, o apóstolo responde que era amplamente conhecido por ambos; e, se sim, então a objeção em Romanos 10: 14-15 não era bem fundamentada, pois, de fato, existia o que o objetor considerava necessário, isto é, que eles ouviram e que os pregadores lhes foram enviados. .

Sim, na verdade – no original, uma única palavra, menoungcompounded men menand or on oz on yang geAn expressão intensa, denotando forte afirmação.

O som deles foi … – Essas palavras são tomadas em substância no Salmo 19: 4 . O salmista os emprega para mostrar que as obras de Deus, os céus e a terra proclamam sua existência em toda parte. Ao usá-los aqui, o apóstolo não afirma que Davi tinha referência ao evangelho neles, mas ele os usa para expressar seu próprio significado; ele faz uma afirmação sobre o evangelho na linguagem usada por Davi em outra ocasião, mas sem sugerir ou sugerir que Davi tinha tal referência. Dessa maneira, freqüentemente citamos a linguagem dos outros como expressando de maneira feliz nossos próprios pensamentos, mas sem supor que o autor tenha essa referência. O significado aqui é que, para que isso possa ser afirmado de fato pelo evangelho que Davi afirmou sobre as obras de Deus, que o som deles havia penetrado em toda a terra.

O som deles – Literalmente, o som ou o tom produzido por um instrumento de cordas ( f?????? phthongos). Também uma voz, um relatório. Significa aqui que eles falaram ou declararam a verdade. Quando aplicado aos céus, isso significaria que eles falam, ou proclamam, a sabedoria ou poder de Deus. Conforme usado por Paulo, significa que a mensagem do evangelho havia sido proferida ou proclamada em toda parte. O hebraico é “sua linhagem etc.” A tradução da Septuaginta é a mesma do apóstolo – a voz deles The word?????? a?t?? ho phthoggos autonA palavra hebraica pode denotar a corda de um instrumento, de uma harpa, etc. e depois o tom ou o som produzido por ele; e assim foi entendido pela Septuaginta. O apóstolo, no entanto, não afirma que esse era o significado do hebraico; mas ele transmitiu sua doutrina na linguagem que a expressava apropriadamente.

Em toda a terra – No salmo, isso deve ser levado em sua máxima significação. As obras de Deus proclamam literalmente sua sabedoria para todas as terras e para todas as pessoas. Quando aplicado ao evangelho, significa que ele foi espalhado por toda parte, que havia sido amplamente pregado em todas as terras.

Suas palavras – No salmo, os céus são representados como falando e ensinando às pessoas o conhecimento do verdadeiro Deus. Mas o significado do apóstolo é que a mensagem do evangelho soou; e ele se referiu sem dúvida aos trabalhos dos apóstolos em proclamá-lo às nações pagãs. Esta epístola foi escrita por volta do ano 57. Durante o tempo decorrido após a ascensão de Cristo, o evangelho havia sido pregado extensivamente em todas as nações conhecidas; para que se possa dizer que foi proclamado naquelas regiões designadas nas Escrituras como as partes mais remotas da terra. Assim, foi proclamado em Jerusalém, Síria, Ásia Menor, Grécia, Roma, Arábia e nas ilhas do Mediterrâneo. Paulo, argumentando diante de Agripa, diz que ele não podia ignorar essas coisas, pois elas não haviam sido feitas em um canto; Atos 26:26 . Em Colossenses 1:23 , Paulo diz que o evangelho havia sido pregado a toda criatura que está sob o céu; ver Colossenses 1: 6 . Assim, os grandes fatos e doutrinas do evangelho foram de fato conhecidos; e a objeção do judeu foi atendida. Seria suficientemente cumprido pela declaração do salmista que o verdadeiro Deus se tornasse conhecido por suas obras, e que, portanto, elas não tinham desculpa (compare Romanos 1:20 ); mas, de fato, o evangelho havia sido pregado e sua grande doutrina e deveres foram proclamados a todas as nações, de longe e de perto.

Comentário de E.W. Bullinger

som. Grego. phthongos. Somente aqui e 1 Coríntios 14: 7 . Compare Atos 4:18 .

terra . App-129.

termina em grego. peras . Aqui, Mateus 12:42 . 11:31 . Hebreus 6:16 .

mundo . App-129. Citado nos Salmos 19: 4 . Este texto em Romanos 10:18 , pela Figura da fala Prolepsis (App-6), antecipa a objeção que eles não ouviram.

Comentário de John Calvin

18. Mas eu digo, eles não ouviram? etc. Visto que a mente dos homens é imbuída, pela pregação, do conhecimento de Deus, o que os leva a invocar a Deus, permaneceu uma questão de saber se a verdade de Deus havia sido proclamada aos gentios; pois Paulo se repentinamente se dirigira aos gentios; não havia por essa novidade nenhuma ofensa pequena. Ele então pergunta se Deus já havia dirigido sua voz aos gentios e exerceu o ofício de professor em todo o mundo. Mas, para mostrar que a escola, na qual Deus reúne estudiosos de qualquer parte, é aberta a todos, ele apresenta um testemunho do Profeta nos Salmos 19: 4 ; que ainda parece ter pouco, aparentemente, pouco sobre o assunto: pois o Profeta não fala ali de apóstolos, mas das obras materiais de Deus; em que ele diz que a glória de Deus brilha tão evidentemente, que se pode dizer que eles têm uma espécie de língua própria para declarar as perfeições de Deus.

Essa passagem de Paulo deu aos antigos a oportunidade de explicar alegoricamente todo o Salmo, e a posteridade os seguiu: de modo que, sem dúvida, o sol que brilhava como noivo da sua câmara era Cristo, e os céus eram os apóstolos. Os que tinham mais piedade e demonstraram maior modéstia na interpretação das Escrituras, pensaram que o que foi dito corretamente sobre a arquitetura celestial foi transferido por Paulo aos Apóstolos por meio de alusão. Porém, como eu acho que os servos do Senhor em toda parte, com grande reverência, explicaram as Escrituras, e não os transformaram em prazer em todas as direções, não posso ser convencido de que Paulo dessa maneira interpretou mal essa passagem. Eu então tomo sua citação de acordo com o significado apropriado e genuíno do Profeta; para que o argumento seja algo desse tipo: Deus já manifestou desde o princípio sua divindade aos gentios, embora não pela pregação dos homens, mas pelo testemunho de suas criaturas; pois, embora o evangelho estivesse em silêncio entre eles, toda a obra do céu e da terra falou e tornou conhecido seu autor por sua pregação. Parece, portanto, que o Senhor, mesmo durante o tempo em que confinou o favor de sua aliança a Israel, ainda não retirou dos gentios o conhecimento de si mesmo, mas que alguma vez manteve vivos algumas faíscas disso entre eles. Na verdade, ele se manifestou mais particularmente ao seu povo escolhido, para que os judeus pudessem ser justamente comparados aos ouvintes domésticos, a quem ele ensinava familiarmente como se fosse por sua própria boca; todavia, enquanto falava aos gentios à distância pela voz dos céus, mostrou por esse prelúdio que pretendia tornar-se conhecido também a eles.

Mas não sei por que o intérprete grego traduziu a palavra ??? , kum, f?????? a?t?? , seu som; pois significa uma linha, às vezes na construção, e às vezes na escrita. (334) Como é certo que a mesma coisa é mencionada duas vezes nesta passagem, parece-me provável que os céus sejam introduzidos como declarando pelo que está escrito como estavam neles, bem como pela voz, o poder de Deus; pois pela palavra que sai adiante, o Profeta nos lembra que a doutrina da qual os céus são pregadores não está incluída nos limites estreitos de uma terra, mas é proclamada nas regiões mais remotas do mundo.

4. Sem fala e sem palavras!
Não ouvida é a voz deles! –

5. Por toda a terra sai sua voz,
E através da extremidade do mundo suas palavras.

Eles não têm palavras, e ainda assim têm palavras; eles não têm voz, e ainda assim têm uma voz. Aqui a primeira e a última linha correspondem, e a segunda e a terceira. De fato, existe um termo diferente usado para “palavras” na última linha do que é adotado na primeira, mas na primeira há duas, “fala”, ??? e “palavras”, ????? , que são expressas por uma , Finalmente , no último. Parece então mais provável que a verdadeira leitura tenha sido retida pela Septuaginta

O “som” ou voz, conforme aplicado nesta passagem, significa o relatório, as notícias, respeitando o evangelho; e as “palavras”, a verdadeira pregação disso. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Mas eu digo, eles não ouviram? Mas, voltando à objeção: você diz que nem todos acreditaram; Eu pergunto: Eles nem todos ouviram? Os meios de salvação não foram colocados ao alcance de todo judeu na Palestina, e ao alcance de todos aqueles que peregrinam nos diferentes países gentios onde pregamos o Evangelho, tanto para os judeus quanto para os próprios gentios? Sim: pois podemos dizer da pregação do Evangelho o que o salmista disse ( Salmo 19: 4 😉 dos corpos celestes: o som deles foi por toda a terra e as suas palavras até os confins do mundo. Como os luminares celestiais deram testemunho do poder eterno e divindade da Deidade ao mundo habitável, o Evangelho de Cristo prestou testemunho de sua eterna bondade e misericórdia a toda a terra da Palestina e a todo o império romano. Não há uma parte da terra prometida em que essas boas novas não tenham sido pregadas; e mal existe um lugar no império romano em que a doutrina de Cristo crucificado não tenha sido ouvida: se, portanto, os judeus não creram, a culpa é inteiramente sua; como Deus lhes forneceu amplamente os meios da fé e da salvação.

No Salmo 19: 4 , o salmista tem ??? kauuam , sua linha que a Septuaginta e o apóstolo que cita deles, dão f?????? , som; e, portanto, alguns pensaram que a palavra no Salmo era originalmente ???? kolam , voz. Mas que k? kau é usado para palavras ou palavras é suficientemente evidente em Isaías 28:10 , linha após linha, preceito após preceito, etc., onde is? é análogo à palavra ou direção. É notável que essas palavras de Davi, citadas por São Paulo, sejam mencionadas em Sohar. Genes. fol. 9, onde se diz: ???? ????? ????? ???? Abdey mashicha innun millin . “Essas palavras são os servos do Messias e medem tanto as coisas de cima como as de baixo”. A essa noção deles, o apóstolo pode se referir ao usá-los neste lugar, e a um judeu a aplicação seria legítima.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 10:18 . O som deles foi espalhado por toda a terra Como as passagens nos evangelhos e nas epístolas relacionadas à extensa propagação da religião durante a dispensação ou o reinado do Messias, fazem referência às profecias antigas, essa pode ser a importação completa e adequada delas ; – como o Evangelho é um esquema de instrução proporcional a todos os desejos e circunstâncias de todos, judeus e gentios, parece ter sido o grande objetivo da graça e providência de Deus nesta constituição, que uma transmissão gradual de esses benefícios salutares devem ser garantidos em diferentes idades e nações; para que, antes que o reino do Messias termine, meios efetivos sejam usados ??para a propagação mais extensa de sua luz e verdade: e que todo o conhecimento de Cristo não se limite a limites tão estreitos quanto os infiéis imaginam, aparecerão a seguir observações: o maometano, o turco ou o persa reconhecem o nascimento milagroso de Cristo; e o judeu, antes que ele possa abraçar o maometismo, deve professar sua crença em Cristo. O maometano espera uma segunda aparição de nosso Senhor do céu e acredita que todos os homens se unirão em uma religião. A opinião de outras pessoas no mundo oriental, que há muito tempo são consideradas pagãs, pode ser conhecida com certeza por seus escritos e cerimônias religiosas. Porfírio, um filósofo grego que escreveu contra o cristianismo, assegura-nos que os índios acreditavam que Deus criou o mundo por seu Filho; e em seu livro sagrado chamado VEDAM, qualquer que seja a prática dos índios, não se encontra nada que incentive a idolatria. Agora consideraremos as opiniões e práticas dessas pessoas, que mostrarão que elas não são totalmente estranhas à história e às doutrinas de nosso Senhor, embora misturadas com noções pagãs e totalmente corrompidas. Os índios aplicaram ao seu deus XACA, quase todas as circunstâncias da vida de Jesus. “Ele nasceu de uma virgem, lavada com o orvalho do céu; o mundo inteiro brilha com esplendor incomum em seu nascimento; a terra treme; hinos escolhidos são cantados; o bebê é adorado e presentes são oferecidos a ele. Ele é apresentado Aqueles que são inspirados predizem muitos milagres a serem realizados por ele; e o profeta mais antigo, tomando-o em seus braços, o abraça com ternura, fala das maravilhas que ele deve realizar, o divino verdades que ele deve desdobrar e, particularmente, o que lhe aconteceria no deserto.No ventre de sua mãe, ele é dotado de conhecimento de todas as coisas, autodidata, surpreendendo os mais instruídos. Ele é levado ao deserto, onde ele continua muito tempo orando e jejuando. – Novamente ele volta ao deserto; o adversário da humanidade fica surpreso com a grandeza de sua contemplação e, cercado por seus agentes infernais, o assalta.XACA é vitorioso e o maligno. com seus seguidores, deixe-o. Depois disso, ele escolheu discípulos, deu a eles uma nova lei e forneceu os remédios adequados contra o pecado. Infinitas e maravilhosas foram as obras que ele realizou nas mentes dos incrédulos, para convertê-las à sua religião. Sua doutrina é pregada a todas as nações e, apoiada por milagres, é universalmente adotada. – A lei sendo restaurada, ele morre! a terra treme com concussões terríveis! uma espessa escuridão obscurece o céu! Após a morte de Xaca, seus discípulos comprometem todas as ações de seu mestre a escrever. “- Se surgir alguma dificuldade em atribuir as ações de Cristo a XACA, somente pela mudança de nome, descobriremos que esse povo do leste não é absolutamente estranho. ao nome de Cristo e de outras pessoas registradas no Evangelho. – Eles falam de CRISTO, a quem chamam expressamente Krisnu, como alguém cuja concepção era milagrosa, nascida sob a constelação da Virgem na Agiodia, ou Judéia, de quem era. predito por Aggr, um anjo: “Ele salvará sua nação Judá, da raça dos pastores.” Sridoroh, ou Herodes, fingindo um desejo de ver a criança, comanda a matança dos inocentes. Esse KRISNU dos índios executou muitos milagres exatamente iguais aos registrados em Jesus.A transfiguração no monte Tabor está relacionada a suas histórias, e diz-se que João, em particular, foi um daqueles que estavam presentes. – KRISNU, antes de sua morte, se satisfaz com seus discípulos, e eles estamos lavado: depois disso, perto do Getsêmani, surge um tumulto; ele é abraçado por Judas, a quem chamam Giudistira, e recomenda as mulheres aos cuidados de ARGIUN, ou John. – XACA (Sesac), BISNU, o FO chinês, e KRIS, ou KRISTNU, é Cristo; quem é crucificado em toda mente; o primeiro homem; a primeira prole; filho único; legislador; entregador; Salvador! As muitas cruzes erguidas pelos índios do Nepal parecem originalmente ter sido uma comemoração da crucificação de nosso Senhor. Esses índios do Nepal erguem crucifixos, com unhas nas mãos e nos pés; e o grão-lama celebra um sacrifício com pão, e o que lhe é permitido beber (vinho proibido), do qual ele próprio toma uma pequena porção, e distribui o restante aos lamas que ajudam nessa cerimônia. Portanto, é evidente que essas nações, embora persas, indianos, tártaros e chineses, tenham algum conhecimento de Cristo, sua história, doutrinas e instituições; e ali o cristianismo tem sido mais universal do que muitos imaginam. Dizem que o patriarca de Mousul tinha sob ele uma das mais numerosas vistas do mundo; pois ele tinha sob sua jurisdição todo o norte da Ásia, as antigas igrejas da China, Ceilão, Malabar e outras nações cristãs entre os índios, excluindo as igrejas da Pérsia, Zocotora, Caldéia, Síria, Arábia e talvez outras províncias. são desconhecidos. Temos um relato mais particular de Cosmas Indicopleustes, um autor que viveu em meados do século VI. “Os cristãos”, diz ele, “tendo sido inicialmente severamente perseguidos por gregos e judeus, conquistaram e converteram aqueles que os perseguiam; assim a igreja não é derrubada, mas multiplicada; de modo que toda a terra se enche da doutrina do Senhor. Cristo, e ainda assim aumenta; e o Evangelho é pregado em todo o mundo, que em muitos lugares, quando presente, eu vi e, tendo aprendido, declaro a verdade. Na ilha de Taphrobane [Ceilão], no interior A Índia, cercada pelo mar da Índia, é uma igreja de cristãos, assim como no país chamado Malabar e em Kalliana Calecut, um bispo consagrado na Pérsia, também na ilha Dioscorides. [Zocotora] são clérigos ordenados na Pérsia e enviados dali para esta ilha.Também entre os bactrianos, os hunos, os persas e outros indianos, os persa-armênios, os medos, os elamitas, em toda a região da Pérsia, existem inúmeras igrejas e bispos, e muitos mártires: da mesma forma, na Etiópia ia, em Axomi, e em todo esse país. Entre os habitantes da Arábia-Felix, agora chamados Homeritae, em toda a Arábia, Palestina, Fenícia e Síria e Antioquia, para a Mesopotâmia, entre os Nobatae e Garamantae no Egito, Líbia, Pentápolis, África e Mauritânia, até agora como Gades ao sul, são igrejas cristãs em que o Evangelho de Cristo é pregado: também na Cilícia, Ásia, Capadócia, Lazica, Pontus e partes do norte da Cítia, entre os hircanos, herulianos, búlgaros, heládicos, ilírios, Dálmatas, godos, espanhóis, romanos, francos e outras nações, até Gades no mar do Sul, todos acreditando e pregando o Evangelho de Cristo. E assim vemos as profecias realizadas em todo o mundo! “No geral, o incrível progresso que o cristianismo fez no mundo, quando foi promulgado pela primeira vez, é um argumento muito forte a seu favor. Ele não foi propagado, no início, durante seu grande aumento, e enquanto em sua glória, pela espada, nem pelo tumulto; nem forçado pelas artes da filosofia vã, ou pelas palavras atraentes da sabedoria do homem: derivou toda sua força e evidência do poder de Deus exercido no realização de milagres; da veracidade de Deus em cumprir as antigas profecias; do Espírito de Deus; da voz da razão e da verdade, a vida irrepreensível e o martírio heróico de seus professores, sua própria excelência superior e a conveniência de exigências da humanidade.Quando consideramos o número e os caracteres dos apóstolos, quão poucos, quão desqualificados pela educação para a conversão do mundo, quando sabemos que alguns poucos pescadores e outros da classe baixa empreenderam conquistou o estabelecimento de uma nova religião no mundo; não podemos negar que eles tenham tido o dom de línguas e o poder de operar milagres. É credulidade indigna dos mais supersticiosos de acreditar que homens como os apóstolos eram, sem os poderes extraordinários que judeus e pagãos, e mais particularmente um impostor astuto como Simon Magus, confessou que eles tinham, deveriam ser capazes, em pouco tempo, para propagar o cristianismo em todo o mundo. O que outros homens de partes superiores e educação foram capazes de realizar sem milagres ou força? Veja Raverette, o discurso de Sharpe sobre a falta de universalidade, Mateus 24:14 . Atos 2: 5 ; Atos 13:47 .

Comentário de John Wesley

Mas eu digo: Eles não ouviram? Sim, em verdade, seu som foi para toda a terra, e suas palavras até os confins do mundo.

Mas a incredulidade deles não era devida à falta de audição, pois eles ouviram. Sim, na verdade – Muitas nações já ouviram os pregadores do evangelho, para que, em certo sentido, eu os diga como Davi fez das luzes do céu. Salmo 29: 4

Referências Cruzadas

1 Reis 18:10 – Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus, que não há uma só nação ou reino aonde o rei, meu senhor, não enviou alguém para procurar por ti. E, sempre que uma nação ou reino afirmava que tu não estavas lá, ele os fazia jurar que não conseguiram encontrar-te.

Salmos 19:4 – Mas a sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo. Nos céus ele armou uma tenda para o sol,

Salmos 22:27 – Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele,

Salmos 98:3 – Ele se lembrou do seu amor leal e da sua fidelidade para com a casa de Israel; todos os confins da terra viram a vitória do nosso Deus.

Isaías 24:16 – Desde os confins da terra ouvimos cantarem: “Glória seja dada ao Justo! ” Mas eu disse: “Que desgraça! Que desgraça! Ai de mim! Os traidores traem! Os traidores agem traiçoeiramente! “

Isaías 49:6 – ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

Isaías 52:10 – O Senhor desnudará seu santo braço à vista de todas as nações, e todos os confins da terra verão a salvação de nosso Deus.

Jeremias 16:19 – Senhor, minha força e minha fortaleza, meu abrigo seguro na hora da adversidade, a ti virão as nações desde os confins da terra e dirão: “Nossos antepassados possuíam deuses falsos, ídolos inúteis, que não lhes fizeram bem algum.

Mateus 4:8 – Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.

Mateus 24:14 – E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

Mateus 26:13 – Eu lhes asseguro que onde quer que este evangelho for anunciado, em todo o mundo, também o que ela fez será contado, em sua memória”.

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Marcos 16:15 – E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

Marcos 16:20 – Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam.

Atos dos Apóstolos 2:5 – Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo.

Atos dos Apóstolos 26:20 – Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento.

Atos dos Apóstolos 28:23 – Assim combinaram encontrar-se com Paulo em dia determinado, indo em grupo ainda mais numeroso ao lugar onde ele estava. Desde a manhã até à tarde ele lhes deu explicações e lhes testemunhou do Reino de Deus, procurando convencê-los a respeito de Jesus, com base na Lei de Moisés e nos Profetas.

Romanos 1:8 – Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm.

Romanos 15:19 – pelo poder de sinais e maravilhas e por meio do poder do Espírito de Deus. Assim, desde Jerusalém e arredores, até o Ilírico, proclamei plenamente o evangelho de Cristo.

Colossenses 1:6 – que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade.

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *