Estudo de Zacarias 8:3 – Comentado e Explicado

Assim fala o Senhor: eis que volto a Sião, venho residir em Jerusalém. Jerusalém chamar-se-á a cidade-fidelidade, e a montanha de Sião, a montanha-santidade.
Zacarias 8:3

Comentário de Albert Barnes

Eu voltei – Dionísio: “Sem mudança em mim mesmo, sou voltado para esse povo do efeito da justiça para a doçura da misericórdia”, e habitarei no meio de Jerusalém ”, no templo e no povo, habitando o corações do bem pela caridade e graça. Cristo também, Deus e Homem, conversou visivelmente e foi visto em Sião. ” Osório: “Quando Ele diz: ‘Eu sou transformado,’ Ele mostra que ela também foi transformada. Ele dissera: “Volte para mim e eu voltarei para você”; caso contrário, ela não teria sido recebida por Ele. Como fruto dessa conversão, Ele promete a Sua presença, os ornamentos da verdade, a esperança de segurança e a adorna com títulos gloriosos. ”

Deus havia simbolizado a Ezequiel a partida de Sua presença especial, na medida em que a “glória do Deus de Israel” que estava sobre o templo, “no mesmo lugar onde eles colocaram a imagem do ciúme”, subiu do querubim ” Ezequiel 8: 4-5 , sobre o que estava: “até o limiar da casa” Ezequiel 9: 3 ; então “parou sobre os querubins” Ezequiel 10: 4 , Ezequiel 10:18 ; e então “subiu do meio da cidade e parou na montanha, que fica no lado leste da cidade” Ezequiel 11:23 , afastando-se deles. Ele profetizou seu retorno na visão do templo simbólico, como “a glória do Senhor entrou em casa pelo caminho que olhava para o Oriente, e o Espírito me levou para cima e me levou para a quadra interna, e eis que a glória do Senhor encheu a casa ” Ezequiel 43: 4 . Esta habitação renovada no meio deles, Zacarias também profetiza, nos mesmos termos que em sua terceira visão: “Habitarei no meio de Jerusalém” ( Zacarias 2: 1-13: 14 , hebraico ( Zacarias 2:10 em Inglês)).

E Jerusalém será chamada a cidade da verdade – sendo assim que ela é chamada, pois Deus não a chamaria de injusta; então Isaías diz: “depois serás chamada cidade de justiça, cidade fiel” Isaías 1:26 , e eles te chamarão de cidade do Senhor, a Sião do Santo de Israel ”. Então Sofonias profetizou: “O restante de Israel não fará iniqüidade, nem falará mentiras” Sofonias 3:13 . A verdade abrange tudo o que é oposto à mentira; fidelidade, em oposição à falta de fé; sinceridade, em oposição à simulação; veracidade, em oposição à falsidade; honestidade, em oposição à mentira em ato; verdade da religião ou fé, em oposição à doutrina falsa. Dionísio: “Será chamada cidade da verdade, isto é, do Deus verdadeiro ou da verdade da vida, doutrina e justiça. Isso é verificado principalmente pela vinda de Cristo, que frequentemente pregava em Jerusalém, em quem a cidade depois acreditou. ”

E o monte do Senhor dos Exércitos – o monte Sião, sobre o qual o templo será construído, será chamado e será “o monte da santidade”. ; also in Joel 2:1 ; Joel 3:17 ; Obadiah 1:16 ; Zephaniah 3:11 ; Daniel 9:16 , Daniel 9:20 ); Esse tinha sido o título favorito dos salmistas e Isaías ( Isaías 11: 9 ; Isaías 56: 7 ; Isaías 57:13 ; Isaías 65:11 , Isaías 65:25 ; Isaías 66:20 ; também em Joel 2: 1 ; Joel 3:17 ; Obadias 1:16 ; Sofonias 3:11 ; Daniel 9:16 , Daniel 9:20 ); e Obadias havia predito: “no monte Sião haverá santidade” Obadias 1:17 ; e Jeremias: “Ainda usarão esse discurso na terra de Judá e em suas cidades, quando eu trarei novamente seu cativeiro; O Senhor te abençoará, ó habitação da justiça, e monte de santidade ” Jeremias 31:23 . Deveria ser chamado e ser; deve cumprir o destino de seus títulos; pois, no Credo dos Apóstolos, professamos nossa crença na “Santa Igreja Católica”, e a santidade é uma de suas características.

Comentário de Thomas Coke

Zacarias 8: 3 . Uma cidade da verdade uma cidade fiel; um cônjuge sem censura. “Ela não será mais uma cidade abandonada, debochada e prostituída; não será mais vista em Jerusalém a adoração de deuses estranhos; somente o verdadeiro Deus será conhecido e adorado lá!” Vemos uma sombra dessa profecia na Judéia após o retorno do cativeiro; mas esta cidade fiel, no rigor da letra, não é outra senão a igreja de Jesus Cristo; esse cônjuge casto e fiel. Veja Efésios 5:27 e Calmet.

Comentário de Joseph Benson

Zacarias 8: 3 . Volto a Sião – “Eu castiguei suas infidelidade com todo o rigor do amor desprezado e abusado; mas, apesar de sensível à culpa dela, minha ternura continuou e meu amor é despertado por ela, após sua mudança de conduta e retorno em verdadeiro arrependimento para mim. Eu a recebi, restaurei meu amor por ela e lhe prestarei minhas antigas gentilezas. ” E habitarei no meio de Jerusalém. Mais uma vez, como antes, manifestarei minha presença e fixarei minha residência lá: de acordo com minha promessa, repetida ao meu povo, Jerusalém será minha morada: veja a nota em Zacarias. 2:10 . Jerusalém será chamada Cidade da verdade – isto é, será assim: a verdade de Deus será conhecida, crida, amada e nela aderida; o verdadeiro Deus, e somente ele, será adorado ali, e isso com sinceridade e verdade, e da maneira que ele prescreveu. Seus cidadãos amarão e falarão a verdade, praticarão e executarão a verdadeira justiça e julgamento, e serão fiéis a Jeová; e a montanha do Senhor, a montanha santa – Por causa da adoração pura e santa realizada ali, e da santa conduta de seus habitantes. Vemos uma sombra do cumprimento dessa profecia nos judeus, após seu retorno do cativeiro; mas esta cidade fiel, esta cidade de verdade e santidade, no rigor da letra, não é outra senão a Igreja cristã, aquela casta e fiel esposa de Jesus Cristo, Efésios 5:27 .

Comentário de Scofield

montanha sagrada

Santidade, Santificação, Resumo: No AT, as palavras consagração, dedicação, santificação e santidade são várias representações de uma palavra hebraica, são usadas para pessoas e coisas e têm um significado idêntico, isto é, separado para Deus. Somente quando usado pelo próprio Deus (por exemplo, Levítico 11:45 ), ou pelos santos anjos (por exemplo, Daniel 4:13 ) é que há interior; Levítico 11:45 ; Daniel 4:13 qualidade moral necessariamente implícita. Sem dúvida, um padre ou outra pessoa designada para o serviço de Deus, cuja vontade e desejo foram separados, experimentou progressivamente um distanciamento interior do mal; mas esse aspecto é distintamente do NT, não do AT Mateus 4: 5 .

Comentário de John Wesley

Assim diz o Senhor; Voltei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém será chamada cidade da verdade; e o monte do SENHOR dos Exércitos, o monte santo.

Será chamada cidade da verdade – Seus cidadãos amarão a verdade e a falarão, devem me adorar em verdade de coração, assim como da maneira verdadeira prescrita para eles.

Comentário de Adam Clarke

Voltei para Sião – eu a restaurei de seu cativeiro. Habitarei entre eles. O templo será reconstruído, e Jerusalém também; e em vez de ser falsa, profana e devassa, será a cidade da verdade. e minha montanha sagrada. A verdade habitará nela.

Comentário de E.W. Bullinger

o SENHOR . Hebraico. Jeová . App-4.

habitará no meio, etc. Referência a Pentateuco ( Êxodo 29:45 ). App-92.

uma cidade da verdade = uma cidade da fidelidade.

verdade = a verdade. Compare Isaías 1:21 , Isaías 1:26 .

a montanha sagrada. Compare Isaías 2: 2 . Jeremias 31:23 . Ezequiel 40: 2 . Miquéias 4: 1 .

piedosos. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

Comentário de John Wesley

Assim diz o Senhor; Voltei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém será chamada cidade da verdade; e o monte do SENHOR dos Exércitos, o monte santo.

Será chamada cidade da verdade – Seus cidadãos amarão a verdade e a falarão, devem me adorar em verdade de coração, assim como da maneira verdadeira prescrita para eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *