Estudo de Salmos 105:39 – Comentado e Explicado

Para os abrigar Deus estendeu uma nuvem, e para lhes iluminar a noite uma coluna de fogo.
Salmos 105:39

Comentário de Albert Barnes

Ele espalhou uma nuvem como cobertura – Veja as notas no Salmo 78:14 . Em Números 10:34 ; diz-se que “a nuvem do Senhor estava sobre eles de dia” e disso parece ter derivado a idéia de “cobri-los”, como se fosse uma proteção contra o calor no deserto.

Comentário de John Calvin

39. Ele espalhou uma nuvem para uma cobertura. O salmista enumera certos milagres pelos quais Deus continuou sua graça para com o seu povo no deserto. Este pedido é digno de notificação; pois não foi uma pequena confirmação que foi acrescentada àquela incomparável obra de redenção, quando Deus deixou de não se mostrar o guia de sua jornada. Consequentemente, depois de terem atravessado o Mar Vermelho, ele espalhou uma nuvem sobre eles durante o dia para protegê-los do calor do sol; e durante a noite, ele os iluminou com uma coluna de fogo, para que, mesmo no meio da escuridão, eles pudessem ter um sinal brilhante de sua presença. Essa demonstração contínua de sua bondade era certamente uma prova inquestionável de seu amor eterno, uma demonstração aberta de que ele havia adotado os filhos de Abraão, para promovê-los sob sua proteção até o fim. O que se segue a respeito de codornas é introduzido para um propósito diferente daquele para o qual é feita referência ao mesmo fato nos Salmos 78:26 . Nessa passagem, Deus trazendo uma abundância de codornas é atribuído mais à sua ira do que à sua beneficência, para que o povo possa saciar a carne; e vimos na exposição daquele lugar que isso é mencionado como uma questão de censura a eles. Mas no texto diante de nós, ignorando sua ingratidão, o profeta celebra o exercício incessante da divina bondade para com eles. Alguns, no entanto, podem estar bastante inclinados a aceitar a palavra perguntar em mau sentido, porque o povo não pediu a Deus com humildade (235), mas, por sua impaciência, imediatamente começou a murmurar, ou melhor, falou arrogantemente contra ele. Assim tomada, a passagem, por meio de amplificação, significaria que Deus, partindo de seu próprio direito, zombava até de sua luxúria imutável. Como, no entanto, a culpa deles não é mencionada aqui, vamos descansar no significado mais simples, a saber, que as bênçãos pelas quais Deus ratificou a redenção que ele havia feito estão aqui agrupadas. A seguir, eles foram preenchidos com o pão do céu. Esta denominação, como vimos em outros lugares, é dada ao maná por meio de eminência. A maneira natural como os alimentos que comemos é obtida do solo; mas Deus então abriu sua mão mais amplamente aos judeus e os alimentou até do céu. Como não era suficiente para eles serem refrescados com comida quando estavam com fome, a menos que também fossem supridos com bebida, acrescenta-se que a rocha foi aberta e que as águas corriam dela através dos lugares secos ou do deserto .

Comentário de John Wesley

Ele abriu uma nuvem para cobrir; e fogo para iluminar a noite.

Cobertura – Para protegê-los do calor do sol.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *