Estudo de Números 14:14 – Comentado e Explicado

Todo mundo sabe, ó Senhor, que estais no meio desse povo, e sois visto face a face, ó Senhor, que vossa nuvem está sobre eles e marchais diante deles de dia numa coluna de nuvem, e de noite numa coluna de fogo.
Números 14:14

Comentário de Thomas Coke

Números 14:14 . E eles dirão isso, etc. – Houbigant, comentando justamente o embaraço deste versículo, com uma ligeira alteração do texto, lê-o assim: e, na verdade, todos os habitantes desta terra ouviram isso, etc. o que é agradável para o LXX. pois ????? , vemru, eles dirão, ele lê ????? , veulem, na verdade; o leitor observará que ele e para não estão no hebraico.

Tu, Senhor, és visto cara a cara Houbigant diz, ut in oculis eorum appares, que tu apareces à vista deles. A versão literal do hebraico é que você foi visto olho no olho; isto é, que tua presença foi brilhantemente revelada a eles; não de forma obscura ou à distância.

Comentário de Adam Clarke

Que tua nuvem está sobre eles – Esta nuvem, o símbolo da glória divina e prova da presença divina, parece ter assumido três formas diferentes para três propósitos importantes.

  1. Aparecia de dia na forma de um pilar de altura suficiente para ser visto por todo o acampamento, e assim foi adiante deles para indicar seu caminho no deserto. Êxodo 40:38 .
  • Parecia à noite como uma coluna de fogo para iluminar-os enquanto viajavam à noite, o que provavelmente faziam às vezes; (veja Números 9:21 ;); ou para iluminar suas tendas no acampamento; Êxodo 13:21 , Êxodo 13:22 .
  • 3. Permaneceu em certos momentos acima de toda a congregação, ofuscando-os dos raios abrasadores do sol; e provavelmente em outros momentos condensou os vapores e precipitou chuva ou orvalho para o refresco do povo. Ele abriu uma nuvem para a cobertura deles; e fogo para iluminar a noite; Salmo 105: 39 . Provavelmente foi nessa circunstância que a sombra do Senhor foi usada para significar a proteção divina, não apenas pelos judeus, mas também por outras nações asiáticas. Veja a nota em Números 14: 9 e, particularmente, a nota em Êxodo 13:21 ; (Nota).

    Referências Cruzadas

    Gênesis 32:30 – Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: “Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada”.

    Exodo 13:21 – Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite.

    Exodo 15:14 – As nações ouvem e estremecem; angústia se apodera do povo da Filístia.

    Exodo 33:11 – O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda.

    Exodo 40:38 – De dia a nuvem do Senhor ficava sobre o tabernáculo, e de noite havia fogo na nuvem, à vista de toda a nação de Israel, em todas as suas viagens.

    Números 9:15 – No dia em que foi armado o tabernáculo, a tenda que guarda as tábuas da aliança, a nuvem o cobriu. Desde o entardecer até o amanhecer a nuvem por cima do tabernáculo tinha a aparência de fogo.

    Números 10:34 – A nuvem do Senhor estava sobre eles de dia, sempre que partiam de um acampamento.

    Números 12:8 – Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moisés? “

    Deuteronômio 5:4 – O Senhor falou com vocês face a face do meio do fogo, no monte.

    Deuteronômio 34:10 – Em Israel nunca mais se levantou profeta como Moisés, a quem o Senhor conheceu face a face,

    Josué 2:9 – e lhes disse: “Sei que o Senhor lhes deu esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês.

    Josué 5:1 – Todos os reis amorreus que habitavam a oeste do Jordão e todos os reis cananeus que viviam ao longo do litoral souberam como o Senhor tinha secado o Jordão diante dos israelitas até que tivéssemos atravessado. Por isso, desanimaram-se e perderam a coragem de enfrentar os israelitas.

    Neemias 9:12 – Tu os conduziste de dia com uma nuvem e de noite com uma coluna de fogo, para iluminar o caminho que tinham que percorrer.

    Neemias 9:19 – “Foi por tua grande compaixão que não os abandonaste no deserto. De dia a nuvem não deixava de guiá-los em seu caminho, nem de noite a coluna de fogo deixava de brilhar sobre o caminho que deviam percorrer.

    Salmos 78:14 – Ele os guiou com a nuvem de dia e com a luz do fogo de noite.

    Salmos 105:39 – Ele estendeu uma nuvem para lhes dar sombra, e fogo para iluminar a noite.

    João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

    João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

    1 Coríntios 13:12 – Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.

    1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *