Estudo de Êxodo 13:21 – Comentado e Explicado

O Senhor ia adiante deles: de dia numa coluna de nuvens para guiá-los pelo caminho; e de noite numa coluna de fogo para alumiá-los; de sorte que podiam marchar de dia e de noite.
Êxodo 13:21

Comentário de Adam Clarke

O Senhor foi adiante deles – Que pelo Senhor aqui se entende o Senhor Jesus, temos a autoridade de São Paulo para crer, 1 Coríntios 10: 9 ; : foi ele quem o Espírito tentaram no deserto, pois foi ele quem os conduziu pelo deserto ao descanso prometido.

Pilar de uma nuvem – Este pilar ou coluna, que apareceu como uma nuvem durante o dia e um incêndio durante a noite, era o símbolo da presença divina. Era a morada Shechiná ou Divina, e era a prova contínua da presença e proteção de Deus. Era necessário que eles tivessem um guia para orientá-los através do deserto, mesmo que tivessem tomado a estrada mais direta; e quanto mais, quando tomavam uma rota tortuosa que geralmente não era percorrida, e da qual nada sabiam além do que o pilar luminoso indicava o caminho! Além disso, é muito provável que mesmo o próprio Moisés não soubesse o caminho que Deus havia determinado, nem os locais de acampamento, até que o pilar que os precedeu se tornasse estacionário e, assim, apontasse não apenas a estrada, mas as diferentes lugares de descanso. A existência de mais de um pilar não é claramente determinada pelo texto. Se houvesse apenas um, certamente assumiria três aparências diferentes, para o desempenho de Três escritórios muito importantes. 1. Durante o dia, com o objetivo de apontar o caminho, bastava uma coluna ou pilar de uma nuvem. 2. À noite, para evitar a confusão que de outra forma deveria ter ocorrido, a coluna de nuvens se tornou uma coluna de fogo, não para direcionar suas viagens, pois raramente viajavam à noite, mas para iluminar todas as partes do acampamento israelense . 3. Em um deserto tão abrasador, árido e sedento, algo mais era necessário do que uma luz e um guia. Mulheres, crianças e pessoas relativamente debilitadas, expostas aos raios de um sol tão ardente, devem ter sido destruídas se não estiverem cobertas; portanto, descobrimos que uma nuvem os ofuscava: e pelo que São Paulo observa, 1 Coríntios 10: 1 , 1 Coríntios 10: 2 , somos levados a concluir que essa nuvem de cobertura era composta de partículas aquosas para o resfriamento da atmosfera e refresco de si e do gado; pois ele representa todo o acampamento como sendo aspergido ou imerso na umidade de seus vapores, e expressamente o chama de um ser sob a nuvem e de ser batizado na nuvem. Para a circunstância da nuvem que os cobre, existem várias referências nas Escrituras. Assim: Ele espalhou uma nuvem para a cobertura deles; Salmo 105: 39 . E o Senhor criará sobre todas as moradas do monte Sião, e sobre suas assembléias, uma nuvem e fumaça de dia, e o brilho de um fogo flamejante à noite; pois sobre toda a glória haverá uma defesa (ou cobertura), Isaías 4: 5 ; cujas palavras contêm a alusão mais manifesta ao tríplice cargo da nuvem no deserto. Veja Números 9: 16-18 , etc.

Comentário de John Wesley

E o SENHOR passou diante deles de dia, na coluna de uma nuvem, para guiá-los pelo caminho; e de noite em uma coluna de fogo, para lhes dar luz; para ir de dia e de noite:

E o Senhor foi adiante deles em um pilar – Nos dois primeiros estágios, bastava que Deus ordenou a Moisés para onde marchasse; ele conhecia o país e a estrada; mas agora que chegaram ao limite do deserto, teriam ocasião de um guia, e um guia muito bom que tinham, infinitamente sábio, gentil e fiel, o Senhor subiu diante deles; A Shechiná, ou aparência da divina Majestade, que era uma preciosa manifestação da Palavra eterna, que na plenitude dos tempos deveria ser feita carne e habitar entre nós. Cristo estava com a igreja no deserto, 1 Coríntios 10: 9 . Que satisfação para Moisés e os piedosos israelitas ter certeza de que eles estavam sob uma conduta divina? Eles não precisam temer perder o caminho que foi guiado, nem perder-se quem foi guiado; eles não precisam temer serem banhados, que foram iluminados, nem roubados, que foram protegidos. E aqueles que fazem da glória de Deus seu fim, e a palavra de Deus seu domínio, o espírito de Deus o guia de suas afeições e a providência de Deus o guia de seus negócios, podem estar confiantes de que o Senhor os precede, como ele verdadeiramente foi a Israel no deserto, embora não com tanta sensibilidade. Eles tiveram efeitos sensíveis de Deus diante deles neste pilar. Pois, liderou-os no caminho naquele vasto deserto uivante, no qual não havia estrada, nem trilha, nem marcas de passagem pelas quais eles não tinham guias. Quando eles marcharam, este pilar foi adiante deles, na velocidade que eles podiam seguir, e designou o local de seu acampamento, como a Sabedoria infinita julgou conveniente; que os livrou dos cuidados e os protegeu do perigo, tanto em movimento quanto em repouso. Protegia-os do calor do dia, o que às vezes era extremo: e dava luz à noite quando eles tinham ocasião.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 13:21 . E o Senhor foi adiante deles em um pilar – Nos dois primeiros estágios, bastava que Deus instruiu Moisés para onde marchasse; ele conhecia o país e a estrada; mas agora que chegaram ao limite do deserto, teriam ocasião de um guia, e um guia muito bom que tinham, infinitamente sábio, gentil e fiel, o Senhor subiu diante deles; a shechiná, ou aparência da Divina Majestade, que era uma manifestação anterior da Palavra eterna, que, na plenitude dos tempos, deveria ser feita carne e habitar entre nós. Cristo estava com a igreja no deserto, 1 Coríntios 10: 9 . Que satisfação para Moisés e os israelitas piedosos, ter certeza de que eles estavam sob uma conduta divina! Eles não precisam temer perder o caminho que foi guiado, nem perder-se quem foi guiado ; eles não precisam temer ser iluminados, assim iluminados, nem ser roubados , assim protegidos. E aqueles que fazem da glória de Deus o seu fim, e a palavra de Deus o seu governo, o Espírito de Deus o guia de suas afeições e a providência de Deus o guia de seus negócios, podem estar confiantes de que o Senhor os precede, tão verdadeiramente quanto ele foi antes de Israel no deserto, embora não tão sensato. Eles tiveram efeitos sensíveis de Deus diante deles neste pilar. Pois eles os levaram àquele vasto deserto uivante, no qual não havia estrada, nem trilha, nem sinal de passagem, através da qual eles não tinham guias. Quando eles marcharam, este pilar foi adiante deles, na velocidade que eles podiam seguir, e designou o local de seu acampamento, como a Sabedoria infinita julgou conveniente; que os livrou dos cuidados e os protegeu do perigo, tanto em movimento quanto em repouso. Protegia-os do calor durante o dia, que em algumas épocas do ano era extremo, e dava luz à noite quando eles tinham ocasião para isso.

Referências Cruzadas

Exodo 14:19 – A seguir o anjo de Deus que ia à frente dos exércitos de Israel retirou-se, colocando-se atrás deles. A coluna de nuvem também saiu da frente deles e se pôs atrás,

Exodo 40:34 – Então a nuvem cobriu a Tenda do Encontro, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo.

Números 9:15 – No dia em que foi armado o tabernáculo, a tenda que guarda as tábuas da aliança, a nuvem o cobriu. Desde o entardecer até o amanhecer a nuvem por cima do tabernáculo tinha a aparência de fogo.

Números 10:34 – A nuvem do Senhor estava sobre eles de dia, sempre que partiam de um acampamento.

Números 14:14 – e falarão disso aos habitantes desta terra. Eles ouviram que tu, ó Senhor, estás com este povo e que te vêem face a face, Senhor, e que a tua nuvem paira sobre eles, e que vais adiante deles numa coluna de nuvem de dia e numa coluna de fogo de noite.

Deuteronômio 1:33 – que foi à frente de vocês, numa coluna de fogo de noite e numa nuvem de dia, para procurar lugares para vocês acamparem e para mostrar-lhes o caminho que vocês deviam seguir.

Neemias 9:12 – Tu os conduziste de dia com uma nuvem e de noite com uma coluna de fogo, para iluminar o caminho que tinham que percorrer.

Neemias 9:19 – “Foi por tua grande compaixão que não os abandonaste no deserto. De dia a nuvem não deixava de guiá-los em seu caminho, nem de noite a coluna de fogo deixava de brilhar sobre o caminho que deviam percorrer.

Salmos 78:14 – Ele os guiou com a nuvem de dia e com a luz do fogo de noite.

Salmos 99:7 – Falava-lhes da coluna de nuvem, e eles obedeciam aos seus mandamentos e aos decretos que ele lhes dava.

Salmos 105:39 – Ele estendeu uma nuvem para lhes dar sombra, e fogo para iluminar a noite.

Isaías 4:5 – o Senhor criará sobre todo o monte Sião e sobre aqueles que se reunirem ali uma nuvem de dia e um clarão de fogo de noite. A glória tudo cobrirá

1 Coríntios 10:1 – Porque não quero, irmãos, que vocês ignorem o fato de que todos os nossos antepassados estiveram sob a nuvem e todos passaram pelo mar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *